> Busca por Tema > Outros




Imprimir
Questão:42. Qual é o NÚMERO de pessoas em cada etapa do processo de ensino e aprendizagem e o TEMPO de permanência de cada uma delas na escola?
Resposta:A legislação brasileira estabelece que o número máximo de estudantes em sala de aula do ensino fundamental deve ser 35 alunos. No que diz respeito a carga horária, as diretrizes curriculares Nacionais determina para o ensino fundamental regular uma carga horária mínima de 800 horas, distribuídas em 200 dias letivos (4 horas/dia). No entanto, é recomendada a ampliação para o ensino em tempo integral, com 7 horas diárias. Dentro do contexto das escolas Montessori, recomenda-se que o número de estudantes varie entre 25 e 35 alunos no ensino fundamental.
Referência1:SELDIN, T. A Sense of Timeless Beauty. Designing Facilities for Montessori Programs. Sarasota: The Montessori Foundation Press. 2001. 76p.
Referência2:BRASIL. PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 504, de 2011. Estabelece o número máximo de alunos por turma na pré-escola e no ensino fundamental. - Disponivel em http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/101713 - Acessado em 26/05/2014
Referência3:BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes curriculares nacionais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. - Disponivel em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192
Questão:46. Quais são as áreas cujo potencial de perda é maior para que seja determinado o grau de controles de SEGURANÇA necessários?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:51. Qual o tipo e a intensidade das RELAÇÕES FUNCIONAIS?
Resposta:Para ver as relações funcionais de uma escola Montessori, acesse o link abaixo.
Link:RELAÇÕES FUNCIONAIS MONTESSORI
Referência1:COMPASS MONTESSORI SCHOOL. - Disponivel em http://www.ewersarchitecture.com/commercial/school_1123.html - Acessado em 08/01/2015
Referência2:Escola Montessoriana Waalsdorp - Disponivel em http://www.archdaily.com.br/br/759921/escola-montessoriana-waalsdorp-de-zwarte-hond - Acessado em 02/10/2015.
Referência3:Escola Primária em Karlsruhe - Disponivel em http://www.archdaily.com.br/br/01-138519/escola-primaria-em-karlsruhe-slash-wulf-architekten - Acessado em 02/10/2015
Questão:79. Os serviços oferecidos funcionam melhor CENTRALIZADOS ou DESCENTRALIZADOS?
Resposta:As salas de aula são agrupadas (no mesmo edifício ou edifícios separados) de acordo com a etapa do processo de ensino-aprendizagem: Jardim da Infância, Ensino Fundamental, Ensino Médio. Todas dão acesso a áreas de convívio (geralmente, corredores ampliados para abrigar atividades pedagógicas - corredores de aprendizagem). Para ver o gráfico do agrupamento de serviços, acesse o link abaixo.
Link:GRÁFICO DO AGRUPAMENTO DE SERVIÇOS
Referência1:Escola Montessoriana Waalsdorp - Disponivel em http://www.archdaily.com.br/br/759921/escola-montessoriana-waalsdorp-de-zwarte-hond - Acessado em 02/10/2015.
Referência2:COMPASS MONTESSORI SCHOOL. - Disponivel em http://www.ewersarchitecture.com/commercial/school_1123.html - Acessado em 08/01/2015
Referência3:Escola Primária em Karlsruhe - Disponivel em http://www.archdaily.com.br/br/01-138519/escola-primaria-em-karlsruhe-slash-wulf-architekten - Acessado em 02/10/2015
Questão:80. Quais são os tamanhos e tipos de GRUPOS de ESTUDANTES a serem abrigados, agora e no futuro? Relate também as características físicas, sociais e emocionais das pessoas.
Resposta:Número de alunos em sala de aula varia entre 30 a 35 alunos. Estes são agrupados de acordo com a faixa etária que varia de 3 a 3 anos. Dentro da sala de aula, a formação dos grupos depende da vontade da criança que tem a liberdade de escolher se quer trabalhar em grupo ou sozinha. Para ver o gráfico da DISPOSIÇÃO DAS PESSOAS, acesse o link abaixo.
Link:GRÁFICO DA DISPOSIÇÃO DAS PESSOAS
Referência1:CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1999.
Referência2:MORAES, M. S. L. Escola Montessori: um espaço de conquistas e descobertas. 2009. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro Universitário La Salle. Canoas. - Disponivel em http://biblioteca.unilasalle.edu.br/docs_online/tcc/mestrado/educacao/2009/mslmoraes.pdf - Acessado em 01/03/2014
Questão:85. Como pode ser avaliado o fluxo relativo ao MOVIMENTO sequencial de pessoas, veículos, serviços, produtos e informação?
Resposta:Fluxo sequencial de pessoas, acesse o link abaixo. O fluxo de carros é externo ao prédio.
Link:FLUXO DE PESSOAS
Referência1:Escola Primária em Karlsruhe - Disponivel em http://www.archdaily.com.br/br/01-138519/escola-primaria-em-karlsruhe-slash-wulf-architekten - Acessado em 02/10/2015
Referência2:COMPASS MONTESSORI SCHOOL. - Disponivel em http://www.ewersarchitecture.com/commercial/school_1123.html - Acessado em 08/01/2015
Referência3:Escola Montessoriana Waalsdorp - Disponivel em http://www.archdaily.com.br/br/759921/escola-montessoriana-waalsdorp-de-zwarte-hond - Acessado em 02/10/2015.
Questão:88. Quais são os conceitos de ORGANIZAÇÃO ESPACIAL e de RELAÇÕES FUNCIONAIS?
Resposta: A ORGANIZAÇÃO ESPACIAL das salas de aula devem ser ordenadas de maneira que deem origem a "corredores de aprendizagem" do lado de dentro da edificação. A sala de aula deve também ter acesso a áreas externas. Para ver o gráfico ORGANIZAÇÃO ESPACIAL, acesse o link abaixo.
Link:ORGANIZAÇÃO ESPACIAL
Referência1:AL, S.; SARI, R. M.; KAHYA, N. C. A Different Perspective on Education: Montessori and Montessori School Architecture. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 46, p. 1866–1871, jan. 2012. - Disponivel em http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042812015224 - Acessado em 20/02/2014
Questão:90. Quais são as CARACTERÍSTICAS LOCAIS locais do local que deverão ser PRESERVADAS e/ou REFORÇADAS?
Resposta:Estudar as características naturais do terreno e identificar o que se pretende manter ou reforçar.
Questão:99. Qual é o caráter geral da FORMA ARQUITETÔNICA que se pretende projetar como IMAGEM da instituição escolar?
Resposta:Evite tudo que lembrar uma escola tradicional. A Imagem da escola Montessoriana deve remeter ao lar.
Referência1:SELDIN, T. A Sense of Timeless Beauty. Designing Facilities for Montessori Programs. Sarasota: The Montessori Foundation Press. 2001. 76p.
Questão:109. Os espaços devem ser projetados de maneira mais específica para abrigar determinada função (ESTÁTICA) ou devem ser concebidos de forma mais ampla, flexível (DINÂMICA)?
Resposta:A pesquisa realizada sobre a pedagogia Montessori mostrou que os ambientes de aprendizagem devem ser projetados de maneira mais ampla e flexível, qualidade importante do espaço físico para dar suporte a autoeducação da criança.
Imprimir