> Perguntas & Respostas




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Questão:1. Qual é a MISSÃO da escola que será construída?
Link:MISSÃO?
Resposta:A abordagem pedagógica Cognitivista tem como MISSÃO conduzir o processo de ensino e aprendizagem de maneira que o aluno "aprenda a aprender".
Referência1:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Referência2:MORALES, A. de P.; DELAI, J. M.; OLIVEIRA, W. G.de. A construção das concepções de homem nas teorias pedagógicas de Dermeval Saviani. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PESQUISA E GESTÃO, 5, 2013. Ponta Grossa. Educação inclusiva: desafios e possib - Disponivel em http://www.isapg.com.br/2013/ciepg/selecionados.php - Acessado em 24/04/2013
Questão:2. Qual o NÚMERO MÁXIMO de alunos que devem ser acomodados na escola?
Resposta:Ver resposta comum para todas.
Questão:3. Quais são os objetivos de manter a IDENTIDADE do aluno em ambientes com grande número de estudantes?
Link:IDENTIDADE?
Resposta:A abordagem cognitivista respeita a IDENTIDADE de cada aluno, pois acompanha o desenvolvimento da criança, adequando a educação à evolução do aluno e valorizando princípios como a cooperação, o auto-governo e a atividade espontânea.
Referência1:GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas. São Paulo: Editora Atica, 1993.
Referência2:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Referência3:SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011
Referência4:LAWSON, B. The Language of Space. Oxford: Architectural Press, 2001.
Questão:4. Quais são os objetivos de preservar a PRIVACIDADE do aluno e/ou de incentivar a INTEGRAÇÃO entre os estudantes?
Link:PRIVACIDADE?
Resposta:Em sala de aula predomina o trabalho em equipe, com grupos de alunos democraticamente constituídos. O propósito é promover a INTEGRAÇÃO, socialização, o compartilhamento da informação, ideias, responsabilidades e decisões, assim como superar o egocentrismo.
Referência1:GIFFORD, R. Environmental psychology: principles and practice. 2ed . Boston: Allyn & Bacon, 1997.
Referência2:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Referência3:SAVIANI, D. As concepções Pedagógicas na História da Educação Brasileira. Revista Histedbr. Campinas. p. 1–38, 2005. - Disponivel em http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos_pdf/Dermeval_Saviani_artigo.pdf - Acessado em 12/05/2014
Referência4:SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011
Referência5:SAGER, F. O significado do espaço físico da Escola Infantil: uma abordagem das representações sociais do lugar. 2002. 139f. Tese (Doutorado em Psicologia). Instituto de Psicologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. - Disponivel em http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/3079 - Acessado em 20/03/2014
Questão:5. Qual é a HIERARQUIA de valores da escola?
Link:HIERARQUIA DE VALORES?
Resposta:A HIERARQUIA de valores da abordagem Cognitivista se organiza da seguinte maneira: 1. Tem o aluno como elemento central no processo de ensino e aprendizagem. 2. Enfatiza o processo de aquisição do saber, ou seja, o método pedagógico adquire um papel importante , tornando-se mais significativo do que o resultado final. A importância do método pedagógico levou a generalização do lema "aprender a aprender".
Referência1:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Referência2:MORALES, A. de P.; DELAI, J. M.; OLIVEIRA, W. G.de. A construção das concepções de homem nas teorias pedagógicas de Dermeval Saviani. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PESQUISA E GESTÃO, 5, 2013. Ponta Grossa. Educação inclusiva: desafios e possib - Disponivel em http://www.isapg.com.br/2013/ciepg/selecionados.php - Acessado em 24/04/2013
Referência3:SAVIANI, D. As concepções Pedagógicas na História da Educação Brasileira. Revista Histedbr. Campinas. p. 1–38, 2005. - Disponivel em http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos_pdf/Dermeval_Saviani_artigo.pdf - Acessado em 12/05/2014
Referência4:SILVA, E. L. DA; GIORDANI, E. M.; MENITTI, C. R. As tendências Pedagógicas e a utilização dos materiais didáticos no processo de ensino e aprendizagem. Histedbr, p. 1–22, 2009. - Disponivel em http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario8/_files/qMP2rpp.pdf - Acessado em 20/07/2014
Questão:6. Quais são os objetivos das ATIVIDADES PRIORITÁRIAS e o nível de qualidade delas?
Link:PRIORIDADES?
Resposta:Entre as ATIVIDADES PRIORITÁRIAS da abordagem Cognitivista estão: pesquisa e o jogo. A pesquisa científica tem a intenção de proporcionar novas descobertas ou a solução de problemas apresentados. O jogo é destinado a desenvolver a socialização e a afetividade.
Referência1:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Referência2:SAVIANI, D. As concepções Pedagógicas na História da Educação Brasileira. Revista Histedbr. Campinas. p. 1–38, 2005. - Disponivel em http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos_pdf/Dermeval_Saviani_artigo.pdf - Acessado em 12/05/2014
Referência3:SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011
Questão:7. Quais são os objetivos de cada tipo de SEGURANÇA desejada na escola?
Resposta:Ver a resposta comum a todas.
Questão:8. Quais são os objetivos da CIRCULAÇÃO de alunos, professores e objetos no espaço físico?
Link:CIRCULAÇÃO?
Resposta:O ambiente de aprendizagem deve proporcionar condições para que o aluno aprenda por si próprio, oferecendo total liberdade de ação e desafios ao estudante, promovendo desequilíbrios e favorecendo a motivação intrínseca do estudante. Dentro desse contexto, a CIRCULAÇÃO dos ambientes de aprendizagem e dos espaços externos deve ser projetada para proporcionar ao aluno tais condições.
Referência1:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Referência2:SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011
Questão:8. Quais são os objetivos da CIRCULAÇÃO de alunos, professores e objetos no espaço físico?
Link:CIRCULAÇÃO?
Resposta:Para a abordagem construtivista, a aprendizagem é originária das relações sociais que dão suporte a construção do conhecimento e ao desenvolvimento do ser humano.Dessa forma, os ambientes de aprendizagem e a CIRCULAÇÃO entre os mesmos devem ser ordenados para estimular as relações sociais.
Referência1:LOCH, M. do V. P. Convergência entre Acessibilidade Espacial Escolar, Pedagogia Construtivista e Escola Inclusiva. 2007. 244f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). Faculdade de Engenharia de Produção. UFSC. Florianópolis. - Disponivel em https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/90601/242897.pdf?sequence=1 - Acessado em 25/03/2014
Questão:9. Qual é a recomendação com relação a SEPARAÇÃO de indivíduos, veículos e objetos?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:10. Quais são os objetivos de promover ENCONTROS planejados ou eventuais entre alunos e estes e os professores?
Resposta:Considerado o centro do processo educativo, o educando torna-se autor de sua própria experiência e como sujeito ativo deve compreender e trabalhar os conteúdos de maneira crítica. Assim, o ENCONTRO entre professor e aluno em sala de aula tem como objetivo despertar no aluno uma postura crítica em seu aprendizado, ou seja, espera-se que o aluno observe, experimente, compare, relacione, analise, componha, levante hipóteses, argumente.
Referência1:GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas. São Paulo: Editora Atica, 1993.
Referência2:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Referência3:SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011
Questão:11. Quais são as exigências relacionadas ao ESTACIONAMENTO de veículos automotivos?
Resposta:Relatar as exigências legais com relação ao projeto de estacionamento dentro ou próximo das instituições escolares.
Questão:12. Quais são as implicações de um objetivo para que resulte na EFICIÊNCIA FUNCIONAL do edifício escolar?
Link:EFICIÊNCIA FUNCIONAL?
Resposta:A EFICIÊNCIA FUNCIONAL do edifício escolar cognitivista está na sua capacidade de proporcionar total liberdade de ação ao aluno. A liberdade de pensar e questionar, estimulado pelo professor, tem como objetivo encorajar a visão democrática, participação e compartilhamento de experiências. Dentro desse contexto, o espaço de aprendizagem deve "funcionar" como um microcosmo da democracia.
Referência1:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Questão:13. Quais são os objetivos relacionados às RELAÇÕES PRIORITÁRIAS (pessoas, atividades e relações)?
Resposta:RELAÇÕES PRIORITÁRIAS 1. Aluno e professor, com o objetivo de despertar no aluno a sua independência, autonomia e o autocontrole. 2. Atividades como pesquisa, solução de problema, jogo, estudo do meio social e cultural tem como objetivo ensinar o aluno "aprender a aprender".
Referência1:SAVIANI, D. As concepções Pedagógicas na História da Educação Brasileira. Revista Histedbr. Campinas. p. 1–38, 2005. - Disponivel em http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos_pdf/Dermeval_Saviani_artigo.pdf - Acessado em 12/05/2014
Referência2:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Referência3:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Referência4:SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011
Questão:14. Qual é a opinião do cliente com relação aos ELEMENTOS (árvores, água, espaços abertos e instalações) DO TERRENO?
Resposta:Relatar o que o cliente tem a dizer sobre elementos existem no terreno para identificar os melhores pontos de referência, sentimento de pertencimento e segurança.
Questão:15. Qual é a opinião do cliente sobre o retorno que as instalações proporcionarão ao AMBIENTE que as receber?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:16. O que determinam as políticas de uso da terra com relação a EFICIÊNCIA e ao caráter AMBIENTAL?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:17. O que determinam as políticas relacionadas ao planejamento e relações com a COMUNIDADE vizinha?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:18. O que determinam as políticas relacionadas aos INVESTIMENTOS ou MELHORIAS para a COMUNIDADE?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:19. O que se sabe sobre o CONFORTO FÍSICO do edifício escolar?
Resposta:Ver a resposta comum a todas
Questão:20. Quais são as considerações relativas a SEGURANÇA física (preservação da vida) do indivíduo que devem ser observadas no edifício escolar?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:21. Quais são as considerações do cliente com relação ao AMBIENTE SOCIAL/PSICOLÓGICO a ser providenciado?
Resposta:Um AMBIENTE de aprendizagem cognitivista deve proporcionar ao aluno condições para que aprenda por si próprio oferecendo desafios ao aluno, promovendo desequilíbrios e favorecendo a motivação intrínseca do estudante.
Referência1:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Questão:22. Quais são os objetivos relacionados à promoção da INDIVIDUALIDADE do usuário no ambiente escolar?
Resposta:A abordagem Cognitivista promove a INDIVIDUALIDADE ao oferecer ao aluno um ambiente que permite a liberdade de ação e desafios ao aluno. O objetivo é que o aluno construa seu próprio conhecimento ao longo do tempo de acordo com seus interesses e sua capacidade.
Referência1:LOYENS, S. M. M.; GIJBELS, D. Understanding the effects of constructivist learning environments: introducing a multi-directional approach. Instructional Science, v. 36, n. 5-6, p. 351–357, 2008. - Disponivel em http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11251-008-9059-4 - Acessado em 30/05/2013
Referência2:SEBARROJA, J. C.; MURAD, F.; DA SILVA, V. B. M. Pedagogias do século XX. Tradução Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2003. 160p.
Referência3:VASCONCELOS, C.; PRAIA, J. F.; ALMEIDA, L. S. Teorias de Aprendizagem e o Ensino/Aprendizagem das Ciências: da Instrução à Aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, v. 7, n. 1, p. 11–19, jun. 2003. - Disponivel em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-85572003000100002&script=sci_arttext - Acessado em 20/03/2013
Questão:23. Quais são os objetivos da CIRCULAÇÃO de pessoas e veículos para que proporcione aos usuários boa orientação, senso de direção e fácil localização da entrada?
Resposta:O ambiente de aprendizagem da abordagem Cognitivista de ser planejado para que incorpore qualidades como: adaptabilidade, transformação, flexibilidade, múltiplos usos, variedade, universalidade, bem como uma CIRCULAÇÃO que dê fácil acesso para diferentes espaços e mobiliários. O objetivo é promover a motivação intrínseca e a liberdade de ação do estudante.
Referência1:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Questão:24. Qual deve ser a IMAGEM da instituição escolar a ser projetada?
Resposta:A IMAGEM da instituição escolar cognitivista deve ser pautada na noção de democracia, uma vez que, a sala de aula pode ser considerada um microcosmo da democracia em ação.
Referência1:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Referência2:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Questão:25. Quais são as considerações do cliente com relação à QUALIDADE do ambiente físico, bem como o balanço do ambiente físico e qualidade?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:26. Qual o valor do RECURSO FINANCEIRO disponível para investir na construção da escola?
Resposta:Relatar o valor em reais do recurso financeiro a ser investido na obra.
Questão:27. Qual é o objetivo do CUSTO FINAL da escola a ser construída?
Resposta:Relatar a escola que se espera construir com o total do recurso disponível.
Questão:28. Quais são os objetivos do retorno máximo do INVESTIMENTO?
Resposta:Relatar os objetivos de se atingir o retorno máximo do investimento.
Questão:29. Quais são os objetivos do retorno do INVESTIMENTO para que gere renda?
Resposta:Relatar os objetivos do retorno financeiro para que gere lucro.
Questão:30. Quais são os objetivos de se minimizar os CUSTOS operacionais da instalação física?
Resposta:Relatar os objetivos de se reduzir os custos operacionais da instalação da escola.
Questão:31. Quais são os objetivos de se minimizar os CUSTOS DE MANUTENÇÃO do edifício escolar.
Resposta:Relatar os objetivos de se minimizar a manutenção e custos do edifício escolar.
Questão:32. Qual é o objetivo de se estabelecer prioridade nos custos do CICLO DE VIDA ou custos iniciais?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:33. Quais são os objetivos de se projetar um edifício escolar SUSTENTÁVEL?
Resposta:Ambientes de aprendizagem que dão suporte ao cognitivismo devem estar conectados ao mundo real, aplicando estratégias de aprendizagem temáticas e encorajando a criança a ser responsável pelo seu próprio aprendizado. Uma escola SUSTENTÁVEL proporciona ao aluno um ambiente de aprendizagem que pode ser explorado para compreensão de processos tal qual um laboratório.
Referência1:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Questão:34. Qual é opinião do cliente no que diz respeito a PRESERVAÇÃO HISTÓRICA do edifício escolar ou da vizinhança?
Resposta:Relatar as considerações do cliente com relação ao espírito e expressão de um tempo.
Questão:35. Qual a opinião do cliente quanto a ser ESTÁTICA ou DINÂMICA tal qual uma instituição social ou funcional?
Resposta:Em uma escola cognitivista deve-se proporcionar ao aluno o desenvolvimento de suas possibilidades de ação motora, verbal e mental, de forma que possa, posteriormente, intervir no processo sócio-cultural e inovar na sociedade. Para cumprir tal tarefa, predominam atividades como pesquisa e jogos que podem ser consideradas atividades DINÂMICAS, acomodadas em espaços conversíveis apropriados para mudar de função.
Referência1:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Questão:36. Quais são os planos do cliente com relação a MUDANÇAS previstas?
Resposta:Relatar os planos do cliente com relação às mudanças futuras.
Questão:37. Quais são as expectativas do cliente com relação ao CRESCIMENTO da escola?
Resposta:Relatar quais são as expectativas do cliente com relação ao crescimento da escola.
Questão:38. Qual é a DATA DE OCUPAÇÃO desejada pelos futuros usuários?
Resposta:Perguntar qual é a data de ocupação desejada pelo cliente.
Questão:39. Quais são os objetivos do cliente com relação aos RECURSOS FINANCEIROS disponíveis ao longo do tempo?
Resposta:Questionar o cliente quanto a disponibilidade dos recursos financeiros e os objetivos a serem atingidos com o mesmo.
Questão:40. Existem DADOS ESTATÍSTICOS brutos que podem ser transformados em informações úteis para o projeto?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:41. Qual é a relação entre aluno/m² ideal (PARÂMETRO DE ÁREA) para as principais atividades pedagógicas?
Resposta:1. Pesquisa (resolução de problemas, investigação, estudo do meio social e cultural): Atividade em grupo (ensino informal) - 3.25 m²/pessoa; Atividade individual - 1,5 a 2,00 m²/pessoa Laboratório - variável Sala de projeto - 6.50 m²/pessoa 2. Socialização e Jogos área externa (pátio) - variável 3. Artes Ateliê - variável 4. Dançar, cantar, dramatizar. Anfiteatro - 0,55 a 0,70 m²/assento. 5. Aperfeiçoamento e reuniões Sala dos professores - 3,32 m²/pessoa.
Referência1:SOLER, C.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; PINA, S. A. M. G. Conforto em auditórios: uma proposta de procedimento para o projeto. In: Encontro Nacional e Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído. VIII e VI. 2005. Maceió. Anais...Maceió: Antac. 2005. - Disponivel em http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Arquitetura%20teatral/Artigos/conforto_em_auditorios_proposta_de_procedimento_para_o_projeto.pdf - Acessado em 30/09/2014
Referência2:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Referência3:NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p.
Questão:42. Qual é o NÚMERO de pessoas em cada etapa do processo de ensino e aprendizagem e o TEMPO de permanência de cada uma delas na escola?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:43. Quais são as CARACTERÍSTICAS físicas, sociais e emocionais e intelectuais dos estudantes a serem atendidos?
Resposta:Com relação as CARACTERÍSTICAS intelectuais a teoria de Piaget, o cognitivismo, define quatro estágios de desenvolvimento da inteligência da criança: 1. A fase senso motora (0-3 anos) - caracterizada pelo pensamento egocêntrico e pela indistinção entre o sujeito e as coisas, pela ausência de causalidade e ignorância do futuro. Nesta fase, a criança começa a colher as primeiras e elementares relações formais entre as coisas. 2. A fase intuitiva (3 - 7 anos) - a criança distingui entre si e o mundo, embora dê ao mundo explicações animalistas, bem como pensa de modo egocêntrico, sem reconhecer os outros. 3. A fase operatório concreta (7 - 11 anos) - o pensamento interage com as coisas, supera o egocentrismo e a linguagem se dispõe ao reconhecimento de regras e de relações formais entre as coisas. 4. A fase hipotético dedutiva (11 - 14 anos) - o pensamento se faz adulto, fixa o valor do símbolo e se torna abstrato, definindo as relações formais que regulam a atividade do próprio pensamento e o tornam capaz de elaborar hipóteses e de proceder por via dedutiva.
Referência1:CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1999.
Referência2:POWELL, K. C.; KALINA, C. J. COGNITIVE AND SOCIAL CONSTRUCTIVISM: DEVELOPING TOOLS FOR AN EFFECTIVE CLASSROOM. v. 130, n. 2, p. 241–250, 2009. - Disponivel em http://search.proquest.com/openview/4104a728f3f4a3ec594553ef871dbd54/1?pq-origsite=gscholar - Acessado em 16/02/2015
Questão:44. Quais são as características da COMUNIDADE escolar envolvida?
Resposta:A COMUNIDADE escolar coloca o aluno no centro do processo de ensino e o professor tem o papel de facilitar o aprendizado da criança. Dentro desse contexto, o trabalho compartilhado ou em grupo, que é visto como uma forma de cooperação e desenvolvimento, ganha destaque no aprendizado do aluno, pois: 1. Ao confrontar e coordenar os pontos de vista, ajuda o aluno a avançar no conhecimento e crescer moralmente. 2. Ajuda a superar o egocentrismo. No entanto, o trabalho em grupo deve ser autêntico, afim de que proporcione avanço na construção do conhecimento tanto para os alunos menos avançados como para os adiantados. Em outras palavras, o grupo de trabalho deve ser formado espontaneamente e não existir relações de subordinação.
Referência1:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Referência2:SEBARROJA, J. C.; MURAD, F.; DA SILVA, V. B. M. Pedagogias do século XX. Tradução Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2003. 160p.
Questão:45. Como pode ser entendida a ESTRUTURA ORGANIZACIONAL da instituição escolar?
Resposta:Na ESTRUTURA ORGANIZACIONAL da abordagem cognitivista o aluno é o elemento central dentro do processo de ensino e aprendizagem. Ao professor cabe criar situações que propicie ao aluno condições onde possa estabelecer reciprocidade intelectual e cooperação tanto moral como intelectual. Assim, o professor deve conviver com os alunos, observando seus comportamentos, conversando com eles, perguntando, realizando experiências, como também sendo interrogado pelos estudantes. O objetivo é auxiliar na sua aprendizagem e desenvolvimento. Jamais o docente deve oferecer soluções prontas. O aluno, por sua vez, deve ser tratado de acordo com as características estruturais próprias de sua fase evolutiva e o ensino, precisa ser adaptado ao desenvolvimento mental e social.
Link:Gráfico da Estrutura Organizacional
Referência1:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Questão:46. Quais são as áreas cujo potencial de perda é maior para que seja determinado o grau de controles de SEGURANÇA necessários?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:47. Qual o TEMPO DE DESLOCAMENTO de alunos e materiais dentro do edifício escolar?
Resposta:Faça uma estimativa do tempo de deslocamento do aluno entre os ambientes escolares.
Questão:48. Quais são as pistas de tráfego necessárias para a CIRCULAÇÃO de pedestres e veículos do edifício?
Resposta:Para acomodar multiplas atividades e a interação social, os espaços se abrem para reduzir o isolamento e encorajar o aprendizado multidisciplinar. Como resposta, o corredor linear que permite a CIRCULAÇÃO entre as salas de aula se expande para se tornar espaços de vivência ou de aprendizagem informal (street space). Flexíveis, as salas de aula se abrem para se juntarem aos espaços de vivência, ampliando-os.
Referência1:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Referência2:DOVEY, K.; FISHER, K. Designing for adaptation: the school as socio-spatial assemblage. The Journal of Architecture, v. 19, n. 1, p. 43–63, 2 jan. 2014. - Disponivel em http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13602365.2014.882376 - Acessado em 23/04/2015
Questão:49. Quais são os padrões de COMPORTAMENTO observados nos usuários?
Resposta:O processo de ensino e aprendizagem da abordagem Cognitivista busca despertar no aluno um COMPORTAMENTO ativo frente ao seu processo de ensino e aprendizagem. Dentro desse contexto, o professor apresenta novas ideias e "ferramentas" culturais aos estudantes, encoraja e guia cada um dos alunos a tomar consciência do problema a ser resolvido. Tudo isso é feito através de discussões com os estudantes sobre ideias, opções e varias possibilidades de resolução dos problemas propostos. Na perspectiva cognitivista, os aprendizes são considerados como organismos ativos que estão em busca de significados. Eles tentam extrair significados de suas percepções, representações e interpretações."
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:O ambiente de aprendizagem FLEXÍVEL deve proporcionar ao aprendiz a possibilidade de modificar o ambiente para demandas de trabalho em grupo e/ou individual, bem como acomodar diferentes modalidades de aprendizagem, permitindo ao usuário mudar a configuração do espaço sempre que necessário. Para ver orientações de projeto para salas FLEXÍVEL, acesse o link abaixo.
Link:SALA DE AULA FLEXÍVEL
Referência1:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Referência2:LALOUEYAN, M.; SOBOUTI, H. Seating Arrangement Impact on the Students’Learning in Educational Spaces. International Journal of Basic Sciences & Applied Research, v. 3, p. 170–179, 2014. - Disponivel em http://isicenter.org/fulltext2/paper-28022015094826.pdf - Acessado em 24/06/2015
Referência3:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência4:VAN DER VOORDT, T. J. M.; VAN WEGEN, H. B. R. Arquitetura sob o olhar do usuário. Tradução de Maria Beatriz de Medina. São Paulo: Oficina de Textos, 2013. 237p.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:"BIBLIOTECA A biblioteca tem um importante papel no aprendizado dos alunos, pois é um lugar onde os estudantes podem se engajar com seus próprios projetos, explorar novos temas e textos sozinhos de acordo com seu interesse e desejo. Esse espaço pode também promover encontros entre os estudantes. Boas bibliotecas possuem: 1. Grande variedade de espaços para abrigar grande variedade de atividades. Por isso devem possuir espaços para estudos individuais, trabalhos em grupos e apresentações. 2. Um rico acervo de material (livros, multimídia, periódicos, etc). 3. Mobiliário ergonomicamente bem projetados."
Link:BIBLIOTECA
Referência1:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência2:SOUSA, M. N. P. de O e. Padrões em projetos arquitetônicos de bibliotecas públicas. 2012. 237f. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Unicamp. Campinas. - Disponivel em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000896577 - Acessado em 12/01/2016
Referência3:Whole Building Design Guide - Disponivel em https://www.wbdg.org/ - Acessado em 05/03/2014
Referência4:KAYA, N.; BURGESS, B. Territoriality: Seat Preferences in Different Types of Classroom Arrangements. Environment and Behavior, v. 39, n. 6, p. 859–876, 10 jul. 2007. - Disponivel em http://eab.sagepub.com/content/39/6/859.abstract - Acessado em 14/08/2015
Referência5:OKAMOTO, J. Percepção Ambiental e Comportamento. São Paulo: Plêiade, 1996. 200p.
Referência6:DEAN, E.; DEMMERS, L. Universal Access in Libraries. Califórnia: Institute of Museum and Library Services, 2004. - Disponivel em http://www.compassionatelibrarian.net/uploads/1/2/8/0/12807133/universalaccesslibraries.pdf - Acessado em 13/12/2015
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:LABORATÓRIO: Destinados a abrigar atividades que requer móveis e/ou equipamentos espacializados, estes espaços devem proporcionar espaço e infraestrutura para praticar habilidades especiais. Local onde são realizadas atividades interativas, com ênfase no aprendizado pelo fazer. Para ver orientações de projeto para LABORATÓRIO, acesse o link abaixo.
Link:LABORATÓRIO
Referência1:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Referência2:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência3:HICKMAN, R. Art Rooms and Art Teaching. Art Education, v. 54, n. 1, p. 6–11, 1 jan. 2001. - Disponivel em http://aorakiehsas.wikispaces.com/file/view/art+rooms+and+art+teaching.pdf - Acessado em 19/10/2015
Referência4:DOVEY, K.; FISHER, K. Designing for adaptation: the school as socio-spatial assemblage. The Journal of Architecture, v. 19, n. 1, p. 43–63, 2 jan. 2014. - Disponivel em http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13602365.2014.882376 - Acessado em 23/04/2015
Referência5:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência6:THE ASSOCIATION FOR SCIENCE EDUCATION. School Science Accomodation. An overview of design for architects, designers and schools. Hertfordshire: [s.n.]2015. - Disponivel em http://www.ase.org.uk/resources/lab-design/ - Acessado em 15/04/2015
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:SALA DE PROJETO: Espaço que proporciona uma variedade de superfícies de trabalho, espaço para guardar material, área para guardar projetos em desenvolvimento, ferramentas e tecnologia. Esse ambiente acolhe atividades interativas que enfatizam o aprendizado através do "fazer com as mãos". Para ver orientações de projeto para SALA DE PROJETO, acesse o link abaixo.
Link:SALA DE PROJETO
Referência1:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Referência2:DOVEY, K.; FISHER, K. Designing for adaptation: the school as socio-spatial assemblage. The Journal of Architecture, v. 19, n. 1, p. 43–63, 2 jan. 2014. - Disponivel em http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13602365.2014.882376 - Acessado em 23/04/2015
Referência3:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência4:LIPPMAN, P. C. The L-Shaped Classroom: A Pattern for Promoting Learning. [s.l.] DesignShare, 2006. - Disponivel em http://www.designshare.com/index.php/articles/the-l-shaped-classroom/ - Acessado em 18/03/2014
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:A escola deve encorajar as crianças a terem uma vida saudável através da prática de diferentes atividades físicas. Para ver orientações projetuais para espaços destinados a atividade física, acesse o link abaixo.
Link:ESPAÇOS PARA PRATICAR ESPORTES
Referência1:GORMAN, N. LACKNEY, J. A.; ROLLINGS, K.; HUANG, T.T. Designer schools: the role of school space and architecture in obesity prevention. Obesity (Silver Spring, Md.), v. 15, n. 11, p. 2521–2530, nov. 2007. - Disponivel em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18070739 - Acessado em 06/06/2015
Referência2:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Referência3:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência4:O'Donnell Wicklund Pigozzi and Peterson, Architects Inc, VS Furniture, and Bruce Mau Design. The Third Teacher: 79 Ways You Can Use Design to Transform Teaching & Learning. New York: Abrams, 2010.254p.
Referência5:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência6:NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:É importante que o aluno tenha um lugar seguro para guardar seus pertences. Para consultar orientações de projeto para ESPAÇO PARA GUARDAR PERTENCES, acesse o link abaixo.
Link:ESPAÇO PARA GUARDAR PERTENCES
Referência1:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Referência2:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:SALA DOS PROFESSORES Espaço para trabalhar em grupo ou individual destinada a equipe de professores. Preferencialmente, deve ficar próximo a área destinada preparação do material e espaços de encontro. Para ver mais orientações de projeto para SALA DO PROFESSOR, acesse o link abaixo
Link:SALA DO PROFESSOR
Referência1:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. High School Building Design in Relation ti New and Changing Teaching Methods and Their Goals. 1970. 139p. Thesis (Master of Architecture).University of California. Berkeley.
Referência2:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência3:LACKNEY. Thirty Three Educational Design Principles for Schools & Community. National Cleanringhouse for Educational Facilities, 2000. - Disponivel em http://eric.ed.gov/?id=ED450544 - Acessado em 25/05/2014
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:ESPAÇOS PARA ARTE. Destinados para atividades relacionadas à arte, esses espaços devem ser planejados para que as pessoas sejam vistas e escudas, bem como ter potencial para ser o centro cultural ou o coração da escola. Para ver mais orientações de projeto para ESPAÇOS PARA ARTE, acesse o link abaixo.
Link:ESPAÇOS PARA ARTE
Referência1:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência2:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência3:BERGSAGEL, V. Architecture for achievement: building patterns for small school learning. Mercer Island, Wash.: Eagle Chatter Press, 2007.
Referência4:SOLER, C.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; PINA, S. A. M. G. Conforto em auditórios: uma proposta de procedimento para o projeto. In: Encontro Nacional e Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído. VIII e VI. 2005. Maceió. Anais...Maceió: Antac. 2005. - Disponivel em http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Arquitetura%20teatral/Artigos/conforto_em_auditorios_proposta_de_procedimento_para_o_projeto.pdf - Acessado em 30/09/2014
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:REFEITÓRIO Deve-se providenciar para os alunos ambientes encorajem a alimentação saudável. Para ver as orientações de projeto do ESPAÇO PARA ALIMENTAÇÃO, acesse o link abaixo.
Link:ESPAÇO PARA ALIMENTAÇÃO
Referência1:HUANG, T. T.-K.; SORENSEN, D.; DAVIS, S.; FRERICHS, L.; BRITTIN, J.; CELENTANO, J. CALLAHANK.; TROWBRIDGE, M. J. Healthy Eating Design Guidelines for School Architecture. Preventing Chronic Disease, v. 10, p. E27, 2013. - Disponivel em http://www.cdc.gov/pcd/issues/2013/12_0084.htm - Acessado em 12/02/2015
Referência2:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência3:GORMAN, N. LACKNEY, J. A.; ROLLINGS, K.; HUANG, T.T. Designer schools: the role of school space and architecture in obesity prevention. Obesity (Silver Spring, Md.), v. 15, n. 11, p. 2521–2530, nov. 2007. - Disponivel em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18070739 - Acessado em 06/06/2015
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:ÁREA DE APRENDIZADO INFORMAL Áreas amplas destinadas não só para encontros casuais, mas também para o aprendizado informal em grupo ou individual, reflexões individuais e discussões informais. A atmosfera informal desse espaço permite ao aluno um descanso dos ambientes de ensino formal. Para ver orientações de projeto para ÁREAS DE APRENDIZADO INFORMAL, acesse o link abaixo.
Link:ÁREAS DE APRENDIZADO INFORMAL
Referência1:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:O contato com a natureza traz muitos benefícios para a criança. Para ver orientações de projeto para áreas externas, acesse o link abaixo
Link:ÁREAS EXTERNAS
Referência1:FEDRIZZI, B. Subsídios para projetos de pátios escolares públicos em Porto Alegre. ARQTEXTO, Porto Alegre. Nº8. p. 96–101, 2006. - Disponivel em http://www.ufrgs.br/propar/publicacoes/ARQtextos/PDFs_revista_8/8_Beatriz%20Fedrizzi.pdf - Acessado em 23/02/2015
Referência2:LACKNEY. Thirty Three Educational Design Principles for Schools & Community. National Cleanringhouse for Educational Facilities, 2000. - Disponivel em http://eric.ed.gov/?id=ED450544 - Acessado em 25/05/2014
Referência3:MOZAFFAR, F.; SOMAYEH MIRMORADI, S.. Effective Use of Nature in Educational Spaces Design. Organization, Technology & Management in Construction: An International Journal, v. 4, n. 1, p. 381-392, 2012. - Disponivel em http://www.grad.hr/otmcj/clanci/vol4_is1/vol4_is1_3.html - Acessado em 21/05/2014
Referência4:RUSSELL, M. H. Conecting Children to Nature in a Montessori Primary Environment. Master of Science in Education. 2014. 64p. Thesis (Master of Science in Education - Montessori ). University of Wisconsin. Wisconsin. - Disponivel em https://minds.wisconsin.edu/handle/1793/69013 - Acessado em 13/02/2015
Referência5:SANOFF, H.; WALDEN, R. School Environments. In: The Oxford handbook of environmental and conservation psychology. New York: Oxford University Press, 2012. p. 276-294.
Referência6:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Questão:51. Qual o tipo e a intensidade das RELAÇÕES FUNCIONAIS?
Resposta:Para ver as relações funcionais de uma escola abordagem Cognitivista, acesse o link abaixo.
Link:RELAÇÕES FUNCIONAIS ABORDAGEM COGNITIVISTA
Referência1:Xiaoquan Elementary School - Disponivel em http://www.archdaily.com/205454/xiaoquan-elementary-school-tao/ - Acessado em 01/10/ 2015.
Referência2:ANDRADE, R.; GUERRA, M. E. Múltiplas percepções para ensino. Projeto, p. 41-43, mar. 1994.
Questão:52. Quais são os grupos de pessoas com DEFICIÊNCIA e os obstáculos do espaço físico a serem vencidos?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:53. Quais são as condições do TERRENO existente?
Resposta:Observar as condições do terreno, relatando pontos favoráveis para vistas externas, a construção, acessos e egressos, tamanho do terreno, capacidade, bem como áreas propícias a acidentes naturais.
Questão:54. Após avaliar os resultados dos testes de solo, quais são suas implicações para os CUSTOS e para o PROJETO?
Resposta:Analisar os testes de solo e relatar suas consequências para os custos e para o projeto.
Questão:55. Quais são as RELAÇÕES DE ÁREA? Por exemplo: área de cobertura, a quantidade de pessoas por m² e outras medidas de comparação de densidade?.
Resposta:Superfície de construção: 20 a 25m² por aluno. Superfície de aula: 1,5m² por estudante (mínimo); 2,0m² a 6,0m² (ideal). Número máximo de alunos permitido pela lei brasileira em sala de aula é 35.
Referência1:BRASIL. PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 504, de 2011. Estabelece o número máximo de alunos por turma na pré-escola e no ensino fundamental. - Disponivel em http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/101713 - Acessado em 26/05/2014
Referência2:NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p.
Questão:56. Quais são os DADOS CLIMÁTICOS que podem influenciar o projeto do edifício escolar? Por exemplo: temperaturas sazonais, precipitações, neve, ângulos solares e direção do vento.
Resposta:Pesquisar e relacionar dados do clima importantes para o projeto do edifício escolar.
Questão:57. Quais são as orientações da LEI DE ZONEAMENTO?
Resposta:Relatar as orientações da lei de zoneamento e as considerações sobre a forma.
Questão:58. Quais são as características do ENTORNO imediato e os MATERIAIS LOCAIS que podem influenciar a definição do projeto do edifício?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:59. Quais são as implicações PSICOLÓGICAS da forma na TERRITORIALIDADE e MOVIMENTO das pessoas e veículos?
Resposta:A escola concebida como lugar onde a criança é estimulada a construir seu próprio conhecimento, deverá organizar seus espaços de tal forma que contribua, facilite e promova a construção do grupo de estudantes, desde a escala micro (em sala de aula) até a escola macro (a comunidade escolar). Tal concepção de escola valoriza tanto a sala de aula organizada em pequenos grupos, estimulando a troca entre os alunos e a interação social, como também espaços de socialização externos como pátios. A necessidade de espaços para diferentes atividades pedagógicas também amplia o número de salas de aula (sala para atividades múltiplas e biblioteca).
Referência1:MACADAR, R. O espaço físico do construtivismo. In: Paixão de aprender. Petrópolis: Vozes, 1992. p. 197- 206.
Questão:60. Onde localizar pontos de REFERÊNCIA e a ENTRADA no edifício escolar?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:61. Qual é a relação estabelecida entre a QUALIDADE da construção e o CUSTO por m²?
Resposta:Estabelecer uma relação entre o qualidade da construção e o custo/m².
Questão:62. Qual é o efeito da EFICIÊNCIA do LAYOUT na qualidade da edificação?
Resposta:O LAYOUT das salas de aula organizado para o trabalho em pequenos grupos tem como propósito intensificar as relações sociais entre os alunos, uma vez que, a interação social é considerada como elemento importante para a construção do conhecimento.
Referência1:LOYENS, S. M. M.; GIJBELS, D. Understanding the effects of constructivist learning environments: introducing a multi-directional approach. Instructional Science, v. 36, n. 5-6, p. 351–357, 2008. - Disponivel em http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11251-008-9059-4 - Acessado em 30/05/2013
Referência2:MACADAR, R. O espaço físico do construtivismo. In: Paixão de aprender. Petrópolis: Vozes, 1992. p. 197- 206.
Questão:63. Qual é o efeito dos EQUIPAMENTOS na QUALIDADE do espaço projetado?
Resposta:Os objetos e EQUIPAMENTOS que compõem o ambiente cognitivista devem ser escolhidos pelo seu potencial em ser manipulado de diferentes maneiras, pela sua eficiência na aplicação no aprendizado e para a sua conexão com o mundo real.
Referência1:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Questão:64. Como deve ser ADEQUAÇÃO FUNCIONAL dos ambientes de aprendizagem para que possam ser considerados como ESPAÇOS DE QUALIDADE?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:65. Qual deve ser CUSTO/M², considerando
Resposta:Estabelecer um custo/m² considerando considerando fatores ordenadores da evolução da obra, parâmetros de custo local e o nível de qualidade da construção.
Questão:66. Qual é o ORÇAMENTO MÁXIMO possível?
Resposta:Faça uma avaliação para estabelecer o ORÇAMENTO MÁXIMO possível.
Questão:67. Quais são as possíveis combinações entre os FATORES DE TEMPO e USO para as diferentes funções?.
Resposta:Analisar os FATORES DE TEMPO e USO para as diferentes funções e estabeleça combinações.
Questão:68. Como o MERCADO pode interferir no projeto?
Resposta:Avalie análises de mercado e determine quais são implicações para o projeto.
Questão:69. Quais são os custos para as diferentes alternativas de FONTES DE ENERGIA?
Resposta:Relacione as diferentes FONTES DE ENERGIA possíveis e analise os custos.
Questão:70. Quais são as implicações que os fatores climáticos e os níveis de desgastes das atividades podem trazer para os MATERIAIS DO EDIFÍCIO?
Resposta:Analisar os fatores climáticos, os níveis de desgastes das atividades e as suas implicações nos materiais dos edifícios.
Questão:71. Quais informações pode-se abstrair da relação: CUSTO INICIAL x CUSTO do CICLO DE VIDA?
Resposta:Analisar dados econômicos relacionados ao CUSTO INICIAL X CUSTO do CICLO DE VIDA.
Questão:72. É possível aplicar o SISTEMA LEED?
Resposta:Analisar a aplicação do SISTEMA LEED.
Questão:73. É possível identificar VALORES históricos, sentimentais e estéticos, bem como o SIGNIFICADO das construções existentes e da vizinhança?
Resposta:Identifique e estabeleça o SIGNIFICADO das construções existentes e da vizinhança, bem como os VALORES históricos, sentimentais e estéticos.
Questão:74. Quais são os PARÂMETROS de ESPAÇO para atividades específicas e o número de participantes?
Resposta:Cálculo para 25 alunos por ambiente de aprendizagem: 1. Sala de aula flexível para trabalho individual ou pequenos grupos: 40m² a 50m² para 25 alunos (1,5 a 2,00m² por aluno). 2. Sala de projeto - recomenda-se 162,50m² para 25 alunos (consultar Menu Conceitos da Psicologia Ambiental, submenu Densidade Humana). 3. Área externa: variado. 4. Laboratório especializado - consultar Menu Arquitetura escolar, submenu Ambientes de Aprendizagem - Laboratórios 5. Biblioteca - não encontrado valor referencial.
Referência1:NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p.
Referência2:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência3:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Questão:75. Quais são as ATIVIDADES EXISTENTES e as MUDANÇAS PROVÁVEIS?.
Resposta:As atividades pedagógicas predominantes são pesquisa, resolução de problemas, estudo do meio social e cultural, bem como jogos. Por causa das atividades vinculadas a pesquisa e resolução de problemas, a possibilidade de MUDANÇAS deve ser considerado.
Referência1:SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011
Referência2:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Referência3:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Questão:76. As PROJEÇÕES FUNCIONAIS funcionais a longo prazo indicando crescimento ou não?
Resposta:Faça projeções funcionais a longo prazo indicando crescimento ou não.
Questão:77. Qual é o CRONOGRAMA real de duração do projeto?
Resposta:Organize um cronograma real para a obra.
Questão:78. Quais são as implicações do "FATOR de EVOLUÇÃO" da obra?
Resposta:Relate as implicações dos fatores que ordenam a evolução da obra.
Questão:79. Os serviços oferecidos funcionam melhor CENTRALIZADOS ou DESCENTRALIZADOS?
Resposta:A organização dos alunos para trabalho em grupos ou individual traz a associação do espaço de sala de aula com pequenas áreas comuns. Os ambientes de aprendizagem especializados como - laboratórios, ateliês, biblioteca, auditórios e anfiteatros - também apresentam-se associados em uma zona específica. Esses conjuntos de ambientes de aprendizagem são distribuídos em uma grande área de convívio comum. Para acessar o gráfico do Agrupamento de Serviços, acesse o link abaixo.
Link:GRÁFICO DO AGRUPAMENTO DE SERVIÇOS
Referência1:ANDRADE, R.; GUERRA, M. E. Múltiplas percepções para ensino. Projeto, p. 41-43, mar. 1994.
Questão:80. Quais são os tamanhos e tipos de GRUPOS de ESTUDANTES a serem abrigados, agora e no futuro? Relate também as características físicas, sociais e emocionais das pessoas.
Resposta:De acordo com a lei, foi considerado o máximo de 35 alunos em sala de aula. A formação das classes de aula é feita de acordo com a idade. Para ver o gráfico da DISPOSIÇÃO DAS PESSOAS, acesse o link abaixo
Link:GRÁFICO DA DISPOSIÇÃO DAS PESSOAS
Referência1:PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 504, de 2011. Altera o parágrafo único do art. 25 da Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), para estabelecer o número máximo de alunos por turma na pré-escola e no ensino fundamental e - Disponivel em http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/101713 - Acessado em 20/10/2015.
Referência2:CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1999.
Questão:81. Existe a necessidade de INTEGRAÇÃO OU PRIVACIDADE (audiovisual) entre as atividades pedagógicas? Em caso de privacidade, o grau de isolamento deve ser mínimo ou máximo?.
Resposta:Na abordagem Cognitivista a predominância do ensino baseado na pesquisa e do trabalho em grupo, traz a necessidade de espaços que estimulem a INTEGRAÇÃO dos alunos. Para ver o gráfico INTEGRAÇÃO E/OU SEPARAÇÃO da atividade, acesse o link abaixo.
Link:ATIVIDADES: INTEGRAÇÃO E/OU SEPRAÇÃO.
Referência1:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Questão:82. Qual é a PRIORIDADE dos conceitos que surgiram? Quais são os mais valorizados e os que afetam o tamanho, a qualidade e as posições relativas?
Resposta:1. Hierarquia - O aluno se torna o centro do processo educativo e autor de sua própria experiência educativa. 2. Atividade - O jogo e a pesquisa científica são atividades de destaque. 3. Comportamento - O estudante deve ser um sujeito ativo, compreendendo e trabalhando os conteúdos de maneira crítica. Para ver o gráfico das PRIORIDADES, acesse o link abaixo.
Link:PRIORIDADES
Referência1:GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas. São Paulo: Editora Atica, 1993.
Referência2:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Referência3:SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011
Questão:83. Como expressar os SÍMBOLOS DE AUTORIDADE a partir da relação conceito de hierarquia e seus objetivos?
Resposta:A liberdade de pensar e questionar encoraja a visão democrática, a participação e o compartilhamento de experiências. A sala de aula é um microcosmo da democracia. Para ver o gráfico do SÍMBOLO DE AUTORIDADE, acesse o link abaixo.
Link:SÍMBOLO DE AUTORIDADE
Referência1:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Questão:84. Como os CONTROLES de SEGURANÇA são usados para proteger adequadamente e controlar o movimento das pessoas?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:85. Como pode ser avaliado o fluxo relativo ao MOVIMENTO sequencial de pessoas, veículos, serviços, produtos e informação?
Resposta:Fluxo sequencial de pessoas, acesse o link abaixo. O Fluxo de carros é externo ao prédio.
Link:FLUXO DE PESSOAS
Referência1:Xiaoquan Elementary School - Disponivel em http://www.archdaily.com/205454/xiaoquan-elementary-school-tao/ - Acessado em 01/10/ 2015.
Referência2:ANDRADE, R.; GUERRA, M. E. Múltiplas percepções para ensino. Projeto, p. 41-43, mar. 1994.
Questão:86. Quais são as faixas de TRÁFEGO que devem ser separadas totalmente para segregar diferentes tipos de pessoas, diferentes tipos de veículos e pedestres de veículos?
Resposta:Ver resposta comum a todas
Questão:87. Existe a necessidade de um espaço comum MULTIPROPÓSITO ou com TRÁFEGO MULTIDIRECIONAL com a intenção de PROMOVER ENCONTROS combinados ou eventuais?
Resposta:O desenvolvimento intelectual é influenciado pela interação social, pois facilita a comunicação de ideias, contribuindo para a construção do conhecimento. Por isso são comuns espaços MULTIPROPÓSITOS e que PROMOVAM ENCONTROS, tais como hall de entrada, pátio, bibliotecas com áreas de trabalho para grupos, espaços de vivência internos e externos, salas de aula organizada para abrigar trabalhos em grupos. Para ver o gráfico dos espaços MULTIPROPÓSITO E MULTIDIRECIONAL, acesse o link abaixo.
Link:MULTIPROPÓSITO E MULTIDIRECIONAL
Referência1:LOYENS, S. M. M.; GIJBELS, D. Understanding the effects of constructivist learning environments: introducing a multi-directional approach. Instructional Science, v. 36, n. 5-6, p. 351–357, 2008. - Disponivel em http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11251-008-9059-4 - Acessado em 30/05/2013
Questão:88. Quais são os conceitos de ORGANIZAÇÃO ESPACIAL e de RELAÇÕES FUNCIONAIS?
Resposta:A ORGANIZAÇÃO ESPACIAL dos blocos de salas de aula são concebidos para incorporarem transformações (flexíveis e/ou adaptadas). Assim, uma ou mais paredes são capazes de transformar duas salas de aula em uma ou em espaços de trabalho informal ou encontro adjacentes.
Link:ORGANIZAÇÃO ESPACIAL
Referência1:DOVEY, K.; FISHER, K. Designing for adaptation: the school as socio-spatial assemblage. The Journal of Architecture, v. 19, n. 1, p. 43–63, 2 jan. 2014. - Disponivel em http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13602365.2014.882376 - Acessado em 23/04/2015
Questão:89. Como deve ser organizado o uso de redes ou parâmetros de comunicação para promover a TROCA DE INFORMAÇÃO (fluxo de informação)?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:90. Quais são as CARACTERÍSTICAS LOCAIS locais do local que deverão ser PRESERVADAS e/ou REFORÇADAS?
Resposta:Estudar as características naturais do terreno e identificar o que se pretende manter ou reforçar.
Questão:91. O que as análises de clima indicaram e o que deve ser feito para o CONTROLE do mesmo no Interior da edificação?
Resposta:Estudar as análises de clima realizadas e determinar as implicações para a edificação no controle do clima.
Questão:92. Quais são as implicações dos códigos pesquisados para forma? Com base nessa informação, quais devem ser as precauções que se deve tomar com relação a SEGURANÇA?
Resposta:Avaliar as a forma da edificação com base nos códigos pesquisados e identificar as precauções que se deve tomar com a segurança dos usuários.
Questão:93. Com base na análise do solo realizado, é necessário fundação especial e qual seu CUSTO?
Resposta:Estude a análise de solo realizada e verifique quais são as possibilidades de fundações e quais são os CUSTOS.
Questão:94. Quais são os modelos de DENSIDADE padrões que são possíveis de se estabelecer com base nos estudos de clima, os dados demográficos, condições locais e o valor do terreno?
Resposta:Analise os dados climáticos, demográficos, as condições locais e o valor do terreno para estabelecer um número máximo e mínimo de usuário para a edificação.
Questão:95. O que diz a política da VIZINHANÇA? Com base nela, descubra o conceito de segregação ou inter-relação.
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:96. Existe a necessidade NICHOS INDIVIDUAIS ou TERRITORIALIDADE de estudantes e professores?
Resposta:A configuração de uma escola de abordagem Cognitivista não prioriza nichos individuais, pois valoriza o trabalho em grupo. No entanto, outros espaços como base de trabalho individual e locais para descanso são importantes.
Referência1:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Questão:97. Como os usuários podem ter boa orientação e a mantenham o SENSO de DIREÇÃO através da edificação?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:98. Existe a necessidade do conceito de acessibilidade para promover o SENSO de ENTRADA e CHEGADA, bem como o ACESSO DIRETO às informações de ORIENTAÇÃO ao público?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:99. Qual é o caráter geral da FORMA ARQUITETÔNICA que se pretende projetar como IMAGEM da instituição escolar?
Resposta:Para projetar uma escola cognitivista, o arquiteto deve se inspirar em espaços de trabalho, ateliês, centros comunitários, instituições democráticas, instalaçoes multiuso, parques, espaços urbanos. O arquiteto deve também ser guiado por um projeto participativo.
Referência1:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Questão:100. O que se deve considerar para providenciar o mais alto nível de qualidade após o balanço entre os fatores de CUSTO e BENEFÍCIO?.
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:101. Qual é a previsão realista de prováveis CUSTOS depois de avaliar os fatos pertinentes, considerando o controle de custos?
Resposta:Relacionar tudo o que deve ser considerado no levantamento de custos e fazer uma previsão realista.
Questão:102. Como deve ser alocado o DINHEIRO da OBRA para que seja organizada uma distribuição imparcial do espaço e dinheiro ?
Resposta:Organize o dinheiro disponível de maneira que ele seja distribuído de maneira igualitária em todas as fases do projeto e obra.
Questão:103. É possível combinar várias funções em um ESPAÇO VERSÁTIL e MULTIFUNCIONAL?
Resposta:A abordagem Cognitivista tem a necessidade de trabalhar com espaços multifuncionais e versáteis proporcionando ao aluno a autonomia do aluno para desenvolver os projetos.
Referência1:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Questão:104. Existe a necessidade do CONCEITO DE MERCHANDISING para promover atividades comerciais?
Resposta:Descobrir se há necessidade do conceito de merchandising ser utilizado para promover atividades comerciais.
Questão:105. Quais são as implicações de incorporar o conceito de CONSERVAÇÃO DE ENERGIA para o projeto e o custo?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:106. Existe a possibilidade de REDUZIR CUSTOS providenciando soluções efetivas?
Resposta:Pesquise e analise soluções projetuais que possam reduzir o custo da obra e futuras manutenções.
Questão:107. Existe maneiras de reutilizar os RECURSOS RENOVÁVEIS para atingir um ambiente sustentável?
Resposta:Verifique a possibilidade de reutilizar os recursos naturais consumidos pelos usuários do edifício. Ex.: água, lixo orgânico,etc
Questão:108. Caso seja edifício já existente (histórico), existe a possibilidade de ADAPTAR a construção as novas atividades e funções?
Resposta:Caso seja um edifício já existente, verifique a possibilidade de adaptá-lo a nova realidade da escola
Questão:109. Os espaços devem ser projetados de maneira mais específica para abrigar determinada função (ESTÁTICA) ou devem ser concebidos de forma mais ampla, flexível (DINÂMICA)?
Resposta:A pesquisa realizada sobre a abordagem cognitivista mostrou que a flexibilidade dos espaços de aprendizagem é um aspecto importante para seu processo de ensino e aprendizagem.
Questão:110. Os ambientes de aprendizagem devem acomodar MUDANÇAS FUTURAS nas atividades (CONCEITO DE CONVERTIBILIDADE)?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:111. As metas estabelecidas pela Instituição escolar inclui CRESCIMENTO futuro (CONCEITO de EXPANSÃO)?
Resposta:As expectativas de crescimento futuro deve ser descrito nas metas a serem alcançadas pela Instituição escolar e previstas no projeto do edifício escolar. Consulte as metas no Projeto Político pedagógico da Instituição escolar
Questão:112. Qual a DATA REAL de entrega do edifício, cumprindo toda a programação estabelecida?.
Resposta:Analise os tempos dos procedimentos mais eficientes e os convencionais com relação a data de entrega esperada para estabelecer uma data de entrega factível.
Questão:113. Qual é a fase mais provável de implementar restrições de CUSTO e TEMPO do projeto?
Resposta:Analise todas as fases do projeto e identifique a que é mais compatível para realizar corte no tempo de execução e nos custos.
Questão:114. Quais são os MÉTODOS de MEDIÇÃO apropriados - net, usável, rentável e área inteira?
Resposta:Pesquisar o melhor método de medição.
Questão:115. Quais são as áreas destinadas cada ATIVIDADE e como se organizam: locação, tipo de espaço e tempo?
Resposta:Organização 1. Conjunto pedagógico: sala de aula, área comum, laboratórios, ateliês, biblioteca. 2. Conjunto vivência e assistência: corredor pátio, refeitório, quadra, anfiteatro, auditório. 3. Conjunto de administração e apoio pedagógico: administração e sala dos professores. 4. Conjunto de serviços: cozinha. Atividade 1. Sala de aula: pesquisa, resolução de problema, desenvolvimento de projeto, estudos em grupo e individual. 2. Área comum: socialização, estudos em grupo ou individual. 3. Administração: atividades burocráticas. 4. Sala dos professores: aperfeiçoamento profissional e reuniões. 5. Pátio interno: socialização. 6. Pátio externo: socialização, pesquisa, estudo em grupo ou individual. 7. Biblioteca: pesquisa, leitura, estudo em grupo ou individual, socialização. 8. Ateliê: atividade prática. 9. Laboratório: atividade prática. 10. Anfiteatro/ auditório: cantar, dançar e dramatização. 11. Refeitório: alimentar-se. 12. Cozinha: preparo dos alimentos. Para ver o gráfico da LOCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, acesse o link abaixo.
Link:LOCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
Referência1:Xiaoquan Elementary School - Disponivel em http://www.archdaily.com/205454/xiaoquan-elementary-school-tao/ - Acessado em 01/10/ 2015.
Referência2:ANDRADE, R.; GUERRA, M. E. Múltiplas percepções para ensino. Projeto, p. 41-43, mar. 1994.
Questão:116. Existe a necessidade de ESTACIONAMENTO e ÁREA EXTERNA?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:117. Quais são as consequências para o CUSTO das alternativas funcionais (instalações, construção ou soluções locais)?
Resposta:Estude as alternativas funcionais e verifique o quanto cada uma delas interfere no custo da obra.
Questão:118. A obra pode provocar alguma consequência negativa para o DESENVOLVIMENTO LOCAL?
Resposta:Identifique se a obra pode ter algum custo do DESENVOLVIMENTO LOCAL.
Questão:119. Os fatores do AMBIENTE FÍSICO e PSICOLÓGICO, bem como as CONDIÇÕES LOCAIS podem influenciar a elaboração do ORÇAMENTO?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:120. Que o acordo foi feito com o cliente com relação a QUALIDADE da construção? Relate o acordo para cada atividade em relação a organização, localização, tipo de espaço e tempo.
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:121. Qual é o FATOR de EFICIÊNCIA usado para determinar a possibilidade de uso, a rentabilidade ou as necessidades de áreas brutas?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:122. Qual é o CUSTO estimado da obra?
Resposta:Analise o custo estimado, não deixando dúvidas quanto ao valor da obra.
Questão:123. Qual é o ponto de equilíbrio na relação entre as NECESSIDADES ESPACIAIS, o ORÇAMENTO e a QUALIDADE?
Resposta:Procure estabelecer um balanço entre REQUERIMENTOS de ESPAÇO, ORÇAMENTO E QUALIDADE.
Questão:124. Qual é o FLUXO de CAIXA durante o período da obra?.
Resposta:Estude e detalhe o FLUXO DE CAIXA.
Questão:125. Qual o ORÇAMENTO relacionado as instalações de energia da edificação?
Resposta:Apresente o ORÇAMENTO das instalações de energia separado.
Questão:126. Quais são os CUSTOS de operação?
Resposta:Expresse os CUSTOS da obra através de gráficos.
Questão:127. Quais são as informações relativas ao CICLO DE VIDA do edifício?
Resposta:Avalie as informações sobre o CICLO DE VIDA da edificação.
Questão:128. Qual é o nível de SUSTENTABILIDADE desejado para a edificação escolar? Use um sistema de classificação.
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:129. O "FATOR DE EVOLUÇÃO" da obra é factível?
Resposta:Avalie se o "FATOR DE EVOLUÇÃO" da obra é factível.
Questão:130. Qual é o CRONOGRAMA factível para entrega do projeto?
Resposta:Determine um cronograma factível para a entrega do projeto.
Questão:131. Qual é o CRONOGRAMA de CUSTOS da construção? Existe a alternativa para construção do edifício em uma única fase?
Resposta:Elabore um cronograma de custos da construção.
Questão:132. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO para satisfazer as NECESSIDADES pessoais e populares do cliente e usuário?
Resposta:Ao ter como objetivo que o aluno "aprenda a aprender", busca-se a liberdade de escolha em todos momentos, para que o aluno desenvolva a sua autonomia. Dessa forma, é importante que o ambiente ofereça essa possibilidade ao aluno. Para tanto, é de extrema importância que o ambiente de aprendizagem seja flexível.
Questão:133. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO para acomodar as principais ATIVIDADES pedagógicas do projeto?
Resposta:Ao ter como principais atividades a pesquisa, a resolução de problemas e a socialização, é importante que: 1. A incorporação de espaços como laboratórios, bibliotecas e anfiteatros no edifício escolar. 2. As salas de aula devem acomodar não só o trabalho individual, mas também o trabalho em grupo. 3. A presença de áreas de convivências para grandes ou pequenas comunidades é importante.
Questão:134. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO criadas pelas RELAÇÕES entre as atividades?
Resposta:As salas que compõem o conjunto pedagógico devem sempre estar conectadas a pequenas áreas de convívio (conjunto de vivência).
Questão:135. Quais são as principais influências do LOCAL na concepção da FORMA do edifício?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:136. Como o CLIMA influencia na concepção da FORMA arquitetônica do edifício escolar?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:137. Qual o nível de QUALIDADE do projeto? Quais as implicações para a FORMA do edifício escolar?.
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:138. Como o ORÇAMENTO inicial pode influenciar na construção e na geometria do edifício?
Resposta:Estabeleça quais são as limitações que o ORÇAMENTO pode trazer para a forma arquitetônica.
Questão:139. O CUSTO de operação é crítico? Quais possíveis soluções?
Resposta:Defina quais são os pontos críticos das operações de CUSTO e estabeleça um direcionamento para os pontos críticos.
Questão:140. Existem diferenças entre o ORÇAMENTO inicial e o custo do CICLO DE VIDA da edificação? É possível reconciliá-las?
Resposta:Identifique e concilie as diferenças entre o ORÇAMENTO inicial e custo do CICLO DE VIDA da edificação.
Questão:141. O ENTORNO HISTÓRICO pode exercer influência na futura edificação escolar?
Resposta:Verifique se existe a possibilidade do ENTORNO HISTÓRICO exercer influência na futura edificação escolar. Relate as possíveis influências. Editar
Questão:142. Quais as principais ATIVIDADES que, provavelmente, serão ESTÁTICAS e quais serão mais DINÂMICAS e FLEXÍVEIS?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:143. Quais são as implicações das MUDANÇAS e CRESCIMENTO sobre o desempenho da instituição escolar durante um período longo?
Resposta:Relate as consequências vinculadas a mudanças e ao crescimento sobre o desempenho da instituição escolar durante um longo período.
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