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Questão: | 21. Quais são as considerações do cliente com relação ao AMBIENTE SOCIAL/PSICOLÓGICO a ser providenciado? | |
Resposta: | O AMBIENTE de aprendizagem comportamental, geralmente, é guiado pelo professor que transfere, através da exposição oral, o conhecimento para o aluno. O aluno é passivo pois não se encoraja interações. O objetivo é que o aluno reafirme a informação apresentada pelo professor. Assim, a configuração de uma sala de aula comportamentista é sociofugal, ou seja, os alunos sentam de filas de costas um para o outro, dificultando a interação entre os alunos. |
Referência1: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Questão: | 41. Qual é a relação entre aluno/m² ideal (PARÂMETRO DE ÁREA) para as principais atividades pedagógicas? | |
Resposta: | 1. Exposição oral
Sala de aula (atividade individual) - 1,5 a 2,00 m² para cada aluno.
2. Socialização
Espaço externo - variável
3. Aperfeiçoamento e reuniões:
Sala do professor - 3,32 m²/pessoa. |
Referência1: | SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009. |
Referência2: | NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p. |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | ADEQUAR O ESPAÇO? |
Resposta: | A escola deve encorajar as crianças a terem uma vida saudável através da prática de diferentes atividades físicas. Para ver orientações projetuais para espaços destinados a atividade física, acesse o link abaixo. |
Link: | ESPAÇOS PARA PRATICAR ESPORTES |
Referência1: | GORMAN, N. LACKNEY, J. A.; ROLLINGS, K.; HUANG, T.T. Designer schools: the role of school space and architecture in obesity prevention. Obesity (Silver Spring, Md.), v. 15, n. 11, p. 2521–2530, nov. 2007. - Disponivel em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18070739 - Acessado em 06/06/2015 |
Referência2: | KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. |
Referência3: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Referência4: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Referência5: | O'Donnell Wicklund Pigozzi and Peterson, Architects Inc, VS Furniture, and Bruce Mau Design. The Third Teacher: 79 Ways You Can Use Design to Transform Teaching & Learning. New York: Abrams, 2010.254p. |
Referência6: | NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p. |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | ADEQUAR O ESPAÇO? |
Resposta: | É importante que o aluno tenha um lugar seguro para guardar seus pertences. Para consultar orientações de projeto para ESPAÇO PARA GUARDAR PERTENCES, acesse o link abaixo. |
Link: | ESPAÇO PARA GUARDAR PERTENCES |
Referência1: | KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. |
Referência2: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | ADEQUAR O ESPAÇO? |
Resposta: | REFEITÓRIO Deve-se providenciar para os alunos ambientes encorajem a alimentação saudável. Para ver mais orientações de projeto para ESPAÇO PARA ALIMENTAÇÃO, acesse o link abaixo. |
Link: | ESPAÇO PARA ALIMENTAÇÃO |
Referência1: | HUANG, T. T.-K.; SORENSEN, D.; DAVIS, S.; FRERICHS, L.; BRITTIN, J.; CELENTANO, J. CALLAHANK.; TROWBRIDGE, M. J. Healthy Eating Design Guidelines for School Architecture. Preventing Chronic Disease, v. 10, p. E27, 2013. - Disponivel em http://www.cdc.gov/pcd/issues/2013/12_0084.htm - Acessado em 12/02/2015 |
Referência2: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Referência3: | GORMAN, N. LACKNEY, J. A.; ROLLINGS, K.; HUANG, T.T. Designer schools: the role of school space and architecture in obesity prevention. Obesity (Silver Spring, Md.), v. 15, n. 11, p. 2521–2530, nov. 2007. - Disponivel em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18070739 - Acessado em 06/06/2015 |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | ADEQUAR O ESPAÇO? |
Resposta: | SALA DOS PROFESSORES Espaço para trabalhar em grupo ou individual destinada a equipe de professores. Preferencialmente, deve ficar próximo a área destinada preparação do material e espaços de encontro. Para ver mais orientações de projeto para SALA DO PROFESSOR, acesse o link abaixo |
Link: | SALA DO PROFESSOR |
Referência1: | LACKNEY. Thirty Three Educational Design Principles for Schools & Community. National Cleanringhouse for Educational Facilities, 2000. - Disponivel em http://eric.ed.gov/?id=ED450544 - Acessado em 25/05/2014 |
Referência2: | KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. |
Referência3: | FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011 |
Referência4: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Questão: | 62. Qual é o efeito da EFICIÊNCIA do LAYOUT na qualidade da edificação? | |
Resposta: | O LAYOUT da sala de aula, geralmente, é tal qual a organização da abordagem tradicional. Mas, o ensino fundamentado nessa abordagem pode oferecer outras formas de organização dentro da sala de aula. Isso porque esta abordagem inclui a aplicação de tecnologia educacional e estratégia de ensino, bem como formas de reforço na relação professor e aluno. |
Referência1: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Referência2: | MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. |
Questão: | 63. Qual é o efeito dos EQUIPAMENTOS na QUALIDADE do espaço projetado? | |
Resposta: | A busca pela racionalidade e eficiência no processo de ensino e aprendizagem traz a necessidade do uso de tecnologia e diferentes EQUIPAMENTOS, tais como computadores e televisão. |
Referência1: | SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011 |
Questão: | 74. Quais são os PARÂMETROS de ESPAÇO para atividades específicas e o número de participantes? | |
Resposta: | Cálculo para 25 alunos por ambiente de aprendizagem:
Sala de aula para exposição oral: 40 a 50m² para abrigar 25 alunos (1,5m² a 2,00m² por aluno).
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Referência1: | FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011 |
Referência2: | NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p. |
Referência3: | SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009. |
Questão: | 87. Existe a necessidade de um espaço comum MULTIPROPÓSITO ou com TRÁFEGO MULTIDIRECIONAL com a intenção de PROMOVER ENCONTROS combinados ou eventuais? | |
Resposta: | O pátio é o espaço destinado a PROMOÇÃO de ENCONTROS na abordagem comportamentalista |
Questão: | 96. Existe a necessidade NICHOS INDIVIDUAIS ou TERRITORIALIDADE de estudantes e professores? | |
Resposta: | Uma sala de aula de abordagem Comportamentalista traz a necessidade de NICHOS INDIVIDUAIS (carteiras e cadeiras individuais). |
Referência1: | AKINSANMI, B. The Optimal Learning Environment: Learning Theories. DESIGN SHARE. Designing for the Future of Learning, p.1–4, out. 2008. - Disponivel em http://www.designshare.com/index.php/articles/the-optimal-learning-environment-learning-theories - Acessado em 25/03/2013 |
Questão: | 103. É possível combinar várias funções em um ESPAÇO VERSÁTIL e MULTIFUNCIONAL? | |
Resposta: | Embora a literatura não mencione nada com relação a espaços multifuncionais na Abordagem Comportamentalista, a utilização de tecnologia na educação exige um espaço flexível para receber a tecnologia, bem como para adaptar-se as inovações da mesma. |
Questão: | 116. Existe a necessidade de ESTACIONAMENTO e ÁREA EXTERNA? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 133. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO para acomodar as principais ATIVIDADES pedagógicas do projeto? | |
Resposta: | Para acomodar um processo de ensino e aprendizado pautado na transmissão de conhecimento para o desenvolvimento de habilidades, a prática mais utilizada é a exposição oral. Assim, é importante que as salas de aulas sejam projetadas para maximizar a eficiência na atividade de exposição oral apoiada pelas tecnologias de informação e comunicação. |
Questão: | 134. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO criadas pelas RELAÇÕES entre as atividades? | |
Resposta: | Para ampliar a eficiência nas atividades, buscou-se o agrupamento das salas de aula em alas, distribuídas ao longo de corredores. |
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