Questão: | 1. Qual é a MISSÃO da escola que será construída? | |
Link: | MISSÃO? |
Resposta: | A pedagogia Waldorf tem como MISSÃO desenvolver a criança de maneira holística - o intelectual, o emocional, o psicológico, o intuitivo e a experiência concreta - despertando todas as suas qualidades e disposições inatas, buscando um desenvolvimento sadio entre indivíduo e sociedade. |
Referência1: | WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington. |
Referência2: | LANZ, R. Noções Básicas de Antroposofia. 6. Ed. São Paulo: Antroposófica, 1998. |
Questão: | 3. Quais são os objetivos de manter a IDENTIDADE do aluno em ambientes com grande número de estudantes? | |
Link: | IDENTIDADE? |
Resposta: | A pedagogia Waldorf respeita a IDENTIDADE do indivíduo, uma vez que, esta pedagogia foca no desenvolvimento de cada aluno. O objetivo é desenvolver o talento de cada estudante. |
Referência1: | BLUNDELL, J. The Steiner system of education offers many lessons to society in general. Peter Hübner crystallizes. The Architectural Review, v. CCXV, n. 1284, p. 44–51, fev. 2004. |
Referência2: | LAWSON, B. The Language of Space. Oxford: Architectural Press, 2001. |
Questão: | 4. Quais são os objetivos de preservar a PRIVACIDADE do aluno e/ou de incentivar a INTEGRAÇÃO entre os estudantes? | |
Link: | PRIVACIDADE? |
Resposta: | Na pedagogia Waldorf, a organização dos alunos dentro da classe altera-se de ano para ano. Inicia-se, no jardim da infância, com a forma circular, passa pelo semicírculo até atingir a formação semelhante a de uma sala de aula tradicional - foco no professor com os alunos sentados um de costa para o outro - no ensino fundamental. A intenção é que inicialmente a sala de aula seja associada a casa do aluno e, lentamente, vá se tornando uma sala de aula tradicional. Esse processo de transformação da organização social dentro da sala de aula é considerado importante para a INTEGRAÇÃO da criança à comunidade escolar. |
Referência1: | ADAMS, D. Organic Functionalism: Important Principle of the Visual Arts in Waldorf School Crafts and Architecture. The Research Institute for Waldorf Education. Research Bulletin, v. X, n. 1, p. 23–38, jan. 2005. - Disponivel em http://www.waldorfresearchinstitute.org/pdf/BACraftsArchtRev.pdf - Acessado em 23/03/2009 |
Referência2: | GIFFORD, R. Environmental psychology: principles and practice. 2ed . Boston: Allyn & Bacon, 1997. |
Referência3: | WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington. |
Questão: | 5. Qual é a HIERARQUIA de valores da escola? | |
Link: | HIERARQUIA DE VALORES? |
Resposta: | Considerada uma pedagogia centrada no aluno e com foco no desenvolvimento emocional e ético de seus estudantes, a HIERARQUIA de valores da pedagogia Waldorf é fundamentada em três princípios que sustentam o objetivo de proporcionar ao homem uma educação holística:
1. A integração que está vinculada a ideia de vida em comunidade.
2. Correção que estabelece que a educação deve ser coerente com o natural desenvolvimento da criança.
3. Inspiração que procura inspirar a criança na criatividade e harmonia que existe dentro delas. |
Referência1: | WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington. |
Referência2: | ADAMS, D. Organic Functionalism: Important Principle of the Visual Arts in Waldorf School Crafts and Architecture. The Research Institute for Waldorf Education. Research Bulletin, v. X, n. 1, p. 23–38, jan. 2005. - Disponivel em http://www.waldorfresearchinstitute.org/pdf/BACraftsArchtRev.pdf - Acessado em 23/03/2009 |
Questão: | 6. Quais são os objetivos das ATIVIDADES PRIORITÁRIAS e o nível de qualidade delas? | |
Link: | PRIORIDADES? |
Resposta: | A pedagogia Waldorf considera várias ATIVIDADES PRIORITÁRIAS. Rotineiramente, as crianças são engajadas em atividades como cantar, pintar, cozinhar, ouvir histórias, brincar, dançar, representar, fazer trabalhos manuais. O objetivo é que, a partir de tais atividades, as crianças desenvolvam diferentes habilidades e a concentração, aprendendo de maneira formal e informal. |
Referência1: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Questão: | 8. Quais são os objetivos da CIRCULAÇÃO de alunos, professores e objetos no espaço físico? | |
Link: | CIRCULAÇÃO? |
Resposta: | A integração da criança à comunidade escolar está associada tanto na experiência social com os amigos e professores, como também a uma intuitiva ideia de comunidade cultivada através da organização espacial do(s) edifício(s) que é baseada no conceito de comunidade. Isso significa que a CIRCULAÇÃO prioriza trajetos que convergem para espaços de encontro. |
Referência1: | ALVARES, S. L. Traduzindo em formas a pedagogia Waldorf. 2010. 139f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) — Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. - Disponivel em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000782262 - Acessado em 20/01/2011 |
Referência2: | WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington. |
Questão: | 9. Qual é a recomendação com relação a SEPARAÇÃO de indivíduos, veículos e objetos? | |
Resposta: | SEPARAÇÃO entre indivíduos:
A Pedagogia Waldorf organiza os alunos a partir dos setênios (Rudolf Steiner dividiu o desenvolvimento do ser humano em três fases de sete anos, denominando-os de setênios). O primeiro setênio corresponde ao Jardim da Infância, o segundo setênio está relacionado ao Ensino Fundamental e o terceiro setênio está associado ao Ensino Médio.
As Classes são divididas da seguinte maneira:
1. Ensino Infantil: crianças menores de 6 anos.
2. Ensino Fundamental: Classe 1 (6 -7 anos); classe 2 (7-8 anos); classe 3 (8-9 anos); classe 4 (9-10 anos); classe 5 (10 - 11 anos); classe 6 (11-12 anos); classe 7 (12 - 13).
3. Ensino Médio: classe 8 (13-14 anos); classe 9 (14-15 anos); classe 10 (15-16 anos); classe 11 (16-17 anos); classe 12 (17-18 anos). |
Referência1: | LANZ, R. Noções Básicas de Antroposofia. 6. Ed. São Paulo: Antroposófica, 1998. |
Referência2: | WOODS, P; ASHLEY, M.;WOODS, G. Steiner schools in England. London: DfES, 2005. - Disponivel em http://webarchive.nationalarchives.gov.uk/20130401151715/http://www.education.gov.uk/publications/eOrderingDownload/RR645.pdf - Acessado em 20/05/2014 |
Referência3: | BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes curriculares nacionais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. - Disponivel em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192 |
Questão: | 10. Quais são os objetivos de promover ENCONTROS planejados ou eventuais entre alunos e estes e os professores? | |
Resposta: | O ENCONTRO entre aluno e professor em sala de aula tem objetivos adequados a cada uma das três fases de desenvolvimento do ser humano definido pela pedagogia Waldorf, os setênios. Assim, nos primeiros anos a criança a intenção é que a criança aprenda através da imitação. O Ensino Fundamental o professor tem como objetivo ensinar a partir do desenvolvimento das habilidades práticas, sua intuição e a concreta compreensão do mundo ao seu redor. Finalmente, no Ensino Médio, o princípio pedagógico é o reconhecimento das reais qualidades do educador, sua capacidade intelectual e integridade moral, para transmitir ao estudante os conceitos abstratos e desenvolver sua habilidade para a razão. |
Referência1: | WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington. |
Questão: | 12. Quais são as implicações de um objetivo para que resulte na EFICIÊNCIA FUNCIONAL do edifício escolar? | |
Link: | EFICIÊNCIA FUNCIONAL? |
Resposta: | A EFICIÊNCIA FUNCIONAL do edifício escolar Waldorf está na sua capacidade de suportar e encorajar a atividade, preparando o indivíduo para se dedicar inteiramente à atividade com o corpo, a mente e o espírito. A intenção é que os espaços físicos escolares funcionem como uma ferramenta de auxílio ao processo de ensino e aprendizagem. |
Referência1: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Referência2: | WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington. |
Questão: | 13. Quais são os objetivos relacionados às RELAÇÕES PRIORITÁRIAS (pessoas, atividades e relações)? | |
Resposta: | RELAÇÕES PRIORITÁRIAS:
1. Aluno e professor é educar a criança através da imaginação, inspiração e intuição.
2. Atividades artísticas, artesanato e o cultivo da terra tem como objetivo desenvolver a criança de maneira holística (corpo, mente e espírito). |
Referência1: | LANZ, R. Noções Básicas de Antroposofia. 6. Ed. São Paulo: Antroposófica, 1998. |
Referência2: | WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington. |
Referência3: | ROMANELI, R. A. . A arte e o desenvolvimento cognitivo. Um estudo sobre os procedimentos artísticos aplicados ao ensino em uma escola Waldorf. 2008. 274f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12032009-152112/pt-br.php - Acessado em 08/02/2014 |
Referência4: | BLUNDELL, J. The Steiner system of education offers many lessons to society in general. Peter Hübner crystallizes. The Architectural Review, v. CCXV, n. 1284, p. 44–51, fev. 2004. |
Questão: | 21. Quais são as considerações do cliente com relação ao AMBIENTE SOCIAL/PSICOLÓGICO a ser providenciado? | |
Resposta: | A escolha da cor das paredes no AMBIENTE das salas de aula está vinculada a ideia do desenvolvimento da criança ao longo de seu crescimento. Assim, as cores são utilizadas seguinte a seguinte orientação:
1. Cores quentes (tons avermelhados e laranja) os primeiros anos pois estão associados as atividades festivas presentes na rotina das crianças mais novas.
2. Tons que variam entre do rosa e o pêssego para o azul esverdeado são utilizados nos anos intermediários.
3. As core frias (tons verdes e azuis) estão frequentes nos anos mais avançados, pois os azuis estão mais associados a concentração da mente. |
Referência1: | WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington. |
Referência2: | BJØRNHOLT, M. Room for Thinking—The Spatial Dimension of Waldorf Education. Research on Steiner Education, v. 5, n. 1, p. 115–130, jul. 2014. - Disponivel em http://www.rosejourn.com/index.php/rose/article/view/190 - Acessado em 09/11/2014 |
Referência3: | HAUCK, H. Handwork and handcrafts from indications by Rudolf Steiner. London: Steiner Press, 2008. - Disponivel em http://www.waldorfresearchinstitute.org/pdf/Handwork-8-26.pdf - Acessado em 13/04/2008 |
Questão: | 21. Quais são as considerações do cliente com relação ao AMBIENTE SOCIAL/PSICOLÓGICO a ser providenciado? | |
Resposta: | A atmosfera predominante no AMBIENTE de aprendizagem varia de acordo com a faixa etária da criança e série escolar. No Jardim da Infância, o ambiente físico que circunda a criança deve ser semelhante ao do lar na organização, nas qualidades visuais e na atmosfera que deve ser acolhedora e aconchegante. Nos anos mais avançados, a sala de aula vai se tornando, gradativamente, semelhante as salas de aula de uma escola tradicional, com o foco no professor. Nos anos que abrangem o ensino médio, o ambiente de aprendizagem é preparado para abrigar grupos de discussão. |
Referência1: | WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington. |
Questão: | 24. Qual deve ser a IMAGEM da instituição escolar a ser projetada? | |
Resposta: | A IMAGEM de uma escola Waldorf deve ser construída a partir dos três princípios que atuam de maneira integrada nas ações pedagógicas e na concepção dos edifícios:
1. Integração - baseada no conceito de comunidade, a arquitetura das escolas moldam-se para expressá-lo em suas formas.
2. Correlação - estabelece que o ambiente de aprendizagem tem que ser coerente com o natural desenvolvimento da criança e a experiência sensorial do ambiente deve corresponder ao conteúdo que está sendo apresentado à criança. Assim, geralmente, é dada às salas de aula um caráter único.
3. Inspiração - estabelece que a inspiração deve ser cultivada nas crianças também através do ambiente escolar. Assim, este deve ser moldado para estimular a criatividade da criança através de elementos como a organização funcional, a forma, a cor, o gesto da arquitetura, a imaginação e a conexão com a natureza. |
Referência1: | WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington. |
Questão: | 41. Qual é a relação entre aluno/m² ideal (PARÂMETRO DE ÁREA) para as principais atividades pedagógicas? | |
Resposta: | 1. Pintar, desenhar,trabalhos manuais:
Sala de projeto - 6.50 m²/pessoa
2. Representar, dançar, cantar:
Anfiteatro - 0,55 a 0,7 m²/assento.
3. Ouvir histórias:
Sala para palestras - 1.26 m²/pessoa.
4. Cozinhar:
Laboratório especializado - variável
5. Aula tradicional:
Atividade individual - 1,5 a 2,00 m²/aluno
6. Socialização:
espaços externos - variável.
7. Aperfeiçoamento e reuniões:
Sala do professor - 3,32 m²/pessoa. |
Referência1: | SOLER, C.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; PINA, S. A. M. G. Conforto em auditórios: uma proposta de procedimento para o projeto. In: Encontro Nacional e Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído. VIII e VI. 2005. Maceió. Anais...Maceió: Antac. 2005. - Disponivel em http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Arquitetura%20teatral/Artigos/conforto_em_auditorios_proposta_de_procedimento_para_o_projeto.pdf - Acessado em 30/09/2014 |
Referência2: | SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009. |
Referência3: | NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p. |
Questão: | 42. Qual é o NÚMERO de pessoas em cada etapa do processo de ensino e aprendizagem e o TEMPO de permanência de cada uma delas na escola? | |
Resposta: | A legislação brasileira estabelece que o número máximo de estudantes em sala de aula do ensino fundamental deve ser 35 alunos.
No que diz respeito a carga horária, as diretrizes curriculares Nacionais determina para o ensino fundamental regular uma carga horária mínima de 800 horas, distribuídas em 200 dias letivos (4 horas/dia). No entanto, é recomendado a ampliação para o ensino em tempo integral, com 7 horas diárias.
Dentro do contexto das escolas Waldorf, a recomendação é que a sala de aula do ensino fundamental seja de aproximadamente 28 alunos (http://www.whywaldorfworks.org.). |
Referência1: | BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes curriculares nacionais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. - Disponivel em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192 |
Referência2: | BRASIL. PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 504, de 2011. Estabelece o número máximo de alunos por turma na pré-escola e no ensino fundamental. - Disponivel em http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/101713 - Acessado em 26/05/2014 |
Questão: | 43. Quais são as CARACTERÍSTICAS físicas, sociais e emocionais e intelectuais dos estudantes a serem atendidos? | |
Resposta: | Com relação as CARACTERÍSTICAS intelectuais, a pedagogia Waldorf divide os estágio de desenvolvimento da criança em três estágios de sete em sete anos, os setênios:
1º Setênio - inicia-se quando a criança nasce e termina aos sete anos. Esse período está associado a vontade que está ligado ao movimento dos membros. A consciência se manifesta nos membros quando a criança inicia os movimentos.
2º Setênio - compreende o período entre os sete e quatorze anos. Nesse período inicia-se o despertar do sentir, fase em que a fantasia, o sentimento e a imaginação são as forças que atuam na criança.
3º Setênio - período que se estende dos quatorze anos aos vinte e um anos. É nesse período que as forças do intelecto despertam para tudo o que aperfeiçoa as representações abstratas, o juízo e o intelecto autônomo. |
Referência1: | WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington. |
Referência2: | LANZ, R. Noções Básicas de Antroposofia. 6. Ed. São Paulo: Antroposófica, 1998. |
Questão: | 45. Como pode ser entendida a ESTRUTURA ORGANIZACIONAL da instituição escolar? | |
Resposta: | A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL da escola Waldorf ordena-se a partir do conceito de comunidade, moldando-se dentro dessa ideia. Cada classe é considerada uma pequena comunidade e a sala de aula é vista como a casa. Esta pequena comunidade faz parte de uma maior, a comunidade escolar. |
Link: | Gráfico da Estrutura Organizacional |
Referência1: | BJØRNHOLT, M. Room for Thinking—The Spatial Dimension of Waldorf Education. Research on Steiner Education, v. 5, n. 1, p. 115–130, jul. 2014. - Disponivel em http://www.rosejourn.com/index.php/rose/article/view/190 - Acessado em 09/11/2014 |
Referência2: | WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington. |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | ADEQUAR O ESPAÇO? |
Resposta: | SALA DE PROJETO para abrigar 28 alunos. Espaço que proporciona uma variedade de superfícies de trabalho, espaço para guardar material, área para guardar projetos em desenvolvimento, ferramentas e tecnologia. Esse ambiente acolhe atividades interativas que enfatizam o aprendizado através do "fazer com as mãos". Para ver orientações de projeto para SALA DE PROJETO, acesse o link abaixo. |
Link: | SALA DE PROJETO |
Referência1: | SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009. |
Referência2: | FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011 |
Referência3: | DOVEY, K.; FISHER, K. Designing for adaptation: the school as socio-spatial assemblage. The Journal of Architecture, v. 19, n. 1, p. 43–63, 2 jan. 2014. - Disponivel em http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13602365.2014.882376 - Acessado em 23/04/2015 |
Referência4: | LIPPMAN, P. C. The L-Shaped Classroom: A Pattern for Promoting Learning. [s.l.] DesignShare, 2006. - Disponivel em http://www.designshare.com/index.php/articles/the-l-shaped-classroom/ - Acessado em 18/03/2014 |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | ADEQUAR O ESPAÇO? |
Resposta: | ESPAÇOS PARA A ARTE. Destinados para atividades relacionadas à arte, esses espaços devem ser planejados para que as pessoas sejam vistas e escudas, bem como ter potencial para ser o centro cultural ou o coração da escola. |
Link: | ESPAÇOS PARA ARTE |
Referência1: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Referência2: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Referência3: | BERGSAGEL, V. Architecture for achievement: building patterns for small school learning. Mercer Island, Wash.: Eagle Chatter Press, 2007. |
Referência4: | SOLER, C.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; PINA, S. A. M. G. Conforto em auditórios: uma proposta de procedimento para o projeto. In: Encontro Nacional e Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído. VIII e VI. 2005. Maceió. Anais...Maceió: Antac. 2005. - Disponivel em http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Arquitetura%20teatral/Artigos/conforto_em_auditorios_proposta_de_procedimento_para_o_projeto.pdf - Acessado em 30/09/2014 |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | ADEQUAR O ESPAÇO? |
Resposta: | A sala para EXPOSIÇÃO ORAL e PALESTRAS para abrigar 28 alunos.
O Ambiente de Aprendizagem adequado para apresentações orais dá a oportunidade para praticar, dividir habilidades e adquirir conhecimento com aprendizes e/ou grupos e receber feedback.
Possibilidade de Layout em informação gráfica. Para ver orientações de projeto para sala de EXPOSIÇÃO ORAL, acesse o link abaixo. |
Link: | SALA DE EXPOSIÇÃO ORAL |
Referência1: | SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009. |
Referência2: | FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011 |
Referência3: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | ADEQUAR O ESPAÇO? |
Resposta: | LABORATÓRIO para abrigar 28 alunos. Destinados a abrigar atividades que requer móveis e/ou equipamentos espacializados, estes espaços devem proporcionar espaço e infraestrutura para praticar habilidades especiais. Local onde são realizadas atividades interativas, com ênfase no aprendizado pelo fazer. |
Link: | LABORATÓRIO |
Referência1: | THE ASSOCIATION FOR SCIENCE EDUCATION. School Science Accomodation. An overview of design for architects, designers and schools. Hertfordshire: [s.n.]2015. - Disponivel em http://www.ase.org.uk/resources/lab-design/ - Acessado em 15/04/2015 |
Referência2: | DOVEY, K.; FISHER, K. Designing for adaptation: the school as socio-spatial assemblage. The Journal of Architecture, v. 19, n. 1, p. 43–63, 2 jan. 2014. - Disponivel em http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13602365.2014.882376 - Acessado em 23/04/2015 |
Referência3: | FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011 |
Referência4: | TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p. |
Referência5: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Referência6: | HICKMAN, R. Art Rooms and Art Teaching. Art Education, v. 54, n. 1, p. 6–11, 1 jan. 2001. - Disponivel em http://aorakiehsas.wikispaces.com/file/view/art+rooms+and+art+teaching.pdf - Acessado em 19/10/2015 |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | ADEQUAR O ESPAÇO? |
Resposta: | SALA DOS PROFESSORES Espaço para trabalhar em grupo ou individual destinada a equipe de professores. Preferencialmente, deve ficar próximo a área destinada preparação do material e espaços de encontro. Para ver mais orientações de projeto para SALA DO PROFESSOR, acesse o link abaixo |
Link: | SALA DO PROFESSOR |
Referência1: | FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011 |
Referência2: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Referência3: | LACKNEY. Thirty Three Educational Design Principles for Schools & Community. National Cleanringhouse for Educational Facilities, 2000. - Disponivel em http://eric.ed.gov/?id=ED450544 - Acessado em 25/05/2014 |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | ADEQUAR O ESPAÇO? |
Resposta: | BIBLIOTECA A biblioteca tem um importante papel no aprendizado dos alunos, pois é um lugar onde os estudantes podem se engajar com seus próprios projetos, explorar novos temas e textos sozinhos de acordo com seu interesse e desejo. Esse espaço pode também promover encontros entre os estudantes. Para ver mais orientações de projeto para BIBLIOTECA, acesse o link abaixo. |
Link: | BIBLIOTECA |
Referência1: | DEAN, E.; DEMMERS, L. Universal Access in Libraries. Califórnia: Institute of Museum and Library Services, 2004. - Disponivel em http://www.compassionatelibrarian.net/uploads/1/2/8/0/12807133/universalaccesslibraries.pdf - Acessado em 13/12/2015 |
Referência2: | OKAMOTO, J. Percepção Ambiental e Comportamento. São Paulo: Plêiade, 1996. 200p. |
Referência3: | KAYA, N.; BURGESS, B. Territoriality: Seat Preferences in Different Types of Classroom Arrangements. Environment and Behavior, v. 39, n. 6, p. 859–876, 10 jul. 2007. - Disponivel em http://eab.sagepub.com/content/39/6/859.abstract - Acessado em 14/08/2015 |
Referência4: | SOUSA, M. N. P. de O e. Padrões em projetos arquitetônicos de bibliotecas públicas. 2012. 237f. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Unicamp. Campinas. - Disponivel em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000896577 - Acessado em 12/01/2016 |
Referência5: | Whole Building Design Guide - Disponivel em https://www.wbdg.org/ - Acessado em 05/03/2014 |
Referência6: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | ADEQUAR O ESPAÇO? |
Resposta: | REFEITÓRIO
Deve-se providenciar para os alunos ambientes encorajem a alimentação saudável. Para ver as orientações de projeto do ESPAÇO PARA ALIMENTAÇÃO, acesse o link abaixo. |
Link: | ESPAÇO PARA ALIMENTAÇÃO |
Referência1: | HUANG, T. T.-K.; SORENSEN, D.; DAVIS, S.; FRERICHS, L.; BRITTIN, J.; CELENTANO, J. CALLAHANK.; TROWBRIDGE, M. J. Healthy Eating Design Guidelines for School Architecture. Preventing Chronic Disease, v. 10, p. E27, 2013. - Disponivel em http://www.cdc.gov/pcd/issues/2013/12_0084.htm - Acessado em 12/02/2015 |
Referência2: | GORMAN, N. LACKNEY, J. A.; ROLLINGS, K.; HUANG, T.T. Designer schools: the role of school space and architecture in obesity prevention. Obesity (Silver Spring, Md.), v. 15, n. 11, p. 2521–2530, nov. 2007. - Disponivel em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18070739 - Acessado em 06/06/2015 |
Referência3: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | ADEQUAR O ESPAÇO? |
Resposta: | ÁREA DE APRENDIZADO INFORMAL Áreas amplas destinadas não só para encontros casuais, mas também para o aprendizado informal em grupo ou individual, reflexões individuais e discussões informais. A atmosfera informal desse espaço permite ao aluno um descanso dos ambientes de ensino formal. Para ver orientações de projeto para ÁREAS DE APRENDIZADO INFORMAL, acesse o link abaixo. |
Link: | ÁREAS DE APRENDIZADO INFORMAL |
Referência1: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Referência2: | FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011 |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | ADEQUAR O ESPAÇO? |
Resposta: | É importante que o aluno tenha um lugar seguro para guardar seus pertences. Para consultar orientações de projeto para ESPAÇO PARA GUARDAR PERTENCES, acesse o link abaixo. |
Link: | ESPAÇO PARA GUARDAR PERTENCES |
Referência1: | KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. |
Referência2: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | ADEQUAR O ESPAÇO? |
Resposta: | A escola deve encorajar as crianças a terem uma vida saudável através da prática de diferentes atividades físicas. Para ver orientações projetuais para espaços destinados a atividade física, acesse o link abaixo. |
Link: | ESPAÇOS PARA PRATICAR ESPORTES |
Referência1: | GORMAN, N. LACKNEY, J. A.; ROLLINGS, K.; HUANG, T.T. Designer schools: the role of school space and architecture in obesity prevention. Obesity (Silver Spring, Md.), v. 15, n. 11, p. 2521–2530, nov. 2007. - Disponivel em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18070739 - Acessado em 06/06/2015 |
Referência2: | KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. |
Referência3: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Referência4: | O'Donnell Wicklund Pigozzi and Peterson, Architects Inc, VS Furniture, and Bruce Mau Design. The Third Teacher: 79 Ways You Can Use Design to Transform Teaching & Learning. New York: Abrams, 2010.254p. |
Referência5: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Referência6: | NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p. |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | ADEQUAR O ESPAÇO? |
Resposta: | O contato com a natureza traz muitos benefícios para a criança. Para ver orientações de projeto para áreas externas, acesse o link abaixo. |
Link: | ÁREAS EXTERNAS |
Referência1: | FEDRIZZI, B. Subsídios para projetos de pátios escolares públicos em Porto Alegre. ARQTEXTO, Porto Alegre. Nº8. p. 96–101, 2006. - Disponivel em http://www.ufrgs.br/propar/publicacoes/ARQtextos/PDFs_revista_8/8_Beatriz%20Fedrizzi.pdf - Acessado em 23/02/2015 |
Referência2: | LACKNEY. Thirty Three Educational Design Principles for Schools & Community. National Cleanringhouse for Educational Facilities, 2000. - Disponivel em http://eric.ed.gov/?id=ED450544 - Acessado em 25/05/2014 |
Referência3: | MOZAFFAR, F.; SOMAYEH MIRMORADI, S.. Effective Use of Nature in Educational Spaces Design. Organization, Technology & Management in Construction: An International Journal, v. 4, n. 1, p. 381-392, 2012. - Disponivel em http://www.grad.hr/otmcj/clanci/vol4_is1/vol4_is1_3.html - Acessado em 21/05/2014 |
Referência4: | RUSSELL, M. H. Conecting Children to Nature in a Montessori Primary Environment. Master of Science in Education. 2014. 64p. Thesis (Master of Science in Education - Montessori ). University of Wisconsin. Wisconsin. - Disponivel em https://minds.wisconsin.edu/handle/1793/69013 - Acessado em 13/02/2015 |
Referência5: | SANOFF, H.; WALDEN, R. School Environments. In: The Oxford handbook of environmental and conservation psychology. New York: Oxford University Press, 2012. p. 276-294. |
Referência6: | TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p. |
Questão: | 51. Qual o tipo e a intensidade das RELAÇÕES FUNCIONAIS? | |
Resposta: | Para ver as relações funcionais de uma escola Waldorf, acesse o link abaixo. |
Link: | RELAÇÕES FUNCIONAIS WALDORF |
Referência1: | ZIMMER, J. Freie Waldorfschule Backnang. Einzügige Schule mit Ganztags-bereich und erweiterbarem Mehr-zwecksaal. Mensch + Architektur, n. 69/70, p. 131, out. 2009. |
Referência2: | RAAB, R.; KLINGBORG, A. Die Waldorfschule Baut: 60 Jahre Architektur der Waldorfschule. Stuttgart: Verlag Freies Geistesleben, 1982. |
Referência3: | STEINERSKOLEN I STAVANGER. - Disponivel em http://www.arbeidsgruppenhus.no/index.php/10-ahus/50-steinerskolen-stv-1og2 - Acessado em 10/02/ 2009. |
Questão: | 59. Quais são as implicações PSICOLÓGICAS da forma na TERRITORIALIDADE e MOVIMENTO das pessoas e veículos? | |
Resposta: | O princípio da correlação establece que o ambiente de aprendizagem tem que ser coerente com o natural desenvolvimento da criança e a experiência sensorial do ambiente deve corresponde ao conteúdo que está sendo apresentado a criança. Assim, a progressão no formato das salas de aula começa, no Jardim da Infância, com a forma arredondada. Ela reflete o símbolo da união e está presente nas janelas, nas portas, nos telhados, nos móveis. Acompanhando a evolução do processo de aprendizagem, progressivamente, os ambientes de aprendizagem se alongam tornando-se semelhantes a uma sala de aula tradicional. A organização dos alunos dentro da sala de aula acompanha a transformação da forma das salas de aula. Finalmente, no ensino médio, as classes adquirem formas abstratas e sugerem uma organização social dos alunos para discussões. |
Referência1: | ADAMS, D. Organic Functionalism: Important Principle of the Visual Arts in Waldorf School Crafts and Architecture. The Research Institute for Waldorf Education. Research Bulletin, v. X, n. 1, p. 23–38, jan. 2005. - Disponivel em http://www.waldorfresearchinstitute.org/pdf/BACraftsArchtRev.pdf - Acessado em 23/03/2009 |
Referência2: | WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington. |
Questão: | 62. Qual é o efeito da EFICIÊNCIA do LAYOUT na qualidade da edificação? | |
Resposta: | A transformação da forma dos ambientes de aprendizagem deve refletir a organização social dos alunos dentro da sala de aula. Assim, o LAYOUT muda de acordo com o período escolar. No Jardim da Infância a organização dos alunos dentro da sala de aula não tem modelo nenhum. Já no primeiro ano as crianças começa ser organizadas em circulo, refletindo a reunião. Progressivamente, as classes adquirem foco e a organização vai se assemelhando ao modelo tradicional. No ensino médio a forma da sala de aula vai se tornando mais abstrata para abrigar as discussões. |
Referência1: | WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington. |
Referência2: | ADAMS, D. Organic Functionalism: Important Principle of the Visual Arts in Waldorf School Crafts and Architecture. The Research Institute for Waldorf Education. Research Bulletin, v. X, n. 1, p. 23–38, jan. 2005. - Disponivel em http://www.waldorfresearchinstitute.org/pdf/BACraftsArchtRev.pdf - Acessado em 23/03/2009 |
Questão: | 74. Quais são os PARÂMETROS de ESPAÇO para atividades específicas e o número de participantes? | |
Resposta: | Cálculo para 28 alunos por ambiente de aprendizagem:
1. Sala de projeto (pintar, trabalhos manuais) - recomenda-se 182m² para 28 alunos (consultar Menu Conceitos da Psicologia Ambiental, submenu Densidade Humana).
2. Anfiteatro (representar, dançar, cantar) - 0,55 a 0,7 m² por assento.
3. Auditório (ouvir histórias, palestras) e/ou sala de exposição oral - recomenda-se 42m² a 56m² para 28 alunos.
4. Área externa: variado.
5. Laboratório especializado - consultar Menu Arquitetura escolar, submenu Ambientes de Aprendizagem – Laboratórios.
|
Referência1: | SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009. |
Referência2: | FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011 |
Referência3: | NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p. |
Questão: | 75. Quais são as ATIVIDADES EXISTENTES e as MUDANÇAS PROVÁVEIS?. | |
Resposta: | Além das aulas comuns de disciplinas obrigatórias (português, matemática, ciências, língua estrangeira, educação física, etc.), os alunos da escola Waldorf desenvolvem outras ATIVIDADES vinculadas a arte como, por exemplo, música, escultura, pintura, artesanato em madeira e metal, jardinagem, euritmia e teatro. |
Referência1: | ALVARES, S. L. Traduzindo em formas a pedagogia Waldorf. 2010. 139f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) — Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. - Disponivel em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000782262 - Acessado em 20/01/2011 |
Referência2: | BJØRNHOLT, M. Room for Thinking—The Spatial Dimension of Waldorf Education. Research on Steiner Education, v. 5, n. 1, p. 115–130, jul. 2014. - Disponivel em http://www.rosejourn.com/index.php/rose/article/view/190 - Acessado em 09/11/2014 |
Questão: | 79. Os serviços oferecidos funcionam melhor CENTRALIZADOS ou DESCENTRALIZADOS? | |
Resposta: | Como resposta ao princípio da integração, espaços de vivência da comunidade (anfiteatros, praças externas e internas, halls de entrada) possuem localização central no terreno ou na edificação, fácil acesso para toda a comunidade e dimensões condizentes para grandes reuniões. Para ver o gráfico do Agrupamento de Serviços, acesse o link abaixo.
Como resposta ao principio da correlação observou-se que as classes são organizadas em ""alas"", formando agrupamentos de sala de aula. |
Link: | GRÁFICO DO AGRUPAMENTO DE SERVIÇOS |
Referência1: | ALVARES, S. L. Traduzindo em formas a pedagogia Waldorf. 2010. 139f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) — Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. - Disponivel em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000782262 - Acessado em 20/01/2011 |
Questão: | 80. Quais são os tamanhos e tipos de GRUPOS de ESTUDANTES a serem abrigados, agora e no futuro? Relate também as características físicas, sociais e emocionais das pessoas. | |
Resposta: | Número de alunos ideal para uma sala de aula Waldorf é 28. São agrupados de acordo com a idade, ou seja, de acordo com os setênios. Na sala de aula a formação de grupos para a realização das atividades depende da orientação do professor.Para ver o gráfico da DISPOSIÇÃO DAS PESSOAS, acesse o link abaixo. |
Link: | GRÁFICO DA DISPOSIÇÃO DAS PESSOAS |
Referência1: | LANZ, R. Noções Básicas de Antroposofia. 6. Ed. São Paulo: Antroposófica, 1998. |
Referência2: | STEINER, R. A educação da criança segundo a ciência espiritual. São Paulo: Antroposófica, 2007. 56p. |
Referência3: | WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington. |
Questão: | 82. Qual é a PRIORIDADE dos conceitos que surgiram? Quais são os mais valorizados e os que afetam o tamanho, a qualidade e as posições relativas? | |
Resposta: | 1. Hierarquia - Os alunos são a meta e a razão de ser das escolas Waldorf, ou seja, estão no centro do processo educativo.
2. Atividades - Várias são as atividades propostas por essa pedagogia: música, pintura, escultura, teatro, artesanato, predominando as atividades práticas.
3. Segurança - as formas arquitetônicas são concebidas para proporcionar ao aluno a sensação de segurança. Por exemplo, a organização dos prédios em semi círculo delimita um espaço que envolve a criança e dá a sensação de segurança. Esse princípio chama-se "o gesto".
4. Comportamento - a escola Waldorf se dedica a fazer com que seus alunos sintam-se como membros de uma comunidade.
Para ver o gráfico das PRIORIDADES, acesse o link abaixo. |
Link: | PRIORIDADES |
Referência1: | ADAMS, D. Organic Functionalism: Important Principle of the Visual Arts in Waldorf School Crafts and Architecture. The Research Institute for Waldorf Education. Research Bulletin, v. X, n. 1, p. 23–38, jan. 2005. - Disponivel em http://www.waldorfresearchinstitute.org/pdf/BACraftsArchtRev.pdf - Acessado em 23/03/2009 |
Referência2: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Referência3: | LANZ, R. Noções Básicas de Antroposofia. 6. Ed. São Paulo: Antroposófica, 1998. |
Questão: | 83. Como expressar os SÍMBOLOS DE AUTORIDADE a partir da relação conceito de hierarquia e seus objetivos? | |
Resposta: | Refletindo sua organização em comunidade, geralmente, as salas de aula são agrupadas em pequenos conjuntos de acordo com os diferentes períodos de desenvolvimento da criança que, por sua vez, formam vilas em torno de um grande espaço de vivência (praça, auditório, jardim de inverno, hall de entrada). Para ver o gráfico do SÍMBOLO DE AUTORIDADE, acesse o link abaixo. |
Link: | SÍMBOLO DE AUTORIDADE |
Referência1: | WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington. |
Questão: | 85. Como pode ser avaliado o fluxo relativo ao MOVIMENTO sequencial de pessoas, veículos, serviços, produtos e informação? | |
Resposta: | Fluxo sequencial de pessoas, acesse o link abaixo.
|
Link: | FLUXO DE PESSOAS |
Referência1: | ZIMMER, J. Freie Waldorfschule Backnang. Einzügige Schule mit Ganztags-bereich und erweiterbarem Mehr-zwecksaal. Mensch + Architektur, n. 69/70, p. 131, out. 2009. |
Referência2: | RAAB, R.; KLINGBORG, A. Die Waldorfschule Baut: 60 Jahre Architektur der Waldorfschule. Stuttgart: Verlag Freies Geistesleben, 1982. |
Referência3: | STEINERSKOLEN I STAVANGER. - Disponivel em http://www.arbeidsgruppenhus.no/index.php/10-ahus/50-steinerskolen-stv-1og2 - Acessado em 10/02/ 2009. |
Questão: | 87. Existe a necessidade de um espaço comum MULTIPROPÓSITO ou com TRÁFEGO MULTIDIRECIONAL com a intenção de PROMOVER ENCONTROS combinados ou eventuais? | |
Resposta: | Como uma grande comunidade são comuns em escolas Waldorf espaços MULTIPROPÓSITOS na intenção de PROMOVER ENCONTROS. Foram identificados halls de entrada, praças internas e/ou externas, espaços para apresentações. Sem uma área livre comunitária um sistema social não sobrevive. |
Link: | MULTIPROPÓSITO E MULTIDIRECIONAL |
Referência1: | ALEXANDER, C.; ISHIKAWA, S.; SILVERSTEIN, M. A Pattern Language: Towns, Buildings, Construction. New York. Oxford University Press. USA, 1977. |
Referência2: | ALVARES, S. L. Traduzindo em formas a pedagogia Waldorf. 2010. 139f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) — Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. - Disponivel em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000782262 - Acessado em 20/01/2011 |
Questão: | 96. Existe a necessidade NICHOS INDIVIDUAIS ou TERRITORIALIDADE de estudantes e professores? | |
Resposta: | O arranjo da sala de aula Waldorf varia com a série com que o aluno está cursando. Assim, a necessidade de NICHOS INDIVIDUAIS vai variar de sala para sala. |
Referência1: | ADAMS, D. Organic Functionalism: Important Principle of the Visual Arts in Waldorf School Crafts and Architecture. The Research Institute for Waldorf Education. Research Bulletin, v. X, n. 1, p. 23–38, jan. 2005. - Disponivel em http://www.waldorfresearchinstitute.org/pdf/BACraftsArchtRev.pdf - Acessado em 23/03/2009 |
Referência2: | WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington. |
Questão: | 115. Quais são as áreas destinadas cada ATIVIDADE e como se organizam: locação, tipo de espaço e tempo? | |
Resposta: | Organização:
1. Conjunto pedagógico: salas de aula, laboratórios, ateliês, biblioteca.
2. Conjunto vivência e assistência: pátio interno e externo, refeitório, anfiteatro e quadra.
3. Conjunto administrativo e apoio pedagógico: sala do professor e administração.
4. Conjunto de serviços: cozinha.
Atividades
1. Salas de aula: exposição oral, resolução de problemas, pesquisa.
2. Administração: atividades burocráticas.
3. Pátio interno: socialização.
4. Pátio externo: socialização e pesquisa.
5. Refeitório: alimentar-se.
6. Cozinha: preparo do alimento.
7. Quadra: atividade física e socialização.
8. Laboratórios: aula prática.
9. Ateliês: aula prática.
10. Anfiteatro: cantar, dançar, dramatização.
11. Biblioteca: pesquisa, leitura, estudo, socialização.
Para ver o gráfico da LOCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, acesse o link abaixo. |
Link: | LOCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES |
Referência1: | RAAB, R.; KLINGBORG, A. Die Waldorfschule Baut: 60 Jahre Architektur der Waldorfschule. Stuttgart: Verlag Freies Geistesleben, 1982. |
Referência2: | ZIMMER, J. Freie Waldorfschule Backnang. Einzügige Schule mit Ganztags-bereich und erweiterbarem Mehr-zwecksaal. Mensch + Architektur, n. 69/70, p. 131, out. 2009. |
Referência3: | STEINERSKOLEN I STAVANGER. - Disponivel em http://www.arbeidsgruppenhus.no/index.php/10-ahus/50-steinerskolen-stv-1og2 - Acessado em 10/02/ 2009. |
Questão: | 133. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO para acomodar as principais ATIVIDADES pedagógicas do projeto? | |
Resposta: | 1. Além das atividades pedagógicas usuais (matemática, português, ciências), os alunos também vivenciam diversas atividades artísticas: pintura, escultura, dança, música. Assim, são importantes ambientes como ateliês, anfiteatros, auditórios, anfiteatro.
2. A vida em comunidade, geralmente, é abrigada em praças internas e/ou externas, bem como anfiteatros. |