> Perguntas & Respostas




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Questão:1. Qual é a MISSÃO da escola que será construída?
Link:MISSÃO?
Resposta:A pedagogia Reggio Emília tem como MISSÃO promover a formação do indivíduo como um todo, buscando o desenvolvimento de um ser humano sensível, observador, responsável, ativo, questionador e criativo.
Referência1:BARACHO, N. V. de P. A documentação na abordagem de Reggio Emilia para a Educação Infantil e suas contribuições para as práticas pedagógicas. 2012. 236f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26032012-161504/pt-br.php - Acessado em 23/03/2014
Questão:2. Qual o NÚMERO MÁXIMO de alunos que devem ser acomodados na escola?
Resposta:Ver resposta comum para todas.
Questão:3. Quais são os objetivos de manter a IDENTIDADE do aluno em ambientes com grande número de estudantes?
Link:IDENTIDADE?
Resposta:Na proposta pedagógica Reggio Emília as crianças são consideradas como um sujeito de direito que deve ser respeitada em sua IDENTIDADE e ritmo de desenvolvimento e crescimento.
Referência1:BARACHO, N. V. de P. A documentação na abordagem de Reggio Emilia para a Educação Infantil e suas contribuições para as práticas pedagógicas. 2012. 236f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26032012-161504/pt-br.php - Acessado em 23/03/2014
Referência2:MACHADO, T. G. AMBIENTE ESCOLAR INFANTIL. 2008. 221f. Dissertação (Mestrado - área de concentração projeto espaço e cultura). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-25032010-141702/pt-br.php - Acessado em 21/05/2014
Questão:4. Quais são os objetivos de preservar a PRIVACIDADE do aluno e/ou de incentivar a INTEGRAÇÃO entre os estudantes?
Link:PRIVACIDADE?
Resposta:A INTEGRAÇÃO entre os estudantes na pedagogia Reggio Emília é de extrema importância. O motivo é que esta pedagogia considera a criança como protagonista ativa em seu aprendizado, que, por meio do diálogo e da interação com os que a rodeiam, buscam construir sua própria cultura, identidade, autonomia e competências.
Referência1:BARACHO, N. V. de P. A documentação na abordagem de Reggio Emilia para a Educação Infantil e suas contribuições para as práticas pedagógicas. 2012. 236f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26032012-161504/pt-br.php - Acessado em 23/03/2014
Referência2:MACHADO, T. G. AMBIENTE ESCOLAR INFANTIL. 2008. 221f. Dissertação (Mestrado - área de concentração projeto espaço e cultura). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-25032010-141702/pt-br.php - Acessado em 21/05/2014
Questão:5. Qual é a HIERARQUIA de valores da escola?
Link:HIERARQUIA DE VALORES?
Resposta:Como uma grande comunidade, professores, alunos, pais e administradores da escola trabalham igualmente, participando ativamente no cotidiano da escola e nas decisões importantes relacionadas ao processo pedagógico. Dentro desse contexto, a HIERARQUIA de valores da pedagogia Reggio se organiza como um sistema de relações e comunicação entre crianças, professores, pais e comunidade local.
Referência1:BARACHO, N. V. de P. A documentação na abordagem de Reggio Emilia para a Educação Infantil e suas contribuições para as práticas pedagógicas. 2012. 236f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26032012-161504/pt-br.php - Acessado em 23/03/2014
Questão:6. Quais são os objetivos das ATIVIDADES PRIORITÁRIAS e o nível de qualidade delas?
Link:PRIORIDADES?
Resposta:Na pedagogia Reggio Emília a ATIVIDADE PRIORITÁRIA é vivenciar o conhecimento através da prática. Por isso, as escolas Reggio Emília são conhecidas como "escola laboratório" ou "oficinas do saber e do conhecimento", onde as crianças são encorajadas a explorar o ambiente e expressar-se através de todas as suas linguagens e modos de expressão, verbais ou não-verbais.
Referência1:MACHADO, T. G. AMBIENTE ESCOLAR INFANTIL. 2008. 221f. Dissertação (Mestrado - área de concentração projeto espaço e cultura). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-25032010-141702/pt-br.php - Acessado em 21/05/2014
Questão:7. Quais são os objetivos de cada tipo de SEGURANÇA desejada na escola?
Resposta:Ver a resposta comum a todas.
Questão:8. Quais são os objetivos da CIRCULAÇÃO de alunos, professores e objetos no espaço físico?
Link:CIRCULAÇÃO?
Resposta:A escola Reggio Emília exige um planejamento cuidadoso relacionado aos procedimentos, motivações e interesses da comunidade escolar. A intenção é incorporar maneiras de intensificar os relacionamentos entre os três protagonistas centrais - pais, alunos e professores - garantindo atenção total aos problemas da educação, assim como estímulo à participação e as pesquisas. Dentro desse contexto, a CIRCULAÇÃO deve dar suporte à promoção da interação social na vida da comunidade escolar.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:9. Qual é a recomendação com relação a SEPARAÇÃO de indivíduos, veículos e objetos?
Resposta:SEPARAÇÃO entre indivíduos: Na Reggio Emília as crianças são organizadas da seguinte maneira - 1. De 3 meses a 3 anos, divididas em quatro grupos: lactantes, pequenos, médios e grandes. 2. De 3 anos a 6 anos, divididas em três grupos: pequenos, médios e grandes. Esse período do desenvolvimento da criança no Brasil compreende a Educação Infantil que abrange duas etapas: a creche que abrange desde os primeiros meses de vida até os três anos e onze meses e a Pré-Escola com duração de dois anos."
Referência1:SÁ, A. L. de. Um olhar sobre a abordagem educacional de Reggio Emilia. Revista Paidéia, v. 7, n. 08, 2010. - Disponivel em http://www.fumec.br/revistas/paideia/article/view/1281 - Acessado em 19/10/2015
Referência2:BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes curriculares nacionais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. - Disponivel em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192
Questão:10. Quais são os objetivos de promover ENCONTROS planejados ou eventuais entre alunos e estes e os professores?
Resposta:O ENCONTRO entre alunos e professor no ambiente de aprendizagem tem como objetivo trabalhar com a criança o maior número possível de formas de expressão: oral, simbólica, cognitiva, ética, metafísica, lógica, imaginativa, expressiva e relacional.
Referência1:BARACHO, N. V. de P. A documentação na abordagem de Reggio Emilia para a Educação Infantil e suas contribuições para as práticas pedagógicas. 2012. 236f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26032012-161504/pt-br.php - Acessado em 23/03/2014
Questão:11. Quais são as exigências relacionadas ao ESTACIONAMENTO de veículos automotivos?
Resposta:Relatar as exigências legais com relação ao projeto de estacionamento dentro ou próximo das instituições escolares.
Questão:12. Quais são as implicações de um objetivo para que resulte na EFICIÊNCIA FUNCIONAL do edifício escolar?
Link:EFICIÊNCIA FUNCIONAL?
Resposta:A EFICIÊNCIA FUNCIONAL do espaço escolar Reggio Emília está na sua capacidade de organizar e promover relacionamentos agradáveis entre pessoas de diferentes idades, ser atraente, promover mudanças, escolhas e atividades, bem como ter potencial para iniciar toda espécie de aprendizagem social, afetiva e cognitiva. Ao mesmo tempo, ele deve refletir as ideias, valores, atitudes e a cultura das pessoas que o utilizam. O objetivo é contribuir para a sensação de bem estar e segurança da criança
Referência1:EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre. Artmed, 1999. 319p.
Questão:13. Quais são os objetivos relacionados às RELAÇÕES PRIORITÁRIAS (pessoas, atividades e relações)?
Resposta:RELAÇÕES PRIORITÁRIAS: 1. Professor e aluno tem o objetivo de estimular a aprendizagem através do diálogo, desenvolvendo a habilidade da criança de extrair significados das atividades pelas quais são envolvidas. 2. Atividades como exploração, experimentação e do diálogo tem como objetivo formar o indivíduo sensível, observador, responsável, ativo, questionador e criativo.
Referência1:MACHADO, T. G. AMBIENTE ESCOLAR INFANTIL. 2008. 221f. Dissertação (Mestrado - área de concentração projeto espaço e cultura). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-25032010-141702/pt-br.php - Acessado em 21/05/2014
Referência2:BARACHO, N. V. de P. A documentação na abordagem de Reggio Emilia para a Educação Infantil e suas contribuições para as práticas pedagógicas. 2012. 236f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26032012-161504/pt-br.php - Acessado em 23/03/2014
Questão:14. Qual é a opinião do cliente com relação aos ELEMENTOS (árvores, água, espaços abertos e instalações) DO TERRENO?
Resposta:Relatar o que o cliente tem a dizer sobre elementos existem no terreno para identificar os melhores pontos de referência, sentimento de pertencimento e segurança.
Questão:15. Qual é a opinião do cliente sobre o retorno que as instalações proporcionarão ao AMBIENTE que as receber?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:16. O que determinam as políticas de uso da terra com relação a EFICIÊNCIA e ao caráter AMBIENTAL?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:17. O que determinam as políticas relacionadas ao planejamento e relações com a COMUNIDADE vizinha?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:18. O que determinam as políticas relacionadas aos INVESTIMENTOS ou MELHORIAS para a COMUNIDADE?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:19. O que se sabe sobre o CONFORTO FÍSICO do edifício escolar?
Resposta: A escola deve ser um local de integração entre interior e exterior, ou seja, as mudanças do tempo e ritmos do dia, estações do ano devem ser perceptíveis do lado de dentro da edificação escolar.
Referência1:CEPPI, G.; ZINI, M. Children, spaces, relations: metaproject for an environment for young children. Italy: Reggio Children, 1998.
Referência2:MACHADO, T. G. AMBIENTE ESCOLAR INFANTIL. 2008. 221f. Dissertação (Mestrado - área de concentração projeto espaço e cultura). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-25032010-141702/pt-br.php - Acessado em 21/05/2014
Questão:20. Quais são as considerações relativas a SEGURANÇA física (preservação da vida) do indivíduo que devem ser observadas no edifício escolar?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:21. Quais são as considerações do cliente com relação ao AMBIENTE SOCIAL/PSICOLÓGICO a ser providenciado?
Resposta:A escola Reggio Emília deve ser pensada como um organismo vivo, um lugar onde as crianças possam explorá-lo das mais variadas maneiras. O AMBIENTE físico escolar deve integrar o programa educacional através da organização do trabalho no ambiente, proporcionando a liberdade de movimento, independência e interação máxima entre os usuários. Ao mesmo tempo, o ambiente físico deve ser aconchegante e suficiente para que as crianças, as famílias e os professores sintam-se confortáveis.
Referência1:EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre. Artmed, 1999. 319p.
Questão:22. Quais são os objetivos relacionados à promoção da INDIVIDUALIDADE do usuário no ambiente escolar?
Resposta:A Pedagogia Reggio Emilia promove a INDIVIDUALIDADE do aluno através do ambiente de aprendizagem que deve apresentar a propriedade de permitir a constante modelagem e redesenho do mesmo. O objetivo é permitir que o estudante aprenda e se desenvolva por meio da experimentação e interação com o ambiente que o circunda.
Referência1:BARACHO, N. V. de P. A documentação na abordagem de Reggio Emilia para a Educação Infantil e suas contribuições para as práticas pedagógicas. 2012. 236f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26032012-161504/pt-br.php - Acessado em 23/03/2014
Referência2:EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre. Artmed, 1999. 319p.
Questão:23. Quais são os objetivos da CIRCULAÇÃO de pessoas e veículos para que proporcione aos usuários boa orientação, senso de direção e fácil localização da entrada?
Resposta:Na organização espacial da escola Reggio Emília, evita-se o corredor, bem como espaços dedicados para a distribuição e conexão. A intenção é eliminar espaços que, tradicionalmente, são utilizados para impor regras e disciplina.
Referência1:CEPPI, G.; ZINI, M. Children, spaces, relations: metaproject for an environment for young children. Italy: Reggio Children, 1998.
Questão:24. Qual deve ser a IMAGEM da instituição escolar a ser projetada?
Resposta:O edifício escolar deve ter uma linguagem arquitetônica e uma atmosfera com identidade precisa e própria. Isso não significa simular uma casa ou uma escola tradicional, mas proporcionar a instituição escolar Reggio Emília uma IMAGEM que permita o seu rápido reconhecimento.
Referência1:MACHADO, T. G. AMBIENTE ESCOLAR INFANTIL. 2008. 221f. Dissertação (Mestrado - área de concentração projeto espaço e cultura). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-25032010-141702/pt-br.php - Acessado em 21/05/2014
Referência2:CEPPI, G.; ZINI, M. Children, spaces, relations: metaproject for an environment for young children. Italy: Reggio Children, 1998.
Questão:25. Quais são as considerações do cliente com relação à QUALIDADE do ambiente físico, bem como o balanço do ambiente físico e qualidade?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:26. Qual o valor do RECURSO FINANCEIRO disponível para investir na construção da escola?
Resposta:Relatar o valor em reais do recurso financeiro a ser investido na obra.
Questão:27. Qual é o objetivo do CUSTO FINAL da escola a ser construída?
Resposta:Relatar a escola que se espera construir com o total do recurso disponível.
Questão:28. Quais são os objetivos do retorno máximo do INVESTIMENTO?
Resposta:Relatar os objetivos de se atingir o retorno máximo do investimento.
Questão:29. Quais são os objetivos do retorno do INVESTIMENTO para que gere renda?
Resposta:Relatar os objetivos do retorno financeiro para que gere lucro.
Questão:30. Quais são os objetivos de se minimizar os CUSTOS operacionais da instalação física?
Resposta:Relatar os objetivos de se reduzir os custos operacionais da instalação da escola.
Questão:31. Quais são os objetivos de se minimizar os CUSTOS DE MANUTENÇÃO do edifício escolar.
Resposta:Relatar os objetivos de se minimizar a manutenção e custos do edifício escolar.
Questão:32. Qual é o objetivo de se estabelecer prioridade nos custos do CICLO DE VIDA ou custos iniciais?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:33. Quais são os objetivos de se projetar um edifício escolar SUSTENTÁVEL?
Resposta:É importante que o ambiente de aprendizagem ofereça a criança estimulação das variações sensoriais presentes na natureza. Uma escola SUSTENTÁVEL pode oferecer tal condição para o aprendizado da criança.
Referência1:BARACHO, N. V. de P. A documentação na abordagem de Reggio Emilia para a Educação Infantil e suas contribuições para as práticas pedagógicas. 2012. 236f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26032012-161504/pt-br.php - Acessado em 23/03/2014
Questão:34. Qual é opinião do cliente no que diz respeito a PRESERVAÇÃO HISTÓRICA do edifício escolar ou da vizinhança?
Resposta:Relatar as considerações do cliente com relação ao espírito e expressão de um tempo.
Questão:35. Qual a opinião do cliente quanto a ser ESTÁTICA ou DINÂMICA tal qual uma instituição social ou funcional?
Resposta:Com o propósito de formar indivíduos como um todo, sensível, atento, observador, responsável, ativo, questionador e criativo, a pedagogia Reggio Emília desenvolve com seus alunos o ensino baseado em projeto. Para abrigar tal atividade DINÂMICA seus espaços são flexíveis para proporcionar mudança de função.
Referência1:MACHADO, T. G. AMBIENTE ESCOLAR INFANTIL. 2008. 221f. Dissertação (Mestrado - área de concentração projeto espaço e cultura). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-25032010-141702/pt-br.php - Acessado em 21/05/2014
Questão:36. Quais são os planos do cliente com relação a MUDANÇAS previstas?
Resposta:Relatar os planos do cliente com relação às mudanças futuras.
Questão:37. Quais são as expectativas do cliente com relação ao CRESCIMENTO da escola?
Resposta:Relatar quais são as expectativas do cliente com relação ao crescimento da escola.
Questão:38. Qual é a DATA DE OCUPAÇÃO desejada pelos futuros usuários?
Resposta:Perguntar qual é a data de ocupação desejada pelo cliente.
Questão:39. Quais são os objetivos do cliente com relação aos RECURSOS FINANCEIROS disponíveis ao longo do tempo?
Resposta:Questionar o cliente quanto a disponibilidade dos recursos financeiros e os objetivos a serem atingidos com o mesmo.
Questão:40. Existem DADOS ESTATÍSTICOS brutos que podem ser transformados em informações úteis para o projeto?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:41. Qual é a relação entre aluno/m² ideal (PARÂMETRO DE ÁREA) para as principais atividades pedagógicas?
Resposta:1. Desenvolvimento de projeto: variedade de espaços Atividade em grupo (ensino informal) - 3.25 m²/pessoa; Atividade individual - 1,5 a 2,00 m²/ pessoa; Sala de projeto - 6.50 m²/pessoa; Laboratórios - variável; Ateliê - variável; Workshop - variável; Anfiteatro - 0,55 a 0,70 m²/assento; Auditório - 1.00 m²/pessoa; Áreas comuns - 7,43 m²/pessoa; Sala dos professores - 3,32 m²/pessoa.
Referência1:SOLER, C.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; PINA, S. A. M. G. Conforto em auditórios: uma proposta de procedimento para o projeto. In: Encontro Nacional e Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído. VIII e VI. 2005. Maceió. Anais...Maceió: Antac. 2005. - Disponivel em http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Arquitetura%20teatral/Artigos/conforto_em_auditorios_proposta_de_procedimento_para_o_projeto.pdf - Acessado em 30/09/2014
Referência2:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Referência3:NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p.
Questão:42. Qual é o NÚMERO de pessoas em cada etapa do processo de ensino e aprendizagem e o TEMPO de permanência de cada uma delas na escola?
Resposta:A legislação brasileira estabelece que o número máximo de estudantes em sala de aula do ensino fundamental deve ser 35 alunos. No que diz respeito a carga horária, as diretrizes curriculares Nacionais determina para o ensino fundamental regular uma carga horária mínima de 800 horas, distribuídas em 200 dias letivos (4 horas/dia). No entanto, é recomendada a ampliação para o ensino em tempo integral, com 7 horas diárias. Dentro do contexto da Pedagogia Reggio Emília, recomenda-se: 1. Entre 3 meses e 3 anos - 70 crianças e 1 adulto para 7 crianças. 2. Entre 3 e 6 meses - 70 crianças e 1 adulto para 13 crianças.
Referência1:SÁ, A. L. de. Um olhar sobre a abordagem educacional de Reggio Emilia. Revista Paidéia, v. 7, n. 08, 2010. - Disponivel em http://www.fumec.br/revistas/paideia/article/view/1281 - Acessado em 19/10/2015
Questão:43. Quais são as CARACTERÍSTICAS físicas, sociais e emocionais e intelectuais dos estudantes a serem atendidos?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:44. Quais são as características da COMUNIDADE escolar envolvida?
Resposta:A participação COMUNITÁRIA é uma das características marcantes dessa pedagogia, tendo importância central na escola. Existe um forte laço entre escola, pais e COMUNIDADE local. Ao incentivar essa integração, forma-se uma rede de comunicação e colaboração recíproca que abrange todos os envolvidos na educação - criança, pais, professor e COMUNIDADE - promovendo o sentimento de apropriação de todos os envolvidos.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:45. Como pode ser entendida a ESTRUTURA ORGANIZACIONAL da instituição escolar?
Resposta:A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL da pedagogia Reggio Emília tem três protagonistas centrais, as crianças, os professores e os pais. Consideradas como foco no processo de ensino e aprendizagem, as crianças são vistas como produtoras de conhecimento e protagonistas ativas em seu processo de construção do conhecimento. Dentro da sala de aula, o professor tem o papel de estimular a aprendizagem através do diálogo. Inserido em um processo de formação constante, os professores também são considerados aprendizes. Os pais participam no cotidiano da escola.
Link:Gráfico da Estrutura Organizacional
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:46. Quais são as áreas cujo potencial de perda é maior para que seja determinado o grau de controles de SEGURANÇA necessários?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:47. Qual o TEMPO DE DESLOCAMENTO de alunos e materiais dentro do edifício escolar?
Resposta:Faça uma estimativa do tempo de deslocamento do aluno entre os ambientes escolares.
Questão:48. Quais são as pistas de tráfego necessárias para a CIRCULAÇÃO de pedestres e veículos do edifício?
Resposta:Para integrar os diferentes ambientes e permitir a CIRCULAÇÃO de pessoas, os edifícios escolares Reggio Emila dão preferencia a espaços centrais de uso comum (praças centrais), evitando corredores e/ou espaços dedicados a distribuição.
Referência1:CEPPI, G.; ZINI, M. Children, spaces, relations: metaproject for an environment for young children. Italy: Reggio Children, 1998.
Questão:49. Quais são os padrões de COMPORTAMENTO observados nos usuários?
Resposta:Na pedagogia Reggio Emília o aluno deve ter um COMPORTAMENTO ativo em seu processo de aprendizagem. Dentro desse contexto, o professor deve facilitar o aprendizado da criança de acordo com os interesses dela. O processo de ensino e aprendizagem deve envolver provocações, debates, conflitos. Nessa pedagogia o conflito é valorizado como uma forma de atingir um alto nível de compreensão.
Referência1:HEWETT, V. M. Examining the Reggio Emilia Approach to Early Childhood Education. Early Childhood Education Journal, v. 29, n. 2, p. 95–100, 1 dez. 2001. - Disponivel em http://link.springer.com/article/10.1023/A:1012520828095 - Acessado em 20/09/2015
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:A escola deve encorajar as crianças a terem uma vida saudável através da prática de diferentes atividades físicas. Para ver orientações projetuais para espaços destinados a atividade física, acesse o link abaixo.
Link:ESPAÇOS PARA PRATICAR ESPORTES
Referência1:GORMAN, N. LACKNEY, J. A.; ROLLINGS, K.; HUANG, T.T. Designer schools: the role of school space and architecture in obesity prevention. Obesity (Silver Spring, Md.), v. 15, n. 11, p. 2521–2530, nov. 2007. - Disponivel em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18070739 - Acessado em 06/06/2015
Referência2:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Referência3:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência4:O'Donnell Wicklund Pigozzi and Peterson, Architects Inc, VS Furniture, and Bruce Mau Design. The Third Teacher: 79 Ways You Can Use Design to Transform Teaching & Learning. New York: Abrams, 2010.254p.
Referência5:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência6:NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:DISPLAY SPACE Próprio para expor ideias, esse espaço é composto de móveis para expor trabalho dos alunos em desenvolvimento ou já finalizado. Pode estar localizado a entrada, nos espaços de circulação ou salas de aula. Deve dar suporte o processo de aprendizado através das atividades de aprendizagem, desenvolvimento do processo e finalização do produto.
Link:ESPAÇO PARA EXPOSIÇÃO
Referência1:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência2:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência3:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Referência4:MCGREGOR, J. Understanding and managing classroom space. Curriculum Briefing, v. 5, n. 2, p. 16–19, 2007. - Disponivel em http://www.scsk12.org/uf/TalentManagement/vlp/wp-content/uploads/2014/02/Classroom-space.pdf - Acessado em 20/10/2015
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:BIBLIOTECA A biblioteca tem um importante papel no aprendizado dos alunos, pois é um lugar onde os estudantes podem se engajar com seus próprios projetos, explorar novos temas e textos sozinhos de acordo com seu interesse e desejo. Esse espaço pode também promover encontros entre os estudantes.
Link:BIBLIOTECA
Referência1:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência2:Whole Building Design Guide - Disponivel em https://www.wbdg.org/ - Acessado em 05/03/2014
Referência3:SOUSA, M. N. P. de O e. Padrões em projetos arquitetônicos de bibliotecas públicas. 2012. 237f. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Unicamp. Campinas. - Disponivel em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000896577 - Acessado em 12/01/2016
Referência4:KAYA, N.; BURGESS, B. Territoriality: Seat Preferences in Different Types of Classroom Arrangements. Environment and Behavior, v. 39, n. 6, p. 859–876, 10 jul. 2007. - Disponivel em http://eab.sagepub.com/content/39/6/859.abstract - Acessado em 14/08/2015
Referência5:OKAMOTO, J. Percepção Ambiental e Comportamento. São Paulo: Plêiade, 1996. 200p.
Referência6:DEAN, E.; DEMMERS, L. Universal Access in Libraries. Califórnia: Institute of Museum and Library Services, 2004. - Disponivel em http://www.compassionatelibrarian.net/uploads/1/2/8/0/12807133/universalaccesslibraries.pdf - Acessado em 13/12/2015
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:Espaço para REFLETIR e DESCANSAR Espaços silenciosos para acomodar pessoas sozinhas ou pequenos grupos. Devem suportar espaços silenciosos para trabalho, estudo, reflexão ou descanso.
Link:ESPAÇO PARA REFLETIR E DESCANSAR
Referência1:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:ESPAÇO PARA ARTE Espaços destinados a apresentações musicais, dramatizações, exposições, entre outras devem estar integrados aos demais ambientes da escola. As diferentes formas de expressão artística são parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. Para ver orientações de projeto para ESPAÇO PARA ARTE, acesse o link abaixo.
Link:ESPAÇOS PARA ARTE
Referência1:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência2:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência3:BERGSAGEL, V. Architecture for achievement: building patterns for small school learning. Mercer Island, Wash.: Eagle Chatter Press, 2007.
Referência4:SOLER, C.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; PINA, S. A. M. G. Conforto em auditórios: uma proposta de procedimento para o projeto. In: Encontro Nacional e Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído. VIII e VI. 2005. Maceió. Anais...Maceió: Antac. 2005. - Disponivel em http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Arquitetura%20teatral/Artigos/conforto_em_auditorios_proposta_de_procedimento_para_o_projeto.pdf - Acessado em 30/09/2014
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:SALA DE PROJETO: Espaço que proporciona uma variedade de superfícies de trabalho, espaço para guardar material, área para guardar projetos em desenvolvimento, ferramentas e tecnologia. Esse ambiente acolhe atividades interativas que enfatizam o aprendizado através do "fazer com as mãos". Para ver orientações de projeto para SALA DE PROJETO, acesse o link abaixo.
Link:SALA DE PROJETO
Referência1:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência2:DOVEY, K.; FISHER, K. Designing for adaptation: the school as socio-spatial assemblage. The Journal of Architecture, v. 19, n. 1, p. 43–63, 2 jan. 2014. - Disponivel em http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13602365.2014.882376 - Acessado em 23/04/2015
Referência3:LIPPMAN, P. C. The L-Shaped Classroom: A Pattern for Promoting Learning. [s.l.] DesignShare, 2006. - Disponivel em http://www.designshare.com/index.php/articles/the-l-shaped-classroom/ - Acessado em 18/03/2014
Referência4:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:LABORATÓRIO: Destinados a abrigar atividades que requer móveis e/ou equipamentos espacializados, estes espaços devem proporcionar espaço e infraestrutura para praticar habilidades especiais. Local onde são realizadas atividades interativas, com ênfase no aprendizado pelo fazer. Para ver orientações de projeto para LABORATÓRIO, acesse o link abaixo.
Link:LABORATÓRIO
Referência1:HICKMAN, R. Art Rooms and Art Teaching. Art Education, v. 54, n. 1, p. 6–11, 1 jan. 2001. - Disponivel em http://aorakiehsas.wikispaces.com/file/view/art+rooms+and+art+teaching.pdf - Acessado em 19/10/2015
Referência2:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência3:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Referência4:THE ASSOCIATION FOR SCIENCE EDUCATION. School Science Accomodation. An overview of design for architects, designers and schools. Hertfordshire: [s.n.]2015. - Disponivel em http://www.ase.org.uk/resources/lab-design/ - Acessado em 15/04/2015
Referência5:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência6:DOVEY, K.; FISHER, K. Designing for adaptation: the school as socio-spatial assemblage. The Journal of Architecture, v. 19, n. 1, p. 43–63, 2 jan. 2014. - Disponivel em http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13602365.2014.882376 - Acessado em 23/04/2015
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:O ambiente de aprendizagem FLEXÍVEL deve proporcionar ao aprendiz a possibilidade de modificar o ambiente para demandas de trabalho em grupo e/ou individual, bem como acomodar diferentes modalidades de aprendizagem, permitindo ao usuário mudar a configuração do espaço sempre que necessário. Para ver orientações de projeto para salas de aula FLEXÍVEL, acesse o link abaixo.
Link:SALA DE AULA FLEXÍVEL
Referência1:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência2:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Referência3:MONAHAN, T. Flexible Space & Built Pedagogy: emerging IT Embodiments. Inventio, v. 4, n. 1, p. 1–19, 2002. - Disponivel em http://www.torinmonahan.com/#!papers-on-education-and-technology/cmhy - Acessado em 26/05/2014
Referência4:LALOUEYAN, M.; SOBOUTI, H. Seating Arrangement Impact on the Students’Learning in Educational Spaces. International Journal of Basic Sciences & Applied Research, v. 3, p. 170–179, 2014. - Disponivel em http://isicenter.org/fulltext2/paper-28022015094826.pdf - Acessado em 24/06/2015
Referência5:VAN DER VOORDT, T. J. M.; VAN WEGEN, H. B. R. Arquitetura sob o olhar do usuário. Tradução de Maria Beatriz de Medina. São Paulo: Oficina de Textos, 2013. 237p.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:REFEITÓRIO Deve-se providenciar para os alunos ambientes encorajem a alimentação saudável. Para ver mais orientações de projeto para ESPAÇO PARA ALIMENTAÇÃO, acesse o link abaixo
Link:ESPAÇO PARA ALIMENTAÇÃO
Referência1:HUANG, T. T.-K.; SORENSEN, D.; DAVIS, S.; FRERICHS, L.; BRITTIN, J.; CELENTANO, J. CALLAHANK.; TROWBRIDGE, M. J. Healthy Eating Design Guidelines for School Architecture. Preventing Chronic Disease, v. 10, p. E27, 2013. - Disponivel em http://www.cdc.gov/pcd/issues/2013/12_0084.htm - Acessado em 12/02/2015
Referência2:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência3:GORMAN, N. LACKNEY, J. A.; ROLLINGS, K.; HUANG, T.T. Designer schools: the role of school space and architecture in obesity prevention. Obesity (Silver Spring, Md.), v. 15, n. 11, p. 2521–2530, nov. 2007. - Disponivel em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18070739 - Acessado em 06/06/2015
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:SALA DOS PROFESSORES Espaço para trabalhar em grupo ou individual destinada a equipe de professores. Preferencialmente, deve ficar próximo a área destinada preparação do material e espaços de encontro. Para ver mais orientações de projeto para SALA DO PROFESSOR, acesse o link abaixo.
Link:SALA DO PROFESSOR
Referência1:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência2:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. High School Building Design in Relation ti New and Changing Teaching Methods and Their Goals. 1970. 139p. Thesis (Master of Architecture).University of California. Berkeley.
Referência3:LACKNEY. Thirty Three Educational Design Principles for Schools & Community. National Cleanringhouse for Educational Facilities, 2000. - Disponivel em http://eric.ed.gov/?id=ED450544 - Acessado em 25/05/2014
Referência4:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:ÁREA DE APRENDIZADO INFORMAL Áreas amplas destinadas não só para encontros casuais, mas também para o aprendizado informal em grupo ou individual, reflexões individuais e discussões informais. A atmosfera informal desse espaço permite ao aluno um descanso dos ambientes de ensino formal. Para ver orientações de projeto para ÁREAS DE APRENDIZADO INFORMAL, acesse o link abaixo
Link:ÁREAS DE APRENDIZADO INFORMAL
Referência1:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:É importante que o aluno tenha um lugar seguro para guardar seus pertences. Para consultar orientações de projeto para ESPAÇO PARA GUARDAR PERTENCES, acesse o link abaixo
Link:ESPAÇO PARA GUARDAR PERTENCES
Referência1:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Referência2:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:O contato com a natureza traz muitos benefícios para a criança. Para ver orientações de projeto para áreas externas, acesse o link abaixo.
Link:ÁREAS EXTERNAS
Referência1:FEDRIZZI, B. Subsídios para projetos de pátios escolares públicos em Porto Alegre. ARQTEXTO, Porto Alegre. Nº8. p. 96–101, 2006. - Disponivel em http://www.ufrgs.br/propar/publicacoes/ARQtextos/PDFs_revista_8/8_Beatriz%20Fedrizzi.pdf - Acessado em 23/02/2015
Referência2:LACKNEY. Thirty Three Educational Design Principles for Schools & Community. National Cleanringhouse for Educational Facilities, 2000. - Disponivel em http://eric.ed.gov/?id=ED450544 - Acessado em 25/05/2014
Referência3:MOZAFFAR, F.; SOMAYEH MIRMORADI, S.. Effective Use of Nature in Educational Spaces Design. Organization, Technology & Management in Construction: An International Journal, v. 4, n. 1, p. 381-392, 2012. - Disponivel em http://www.grad.hr/otmcj/clanci/vol4_is1/vol4_is1_3.html - Acessado em 21/05/2014
Referência4:RUSSELL, M. H. Conecting Children to Nature in a Montessori Primary Environment. Master of Science in Education. 2014. 64p. Thesis (Master of Science in Education - Montessori ). University of Wisconsin. Wisconsin. - Disponivel em https://minds.wisconsin.edu/handle/1793/69013 - Acessado em 13/02/2015
Referência5:SANOFF, H.; WALDEN, R. School Environments. In: The Oxford handbook of environmental and conservation psychology. New York: Oxford University Press, 2012. p. 276-294.
Referência6:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Questão:51. Qual o tipo e a intensidade das RELAÇÕES FUNCIONAIS?
Resposta:para ver as relações funcionais de uma escola Reggio Emília, acesse o link abaixo.
Link:RELAÇÕES FUNCIONAIS REGGIO EMÍLIA
Referência1:Nursery School in Berriozar - Disponivel em http://www.archdaily.com/321819/nursery-school-in-berriozar-javier-larraz-inigo-beguiristain-inaki-bergera/ - Acessado em 02/10/2015
Referência2:El Guadual Children Center - Disponivel em http://www.archdaily.com/534059/centro-de-desarrollo-infantil-el-guadual-daniel-joseph-feldman-mowerman-ivan-dario-quinones-sanchez/ - Acessado em 02/10/2015
Referência3:Tellus Nursery School - Disponivel em http://www.archdaily.com/98163/tellus-nursery-school-tham-videgard-arkitekter/ - Acessado em 02/10/2015
Questão:52. Quais são os grupos de pessoas com DEFICIÊNCIA e os obstáculos do espaço físico a serem vencidos?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:53. Quais são as condições do TERRENO existente?
Resposta:Observar as condições do terreno, relatando pontos favoráveis para vistas externas, a construção, acessos e egressos, tamanho do terreno, capacidade, bem como áreas propícias a acidentes naturais.
Questão:54. Após avaliar os resultados dos testes de solo, quais são suas implicações para os CUSTOS e para o PROJETO?
Resposta:Analisar os testes de solo e relatar suas consequências para os custos e para o projeto.
Questão:55. Quais são as RELAÇÕES DE ÁREA? Por exemplo: área de cobertura, a quantidade de pessoas por m² e outras medidas de comparação de densidade?.
Resposta:Superfície de aula: 1,5m² por estudante (mínimo); 2,0m² a 6,0m² (ideal). Número de alunos recomendado na escola é 70 alunos. Para os primeiros anos (3 meses a 3 anos) devem ser divididos em 4 grupos (18 alunos em cada grupo). Para os anos seguintes (3 a 6 anos) deve-se dividir em 3 grupos (24 alunos em cada grupo).
Referência1:NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p.
Referência2:SÁ, A. L. de. Um olhar sobre a abordagem educacional de Reggio Emilia. Revista Paidéia, v. 7, n. 08, 2010. - Disponivel em http://www.fumec.br/revistas/paideia/article/view/1281 - Acessado em 19/10/2015
Questão:56. Quais são os DADOS CLIMÁTICOS que podem influenciar o projeto do edifício escolar? Por exemplo: temperaturas sazonais, precipitações, neve, ângulos solares e direção do vento.
Resposta:Pesquisar e relacionar dados do clima importantes para o projeto do edifício escolar.
Questão:57. Quais são as orientações da LEI DE ZONEAMENTO?
Resposta:Relatar as orientações da lei de zoneamento e as considerações sobre a forma.
Questão:58. Quais são as características do ENTORNO imediato e os MATERIAIS LOCAIS que podem influenciar a definição do projeto do edifício?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:59. Quais são as implicações PSICOLÓGICAS da forma na TERRITORIALIDADE e MOVIMENTO das pessoas e veículos?
Resposta:O espaço físico deve estimular o engajamento do aluno nas atividades pedagógicas propostas. Para tanto, o projeto do edifício escolar deve propor uma variedade de espaços físicos atraentes, que estimule os sentidos da criança proporcionando a oportunidade de um engajamento divertido na realização das atividades pedagógicas. A arquitetura deve realçar os conceitos que serão aprendidos nas disciplinas, tornando-se um currículo invisível.
Referência1:CEPPI, G.; ZINI, M. Children, spaces, relations: metaproject for an environment for young children. Italy: Reggio Children, 1998.
Referência2:MACHADO, T. G. AMBIENTE ESCOLAR INFANTIL. 2008. 221f. Dissertação (Mestrado - área de concentração projeto espaço e cultura). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-25032010-141702/pt-br.php - Acessado em 21/05/2014
Questão:60. Onde localizar pontos de REFERÊNCIA e a ENTRADA no edifício escolar?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:61. Qual é a relação estabelecida entre a QUALIDADE da construção e o CUSTO por m²?
Resposta:Estabelecer uma relação entre o qualidade da construção e o custo/m².
Questão:62. Qual é o efeito da EFICIÊNCIA do LAYOUT na qualidade da edificação?
Resposta:O LAYOUT do ambiente escolar deve possibilitar a fácil manipulação e transformação pelos adultos e crianças, bem como proporcionar diferentes usos. O espaço escolar deve ter a propriedade de possibilitar a constante modelagem e redesenho do mesmo, resultado da experimentação das crianças e professores. Em outras palavras, o ambiente deve ser projetado para estimular a interação social, provocar a discussão e compartilhar sentimentos e experiências.
Referência1:CEPPI, G.; ZINI, M. Children, spaces, relations: metaproject for an environment for young children. Italy: Reggio Children, 1998.
Referência2:MACHADO, T. G. AMBIENTE ESCOLAR INFANTIL. 2008. 221f. Dissertação (Mestrado - área de concentração projeto espaço e cultura). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-25032010-141702/pt-br.php - Acessado em 21/05/2014
Referência3:FIRLIK, R. Promoting development through constructing appropriate environments: Preschools in Reggio Emilia, Italy. Day Care and Early Education, v. 22, n. 1, p. 12–20, 1 set. 1994. - Disponivel em http://link.springer.com/article/10.1007%2FBF02361422 - Acessado em 22/04/2014
Questão:63. Qual é o efeito dos EQUIPAMENTOS na QUALIDADE do espaço projetado?
Resposta:O ambiente de aprendizagem é um espaço de experimentação e como tal deve abrigar instrumentos e materiais alternativos a partir de temas definidos pelo professor. Assim, cada sala deve apresentar materiais, EQUIPAMENTOS e brinquedos próprios que variam em função da idade e dos interesses das crianças e dos professores.
Referência1:CEPPI, G.; ZINI, M. Children, spaces, relations: metaproject for an environment for young children. Italy: Reggio Children, 1998.
Questão:64. Como deve ser ADEQUAÇÃO FUNCIONAL dos ambientes de aprendizagem para que possam ser considerados como ESPAÇOS DE QUALIDADE?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:65. Qual deve ser CUSTO/M², considerando
Resposta:Estabelecer um custo/m² considerando considerando fatores ordenadores da evolução da obra, parâmetros de custo local e o nível de qualidade da construção.
Questão:66. Qual é o ORÇAMENTO MÁXIMO possível?
Resposta:Faça uma avaliação para estabelecer o ORÇAMENTO MÁXIMO possível.
Questão:67. Quais são as possíveis combinações entre os FATORES DE TEMPO e USO para as diferentes funções?.
Resposta:Analisar os FATORES DE TEMPO e USO para as diferentes funções e estabeleça combinações.
Questão:68. Como o MERCADO pode interferir no projeto?
Resposta:Avalie análises de mercado e determine quais são implicações para o projeto.
Questão:69. Quais são os custos para as diferentes alternativas de FONTES DE ENERGIA?
Resposta:Relacione as diferentes FONTES DE ENERGIA possíveis e analise os custos.
Questão:70. Quais são as implicações que os fatores climáticos e os níveis de desgastes das atividades podem trazer para os MATERIAIS DO EDIFÍCIO?
Resposta:Analisar os fatores climáticos, os níveis de desgastes das atividades e as suas implicações nos materiais dos edifícios.
Questão:71. Quais informações pode-se abstrair da relação: CUSTO INICIAL x CUSTO do CICLO DE VIDA?
Resposta:Analisar dados econômicos relacionados ao CUSTO INICIAL X CUSTO do CICLO DE VIDA.
Questão:72. É possível aplicar o SISTEMA LEED?
Resposta:Analisar a aplicação do SISTEMA LEED.
Questão:73. É possível identificar VALORES históricos, sentimentais e estéticos, bem como o SIGNIFICADO das construções existentes e da vizinhança?
Resposta:Identifique e estabeleça o SIGNIFICADO das construções existentes e da vizinhança, bem como os VALORES históricos, sentimentais e estéticos.
Questão:74. Quais são os PARÂMETROS de ESPAÇO para atividades específicas e o número de participantes?
Resposta:Cálculo para 25 alunos por ambiente de aprendizagem: 1. Sala de aula flexível para trabalho individual ou pequenos grupos: 40m² a 50m² para 25 alunos (1,5 a 2,00m² por aluno). 2. Sala de projeto - recomenda-se 162,50m² para 25 alunos (consultar Menu Conceitos da Psicologia Ambiental, submenu Densidade Humana). 3. Área externa (para crianças de 2 a 5 anos): - mínimo de 7,5m²/criança; - recomendado 10m²/criança - generoso 20m²/criança. 4. Laboratório especializado – consultar Menu Arquitetura escolar, submenu Ambientes de Aprendizagem – Laboratórios. 5. Biblioteca - não foi encontrado valor referencial. 6. Espaço para descanso - 10m² 7. Espaço para artes - não foi encontrado valor referencial. 8. Espaço para exposição - 20m² 9. Anfiteatro (representar, dançar, cantar) - 0,55 a 0,7 m² por assento. 10. Auditório (ouvir histórias, palestras) e/ou sala de exposição oral - recomenda-se 40 a 50m² para 25 alunos (1,5 a 2,00m² por aluno).
Referência1:NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p.
Referência2:FEDRIZZI, B. Subsídios para projetos de pátios escolares públicos em Porto Alegre. ARQTEXTO, Porto Alegre. Nº8. p. 96–101, 2006. - Disponivel em http://www.ufrgs.br/propar/publicacoes/ARQtextos/PDFs_revista_8/8_Beatriz%20Fedrizzi.pdf - Acessado em 23/02/2015
Referência3:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência4:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Questão:75. Quais são as ATIVIDADES EXISTENTES e as MUDANÇAS PROVÁVEIS?.
Resposta:Esta pedagogia tem como predominante o ensino baseado em projeto, o que a vincula com várias possibilidades de práticas pedagógicas. Predominam ATIVIDADES pedagógicas que privilegiam a investigação, a comparação e a coparticipação dentro das diversas dimensões do ser humano (lúdica, estética, emocional, relacional e espiritual). Como é uma pedagogia em que os professores está em constante aperfeiçoamento e discussão MUDANÇAS nas atividades são muito prováveis.
Referência1:BARACHO, N. V. de P. A documentação na abordagem de Reggio Emilia para a Educação Infantil e suas contribuições para as práticas pedagógicas. 2012. 236f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26032012-161504/pt-br.php - Acessado em 23/03/2014
Questão:76. As PROJEÇÕES FUNCIONAIS funcionais a longo prazo indicando crescimento ou não?
Resposta:Faça projeções funcionais a longo prazo indicando crescimento ou não.
Questão:77. Qual é o CRONOGRAMA real de duração do projeto?
Resposta:Organize um cronograma real para a obra.
Questão:78. Quais são as implicações do "FATOR de EVOLUÇÃO" da obra?
Resposta:Relate as implicações dos fatores que ordenam a evolução da obra.
Questão:79. Os serviços oferecidos funcionam melhor CENTRALIZADOS ou DESCENTRALIZADOS?
Resposta:Os ambientes de aprendizagem são distribuídos ao redor da "praça central". Em torno desta, as salas de aula são distribuídas por faixa etária. Para ver o gráfico do Agrupamento de Serviços, acesse o link abaixo.
Link:GRÁFICO DO AGRUPAMENTO DE SERVIÇOS
Referência1:CEPPI, G.; ZINI, M. Children, spaces, relations: metaproject for an environment for young children. Italy: Reggio Children, 1998.
Questão:80. Quais são os tamanhos e tipos de GRUPOS de ESTUDANTES a serem abrigados, agora e no futuro? Relate também as características físicas, sociais e emocionais das pessoas.
Resposta:O número máximo de crianças é 70 para a faixa etária entre 3 meses e 3 anos, sendo um professor para cada 7 crianças. Para a faixa etária entre 3 anos a 6 anos, também recomenda-se 70 crianças com 1 professor a cada 13 crianças. A formação dos grupos, dentro da sala de aula, depende da orientação do professor. Para ver o gráfico da DISPOSIÇÃO DAS PESSOAS, acesse o link abaixo.
Link:GRÁFICO DA DISPOSIÇÃO DAS PESSOAS
Referência1:SÁ, A. L. de. Um olhar sobre a abordagem educacional de Reggio Emilia. Revista Paidéia, v. 7, n. 08, 2010. - Disponivel em http://www.fumec.br/revistas/paideia/article/view/1281 - Acessado em 19/10/2015
Questão:81. Existe a necessidade de INTEGRAÇÃO OU PRIVACIDADE (audiovisual) entre as atividades pedagógicas? Em caso de privacidade, o grau de isolamento deve ser mínimo ou máximo?.
Resposta:A transparência, a fluidez e a iluminação são qualidades muito presentes no ambiente das escolas Reggio Emília. Assim, o ambiente físico deve ser projetado sem obstruções para que a iINTEGRAÇÃO seja uma qualidade presente em todos os espaços de aprendizagem. Para ver o gráfico INTEGRAÇÃO E/OU SEPARAÇÃO das atividades, acesse o link abaixo.
Link:ATIVIDADES: INTEGRAÇÃO E/OU SEPRAÇÃO.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:82. Qual é a PRIORIDADE dos conceitos que surgiram? Quais são os mais valorizados e os que afetam o tamanho, a qualidade e as posições relativas?
Resposta:1. Hierarquia - Consideradas como o centro no processo de ensino e aprendizagem 2. Atividades - As atividades são focadas na atividade prática que envolve o desenvolvimento de diferentes formas de expressão. 3. Segurança - A transparência dos espaços físicos, proporcionados pelo vidro e aberturas, possibilita a vigilância passiva das crianças pelos professores, funcionários e pelas próprias crianças. 4. Comportamento - As crianças são vistas como protagonistas ativas na construção de seu próprio conhecimento. Para ver o gráfico das PRIORIDADES, acesse o link abaixo
Link:PRIORIDADES
Referência1:BARACHO, N. V. de P. A documentação na abordagem de Reggio Emilia para a Educação Infantil e suas contribuições para as práticas pedagógicas. 2012. 236f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26032012-161504/pt-br.php - Acessado em 23/03/2014
Referência2:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:83. Como expressar os SÍMBOLOS DE AUTORIDADE a partir da relação conceito de hierarquia e seus objetivos?
Resposta:A concretização da ideia de comunidade se reflete no espaço através de alguns elementos sempre presente no espaço físico como: a praça, horizontalidade, espaços para exposição, transparência. Para ver o gráfico SÍMBOLOS DE HIERARQUIA, acesse o link abaixo.
Link:SÍMBOLO DE AUTORIDADE
Referência1:MACHADO, T. G. AMBIENTE ESCOLAR INFANTIL. 2008. 221f. Dissertação (Mestrado - área de concentração projeto espaço e cultura). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-25032010-141702/pt-br.php - Acessado em 21/05/2014
Referência2:CEPPI, G.; ZINI, M. Children, spaces, relations: metaproject for an environment for young children. Italy: Reggio Children, 1998.
Questão:84. Como os CONTROLES de SEGURANÇA são usados para proteger adequadamente e controlar o movimento das pessoas?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:85. Como pode ser avaliado o fluxo relativo ao MOVIMENTO sequencial de pessoas, veículos, serviços, produtos e informação?
Resposta:Fluxo sequencial de pessoas ver tabela ao lado. O fluxo de carros é externo ao prédio.
Link:FLUXO DE PESSOAS
Referência1:El Guadual Children Center - Disponivel em http://www.archdaily.com/534059/centro-de-desarrollo-infantil-el-guadual-daniel-joseph-feldman-mowerman-ivan-dario-quinones-sanchez/ - Acessado em 02/10/2015
Referência2:Nursery School in Berriozar - Disponivel em http://www.archdaily.com/321819/nursery-school-in-berriozar-javier-larraz-inigo-beguiristain-inaki-bergera/ - Acessado em 02/10/2015
Referência3:Tellus Nursery School - Disponivel em http://www.archdaily.com/98163/tellus-nursery-school-tham-videgard-arkitekter/ - Acessado em 02/10/2015
Questão:86. Quais são as faixas de TRÁFEGO que devem ser separadas totalmente para segregar diferentes tipos de pessoas, diferentes tipos de veículos e pedestres de veículos?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:87. Existe a necessidade de um espaço comum MULTIPROPÓSITO ou com TRÁFEGO MULTIDIRECIONAL com a intenção de PROMOVER ENCONTROS combinados ou eventuais?
Resposta:A "Praça Central" é destinado a estimular e suportar o convívio entre os indivíduos, ENCONTROS entre grupos, relações sociais. Varandas, jardins de inverso e espaços externos também são importantes para as PROMOVER ENCONTROS e manter contato com a natureza e seus ciclos. Para ver o gráfico espaços MULTIPROPÓSITO e MULTIDIRECIONAL, acesse o link abaixo.
Link:MULTIPROPÓSITO E MULTIDIRECIONAL
Referência1:CEPPI, G.; ZINI, M. Children, spaces, relations: metaproject for an environment for young children. Italy: Reggio Children, 1998.
Questão:88. Quais são os conceitos de ORGANIZAÇÃO ESPACIAL e de RELAÇÕES FUNCIONAIS?
Resposta:A praça central ORGANIZA ESPACIALMENTE a distribuição dos demais cômodos ao seu redor, exigindo que este ambiente também estabeleça RELAÇÕES FUNCIONAIS com os demais ambientes. Para ver o gráfico da ORGANIZAÇÃO ESPACIAL, acesse o link abaixo.
Link:ORGANIZAÇÃO ESPACIAL
Referência1:CEPPI, G.; ZINI, M. Children, spaces, relations: metaproject for an environment for young children. Italy: Reggio Children, 1998.
Questão:89. Como deve ser organizado o uso de redes ou parâmetros de comunicação para promover a TROCA DE INFORMAÇÃO (fluxo de informação)?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:90. Quais são as CARACTERÍSTICAS LOCAIS locais do local que deverão ser PRESERVADAS e/ou REFORÇADAS?
Resposta:Estudar as características naturais do terreno e identificar o que se pretende manter ou reforçar.
Questão:91. O que as análises de clima indicaram e o que deve ser feito para o CONTROLE do mesmo no Interior da edificação?
Resposta:Estudar as análises de clima realizadas e determinar as implicações para a edificação no controle do clima.
Questão:92. Quais são as implicações dos códigos pesquisados para forma? Com base nessa informação, quais devem ser as precauções que se deve tomar com relação a SEGURANÇA?
Resposta:Avaliar as a forma da edificação com base nos códigos pesquisados e identificar as precauções que se deve tomar com a segurança dos usuários.
Questão:93. Com base na análise do solo realizado, é necessário fundação especial e qual seu CUSTO?
Resposta:Estude a análise de solo realizada e verifique quais são as possibilidades de fundações e quais são os CUSTOS.
Questão:94. Quais são os modelos de DENSIDADE padrões que são possíveis de se estabelecer com base nos estudos de clima, os dados demográficos, condições locais e o valor do terreno?
Resposta:Analise os dados climáticos, demográficos, as condições locais e o valor do terreno para estabelecer um número máximo e mínimo de usuário para a edificação.
Questão:95. O que diz a política da VIZINHANÇA? Com base nela, descubra o conceito de segregação ou inter-relação.
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:96. Existe a necessidade NICHOS INDIVIDUAIS ou TERRITORIALIDADE de estudantes e professores?
Resposta:A pedagogia Reggio Emília desenvolve uma grande variedade de atividades com seus alunos. O ambiente de aprendizagem é organizado tanto para atender trabalhos em grupos como individuais. Portanto, é importante prever NICHOS INDIVIDUAIS, também.
Referência1:BARACHO, N. V. de P. A documentação na abordagem de Reggio Emilia para a Educação Infantil e suas contribuições para as práticas pedagógicas. 2012. 236f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26032012-161504/pt-br.php - Acessado em 23/03/2014
Referência2:SÁ, A. L. de. Um olhar sobre a abordagem educacional de Reggio Emilia. Revista Paidéia, v. 7, n. 08, 2010. - Disponivel em http://www.fumec.br/revistas/paideia/article/view/1281 - Acessado em 19/10/2015
Questão:97. Como os usuários podem ter boa orientação e a mantenham o SENSO de DIREÇÃO através da edificação?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:97. Como os usuários podem ter boa orientação e a mantenham o SENSO de DIREÇÃO através da edificação?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:98. Existe a necessidade do conceito de acessibilidade para promover o SENSO de ENTRADA e CHEGADA, bem como o ACESSO DIRETO às informações de ORIENTAÇÃO ao público?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:99. Qual é o caráter geral da FORMA ARQUITETÔNICA que se pretende projetar como IMAGEM da instituição escolar?
Resposta:O espaço deve ter uma linguagem arquitetônica e uma atmosfera com identidade precisa e própria de maneira que a escola seja reconhecida pelos membros da comunidade local.
Referência1:CEPPI, G.; ZINI, M. Children, spaces, relations: metaproject for an environment for young children. Italy: Reggio Children, 1998.
Questão:100. O que se deve considerar para providenciar o mais alto nível de qualidade após o balanço entre os fatores de CUSTO e BENEFÍCIO?.
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:101. Qual é a previsão realista de prováveis CUSTOS depois de avaliar os fatos pertinentes, considerando o controle de custos?
Resposta:Relacionar tudo o que deve ser considerado no levantamento de custos e fazer uma previsão realista.
Questão:102. Como deve ser alocado o DINHEIRO da OBRA para que seja organizada uma distribuição imparcial do espaço e dinheiro ?
Resposta:Organize o dinheiro disponível de maneira que ele seja distribuído de maneira igualitária em todas as fases do projeto e obra.
Questão:103. É possível combinar várias funções em um ESPAÇO VERSÁTIL e MULTIFUNCIONAL?
Resposta:O espaço da Pedagogia Reggio Emília deve ser muLtifuncional e versátil possibilitando a constante modelagem e redesenho do mesmo. As transformações dever acontecer em longos (capacidade para possíveis ampliações, ajustes e transformações no espaço), ou curtos (divisórias, móveis, equipamentos, móveis com rodízio) períodos, Ou seja, o espaço deve permitir a apropriação através de apropriação, criação e manipulação de elementos fixos ou semi fixos.
Referência1:MACHADO, T. G. AMBIENTE ESCOLAR INFANTIL. 2008. 221f. Dissertação (Mestrado - área de concentração projeto espaço e cultura). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-25032010-141702/pt-br.php - Acessado em 21/05/2014
Referência2:CEPPI, G.; ZINI, M. Children, spaces, relations: metaproject for an environment for young children. Italy: Reggio Children, 1998.
Questão:104. Existe a necessidade do CONCEITO DE MERCHANDISING para promover atividades comerciais?
Resposta:Descobrir se há necessidade do conceito de merchandising ser utilizado para promover atividades comerciais.
Questão:105. Quais são as implicações de incorporar o conceito de CONSERVAÇÃO DE ENERGIA para o projeto e o custo?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:106. Existe a possibilidade de REDUZIR CUSTOS providenciando soluções efetivas?
Resposta:Pesquise e analise soluções projetuais que possam reduzir o custo da obra e futuras manutenções.
Questão:107. Existe maneiras de reutilizar os RECURSOS RENOVÁVEIS para atingir um ambiente sustentável?
Resposta:Verifique a possibilidade de reutilizar os recursos naturais consumidos pelos usuários do edifício. Ex.: água, lixo orgânico,etc
Questão:108. Caso seja edifício já existente (histórico), existe a possibilidade de ADAPTAR a construção as novas atividades e funções?
Resposta:Caso seja um edifício já existente, verifique a possibilidade de adaptá-lo a nova realidade da escola
Questão:109. Os espaços devem ser projetados de maneira mais específica para abrigar determinada função (ESTÁTICA) ou devem ser concebidos de forma mais ampla, flexível (DINÂMICA)?
Resposta:A pesquisa realizada sobre a pedagogia Reggio Emília mostrou a importância que o ambiente de aprendizagem tem para o processo de ensino e aprendizagem dessa pedagogia. Para que o ambiente de aprendizagem funcione como o terceiro professor, como idealiza a pedagogia Reggio Emília, é importante que ele seja concebido de maneira mais ampla e flexível.
Questão:110. Os ambientes de aprendizagem devem acomodar MUDANÇAS FUTURAS nas atividades (CONCEITO DE CONVERTIBILIDADE)?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:111. As metas estabelecidas pela Instituição escolar inclui CRESCIMENTO futuro (CONCEITO de EXPANSÃO)?
Resposta:As expectativas de crescimento futuro deve ser descrito nas metas a serem alcançadas pela Instituição escolar e previstas no projeto do edifício escolar. Consulte as metas no Projeto Político pedagógico da Instituição escolar
Questão:112. Qual a DATA REAL de entrega do edifício, cumprindo toda a programação estabelecida?.
Resposta:Analise os tempos dos procedimentos mais eficientes e os convencionais com relação a data de entrega esperada para estabelecer uma data de entrega factível.
Questão:113. Qual é a fase mais provável de implementar restrições de CUSTO e TEMPO do projeto?
Resposta:Analise todas as fases do projeto e identifique a que é mais compatível para realizar corte no tempo de execução e nos custos.
Questão:114. Quais são os MÉTODOS de MEDIÇÃO apropriados - net, usável, rentável e área inteira?
Resposta:Pesquisar o melhor método de medição.
Questão:115. Quais são as áreas destinadas cada ATIVIDADE e como se organizam: locação, tipo de espaço e tempo?
Resposta:Organização: 1. Conjunto pedagógico: salas de aula, ludoteca, brinquedoteca, workshop, ateliê. 2. Conjunto de vivência e assistência: sala de descanso, pátio externo e interno, auditório. 3. Conjunto administração e apoio pedagógico: sala do professor e administração. 4. Conjunto de serviços: cozinha. Atividade: 1. Sala de aula: desenvolvimento de projetos e pesquisa. 2. Sala de descanso: descansar e dormir. 3. Lavatório: higiene 4. Pátio externo: socialização e pesquisa. 5. Pátio interno: socialização. 6. Ludoteca: atividades lúdicas. 7. Brinquedoteca: atividades lúdicas. 8. Auditório: cantar, danças, dramatização. 9. Workshop: atividade prática 10. Ateliê: atividade prática. 11. Cozinha: preparo do alimento. 12. Refeitório: alimentar-se. 13. Administração: atividades burocráticas. 14. Sala do professor: aperfeiçoamento, reuniões. Para ver o gráfico da LOCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, acesse o link abaixo.
Link:LOCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
Referência1:El Guadual Children Center - Disponivel em http://www.archdaily.com/534059/centro-de-desarrollo-infantil-el-guadual-daniel-joseph-feldman-mowerman-ivan-dario-quinones-sanchez/ - Acessado em 02/10/2015
Referência2:Nursery School in Berriozar - Disponivel em http://www.archdaily.com/321819/nursery-school-in-berriozar-javier-larraz-inigo-beguiristain-inaki-bergera/ - Acessado em 02/10/2015
Referência3:Tellus Nursery School - Disponivel em http://www.archdaily.com/98163/tellus-nursery-school-tham-videgard-arkitekter/ - Acessado em 02/10/2015
Questão:116. Existe a necessidade de ESTACIONAMENTO e ÁREA EXTERNA?
Resposta:A escola deve ser um local de integração entre interior e exterior, permitindo a total percepção das mudanças do tempo, ritmo do dia, estações do ano. Para tanto, deve-se fazer uso de elementos como varandas, jardins de inverno e espaços externos para atividades.
Referência1:CEPPI, G.; ZINI, M. Children, spaces, relations: metaproject for an environment for young children. Italy: Reggio Children, 1998.
Referência2:MACHADO, T. G. AMBIENTE ESCOLAR INFANTIL. 2008. 221f. Dissertação (Mestrado - área de concentração projeto espaço e cultura). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-25032010-141702/pt-br.php - Acessado em 21/05/2014
Questão:117. Quais são as consequências para o CUSTO das alternativas funcionais (instalações, construção ou soluções locais)?
Resposta:Estude as alternativas funcionais e verifique o quanto cada uma delas interfere no custo da obra.
Questão:118. A obra pode provocar alguma consequência negativa para o DESENVOLVIMENTO LOCAL?
Resposta:Identifique se a obra pode ter algum custo do DESENVOLVIMENTO LOCAL.
Questão:119. Os fatores do AMBIENTE FÍSICO e PSICOLÓGICO, bem como as CONDIÇÕES LOCAIS podem influenciar a elaboração do ORÇAMENTO?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:120. Que o acordo foi feito com o cliente com relação a QUALIDADE da construção? Relate o acordo para cada atividade em relação a organização, localização, tipo de espaço e tempo.
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:121. Qual é o FATOR de EFICIÊNCIA usado para determinar a possibilidade de uso, a rentabilidade ou as necessidades de áreas brutas?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:122. Qual é o CUSTO estimado da obra?
Resposta:Analise o custo estimado, não deixando dúvidas quanto ao valor da obra.
Questão:123. Qual é o ponto de equilíbrio na relação entre as NECESSIDADES ESPACIAIS, o ORÇAMENTO e a QUALIDADE?
Resposta:Procure estabelecer um balanço entre REQUERIMENTOS de ESPAÇO, ORÇAMENTO E QUALIDADE.
Questão:124. Qual é o FLUXO de CAIXA durante o período da obra?.
Resposta:Estude e detalhe o FLUXO DE CAIXA.
Questão:125. Qual o ORÇAMENTO relacionado as instalações de energia da edificação?
Resposta:Apresente o ORÇAMENTO das instalações de energia separado.
Questão:126. Quais são os CUSTOS de operação?
Resposta:Expresse os CUSTOS da obra através de gráficos.
Questão:128. Qual é o nível de SUSTENTABILIDADE desejado para a edificação escolar? Use um sistema de classificação.
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:130. Qual é o CRONOGRAMA factível para entrega do projeto?
Resposta:Determine um cronograma factível para a entrega do projeto.
Questão:131. Qual é o CRONOGRAMA de CUSTOS da construção? Existe a alternativa para construção do edifício em uma única fase?
Resposta:Elabore um cronograma de custos da construção.
Questão:132. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO para satisfazer as NECESSIDADES pessoais e populares do cliente e usuário?
Resposta:Ao ter como princípio básico da educação a comunicação/o diálogo, é importante estimular a interação entre as pessoas. Assim, é importante que o espaço proporcione a interação entre as pessoas. Para tanto, são utilizados transparências (vidro) e aberturas (portas e janelas). Com a mesma finalidade, se dá preferência a edifícios térreos e evita-se o corredor.
Questão:133. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO para acomodar as principais ATIVIDADES pedagógicas do projeto?
Resposta:1. Como o ensino é baseado no desenvolvimento de projetos, é importante que os espaços estejam preparados para dar suporte a uma grande variedade de atividades. Para tanto, é fundamental que os espaços de aprendizagem sejam flexíveis. 2. Os experimentos, muito comum no dia-a-dia dessa escola, traz a necessidade de ambientes como ateliês e workshops.
Questão:134. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO criadas pelas RELAÇÕES entre as atividades?
Resposta:A praça central ordena e conecta os demais espaços de aprendizagem.
Questão:135. Quais são as principais influências do LOCAL na concepção da FORMA do edifício?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:136. Como o CLIMA influencia na concepção da FORMA arquitetônica do edifício escolar?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:137. Qual o nível de QUALIDADE do projeto? Quais as implicações para a FORMA do edifício escolar?.
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:138. Como o ORÇAMENTO inicial pode influenciar na construção e na geometria do edifício?
Resposta:Estabeleça quais são as limitações que o ORÇAMENTO pode trazer para a forma arquitetônica.
Questão:139. O CUSTO de operação é crítico? Quais possíveis soluções?
Resposta:Defina quais são os pontos críticos das operações de CUSTO e estabeleça um direcionamento para os pontos críticos.
Questão:140. Existem diferenças entre o ORÇAMENTO inicial e o custo do CICLO DE VIDA da edificação? É possível reconciliá-las?
Resposta:Identifique e concilie as diferenças entre o ORÇAMENTO inicial e custo do CICLO DE VIDA da edificação.
Questão:141. O ENTORNO HISTÓRICO pode exercer influência na futura edificação escolar?
Resposta:Verifique se existe a possibilidade do ENTORNO HISTÓRICO exercer influência na futura edificação escolar. Relate as possíveis influências. Editar
Questão:142. Quais as principais ATIVIDADES que, provavelmente, serão ESTÁTICAS e quais serão mais DINÂMICAS e FLEXÍVEIS?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:143. Quais são as implicações das MUDANÇAS e CRESCIMENTO sobre o desempenho da instituição escolar durante um período longo?
Resposta:Relate as consequências vinculadas a mudanças e ao crescimento sobre o desempenho da instituição escolar durante um longo período.
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