> Busca por Tema > Ambiente de Aprendizagem




Imprimir
Questão:21. Quais são as considerações do cliente com relação ao AMBIENTE SOCIAL/PSICOLÓGICO a ser providenciado?
Resposta:No AMBIENTE de sala de aula os alunos são organizados em filas e colunas de maneira que cada um fique de costas para o outro (arranjo sociofugal) com o objetivo de manter a a disciplina e facilitar a vigilância do professor.
Referência1:ZARANKIN, A. Paredes que domesticam: arqueologia da arquitetura escolar capitalista; o caso de Buenos Aires. Campinas, SP; São Paulo, SP: Centro de Historia da Arte e Arqueologia: FAPESP, 2002. 182 p
Referência2:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Questão:24. Qual deve ser a IMAGEM da instituição escolar a ser projetada?
Resposta:A IMAGEM de uma instituição escolar tradicional é fundamentada na sua organização hierárquica entre professor, autoridade em sala de aula, e aluno, bem como na transmissão do conhecimento através exposição oral.
Referência1:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Referência2:SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011
Questão:41. Qual é a relação entre aluno/m² ideal (PARÂMETRO DE ÁREA) para as principais atividades pedagógicas?
Resposta:1. Exposição oral: Sala de aula (atividade individual) - 1,5 a 2,00 m²/aluno. 2. Socialização: espaço externo - variável 3. Aperfeiçoamento e reuniões: Sala do professor - 3,32 m²/pessoa.
Referência1:NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p.
Referência2:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Questão:48. Quais são as pistas de tráfego necessárias para a CIRCULAÇÃO de pedestres e veículos do edifício?
Resposta:A CIRCULAÇÃO de pessoas nos edifícios de escolas tradicionais se dá em corredores lineares originários da organização sequencialmente das salas de aula, Tais corredores não dão acesso direto a outros espaços de aprendizagem.
Referência1:DOVEY, K.; FISHER, K. Designing for adaptation: the school as socio-spatial assemblage. The Journal of Architecture, v. 19, n. 1, p. 43–63, 2 jan. 2014. - Disponivel em http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13602365.2014.882376 - Acessado em 23/04/2015
Questão:48. Quais são as pistas de tráfego necessárias para a CIRCULAÇÃO de pedestres e veículos do edifício?
Resposta:As salas de aula da escola tradicional são ordenadas sequencialmente de maneira que esse arranjo dá origem a um corredor de CIRCULAÇÃO ou espaço de acesso. Este, por sua vez, não dá acesso direto a outros espaços de aprendizagem.
Referência1:FRAGO, A. V.; ESCOLANO, A.; VEIGA-NETO, A. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. 2ºEd. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:Uma escola tradicional precisa ADEQUAR seu espaço para receber entre 25 a 35 alunos em SALAS DE EXPOSIÇÃO ORAL. O Ambiente de Aprendizagem adequado para apresentações orais dá a oportunidade para praticar, dividir habilidades e adquirir conhecimento com aprendizes e/ou grupos e receber feedback. Para ver as orientações de projeto para SALA DE EXPOSIÇÃO ORAL, acesse o link abaixo.
Link:SALA DE EXPOSIÇÃO ORAL
Referência1:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência2:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência3:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:É importante que o aluno tenha um lugar seguro para guardar seus pertences. Para consultar orientações de projeto para ESPAÇO PARA GUARDAR PERTENCES, acesse o link abaixo.
Link:ESPAÇO PARA GUARDAR PERTENCES
Referência1:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Referência2:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:A escola deve encorajar as crianças a terem uma vida saudável através da prática de diferentes atividades físicas. Para ver orientações projetuais para espaços destinados a atividade física, acesse o link abaixo.
Link:ESPAÇOS PARA PRATICAR ESPORTES
Referência1:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência2:O'Donnell Wicklund Pigozzi and Peterson, Architects Inc, VS Furniture, and Bruce Mau Design. The Third Teacher: 79 Ways You Can Use Design to Transform Teaching & Learning. New York: Abrams, 2010.254p.
Referência3:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência4:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Referência5:NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p.
Referência6:GORMAN, N. LACKNEY, J. A.; ROLLINGS, K.; HUANG, T.T. Designer schools: the role of school space and architecture in obesity prevention. Obesity (Silver Spring, Md.), v. 15, n. 11, p. 2521–2530, nov. 2007. - Disponivel em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18070739 - Acessado em 06/06/2015
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:REFEITÓRIO Deve-se providenciar para os alunos ambientes encorajem a alimentação saudável. Para ver mais orientações de projeto para ESPAÇO PARA ALIMENTAÇÃO, acesse o link abaixo.
Link:ESPAÇO PARA ALIMENTAÇÃO
Referência1:HUANG, T. T.-K.; SORENSEN, D.; DAVIS, S.; FRERICHS, L.; BRITTIN, J.; CELENTANO, J. CALLAHANK.; TROWBRIDGE, M. J. Healthy Eating Design Guidelines for School Architecture. Preventing Chronic Disease, v. 10, p. E27, 2013. - Disponivel em http://www.cdc.gov/pcd/issues/2013/12_0084.htm - Acessado em 12/02/2015
Referência2:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência3:GORMAN, N. LACKNEY, J. A.; ROLLINGS, K.; HUANG, T.T. Designer schools: the role of school space and architecture in obesity prevention. Obesity (Silver Spring, Md.), v. 15, n. 11, p. 2521–2530, nov. 2007. - Disponivel em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18070739 - Acessado em 06/06/2015
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:SALA DOS PROFESSORES Espaço para trabalhar em grupo ou individual destinada a equipe de professores. Preferencialmente, deve ficar próximo a área destinada preparação do material e espaços de encontro. Para ver mais orientações de projeto para SALA DO PROFESSOR, acesse o link abaixo.
Link:SALA DO PROFESSOR
Referência1:LACKNEY. Thirty Three Educational Design Principles for Schools & Community. National Cleanringhouse for Educational Facilities, 2000. - Disponivel em http://eric.ed.gov/?id=ED450544 - Acessado em 25/05/2014
Referência2:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência3:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Referência4:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Questão:59. Quais são as implicações PSICOLÓGICAS da forma na TERRITORIALIDADE e MOVIMENTO das pessoas e veículos?
Resposta:Predomínio geral de formas retilíneas sobre o redondo ou curvilíneo, assim como retângulos e quadrados sobre os círculos, espirais ou elípses. Tais disposições favorecem a visibilidade, o controle e a vigilância, pois estas formas são mais lineares, ordenadas e claras.
Link:VIGILÂNCIA & FORMAS LINEARES
Referência1:FRAGO, A. V.; ESCOLANO, A.; VEIGA-NETO, A. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. 2ºEd. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
Questão:62. Qual é o efeito da EFICIÊNCIA do LAYOUT na qualidade da edificação?
Resposta:As salas de aula são organizadas ao longo de corredores, pois assim os alunos são facilmente supervisionados pelos adultos. O LAYOUT da sala de aula é articulado com o objetivo de manter a disciplina e a vigilância do professor. Assim, dentro da sala de aula, os alunos são distribuídos em filas e colunas de maneira que cada estudante fique de costas para o outro, dificultando o olhar direto entre os mesmos. Essa organização, denominada de sociofugal, dificulta e/ou inibe as interações sociais. O olhar direto só é mantido entre aluno e professor que expõe o conhecimento à frente dos alunos.
Referência1:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Referência2:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Questão:63. Qual é o efeito dos EQUIPAMENTOS na QUALIDADE do espaço projetado?
Resposta:A abordagem Tradicional tem a exposição oral como principal método de aprendizagem. Para acomodar esta atividade em um ambiente de QUALIDADE, um espaço para exposição oral precisa de EQUIPAMENTOS, tais como: 1. Ter um espaço com piso elevado para o palestrante. 2. Tratamento acústico adequado para a função da sala. 3. Mesas e cadeiras que possam ser organizadas tanto para encontros formais como informais. 4. Tela para projeção de dados ou monitor largo visível em toda a sala. 5. Prever níveis de Iluminação distintos para diferentes situações. 6. Prever Infraestrutura para tecnologia.
Referência1:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Questão:74. Quais são os PARÂMETROS de ESPAÇO para atividades específicas e o número de participantes?
Resposta:Cálculo para 25 alunos por ambiente de aprendizagem: Sala de aula para exposição oral: 40 a 50m² para abrigar 25 alunos (1,5 a 2,00m² por aluno).
Referência1:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Referência2:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência3:NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p.
Questão:87. Existe a necessidade de um espaço comum MULTIPROPÓSITO ou com TRÁFEGO MULTIDIRECIONAL com a intenção de PROMOVER ENCONTROS combinados ou eventuais?
Resposta:O pátio é o destinado a PROMOÇÃO de ENCONTROS na abordagem tradicional.
Questão:96. Existe a necessidade NICHOS INDIVIDUAIS ou TERRITORIALIDADE de estudantes e professores?
Resposta:Uma sala de aula da abordagem Tradicional é composta de NICHOS INDIVIDUAIS (carteiras e cadeiras individuais).
Referência1:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Referência2:FRAGO, A. V.; ESCOLANO, A.; VEIGA-NETO, A. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. 2ºEd. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
Questão:103. É possível combinar várias funções em um ESPAÇO VERSÁTIL e MULTIFUNCIONAL?
Resposta:A Abordagem Tradicional não faz uso de espaços mutlifuncionais ou versáteis, uma vez que os ambientes são organizados com funções claramente definidas.
Referência1:SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011
Referência2:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Questão:115. Quais são as áreas destinadas cada ATIVIDADE e como se organizam: locação, tipo de espaço e tempo?
Resposta:Organização: 1. Conjunto pedagógico: salas de aula 2. Conjunto vivência e assistência: pátio, quadra, refeitório. 3. Conjunto administrativo e apoio pedagógico: administração, sala do professor 4. Conjunto serviços: cozinha Atividade: Sala de aula: exposição oral, exercícios de fixação, avaliação. Administração: atividades burocráticas. Sala do professor: aperfeiçoamento e reuniões. Pátio: socialização Refeitório: alimentar-se Cozinha: preparo do alimento Quadra: atividade física. Para ver o gráfico da LOCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, acesse o link abaixo.
Link:LOCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
Referência1:The Romain Rolland Elementary School - Disponivel em http://www.archdaily.com/531351/the-romain-rolland-elementary-school-babled-nouvet-reynaud-architectes/ - Acessado em 01/10/ 2015.
Referência2:SERAPIÃO, F. Térreo coberto é extensão da área de recreação externa. ProjetoDesign, n. 296, p. 60–63, outubro 2004.
Referência3:SERAPIÃO, F. Projeto transforma esquinas em locais de convivência. ProjetoDesign, n. 296, p. 72–75, outubro de 2004.
Questão:116. Existe a necessidade de ESTACIONAMENTO e ÁREA EXTERNA?
Resposta:Ver resposta comum a todos.
Questão:133. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO para acomodar as principais ATIVIDADES pedagógicas do projeto?
Resposta:Ao ter como principal atividade a exposição oral, é importante que o ambiente seja organizado enfatizando a realização da atividade: equipamento, layout, arquitetura, tecnologia, etc.
Questão:134. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO criadas pelas RELAÇÕES entre as atividades?
Resposta:As salas de aula são agrupadas em alas dando origem a um corredor. As salas são unidades idênticas e isoladas, pois não existe a possibilidade de junção entre elas.
Imprimir