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Questão:8. Quais são os objetivos da CIRCULAÇÃO de alunos, professores e objetos no espaço físico?
Link:CIRCULAÇÃO?
Resposta:Na comunidade de aprendizagem o aprendizado e o ensino devem ser compreendidos como algo dinâmico. Por esta razão, todas as instalações escolares devem ser programadas e planejadas como uma oportunidade para estender o ensino e aprendizado para além das áreas de instrução formais, ocupando inclusive as áreas de CIRCULAÇÃO.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:21. Quais são as considerações do cliente com relação ao AMBIENTE SOCIAL/PSICOLÓGICO a ser providenciado?
Resposta:O aluno deve ter um comportamento ativo frente ao ambiente que o circunda e ser estimuado pelo mesmo. Os ambientes devem ser criados para promover diferentes caminhos para as pessoas adquirirem conhecimento e aprimorar habilidades.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:23. Quais são os objetivos da CIRCULAÇÃO de pessoas e veículos para que proporcione aos usuários boa orientação, senso de direção e fácil localização da entrada?
Resposta:Na Comunidade de Aprendizagem é comum ambientes denominados de "Corredores de Aprendizagem" (ver menu tipos de ambientes). Podem ser considerados como espaços que, além de promover a CIRCULAÇÃO de pessoas e proporcionar acesso a diferentes espaços, tem como objetivo encorajar a socialização entre a comunidade escolar e a aprendizagem informal.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:33. Quais são os objetivos de se projetar um edifício escolar SUSTENTÁVEL?
Resposta:A escola SUSTENTÁVEL é uma das chaves para projetos de alto desempenho, podendo se explorada também como uma ferramenta de ensino e para a conscientização da importância dessa prática para o planeta.
Referência1:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Questão:41. Qual é a relação entre aluno/m² ideal (PARÂMETRO DE ÁREA) para as principais atividades pedagógicas?
Resposta:1. Desenvolvimento de projetos: variedade de espaços. Atividade em grupo (ensino informal) - 3.25 m²/pessoa; Atividade individual - 1,5 a 2,00 m²/pessoa Sala de projeto - 6.50 m²/pessoa Laboratórios - variável Ateliê - variável Anfiteatro - 0,55 a 0,70 m²/assento; Auditório - 1,00 m²/pessoa; Áreas comuns - 6.81 m²/pessoa; Sala dos professores - 3,32 m²/pessoa.
Referência1:SOLER, C.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; PINA, S. A. M. G. Conforto em auditórios: uma proposta de procedimento para o projeto. In: Encontro Nacional e Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído. VIII e VI. 2005. Maceió. Anais...Maceió: Antac. 2005. - Disponivel em http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Arquitetura%20teatral/Artigos/conforto_em_auditorios_proposta_de_procedimento_para_o_projeto.pdf - Acessado em 30/09/2014
Referência2:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Referência3:NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p.
Questão:48. Quais são as pistas de tráfego necessárias para a CIRCULAÇÃO de pedestres e veículos do edifício?
Resposta:Para acomodar a CIRCULAÇÃO e a interação social em um ambiente que tem o papel de mediar o processo de aprendizagem, os espaços se abrem encorajar o aprendizado baseado na colaboração. Como resposta projetual, as salas de aula podem apresentar de três diferentes maneiras: 1. Salas de aula flexíveis têm a capacidade de se expandir unindo duas ou mais, transformando-se em um amplo espaço comum; 2. As salas de aula podem juntar-se a outras áreas comuns (street space); 3. Espaço de aprendizagem incorporam amplos planos abertos que não podem ser convertidos em salas de aula fechadas.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:A escola deve encorajar as crianças a terem uma vida saudável através da prática de diferentes atividades físicas. Para ver orientações projetuais para espaços destinados a atividade física, acesse o link abaixo.
Link:ESPAÇOS PARA PRATICAR ESPORTES
Referência1:GORMAN, N. LACKNEY, J. A.; ROLLINGS, K.; HUANG, T.T. Designer schools: the role of school space and architecture in obesity prevention. Obesity (Silver Spring, Md.), v. 15, n. 11, p. 2521–2530, nov. 2007. - Disponivel em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18070739 - Acessado em 06/06/2015
Referência2:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Referência3:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência4:O'Donnell Wicklund Pigozzi and Peterson, Architects Inc, VS Furniture, and Bruce Mau Design. The Third Teacher: 79 Ways You Can Use Design to Transform Teaching & Learning. New York: Abrams, 2010.254p.
Referência5:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência6:NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:DISPLAY SPACE Próprio para expor ideias, esse espaço é composto de móveis para expor trabalho dos alunos em desenvolvimento ou já finalizado. Pode estar localizado a entrada, nos espaços de circulação ou salas de aula. Deve dar suporte o processo de aprendizado através das atividades de aprendizagem, desenvolvimento do processo e finalização do produto.
Link:ESPAÇO PARA EXPOSIÇÃO
Referência1:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência2:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Referência3:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência4:MCGREGOR, J. Understanding and managing classroom space. Curriculum Briefing, v. 5, n. 2, p. 16–19, 2007. - Disponivel em http://www.scsk12.org/uf/TalentManagement/vlp/wp-content/uploads/2014/02/Classroom-space.pdf - Acessado em 20/10/2015
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:Espaço para REFLETIR e DESCANSAR Espaços silenciosos para acomodar pessoas sozinhas ou pequenos grupos. Devem suportar espaços silenciosos para trabalho, estudo, reflexão ou descanso. Para ver orientações de projeto para espaço para REFLETIR e DESCANSAR, acesse o link abaixo.
Link:ESPAÇO PARA REFLETIR E DESCANSAR
Referência1:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:ESPAÇOS PARA ARTE Espaços destinados a apresentações musicais, dramatizações, exposições, entre outras devem estar integrados aos demais ambientes da escola. As diferentes formas de expressão artística são parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. Para ver orientações de projeto para ESPAÇOS PARA ARTE, acesse o link abaixo.
Link:ESPAÇOS PARA ARTE
Referência1:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência2:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência3:BERGSAGEL, V. Architecture for achievement: building patterns for small school learning. Mercer Island, Wash.: Eagle Chatter Press, 2007.
Referência4:SOLER, C.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; PINA, S. A. M. G. Conforto em auditórios: uma proposta de procedimento para o projeto. In: Encontro Nacional e Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído. VIII e VI. 2005. Maceió. Anais...Maceió: Antac. 2005. - Disponivel em http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Arquitetura%20teatral/Artigos/conforto_em_auditorios_proposta_de_procedimento_para_o_projeto.pdf - Acessado em 30/09/2014
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:BIBLIOTECA A biblioteca tem um importante papel no aprendizado dos alunos, pois é um lugar onde os estudantes podem se engajar com seus próprios projetos, explorar novos temas e textos sozinhos de acordo com seu interesse e desejo. Esse espaço pode também promover encontros entre os estudantes. Para ver mais orientações de projeto para BIBLIOTECA, acesse o link abaixo
Link:BIBLIOTECA
Referência1:Whole Building Design Guide - Disponivel em https://www.wbdg.org/ - Acessado em 05/03/2014
Referência2:SOUSA, M. N. P. de O e. Padrões em projetos arquitetônicos de bibliotecas públicas. 2012. 237f. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Unicamp. Campinas. - Disponivel em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000896577 - Acessado em 12/01/2016
Referência3:KAYA, N.; BURGESS, B. Territoriality: Seat Preferences in Different Types of Classroom Arrangements. Environment and Behavior, v. 39, n. 6, p. 859–876, 10 jul. 2007. - Disponivel em http://eab.sagepub.com/content/39/6/859.abstract - Acessado em 14/08/2015
Referência4:OKAMOTO, J. Percepção Ambiental e Comportamento. São Paulo: Plêiade, 1996. 200p.
Referência5:DEAN, E.; DEMMERS, L. Universal Access in Libraries. Califórnia: Institute of Museum and Library Services, 2004. - Disponivel em http://www.compassionatelibrarian.net/uploads/1/2/8/0/12807133/universalaccesslibraries.pdf - Acessado em 13/12/2015
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:O ambiente de aprendizagem FLEXÍVEL deve proporcionar ao aprendiz a possibilidade de modificar o ambiente para demandas de trabalho em grupo e/ou individual, bem como acomodar diferentes modalidades de aprendizagem, permitindo ao usuário mudar a configuração do espaço sempre que necessário. Para ver orientações de projeto para salas FLEXÍVEIS, acesse o link abaixo.
Link:SALA DE AULA FLEXÍVEL
Referência1:MONAHAN, T. Flexible Space & Built Pedagogy: emerging IT Embodiments. Inventio, v. 4, n. 1, p. 1–19, 2002. - Disponivel em http://www.torinmonahan.com/#!papers-on-education-and-technology/cmhy - Acessado em 26/05/2014
Referência2:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência3:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Referência4:VAN DER VOORDT, T. J. M.; VAN WEGEN, H. B. R. Arquitetura sob o olhar do usuário. Tradução de Maria Beatriz de Medina. São Paulo: Oficina de Textos, 2013. 237p.
Referência5:LALOUEYAN, M.; SOBOUTI, H. Seating Arrangement Impact on the Students’Learning in Educational Spaces. International Journal of Basic Sciences & Applied Research, v. 3, p. 170–179, 2014. - Disponivel em http://isicenter.org/fulltext2/paper-28022015094826.pdf - Acessado em 24/06/2015
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:SALA DE PROJETO: Espaço que proporciona uma variedade de superfícies de trabalho, espaço para guardar material, área para guardar projetos em desenvolvimento, ferramentas e tecnologia. Esse ambiente acolhe atividades interativas que enfatizam o aprendizado através do "fazer com as mãos". Para ver orientações de projeto para SALA DE PROJETO, acesse o link abaixo.
Link:SALA DE PROJETO
Referência1:LIPPMAN, P. C. The L-Shaped Classroom: A Pattern for Promoting Learning. [s.l.] DesignShare, 2006. - Disponivel em http://www.designshare.com/index.php/articles/the-l-shaped-classroom/ - Acessado em 18/03/2014
Referência2:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Referência3:DOVEY, K.; FISHER, K. Designing for adaptation: the school as socio-spatial assemblage. The Journal of Architecture, v. 19, n. 1, p. 43–63, 2 jan. 2014. - Disponivel em http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13602365.2014.882376 - Acessado em 23/04/2015
Referência4:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:LABORATÓRIO: Destinados a abrigar atividades que requer móveis e/ou equipamentos espacializados, estes espaços devem proporcionar espaço e infraestrutura para praticar habilidades especiais. Local onde são realizadas atividades interativas, com ênfase no aprendizado pelo fazer. Para ver orientações de projeto para LABORATÓRIO, acesse o link abaixo.
Link:LABORATÓRIO
Referência1:DOVEY, K.; FISHER, K. Designing for adaptation: the school as socio-spatial assemblage. The Journal of Architecture, v. 19, n. 1, p. 43–63, 2 jan. 2014. - Disponivel em http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13602365.2014.882376 - Acessado em 23/04/2015
Referência2:THE ASSOCIATION FOR SCIENCE EDUCATION. School Science Accomodation. An overview of design for architects, designers and schools. Hertfordshire: [s.n.]2015. - Disponivel em http://www.ase.org.uk/resources/lab-design/ - Acessado em 15/04/2015
Referência3:HICKMAN, R. Art Rooms and Art Teaching. Art Education, v. 54, n. 1, p. 6–11, 1 jan. 2001. - Disponivel em http://aorakiehsas.wikispaces.com/file/view/art+rooms+and+art+teaching.pdf - Acessado em 19/10/2015
Referência4:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência5:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Referência6:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:SALA DOS PROFESSORES Espaço para trabalhar em grupo ou individual destinada a equipe de professores. Preferencialmente, deve ficar próximo a área destinada preparação do material e espaços de encontro. Para ver mais orientações de projeto para SALA DO PROFESSOR, acesse o link abaixo
Link:SALA DO PROFESSOR
Referência1:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência2:LACKNEY. Thirty Three Educational Design Principles for Schools & Community. National Cleanringhouse for Educational Facilities, 2000. - Disponivel em http://eric.ed.gov/?id=ED450544 - Acessado em 25/05/2014
Referência3:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. High School Building Design in Relation ti New and Changing Teaching Methods and Their Goals. 1970. 139p. Thesis (Master of Architecture).University of California. Berkeley.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:REFEITÓRIO Deve-se providenciar para os alunos ambientes encorajem a alimentação saudável. Para ver mais orientações de projeto para ESPAÇO PARA ALIMENTAÇÃO, acesse o link abaixo.
Link:ESPAÇO PARA ALIMENTAÇÃO
Referência1:HUANG, T. T.-K.; SORENSEN, D.; DAVIS, S.; FRERICHS, L.; BRITTIN, J.; CELENTANO, J. CALLAHANK.; TROWBRIDGE, M. J. Healthy Eating Design Guidelines for School Architecture. Preventing Chronic Disease, v. 10, p. E27, 2013. - Disponivel em http://www.cdc.gov/pcd/issues/2013/12_0084.htm - Acessado em 12/02/2015
Referência2:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência3:GORMAN, N. LACKNEY, J. A.; ROLLINGS, K.; HUANG, T.T. Designer schools: the role of school space and architecture in obesity prevention. Obesity (Silver Spring, Md.), v. 15, n. 11, p. 2521–2530, nov. 2007. - Disponivel em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18070739 - Acessado em 06/06/2015
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:ÁREA DE APRENDIZADO INFORMAL Áreas amplas destinadas não só para encontros casuais, mas também para o aprendizado informal em grupo ou individual, reflexões individuais e discussões informais. A atmosfera informal desse espaço permite ao aluno um descanso dos ambientes de ensino formal. Para ver orientações de projeto para ÁREAS DE APRENDIZADO INFORMAL, acesse o link abaixo.
Link:ÁREAS DE APRENDIZADO INFORMAL
Referência1:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:ESPAÇO PARA CRIAÇÃO Espaço para estimular a geração de ideias. Acomoda o trabalho colaborativo, espaço para exposição de projetos, o acesso a tecnologia e outras fontes. Deve encorajar o envolvimento da equipe no trabalho em que estão desenvolvendo. Para ver orientações de projeto para ESPAÇO PARA CRIAÇÃO, acesse o link abaixo.
Link:ESPAÇO PARA CRIAÇÃO
Referência1:LLOYD, P. Creative Space. EVCO SCIENTIFIC, p. 1-13, 2009. http://www.catalystranchmeetings.com/Thinking-Docs/Creative-Space-by-Peter-Lloyd.pdf - Disponivel em http://www.catalystranchmeetings.com/Thinking-Docs/Creative-Space-by-Peter-Lloyd.pdf - Acessado em 14/02/2015
Referência2:WARNER, S. A.; MYERS, K. L. The Creative Classroom: The Role of space and Place Toward Facilitating Creativity. The Technology Teacher, p. 28– 34, jan. 2010. - Disponivel em https://www.researchgate.net/publication/234560419_The_Creative_Classroom_The_Role_of_Space_and_Place_toward_Facilitating_Creativity - Acessado em 28/04/2014
Referência3:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:É importante que o aluno tenha um lugar seguro para guardar seus pertences. Para consultar orientações de projeto para ESPAÇO PARA GUARDAR PERTENCES, acesse o link abaixo.
Link:ESPAÇO PARA GUARDAR PERTENCES
Referência1:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Referência2:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:O contato com a natureza traz muitos benefícios para a criança. Para ver orientações de projeto para áreas externas, acesse o link abaixo.
Link:ÁREAS EXTERNAS
Referência1:FEDRIZZI, B. Subsídios para projetos de pátios escolares públicos em Porto Alegre. ARQTEXTO, Porto Alegre. Nº8. p. 96–101, 2006. - Disponivel em http://www.ufrgs.br/propar/publicacoes/ARQtextos/PDFs_revista_8/8_Beatriz%20Fedrizzi.pdf - Acessado em 23/02/2015
Referência2:LACKNEY. Thirty Three Educational Design Principles for Schools & Community. National Cleanringhouse for Educational Facilities, 2000. - Disponivel em http://eric.ed.gov/?id=ED450544 - Acessado em 25/05/2014
Referência3:MOZAFFAR, F.; SOMAYEH MIRMORADI, S.. Effective Use of Nature in Educational Spaces Design. Organization, Technology & Management in Construction: An International Journal, v. 4, n. 1, p. 381-392, 2012. - Disponivel em http://www.grad.hr/otmcj/clanci/vol4_is1/vol4_is1_3.html - Acessado em 21/05/2014
Referência4:RUSSELL, M. H. Conecting Children to Nature in a Montessori Primary Environment. Master of Science in Education. 2014. 64p. Thesis (Master of Science in Education - Montessori ). University of Wisconsin. Wisconsin. - Disponivel em https://minds.wisconsin.edu/handle/1793/69013 - Acessado em 13/02/2015
Referência5:SANOFF, H.; WALDEN, R. School Environments. In: The Oxford handbook of environmental and conservation psychology. New York: Oxford University Press, 2012. p. 276-294.
Referência6:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Questão:55. Quais são as RELAÇÕES DE ÁREA? Por exemplo: área de cobertura, a quantidade de pessoas por m² e outras medidas de comparação de densidade?.
Resposta:Não foi encontrada nenhuma referência para a Comunidade de Aprendizagem. Consultar a resposta comum a todas.
Questão:62. Qual é o efeito da EFICIÊNCIA do LAYOUT na qualidade da edificação?
Resposta:A variedade de ambientes que essa abordagem requer, conduz a necessidade de diferentes LAYOUTS. Estes devem ser projetados para abrigar tanto varias práticas pedagógicas como uma variedade de agrupamentos de alunos.
Referência1:CLEVELAND, B. W. Engaging spaces: Innovative learning environments, pedagogies and student engagement in the middle years of school. 2011. 275f. Thesis (Doctor of philosophy). University of Melbourne, Melbourne. - Disponivel em https://minerva-access.unimelb.edu.au/handle/11343/36515 - Acessado em 23/08/2013
Referência2:SANOFF, H. School building assessment methods. Washington: National Cleanringhouse for Educacional Facilities, 2001. - Disponivel em http://www4.ncsu.edu/unity/users/s/sanoff/www/schooldesign/cd.html - Acessado em 23/02/2010
Questão:63. Qual é o efeito dos EQUIPAMENTOS na QUALIDADE do espaço projetado?
Resposta:O ambiente da Comunidade de Aprendizagem tem a necessidade de acomodar uma variedade de experiências pedagógicas que podem envolver, impulsionar e sustentar alunos de diferentes capacidades e interesses. Isso traz a necessidade dos espaços serem EQUIPADO com tecnologia de comunicação e informação wireless bem como móveis que permita a flexibilidade dos espaços.
Referência1:CLEVELAND, B. W. Engaging spaces: Innovative learning environments, pedagogies and student engagement in the middle years of school. 2011. 275f. Thesis (Doctor of philosophy). University of Melbourne, Melbourne. - Disponivel em https://minerva-access.unimelb.edu.au/handle/11343/36515 - Acessado em 23/08/2013
Questão:74. Quais são os PARÂMETROS de ESPAÇO para atividades específicas e o número de participantes?
Resposta:Cálculo para 25 alunos por ambiente de aprendizagem: 1. Sala de aula flexível para trabalho individual ou pequenos grupos: 40m² a 50m² para 25 alunos (1,5 a 2,00m² por aluno). 2. Sala de projeto - recomenda-se 162,50m² para 25 alunos (consultar Menu Conceitos da Psicologia Ambiental, submenu Densidade Humana). 3. Área externa: variado. 4. Laboratório especializado – consultar Menu Arquitetura escolar, submenu Ambientes de Aprendizagem - Laboratórios 5. Biblioteca - não foi encontrado valor referencial. 6. Espaço para descanso - 10m² 7. Espaço para artes - não foi encontrado valor referencial 8. Espaço para exposição - 20m² 9. Anfiteatro (representar, dançar, cantar) - 0,55 a 0,7 m² por assento 10. Auditório (ouvir histórias, palestras) e/ou sala de exposição oral - recomenda-se 40 a 50m² para 25 alunos (1,5 a 2,00m² por aluno).
Referência1:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência2:NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p.
Referência3:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Questão:81. Existe a necessidade de INTEGRAÇÃO OU PRIVACIDADE (audiovisual) entre as atividades pedagógicas? Em caso de privacidade, o grau de isolamento deve ser mínimo ou máximo?.
Resposta:Na Comunidade de Aprendizagem o ensino e aprendizagem deve ser compreendido como um processo dinâmico. Por esta razão, todas as instalações da escola deve ser programada e planejada para que ensino e a aprendizagem flua por entre os ambientes de aprendizagem. Para ver o gráfico INTEGRAÇÃO E/OU SEPARAÇÃO das atividades, acesse o link abaixo.
Link:ATIVIDADES: INTEGRAÇÃO E/OU SEPRAÇÃO.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:87. Existe a necessidade de um espaço comum MULTIPROPÓSITO ou com TRÁFEGO MULTIDIRECIONAL com a intenção de PROMOVER ENCONTROS combinados ou eventuais?
Resposta:Devido a valorização que essa abordagem dá a interação social, são comuns espaços QUE PROMOVEM ENCONTROS, como corredor de aprendizagem, watering hole space, cafeteria, espaços de aprendizagem externos. Para ver o gráfico dos espaços MULTIPROPÓSITO e MULTIDIRECIONAL, acesse o link abaixo.
Link:MULTIPROPÓSITO E MULTIDIRECIONAL
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:96. Existe a necessidade NICHOS INDIVIDUAIS ou TERRITORIALIDADE de estudantes e professores?
Resposta:Uma Comunidade de Aprendizagem precisa de variedade de ambientes de aprendizagem para que os alunos possam desenvolver diversas atividades. Assim, são necessários tanto ambientes para suportar atividades em grupos como individuais. Ex.: Campfire space, base de estudo individual e espaços para descanso
Referência1:CLEVELAND, B. W. Engaging spaces: Innovative learning environments, pedagogies and student engagement in the middle years of school. 2011. 275f. Thesis (Doctor of philosophy). University of Melbourne, Melbourne. - Disponivel em https://minerva-access.unimelb.edu.au/handle/11343/36515 - Acessado em 23/08/2013
Referência2:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:103. É possível combinar várias funções em um ESPAÇO VERSÁTIL e MULTIFUNCIONAL?
Resposta:A Comunidade de Aprendizagem tem a necessidade de espaços multifuncionais e versáteis que acolham diferentes maneiras de ensinar e aprender, bem como tecnologias de ensino e aprendizagem.
Referência1:SCOTT-WEBBER, L. The story of verb: innovative design fit for education’s 21st century learning needs. International Journal of Designs for Learning, v. 4, n. 2, p. 30–40, 2013. - Disponivel em https://scholarworks.iu.edu/journals/index.php/ijdl/article/view/3964 - Acessado em 14/03/2014
Referência2:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência3:SANOFF, H.; WALDEN, R. School Environments. In: The Oxford handbook of environmental and conservation psychology. New York: Oxford University Press, 2012. p. 276-294.
Referência4:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Questão:115. Quais são as áreas destinadas cada ATIVIDADE e como se organizam: locação, tipo de espaço e tempo?
Resposta:Organização 1. Conjunto pedagógico: salas de aula,laboratórios, ateliês, biblioteca. 2. Conjunto vivência e assitência: pátio interno e externo, área comum, refeitório, anfiteatro/auditório. 3. Conjunto Administrativo e apoio pedagógico: administração e sala de professores. 4. Serviços: cozinha. Atividade 1. Sala de aula: pesquisa, resolução de problema, desenvolvimento de projeto, estudos em grupo e individual. 2. Área comum: socialização, estudos em grupo ou individual. 3. Administração: atividades burocráticas. 4. Sala dos professores: aperfeiçoamento profissional e reuniões. 5. Pátio interno: socialização. 6. Pátio externo: socialização, pesquisa, estudo em grupo ou individual. 7. Biblioteca: pesquisa, leitura, estudo em grupo ou individual, socialização. 8. Ateliê: atividade prática. 9. Laboratório: atividade prática. 10. Anfiteatro/ auditório: cantar, dançar e dramatização. 11. Refeitório: alimentar-se. 12. Cozinha: preparo dos alimentos. Para ver o gráfico da LOCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, acesse o link abaixo.
Link:LOCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
Referência1:Gjerdrum Secondary School - Disponivel em http://www.archdaily.com/37416/gjerdrum-secondary-school-kristin-jarmund-architects/ - Acessado em 20/10/2015
Referência2:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência3:St Mary of the Cross Primary School - Disponivel em http://www.archdaily.com/632550/st-mary-of-the-cross-primary-school-baldasso-cortese-architects/ - Acessado em 20/10/2015.
Questão:116. Existe a necessidade de ESTACIONAMENTO e ÁREA EXTERNA?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:133. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO para acomodar as principais ATIVIDADES pedagógicas do projeto?
Resposta:1. Ao ter como principal atividade o ensino baseado no desenvolvimento de projetos, é necessário oferecer aos usuários uma grande variedade de ambientes de aprendizagem. 2. A tecnologia dispersa no espaço de aprendizagem apoia a flexibilidade do espaço e diversidade de atividades pedagógicas. 3. O ambiente é considerado elemento ativo dentro desse contexto, estimulando o engajamento do aluno nas atividades propostas.
Questão:134. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO criadas pelas RELAÇÕES entre as atividades?
Resposta:As pequenas comunidades estão conectadas a um espaço de vivência único, onde se encontram.
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