> Busca por Tema > Teoria Pedagógica




Imprimir
Questão:1. Qual é a MISSÃO da escola que será construída?
Link:MISSÃO?
Resposta:A abordagem Comportamental preocupa-se em fornecer ao aluno uma tecnologia que seja eficiente na produção de mudanças comportamentais, com a MISSÃO de desenvolver competências.
Referência1:SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011
Referência2:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Questão:3. Quais são os objetivos de manter a IDENTIDADE do aluno em ambientes com grande número de estudantes?
Link:IDENTIDADE?
Resposta:A IDENTIDADE na abordagem comportamental está vinculada a individualização do ensino que é decorrente da coerência teórico-metodológica. Esta implica em: 1. Especificação dos objetivos; 2. Envolvimento do aluno; 3. Controle de eventualidades; 4. Feedback constante, fornecendo elementos que demonstre o domínio do aluno em determinada habilidade; 5. Apresentação do material em pequenos passos; 6. Respeito ao ritmo individual do aluno.
Referência1:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Questão:4. Quais são os objetivos de preservar a PRIVACIDADE do aluno e/ou de incentivar a INTEGRAÇÃO entre os estudantes?
Link:PRIVACIDADE?
Resposta:A organização da sala de aula na abordagem comportamental é similar a tradicional, ou seja, os alunos são dispostos em filas, de maneira que permaneçam de costas um para o outro, em um arranjo sociofugal, inibindo a INTEGRAÇÃO social. A intenção promover a aprendizagem individualizada baseada na reafirmação das informações apresentadas pelo professor.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência2:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Referência3:AKINSANMI, B. The Optimal Learning Environment: Learning Theories. DESIGN SHARE. Designing for the Future of Learning, p.1–4, out. 2008. - Disponivel em http://www.designshare.com/index.php/articles/the-optimal-learning-environment-learning-theories - Acessado em 25/03/2013
Questão:5. Qual é a HIERARQUIA de valores da escola?
Link:HIERARQUIA DE VALORES?
Resposta:A HIERARQUIA de valores da abordagem Comportamental tem como elemento central a organização dos meios. Esta determina o que , quando, e como o aluno e professor devem fazer. Dessa forma, esta abordagem não se preocupa em justificar para que o aluno aprende, mas empenha-se a fornecer uma tecnologia que seja eficiente na produção de mudanças comportamentais.
Referência1:SAVIANI, D. As concepções Pedagógicas na História da Educação Brasileira. Revista Histedbr. Campinas. p. 1–38, 2005. - Disponivel em http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos_pdf/Dermeval_Saviani_artigo.pdf - Acessado em 12/05/2014
Referência2:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Referência3:SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011
Questão:6. Quais são os objetivos das ATIVIDADES PRIORITÁRIAS e o nível de qualidade delas?
Link:PRIORIDADES?
Resposta:A abordagem Comportamental tem como ATIVIDADE PRIORITÁRIA a exposição oral. Dentro desse contexto, o conteúdo a ser aprendido pelo aluno visa objetivos e habilidades que levam ao desenvolvimento de competências.
Referência1:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Questão:8. Quais são os objetivos da CIRCULAÇÃO de alunos, professores e objetos no espaço físico?
Link:CIRCULAÇÃO?
Resposta:A abordagem comportamental ordena o processo educativo dos alunos de maneira a torná-lo objetivo e operacional, dinamizando a educação. Como reflexo dessa organização, a CIRCULAÇÃO entre os espaços físicos busca a eficiência de corredores lineares resultado da organização espacial das salas de aula em alas.
Referência1:SAVIANI, D. As concepções Pedagógicas na História da Educação Brasileira. Revista Histedbr. Campinas. p. 1–38, 2005. - Disponivel em http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos_pdf/Dermeval_Saviani_artigo.pdf - Acessado em 12/05/2014
Referência2:SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011
Referência3:SANTOS, A. Teorias e Métodos Pedagógicos sob a Ótica do Pensamento Complexo. In: LIBÂNEO, J. C.; SANTOS, A. (org.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas, SP: Alínea, 2005b. p. 59–78.
Questão:10. Quais são os objetivos de promover ENCONTROS planejados ou eventuais entre alunos e estes e os professores?
Resposta:O ENCONTRO entre professor e aluno promovido em sala de aula visa apresentar informações selecionadas e organizadas em um curso, para que o estudante desenvolva competências.
Referência1:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Referência2:AKINSANMI, B. The Optimal Learning Environment: Learning Theories. DESIGN SHARE. Designing for the Future of Learning, p.1–4, out. 2008. - Disponivel em http://www.designshare.com/index.php/articles/the-optimal-learning-environment-learning-theories - Acessado em 25/03/2013
Questão:12. Quais são as implicações de um objetivo para que resulte na EFICIÊNCIA FUNCIONAL do edifício escolar?
Link:EFICIÊNCIA FUNCIONAL?
Resposta:A EFICIÊNCIA FUNCIONAL da escola comportamentalista está na sua capacidade de dar suporte ao uso da tecnologia: computadores, televisão, tutoriais, instrução programada, etc. O objetivo é tornar a escola mais racionalizada e eficaz.
Referência1:SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011
Questão:13. Quais são os objetivos relacionados às RELAÇÕES PRIORITÁRIAS (pessoas, atividades e relações)?
Resposta:RELAÇÕES PRIORITÁRIAS 1. Aluno e professor tem como objetivo transmitir o conhecimento ao aluno 2. A exposição oral e o uso de tecnologias, tais como, instrução programada, computadores, manuais, tutoriais - tem como objetivo tornar o ensino mais racionalizado, bem como conduzir o aluno ao desenvolvimento de competências.
Referência1:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Questão:22. Quais são os objetivos relacionados à promoção da INDIVIDUALIDADE do usuário no ambiente escolar?
Resposta:Na abordagem Comportamentalista prioriza-se a INDIVIDUALIDADE do aluno através da estratégia de ensino que deve ajustar-se as necessidades individuais de cada estudante, objetivando altos níveis de desempenho. O espaço de aprendizagem que abriga tal condição é semelhante ao tradicional, arranjo sociofugal.
Referência1:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Questão:24. Qual deve ser a IMAGEM da instituição escolar a ser projetada?
Resposta:A instituição escolar comportamentalista incorpora a IMAGEM de uma agência educacional, um modelo empresarial aplicado à escola.
Referência1:SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011
Questão:35. Qual a opinião do cliente quanto a ser ESTÁTICA ou DINÂMICA tal qual uma instituição social ou funcional?
Resposta:A abordagem Comportamentalista pode ser comparada a um modelo empresarial aplicado á escola. Com ênfase nos meios, tais como, recursos audiovisuais, instrução programada, tecnologias de ensino, ensino individualizado predominam atividades ESTÁTICAS em espaços fixos para atividades específicas.
Referência1:SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011
Questão:44. Quais são as características da COMUNIDADE escolar envolvida?
Resposta:A COMUNIDADE escolar comportamentalista é vista como uma agência educacional, onde é aplicado o modelo empresarial. Dentro desse contexto, o professor é considerado um planejador e analista de contingências. É considerado um aluno eficiente e produtivo aquele que lida cientificamente com os problemas da realidade. Utiliza-se a tecnologia para atingir a eficiência no ensino: computadores,teleducação, ensino a distância.
Referência1:SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011
Questão:45. Como pode ser entendida a ESTRUTURA ORGANIZACIONAL da instituição escolar?
Resposta:A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL da abordagem Comportamentalista tem como elemento principal a organização dos meios. Consequentemente, o professor e o aluno passam para posições secundárias. O aluno é passivo e espera-se que ele atinja altos níveis de desempenho. O ensino realça o saber fazer ou aquisição e manutenção de respostas. A aula tem como foco o professor, cuja principal função é aplicar um conjunto de meios que assegure a eficiência do ensino.
Link:Gráfico da Estrutura Organizacional
Referência1:SAVIANI, D. As concepções Pedagógicas na História da Educação Brasileira. Revista Histedbr. Campinas. p. 1–38, 2005. - Disponivel em http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos_pdf/Dermeval_Saviani_artigo.pdf - Acessado em 12/05/2014
Questão:49. Quais são os padrões de COMPORTAMENTO observados nos usuários?
Resposta:Em sala de aula, o professor busca, através de estímulos e respostas, ampliar a probabilidade de ocorrência de uma resposta desejada, evitando o erro. O aluno, por sua vez, tem seu COMPORTAMENTO moldado a partir da estimulação externa.
Referência1:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Questão:75. Quais são as ATIVIDADES EXISTENTES e as MUDANÇAS PROVÁVEIS?.
Resposta:A ATIVIDADE pedagógica predominante é a exposição oral, bem como ATIVIDADES associadas ao uso de tecnologia como instrução programada, a televisão, tutoriais e manuais. Como as ATIVIDADES sempre estão conectadas a estrutura de um curso, existe pouco probabilidade de MUDANÇAS.
Referência1:SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011
Questão:82. Qual é a PRIORIDADE dos conceitos que surgiram? Quais são os mais valorizados e os que afetam o tamanho, a qualidade e as posições relativas?
Resposta:1. Hierarquia - O elemento principal é a organização dos meios ( professor e aluno ocupam posições secundárias) 2. Atividade - A atividade pedagógica mais utilizada é a exposição oral. 3. Comportamento - Fornece uma tecnologia que seja eficiente na mudança de comportamento. Para ver o gráfico das PRIORIDADES, acesse o link abaixo.
Link:PRIORIDADES
Referência1:SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011
Referência2:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Questão:83. Como expressar os SÍMBOLOS DE AUTORIDADE a partir da relação conceito de hierarquia e seus objetivos?
Resposta:A ênfase na organização dos meios busca uma escola eficiente e racionalizada. Se reflete na sua organização espacial caracterizada por corredores lineares como eixo organizador das salas de aula. Dentro desta, o professor é o elemento central e os alunos são organizados em fileiras.
Referência1:SAVIANI, D. As concepções Pedagógicas na História da Educação Brasileira. Revista Histedbr. Campinas. p. 1–38, 2005. - Disponivel em http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos_pdf/Dermeval_Saviani_artigo.pdf - Acessado em 12/05/2014
Referência2:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Questão:132. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO para satisfazer as NECESSIDADES pessoais e populares do cliente e usuário?
Resposta:Ao ter como intenção principal a organização dos meios, objetiva a eficiência no processo de ensino e aprendizagem. Assim, equipar o ambiente de aprendizagem com tecnologia para subsidiar a eficiência no aprendizado é de extrema importância. A organização espacial do edifício escolar objetivando a eficiência dos processos de ensino e aprendizagem também é importante.
Imprimir