> Perguntas & Respostas




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Questão:1. Qual é a MISSÃO da escola que será construída?
Link:MISSÃO?
Resposta:A pedagogia Waldorf tem como MISSÃO desenvolver a criança de maneira holística - o intelectual, o emocional, o psicológico, o intuitivo e a experiência concreta - despertando todas as suas qualidades e disposições inatas, buscando um desenvolvimento sadio entre indivíduo e sociedade.
Referência1:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Referência2:LANZ, R. Noções Básicas de Antroposofia. 6. Ed. São Paulo: Antroposófica, 1998.
Questão:2. Qual o NÚMERO MÁXIMO de alunos que devem ser acomodados na escola?
Resposta:Ver resposta comum para todas.
Questão:3. Quais são os objetivos de manter a IDENTIDADE do aluno em ambientes com grande número de estudantes?
Link:IDENTIDADE?
Resposta:A pedagogia Waldorf respeita a IDENTIDADE do indivíduo, uma vez que, esta pedagogia foca no desenvolvimento de cada aluno. O objetivo é desenvolver o talento de cada estudante.
Referência1:BLUNDELL, J. The Steiner system of education offers many lessons to society in general. Peter Hübner crystallizes. The Architectural Review, v. CCXV, n. 1284, p. 44–51, fev. 2004.
Referência2:LAWSON, B. The Language of Space. Oxford: Architectural Press, 2001.
Questão:4. Quais são os objetivos de preservar a PRIVACIDADE do aluno e/ou de incentivar a INTEGRAÇÃO entre os estudantes?
Link:PRIVACIDADE?
Resposta:Na pedagogia Waldorf, a organização dos alunos dentro da classe altera-se de ano para ano. Inicia-se, no jardim da infância, com a forma circular, passa pelo semicírculo até atingir a formação semelhante a de uma sala de aula tradicional - foco no professor com os alunos sentados um de costa para o outro - no ensino fundamental. A intenção é que inicialmente a sala de aula seja associada a casa do aluno e, lentamente, vá se tornando uma sala de aula tradicional. Esse processo de transformação da organização social dentro da sala de aula é considerado importante para a INTEGRAÇÃO da criança à comunidade escolar.
Referência1:ADAMS, D. Organic Functionalism: Important Principle of the Visual Arts in Waldorf School Crafts and Architecture. The Research Institute for Waldorf Education. Research Bulletin, v. X, n. 1, p. 23–38, jan. 2005. - Disponivel em http://www.waldorfresearchinstitute.org/pdf/BACraftsArchtRev.pdf - Acessado em 23/03/2009
Referência2:GIFFORD, R. Environmental psychology: principles and practice. 2ed . Boston: Allyn & Bacon, 1997.
Referência3:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:5. Qual é a HIERARQUIA de valores da escola?
Link:HIERARQUIA DE VALORES?
Resposta:Considerada uma pedagogia centrada no aluno e com foco no desenvolvimento emocional e ético de seus estudantes, a HIERARQUIA de valores da pedagogia Waldorf é fundamentada em três princípios que sustentam o objetivo de proporcionar ao homem uma educação holística: 1. A integração que está vinculada a ideia de vida em comunidade. 2. Correção que estabelece que a educação deve ser coerente com o natural desenvolvimento da criança. 3. Inspiração que procura inspirar a criança na criatividade e harmonia que existe dentro delas.
Referência1:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Referência2:ADAMS, D. Organic Functionalism: Important Principle of the Visual Arts in Waldorf School Crafts and Architecture. The Research Institute for Waldorf Education. Research Bulletin, v. X, n. 1, p. 23–38, jan. 2005. - Disponivel em http://www.waldorfresearchinstitute.org/pdf/BACraftsArchtRev.pdf - Acessado em 23/03/2009
Questão:6. Quais são os objetivos das ATIVIDADES PRIORITÁRIAS e o nível de qualidade delas?
Link:PRIORIDADES?
Resposta:A pedagogia Waldorf considera várias ATIVIDADES PRIORITÁRIAS. Rotineiramente, as crianças são engajadas em atividades como cantar, pintar, cozinhar, ouvir histórias, brincar, dançar, representar, fazer trabalhos manuais. O objetivo é que, a partir de tais atividades, as crianças desenvolvam diferentes habilidades e a concentração, aprendendo de maneira formal e informal.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:7. Quais são os objetivos de cada tipo de SEGURANÇA desejada na escola?
Resposta:Ver a resposta comum a todas.
Questão:8. Quais são os objetivos da CIRCULAÇÃO de alunos, professores e objetos no espaço físico?
Link:CIRCULAÇÃO?
Resposta:A integração da criança à comunidade escolar está associada tanto na experiência social com os amigos e professores, como também a uma intuitiva ideia de comunidade cultivada através da organização espacial do(s) edifício(s) que é baseada no conceito de comunidade. Isso significa que a CIRCULAÇÃO prioriza trajetos que convergem para espaços de encontro.
Referência1:ALVARES, S. L. Traduzindo em formas a pedagogia Waldorf. 2010. 139f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) — Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. - Disponivel em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000782262 - Acessado em 20/01/2011
Referência2:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:9. Qual é a recomendação com relação a SEPARAÇÃO de indivíduos, veículos e objetos?
Resposta:SEPARAÇÃO entre indivíduos: A Pedagogia Waldorf organiza os alunos a partir dos setênios (Rudolf Steiner dividiu o desenvolvimento do ser humano em três fases de sete anos, denominando-os de setênios). O primeiro setênio corresponde ao Jardim da Infância, o segundo setênio está relacionado ao Ensino Fundamental e o terceiro setênio está associado ao Ensino Médio. As Classes são divididas da seguinte maneira: 1. Ensino Infantil: crianças menores de 6 anos. 2. Ensino Fundamental: Classe 1 (6 -7 anos); classe 2 (7-8 anos); classe 3 (8-9 anos); classe 4 (9-10 anos); classe 5 (10 - 11 anos); classe 6 (11-12 anos); classe 7 (12 - 13). 3. Ensino Médio: classe 8 (13-14 anos); classe 9 (14-15 anos); classe 10 (15-16 anos); classe 11 (16-17 anos); classe 12 (17-18 anos).
Referência1:LANZ, R. Noções Básicas de Antroposofia. 6. Ed. São Paulo: Antroposófica, 1998.
Referência2:WOODS, P; ASHLEY, M.;WOODS, G. Steiner schools in England. London: DfES, 2005. - Disponivel em http://webarchive.nationalarchives.gov.uk/20130401151715/http://www.education.gov.uk/publications/eOrderingDownload/RR645.pdf - Acessado em 20/05/2014
Referência3:BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes curriculares nacionais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. - Disponivel em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192
Questão:10. Quais são os objetivos de promover ENCONTROS planejados ou eventuais entre alunos e estes e os professores?
Resposta:O ENCONTRO entre aluno e professor em sala de aula tem objetivos adequados a cada uma das três fases de desenvolvimento do ser humano definido pela pedagogia Waldorf, os setênios. Assim, nos primeiros anos a criança a intenção é que a criança aprenda através da imitação. O Ensino Fundamental o professor tem como objetivo ensinar a partir do desenvolvimento das habilidades práticas, sua intuição e a concreta compreensão do mundo ao seu redor. Finalmente, no Ensino Médio, o princípio pedagógico é o reconhecimento das reais qualidades do educador, sua capacidade intelectual e integridade moral, para transmitir ao estudante os conceitos abstratos e desenvolver sua habilidade para a razão.
Referência1:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:11. Quais são as exigências relacionadas ao ESTACIONAMENTO de veículos automotivos?
Resposta:Relatar as exigências legais com relação ao projeto de estacionamento dentro ou próximo das instituições escolares.
Questão:12. Quais são as implicações de um objetivo para que resulte na EFICIÊNCIA FUNCIONAL do edifício escolar?
Link:EFICIÊNCIA FUNCIONAL?
Resposta:A EFICIÊNCIA FUNCIONAL do edifício escolar Waldorf está na sua capacidade de suportar e encorajar a atividade, preparando o indivíduo para se dedicar inteiramente à atividade com o corpo, a mente e o espírito. A intenção é que os espaços físicos escolares funcionem como uma ferramenta de auxílio ao processo de ensino e aprendizagem.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência2:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:13. Quais são os objetivos relacionados às RELAÇÕES PRIORITÁRIAS (pessoas, atividades e relações)?
Resposta:RELAÇÕES PRIORITÁRIAS: 1. Aluno e professor é educar a criança através da imaginação, inspiração e intuição. 2. Atividades artísticas, artesanato e o cultivo da terra tem como objetivo desenvolver a criança de maneira holística (corpo, mente e espírito).
Referência1:LANZ, R. Noções Básicas de Antroposofia. 6. Ed. São Paulo: Antroposófica, 1998.
Referência2:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Referência3:ROMANELI, R. A. . A arte e o desenvolvimento cognitivo. Um estudo sobre os procedimentos artísticos aplicados ao ensino em uma escola Waldorf. 2008. 274f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12032009-152112/pt-br.php - Acessado em 08/02/2014
Referência4:BLUNDELL, J. The Steiner system of education offers many lessons to society in general. Peter Hübner crystallizes. The Architectural Review, v. CCXV, n. 1284, p. 44–51, fev. 2004.
Questão:14. Qual é a opinião do cliente com relação aos ELEMENTOS (árvores, água, espaços abertos e instalações) DO TERRENO?
Resposta:Relatar o que o cliente tem a dizer sobre elementos existem no terreno para identificar os melhores pontos de referência, sentimento de pertencimento e segurança.
Questão:15. Qual é a opinião do cliente sobre o retorno que as instalações proporcionarão ao AMBIENTE que as receber?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:16. O que determinam as políticas de uso da terra com relação a EFICIÊNCIA e ao caráter AMBIENTAL?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:17. O que determinam as políticas relacionadas ao planejamento e relações com a COMUNIDADE vizinha?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:18. O que determinam as políticas relacionadas aos INVESTIMENTOS ou MELHORIAS para a COMUNIDADE?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:19. O que se sabe sobre o CONFORTO FÍSICO do edifício escolar?
Resposta: O conjunto composto pela cor, pela iluminação natural e textura dos materiais utilizados na construção e na organização interna dos ambientes de aprendizagem são de extrema importância para envolver os sentimentos, a imaginação, o espírito e o intelecto da criança.
Referência1:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:20. Quais são as considerações relativas a SEGURANÇA física (preservação da vida) do indivíduo que devem ser observadas no edifício escolar?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:21. Quais são as considerações do cliente com relação ao AMBIENTE SOCIAL/PSICOLÓGICO a ser providenciado?
Resposta:A escolha da cor das paredes no AMBIENTE das salas de aula está vinculada a ideia do desenvolvimento da criança ao longo de seu crescimento. Assim, as cores são utilizadas seguinte a seguinte orientação: 1. Cores quentes (tons avermelhados e laranja) os primeiros anos pois estão associados as atividades festivas presentes na rotina das crianças mais novas. 2. Tons que variam entre do rosa e o pêssego para o azul esverdeado são utilizados nos anos intermediários. 3. As core frias (tons verdes e azuis) estão frequentes nos anos mais avançados, pois os azuis estão mais associados a concentração da mente.
Referência1:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Referência2:BJØRNHOLT, M. Room for Thinking—The Spatial Dimension of Waldorf Education. Research on Steiner Education, v. 5, n. 1, p. 115–130, jul. 2014. - Disponivel em http://www.rosejourn.com/index.php/rose/article/view/190 - Acessado em 09/11/2014
Referência3:HAUCK, H. Handwork and handcrafts from indications by Rudolf Steiner. London: Steiner Press, 2008. - Disponivel em http://www.waldorfresearchinstitute.org/pdf/Handwork-8-26.pdf - Acessado em 13/04/2008
Questão:21. Quais são as considerações do cliente com relação ao AMBIENTE SOCIAL/PSICOLÓGICO a ser providenciado?
Resposta:A atmosfera predominante no AMBIENTE de aprendizagem varia de acordo com a faixa etária da criança e série escolar. No Jardim da Infância, o ambiente físico que circunda a criança deve ser semelhante ao do lar na organização, nas qualidades visuais e na atmosfera que deve ser acolhedora e aconchegante. Nos anos mais avançados, a sala de aula vai se tornando, gradativamente, semelhante as salas de aula de uma escola tradicional, com o foco no professor. Nos anos que abrangem o ensino médio, o ambiente de aprendizagem é preparado para abrigar grupos de discussão.
Referência1:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:22. Quais são os objetivos relacionados à promoção da INDIVIDUALIDADE do usuário no ambiente escolar?
Resposta:A pedagogia Waldorf promove a INDIVIDUALIDADE do aluno através do ambiente físico que se molda, de acordo com a fase de desenvolvimento da criança, para estimulá-la por meio de elementos como a organização funcional, a forma, a cor e a conexão com a natureza. O objetivo é inspirar a criança na criatividade e na harmonia que existe dentro de cada uma delas (princípio da inspiração).
Referência1:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:23. Quais são os objetivos da CIRCULAÇÃO de pessoas e veículos para que proporcione aos usuários boa orientação, senso de direção e fácil localização da entrada?
Resposta:A arquitetura das escolas Waldorf, geralmente, agrupa as salas de aula ao redor de um espaço destinado ao encontro da comunidade escolar (auditório, praça, anfiteatro). Este arranjo dá uma origem a uma CIRCULAÇÃO que estimula a interação entre as pessoas. O objetivo dessa organização é que a criança seja vivencie à concreta ideia de comunidade, através da percepção do espaço construído.
Referência1:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:24. Qual deve ser a IMAGEM da instituição escolar a ser projetada?
Resposta:A IMAGEM de uma escola Waldorf deve ser construída a partir dos três princípios que atuam de maneira integrada nas ações pedagógicas e na concepção dos edifícios: 1. Integração - baseada no conceito de comunidade, a arquitetura das escolas moldam-se para expressá-lo em suas formas. 2. Correlação - estabelece que o ambiente de aprendizagem tem que ser coerente com o natural desenvolvimento da criança e a experiência sensorial do ambiente deve corresponder ao conteúdo que está sendo apresentado à criança. Assim, geralmente, é dada às salas de aula um caráter único. 3. Inspiração - estabelece que a inspiração deve ser cultivada nas crianças também através do ambiente escolar. Assim, este deve ser moldado para estimular a criatividade da criança através de elementos como a organização funcional, a forma, a cor, o gesto da arquitetura, a imaginação e a conexão com a natureza.
Referência1:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:25. Quais são as considerações do cliente com relação à QUALIDADE do ambiente físico, bem como o balanço do ambiente físico e qualidade?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:26. Qual o valor do RECURSO FINANCEIRO disponível para investir na construção da escola?
Resposta:Relatar o valor em reais do recurso financeiro a ser investido na obra.
Questão:27. Qual é o objetivo do CUSTO FINAL da escola a ser construída?
Resposta:Relatar a escola que se espera construir com o total do recurso disponível.
Questão:28. Quais são os objetivos do retorno máximo do INVESTIMENTO?
Resposta:Relatar os objetivos de se atingir o retorno máximo do investimento.
Questão:29. Quais são os objetivos do retorno do INVESTIMENTO para que gere renda?
Resposta:Relatar os objetivos do retorno financeiro para que gere lucro.
Questão:30. Quais são os objetivos de se minimizar os CUSTOS operacionais da instalação física?
Resposta:Relatar os objetivos de se reduzir os custos operacionais da instalação da escola.
Questão:31. Quais são os objetivos de se minimizar os CUSTOS DE MANUTENÇÃO do edifício escolar.
Resposta:Relatar os objetivos de se minimizar a manutenção e custos do edifício escolar.
Questão:32. Qual é o objetivo de se estabelecer prioridade nos custos do CICLO DE VIDA ou custos iniciais?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:33. Quais são os objetivos de se projetar um edifício escolar SUSTENTÁVEL?
Resposta:A ideia de escola SUSTENTÁVEL está implícita na pedagogia Waldorf através do princípio da inspiração que traz para o dia-a-dia das crianças a conexão com a natureza. Através dessa vivência, A pedagogia Waldorf ensina aos seus alunos senso de responsabilidade, respeito para com a natureza, bem como conhecimento prático de cuidar da terra, de plantar para se alimentar e trabalhar com seus recursos.
Referência1:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:34. Qual é opinião do cliente no que diz respeito a PRESERVAÇÃO HISTÓRICA do edifício escolar ou da vizinhança?
Resposta:Relatar as considerações do cliente com relação ao espírito e expressão de um tempo.
Questão:35. Qual a opinião do cliente quanto a ser ESTÁTICA ou DINÂMICA tal qual uma instituição social ou funcional?
Resposta:As escolas Waldorf consideram-se como organismos vivos, unidos pelas metas estabelecidas e pela pedagogia que aplicam. Embora se caracterizam pela grande variedade de atividades propostas aos estudantes, predominam atividades ESTÁTICAS em espaços fixos para atividades específicas.
Referência1:LANZ, R. Noções Básicas de Antroposofia. 6. Ed. São Paulo: Antroposófica, 1998.
Questão:36. Quais são os planos do cliente com relação a MUDANÇAS previstas?
Resposta:Relatar os planos do cliente com relação às mudanças futuras.
Questão:37. Quais são as expectativas do cliente com relação ao CRESCIMENTO da escola?
Resposta:Relatar quais são as expectativas do cliente com relação ao crescimento da escola.
Questão:38. Qual é a DATA DE OCUPAÇÃO desejada pelos futuros usuários?
Resposta:Perguntar qual é a data de ocupação desejada pelo cliente.
Questão:39. Quais são os objetivos do cliente com relação aos RECURSOS FINANCEIROS disponíveis ao longo do tempo?
Resposta:Questionar o cliente quanto a disponibilidade dos recursos financeiros e os objetivos a serem atingidos com o mesmo.
Questão:40. Existem DADOS ESTATÍSTICOS brutos que podem ser transformados em informações úteis para o projeto?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:41. Qual é a relação entre aluno/m² ideal (PARÂMETRO DE ÁREA) para as principais atividades pedagógicas?
Resposta:1. Pintar, desenhar,trabalhos manuais: Sala de projeto - 6.50 m²/pessoa 2. Representar, dançar, cantar: Anfiteatro - 0,55 a 0,7 m²/assento. 3. Ouvir histórias: Sala para palestras - 1.26 m²/pessoa. 4. Cozinhar: Laboratório especializado - variável 5. Aula tradicional: Atividade individual - 1,5 a 2,00 m²/aluno 6. Socialização: espaços externos - variável. 7. Aperfeiçoamento e reuniões: Sala do professor - 3,32 m²/pessoa.
Referência1:SOLER, C.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; PINA, S. A. M. G. Conforto em auditórios: uma proposta de procedimento para o projeto. In: Encontro Nacional e Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído. VIII e VI. 2005. Maceió. Anais...Maceió: Antac. 2005. - Disponivel em http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Arquitetura%20teatral/Artigos/conforto_em_auditorios_proposta_de_procedimento_para_o_projeto.pdf - Acessado em 30/09/2014
Referência2:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Referência3:NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p.
Questão:42. Qual é o NÚMERO de pessoas em cada etapa do processo de ensino e aprendizagem e o TEMPO de permanência de cada uma delas na escola?
Resposta:A legislação brasileira estabelece que o número máximo de estudantes em sala de aula do ensino fundamental deve ser 35 alunos. No que diz respeito a carga horária, as diretrizes curriculares Nacionais determina para o ensino fundamental regular uma carga horária mínima de 800 horas, distribuídas em 200 dias letivos (4 horas/dia). No entanto, é recomendado a ampliação para o ensino em tempo integral, com 7 horas diárias. Dentro do contexto das escolas Waldorf, a recomendação é que a sala de aula do ensino fundamental seja de aproximadamente 28 alunos (http://www.whywaldorfworks.org.).
Referência1:BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes curriculares nacionais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. - Disponivel em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192
Referência2:BRASIL. PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 504, de 2011. Estabelece o número máximo de alunos por turma na pré-escola e no ensino fundamental. - Disponivel em http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/101713 - Acessado em 26/05/2014
Questão:43. Quais são as CARACTERÍSTICAS físicas, sociais e emocionais e intelectuais dos estudantes a serem atendidos?
Resposta:Com relação as CARACTERÍSTICAS intelectuais, a pedagogia Waldorf divide os estágio de desenvolvimento da criança em três estágios de sete em sete anos, os setênios: 1º Setênio - inicia-se quando a criança nasce e termina aos sete anos. Esse período está associado a vontade que está ligado ao movimento dos membros. A consciência se manifesta nos membros quando a criança inicia os movimentos. 2º Setênio - compreende o período entre os sete e quatorze anos. Nesse período inicia-se o despertar do sentir, fase em que a fantasia, o sentimento e a imaginação são as forças que atuam na criança. 3º Setênio - período que se estende dos quatorze anos aos vinte e um anos. É nesse período que as forças do intelecto despertam para tudo o que aperfeiçoa as representações abstratas, o juízo e o intelecto autônomo.
Referência1:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Referência2:LANZ, R. Noções Básicas de Antroposofia. 6. Ed. São Paulo: Antroposófica, 1998.
Questão:44. Quais são as características da COMUNIDADE escolar envolvida?
Resposta:Para a COMUNIDADE escolar Waldorf a escola deve estar a serviço da criança. Dessa forma, o sistema de ensino deve ser moldado de maneira que todo indivíduo, até os dezoito anos, tenha a possibilidade de aprender e receber uma formação que vise o pleno desenvolvimento de sua personalidade. Um dos princípios fundamentais é o íntimo relacionamento entre alunos e professor. Este, por sua vez, é a alma viva da escola Waldorf, devendo estar em constante aperfeiçoamento. Os pais dos alunos também devem participar ativamente da educação dos alunos, sendo considerado de extrema importância o engajamento dos mesmo na escola.
Referência1:LANZ, R. Noções Básicas de Antroposofia. 6. Ed. São Paulo: Antroposófica, 1998.
Questão:45. Como pode ser entendida a ESTRUTURA ORGANIZACIONAL da instituição escolar?
Resposta:A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL da escola Waldorf ordena-se a partir do conceito de comunidade, moldando-se dentro dessa ideia. Cada classe é considerada uma pequena comunidade e a sala de aula é vista como a casa. Esta pequena comunidade faz parte de uma maior, a comunidade escolar.
Link:Gráfico da Estrutura Organizacional
Referência1:BJØRNHOLT, M. Room for Thinking—The Spatial Dimension of Waldorf Education. Research on Steiner Education, v. 5, n. 1, p. 115–130, jul. 2014. - Disponivel em http://www.rosejourn.com/index.php/rose/article/view/190 - Acessado em 09/11/2014
Referência2:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:46. Quais são as áreas cujo potencial de perda é maior para que seja determinado o grau de controles de SEGURANÇA necessários?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:47. Qual o TEMPO DE DESLOCAMENTO de alunos e materiais dentro do edifício escolar?
Resposta:Faça uma estimativa do tempo de deslocamento do aluno entre os ambientes escolares.
Questão:48. Quais são as pistas de tráfego necessárias para a CIRCULAÇÃO de pedestres e veículos do edifício?
Resposta:Caminhos paisagisticamente projetados são necessários não só para permitir a CIRCULAÇÃO de pessoas, mas também integrar as pequenas comunidades escolares (agrupamentos de sala de aula).
Referência1:ALVARES, S. L. Traduzindo em formas a pedagogia Waldorf. 2010. 139f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) — Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. - Disponivel em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000782262 - Acessado em 20/01/2011
Questão:49. Quais são os padrões de COMPORTAMENTO observados nos usuários?
Resposta:A pedagogia Waldorf fundamenta-se nos três setênios para entender o COMPORTAMENTO da criança e conduzir o processo de ensino e aprendizagem: 1º Setênio - a pedagogia Waldorf considera que, nessa fase, a criança aprende pela imitação. Assim, o professor deve utiliza desse fato para conduzir o aprendizado da criança. 2º Setênio - para a pedagogia Waldorf, nesse período o sentimento e a imaginação são as forças que atuam na criança. Para conduzir o processo de ensino e aprendizagem nessa nova condição, o professor recorre a fantasia criadora da criança, através da arte. Esta passa a funcionar como ferramenta de auxilio à transmissão do conhecimento. 3º Setênio - nesse período a pedagogia Waldorf considera que o aluno já tem capacidade de compreender conceitos abstratos e julgamento morais. Assim, o princípio pedagógico que conduz o processo de ensino é o reconhecimento das reais qualidades do educador e em particular de sua capacidade intelectual e integridade moral.
Referência1:LANZ, R. Noções Básicas de Antroposofia. 6. Ed. São Paulo: Antroposófica, 1998.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:SALA DE PROJETO para abrigar 28 alunos. Espaço que proporciona uma variedade de superfícies de trabalho, espaço para guardar material, área para guardar projetos em desenvolvimento, ferramentas e tecnologia. Esse ambiente acolhe atividades interativas que enfatizam o aprendizado através do "fazer com as mãos". Para ver orientações de projeto para SALA DE PROJETO, acesse o link abaixo.
Link:SALA DE PROJETO
Referência1:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Referência2:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência3:DOVEY, K.; FISHER, K. Designing for adaptation: the school as socio-spatial assemblage. The Journal of Architecture, v. 19, n. 1, p. 43–63, 2 jan. 2014. - Disponivel em http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13602365.2014.882376 - Acessado em 23/04/2015
Referência4:LIPPMAN, P. C. The L-Shaped Classroom: A Pattern for Promoting Learning. [s.l.] DesignShare, 2006. - Disponivel em http://www.designshare.com/index.php/articles/the-l-shaped-classroom/ - Acessado em 18/03/2014
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:ESPAÇOS PARA A ARTE. Destinados para atividades relacionadas à arte, esses espaços devem ser planejados para que as pessoas sejam vistas e escudas, bem como ter potencial para ser o centro cultural ou o coração da escola.
Link:ESPAÇOS PARA ARTE
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência2:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência3:BERGSAGEL, V. Architecture for achievement: building patterns for small school learning. Mercer Island, Wash.: Eagle Chatter Press, 2007.
Referência4:SOLER, C.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; PINA, S. A. M. G. Conforto em auditórios: uma proposta de procedimento para o projeto. In: Encontro Nacional e Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído. VIII e VI. 2005. Maceió. Anais...Maceió: Antac. 2005. - Disponivel em http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Arquitetura%20teatral/Artigos/conforto_em_auditorios_proposta_de_procedimento_para_o_projeto.pdf - Acessado em 30/09/2014
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:A sala para EXPOSIÇÃO ORAL e PALESTRAS para abrigar 28 alunos. O Ambiente de Aprendizagem adequado para apresentações orais dá a oportunidade para praticar, dividir habilidades e adquirir conhecimento com aprendizes e/ou grupos e receber feedback. Possibilidade de Layout em informação gráfica. Para ver orientações de projeto para sala de EXPOSIÇÃO ORAL, acesse o link abaixo.
Link:SALA DE EXPOSIÇÃO ORAL
Referência1:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Referência2:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência3:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:LABORATÓRIO para abrigar 28 alunos. Destinados a abrigar atividades que requer móveis e/ou equipamentos espacializados, estes espaços devem proporcionar espaço e infraestrutura para praticar habilidades especiais. Local onde são realizadas atividades interativas, com ênfase no aprendizado pelo fazer.
Link:LABORATÓRIO
Referência1:THE ASSOCIATION FOR SCIENCE EDUCATION. School Science Accomodation. An overview of design for architects, designers and schools. Hertfordshire: [s.n.]2015. - Disponivel em http://www.ase.org.uk/resources/lab-design/ - Acessado em 15/04/2015
Referência2:DOVEY, K.; FISHER, K. Designing for adaptation: the school as socio-spatial assemblage. The Journal of Architecture, v. 19, n. 1, p. 43–63, 2 jan. 2014. - Disponivel em http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13602365.2014.882376 - Acessado em 23/04/2015
Referência3:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência4:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Referência5:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência6:HICKMAN, R. Art Rooms and Art Teaching. Art Education, v. 54, n. 1, p. 6–11, 1 jan. 2001. - Disponivel em http://aorakiehsas.wikispaces.com/file/view/art+rooms+and+art+teaching.pdf - Acessado em 19/10/2015
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:SALA DOS PROFESSORES Espaço para trabalhar em grupo ou individual destinada a equipe de professores. Preferencialmente, deve ficar próximo a área destinada preparação do material e espaços de encontro. Para ver mais orientações de projeto para SALA DO PROFESSOR, acesse o link abaixo
Link:SALA DO PROFESSOR
Referência1:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência2:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência3:LACKNEY. Thirty Three Educational Design Principles for Schools & Community. National Cleanringhouse for Educational Facilities, 2000. - Disponivel em http://eric.ed.gov/?id=ED450544 - Acessado em 25/05/2014
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:BIBLIOTECA A biblioteca tem um importante papel no aprendizado dos alunos, pois é um lugar onde os estudantes podem se engajar com seus próprios projetos, explorar novos temas e textos sozinhos de acordo com seu interesse e desejo. Esse espaço pode também promover encontros entre os estudantes. Para ver mais orientações de projeto para BIBLIOTECA, acesse o link abaixo.
Link:BIBLIOTECA
Referência1:DEAN, E.; DEMMERS, L. Universal Access in Libraries. Califórnia: Institute of Museum and Library Services, 2004. - Disponivel em http://www.compassionatelibrarian.net/uploads/1/2/8/0/12807133/universalaccesslibraries.pdf - Acessado em 13/12/2015
Referência2:OKAMOTO, J. Percepção Ambiental e Comportamento. São Paulo: Plêiade, 1996. 200p.
Referência3:KAYA, N.; BURGESS, B. Territoriality: Seat Preferences in Different Types of Classroom Arrangements. Environment and Behavior, v. 39, n. 6, p. 859–876, 10 jul. 2007. - Disponivel em http://eab.sagepub.com/content/39/6/859.abstract - Acessado em 14/08/2015
Referência4:SOUSA, M. N. P. de O e. Padrões em projetos arquitetônicos de bibliotecas públicas. 2012. 237f. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Unicamp. Campinas. - Disponivel em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000896577 - Acessado em 12/01/2016
Referência5:Whole Building Design Guide - Disponivel em https://www.wbdg.org/ - Acessado em 05/03/2014
Referência6:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:REFEITÓRIO Deve-se providenciar para os alunos ambientes encorajem a alimentação saudável. Para ver as orientações de projeto do ESPAÇO PARA ALIMENTAÇÃO, acesse o link abaixo.
Link:ESPAÇO PARA ALIMENTAÇÃO
Referência1:HUANG, T. T.-K.; SORENSEN, D.; DAVIS, S.; FRERICHS, L.; BRITTIN, J.; CELENTANO, J. CALLAHANK.; TROWBRIDGE, M. J. Healthy Eating Design Guidelines for School Architecture. Preventing Chronic Disease, v. 10, p. E27, 2013. - Disponivel em http://www.cdc.gov/pcd/issues/2013/12_0084.htm - Acessado em 12/02/2015
Referência2:GORMAN, N. LACKNEY, J. A.; ROLLINGS, K.; HUANG, T.T. Designer schools: the role of school space and architecture in obesity prevention. Obesity (Silver Spring, Md.), v. 15, n. 11, p. 2521–2530, nov. 2007. - Disponivel em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18070739 - Acessado em 06/06/2015
Referência3:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:ÁREA DE APRENDIZADO INFORMAL Áreas amplas destinadas não só para encontros casuais, mas também para o aprendizado informal em grupo ou individual, reflexões individuais e discussões informais. A atmosfera informal desse espaço permite ao aluno um descanso dos ambientes de ensino formal. Para ver orientações de projeto para ÁREAS DE APRENDIZADO INFORMAL, acesse o link abaixo.
Link:ÁREAS DE APRENDIZADO INFORMAL
Referência1:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência2:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:É importante que o aluno tenha um lugar seguro para guardar seus pertences. Para consultar orientações de projeto para ESPAÇO PARA GUARDAR PERTENCES, acesse o link abaixo.
Link:ESPAÇO PARA GUARDAR PERTENCES
Referência1:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Referência2:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:A escola deve encorajar as crianças a terem uma vida saudável através da prática de diferentes atividades físicas. Para ver orientações projetuais para espaços destinados a atividade física, acesse o link abaixo.
Link:ESPAÇOS PARA PRATICAR ESPORTES
Referência1:GORMAN, N. LACKNEY, J. A.; ROLLINGS, K.; HUANG, T.T. Designer schools: the role of school space and architecture in obesity prevention. Obesity (Silver Spring, Md.), v. 15, n. 11, p. 2521–2530, nov. 2007. - Disponivel em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18070739 - Acessado em 06/06/2015
Referência2:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Referência3:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência4:O'Donnell Wicklund Pigozzi and Peterson, Architects Inc, VS Furniture, and Bruce Mau Design. The Third Teacher: 79 Ways You Can Use Design to Transform Teaching & Learning. New York: Abrams, 2010.254p.
Referência5:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência6:NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:O contato com a natureza traz muitos benefícios para a criança. Para ver orientações de projeto para áreas externas, acesse o link abaixo.
Link:ÁREAS EXTERNAS
Referência1:FEDRIZZI, B. Subsídios para projetos de pátios escolares públicos em Porto Alegre. ARQTEXTO, Porto Alegre. Nº8. p. 96–101, 2006. - Disponivel em http://www.ufrgs.br/propar/publicacoes/ARQtextos/PDFs_revista_8/8_Beatriz%20Fedrizzi.pdf - Acessado em 23/02/2015
Referência2:LACKNEY. Thirty Three Educational Design Principles for Schools & Community. National Cleanringhouse for Educational Facilities, 2000. - Disponivel em http://eric.ed.gov/?id=ED450544 - Acessado em 25/05/2014
Referência3:MOZAFFAR, F.; SOMAYEH MIRMORADI, S.. Effective Use of Nature in Educational Spaces Design. Organization, Technology & Management in Construction: An International Journal, v. 4, n. 1, p. 381-392, 2012. - Disponivel em http://www.grad.hr/otmcj/clanci/vol4_is1/vol4_is1_3.html - Acessado em 21/05/2014
Referência4:RUSSELL, M. H. Conecting Children to Nature in a Montessori Primary Environment. Master of Science in Education. 2014. 64p. Thesis (Master of Science in Education - Montessori ). University of Wisconsin. Wisconsin. - Disponivel em https://minds.wisconsin.edu/handle/1793/69013 - Acessado em 13/02/2015
Referência5:SANOFF, H.; WALDEN, R. School Environments. In: The Oxford handbook of environmental and conservation psychology. New York: Oxford University Press, 2012. p. 276-294.
Referência6:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Questão:51. Qual o tipo e a intensidade das RELAÇÕES FUNCIONAIS?
Resposta:Para ver as relações funcionais de uma escola Waldorf, acesse o link abaixo.
Link:RELAÇÕES FUNCIONAIS WALDORF
Referência1:ZIMMER, J. Freie Waldorfschule Backnang. Einzügige Schule mit Ganztags-bereich und erweiterbarem Mehr-zwecksaal. Mensch + Architektur, n. 69/70, p. 131, out. 2009.
Referência2:RAAB, R.; KLINGBORG, A. Die Waldorfschule Baut: 60 Jahre Architektur der Waldorfschule. Stuttgart: Verlag Freies Geistesleben, 1982.
Referência3:STEINERSKOLEN I STAVANGER. - Disponivel em http://www.arbeidsgruppenhus.no/index.php/10-ahus/50-steinerskolen-stv-1og2 - Acessado em 10/02/ 2009.
Questão:52. Quais são os grupos de pessoas com DEFICIÊNCIA e os obstáculos do espaço físico a serem vencidos?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:53. Quais são as condições do TERRENO existente?
Resposta:Observar as condições do terreno, relatando pontos favoráveis para vistas externas, a construção, acessos e egressos, tamanho do terreno, capacidade, bem como áreas propícias a acidentes naturais.
Questão:54. Após avaliar os resultados dos testes de solo, quais são suas implicações para os CUSTOS e para o PROJETO?
Resposta:Analisar os testes de solo e relatar suas consequências para os custos e para o projeto.
Questão:55. Quais são as RELAÇÕES DE ÁREA? Por exemplo: área de cobertura, a quantidade de pessoas por m² e outras medidas de comparação de densidade?.
Resposta:Superfície de construção: 20 a 25m² por aluno. Superfície de aula: 1,5m² por estudante (mínimo); 2,0m² a 6,0m² (ideal). Número ideal de alunos em sala de aula é 28.
Referência1:NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p.
Questão:56. Quais são os DADOS CLIMÁTICOS que podem influenciar o projeto do edifício escolar? Por exemplo: temperaturas sazonais, precipitações, neve, ângulos solares e direção do vento.
Resposta:Pesquisar e relacionar dados do clima importantes para o projeto do edifício escolar.
Questão:57. Quais são as orientações da LEI DE ZONEAMENTO?
Resposta:Relatar as orientações da lei de zoneamento e as considerações sobre a forma.
Questão:58. Quais são as características do ENTORNO imediato e os MATERIAIS LOCAIS que podem influenciar a definição do projeto do edifício?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:59. Quais são as implicações PSICOLÓGICAS da forma na TERRITORIALIDADE e MOVIMENTO das pessoas e veículos?
Resposta:O princípio da correlação establece que o ambiente de aprendizagem tem que ser coerente com o natural desenvolvimento da criança e a experiência sensorial do ambiente deve corresponde ao conteúdo que está sendo apresentado a criança. Assim, a progressão no formato das salas de aula começa, no Jardim da Infância, com a forma arredondada. Ela reflete o símbolo da união e está presente nas janelas, nas portas, nos telhados, nos móveis. Acompanhando a evolução do processo de aprendizagem, progressivamente, os ambientes de aprendizagem se alongam tornando-se semelhantes a uma sala de aula tradicional. A organização dos alunos dentro da sala de aula acompanha a transformação da forma das salas de aula. Finalmente, no ensino médio, as classes adquirem formas abstratas e sugerem uma organização social dos alunos para discussões.
Referência1:ADAMS, D. Organic Functionalism: Important Principle of the Visual Arts in Waldorf School Crafts and Architecture. The Research Institute for Waldorf Education. Research Bulletin, v. X, n. 1, p. 23–38, jan. 2005. - Disponivel em http://www.waldorfresearchinstitute.org/pdf/BACraftsArchtRev.pdf - Acessado em 23/03/2009
Referência2:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:60. Onde localizar pontos de REFERÊNCIA e a ENTRADA no edifício escolar?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:61. Qual é a relação estabelecida entre a QUALIDADE da construção e o CUSTO por m²?
Resposta:Estabelecer uma relação entre o qualidade da construção e o custo/m².
Questão:62. Qual é o efeito da EFICIÊNCIA do LAYOUT na qualidade da edificação?
Resposta:A transformação da forma dos ambientes de aprendizagem deve refletir a organização social dos alunos dentro da sala de aula. Assim, o LAYOUT muda de acordo com o período escolar. No Jardim da Infância a organização dos alunos dentro da sala de aula não tem modelo nenhum. Já no primeiro ano as crianças começa ser organizadas em circulo, refletindo a reunião. Progressivamente, as classes adquirem foco e a organização vai se assemelhando ao modelo tradicional. No ensino médio a forma da sala de aula vai se tornando mais abstrata para abrigar as discussões.
Referência1:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Referência2:ADAMS, D. Organic Functionalism: Important Principle of the Visual Arts in Waldorf School Crafts and Architecture. The Research Institute for Waldorf Education. Research Bulletin, v. X, n. 1, p. 23–38, jan. 2005. - Disponivel em http://www.waldorfresearchinstitute.org/pdf/BACraftsArchtRev.pdf - Acessado em 23/03/2009
Questão:63. Qual é o efeito dos EQUIPAMENTOS na QUALIDADE do espaço projetado?
Resposta:Deve-se dar preferência à cadeiras, carteiras e EQUIPAMENTOS (prateleiras, armários, etc) feitos de diferentes materiais naturais para compor os objetos da sala de aula. Com contato constante com objetos feitos com material natural busca-se ensinar a criança a respeitar e cuidar dos recursos naturais.
Referência1:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:64. Como deve ser ADEQUAÇÃO FUNCIONAL dos ambientes de aprendizagem para que possam ser considerados como ESPAÇOS DE QUALIDADE?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:65. Qual deve ser CUSTO/M², considerando
Resposta:Estabelecer um custo/m² considerando considerando fatores ordenadores da evolução da obra, parâmetros de custo local e o nível de qualidade da construção.
Questão:66. Qual é o ORÇAMENTO MÁXIMO possível?
Resposta:Faça uma avaliação para estabelecer o ORÇAMENTO MÁXIMO possível.
Questão:67. Quais são as possíveis combinações entre os FATORES DE TEMPO e USO para as diferentes funções?.
Resposta:Analisar os FATORES DE TEMPO e USO para as diferentes funções e estabeleça combinações.
Questão:68. Como o MERCADO pode interferir no projeto?
Resposta:Avalie análises de mercado e determine quais são implicações para o projeto.
Questão:69. Quais são os custos para as diferentes alternativas de FONTES DE ENERGIA?
Resposta:Relacione as diferentes FONTES DE ENERGIA possíveis e analise os custos.
Questão:70. Quais são as implicações que os fatores climáticos e os níveis de desgastes das atividades podem trazer para os MATERIAIS DO EDIFÍCIO?
Resposta:Analisar os fatores climáticos, os níveis de desgastes das atividades e as suas implicações nos materiais dos edifícios.
Questão:71. Quais informações pode-se abstrair da relação: CUSTO INICIAL x CUSTO do CICLO DE VIDA?
Resposta:Analisar dados econômicos relacionados ao CUSTO INICIAL X CUSTO do CICLO DE VIDA.
Questão:72. É possível aplicar o SISTEMA LEED?
Resposta:Analisar a aplicação do SISTEMA LEED.
Questão:73. É possível identificar VALORES históricos, sentimentais e estéticos, bem como o SIGNIFICADO das construções existentes e da vizinhança?
Resposta:Identifique e estabeleça o SIGNIFICADO das construções existentes e da vizinhança, bem como os VALORES históricos, sentimentais e estéticos.
Questão:74. Quais são os PARÂMETROS de ESPAÇO para atividades específicas e o número de participantes?
Resposta:Cálculo para 28 alunos por ambiente de aprendizagem: 1. Sala de projeto (pintar, trabalhos manuais) - recomenda-se 182m² para 28 alunos (consultar Menu Conceitos da Psicologia Ambiental, submenu Densidade Humana). 2. Anfiteatro (representar, dançar, cantar) - 0,55 a 0,7 m² por assento. 3. Auditório (ouvir histórias, palestras) e/ou sala de exposição oral - recomenda-se 42m² a 56m² para 28 alunos. 4. Área externa: variado. 5. Laboratório especializado - consultar Menu Arquitetura escolar, submenu Ambientes de Aprendizagem – Laboratórios.
Referência1:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Referência2:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência3:NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p.
Questão:75. Quais são as ATIVIDADES EXISTENTES e as MUDANÇAS PROVÁVEIS?.
Resposta:Além das aulas comuns de disciplinas obrigatórias (português, matemática, ciências, língua estrangeira, educação física, etc.), os alunos da escola Waldorf desenvolvem outras ATIVIDADES vinculadas a arte como, por exemplo, música, escultura, pintura, artesanato em madeira e metal, jardinagem, euritmia e teatro.
Referência1:ALVARES, S. L. Traduzindo em formas a pedagogia Waldorf. 2010. 139f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) — Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. - Disponivel em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000782262 - Acessado em 20/01/2011
Referência2:BJØRNHOLT, M. Room for Thinking—The Spatial Dimension of Waldorf Education. Research on Steiner Education, v. 5, n. 1, p. 115–130, jul. 2014. - Disponivel em http://www.rosejourn.com/index.php/rose/article/view/190 - Acessado em 09/11/2014
Questão:76. As PROJEÇÕES FUNCIONAIS funcionais a longo prazo indicando crescimento ou não?
Resposta:Faça projeções funcionais a longo prazo indicando crescimento ou não.
Questão:77. Qual é o CRONOGRAMA real de duração do projeto?
Resposta:Organize um cronograma real para a obra.
Questão:78. Quais são as implicações do "FATOR de EVOLUÇÃO" da obra?
Resposta:Relate as implicações dos fatores que ordenam a evolução da obra.
Questão:79. Os serviços oferecidos funcionam melhor CENTRALIZADOS ou DESCENTRALIZADOS?
Resposta:Como resposta ao princípio da integração, espaços de vivência da comunidade (anfiteatros, praças externas e internas, halls de entrada) possuem localização central no terreno ou na edificação, fácil acesso para toda a comunidade e dimensões condizentes para grandes reuniões. Para ver o gráfico do Agrupamento de Serviços, acesse o link abaixo. Como resposta ao principio da correlação observou-se que as classes são organizadas em ""alas"", formando agrupamentos de sala de aula.
Link:GRÁFICO DO AGRUPAMENTO DE SERVIÇOS
Referência1:ALVARES, S. L. Traduzindo em formas a pedagogia Waldorf. 2010. 139f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) — Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. - Disponivel em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000782262 - Acessado em 20/01/2011
Questão:80. Quais são os tamanhos e tipos de GRUPOS de ESTUDANTES a serem abrigados, agora e no futuro? Relate também as características físicas, sociais e emocionais das pessoas.
Resposta:Número de alunos ideal para uma sala de aula Waldorf é 28. São agrupados de acordo com a idade, ou seja, de acordo com os setênios. Na sala de aula a formação de grupos para a realização das atividades depende da orientação do professor.Para ver o gráfico da DISPOSIÇÃO DAS PESSOAS, acesse o link abaixo.
Link:GRÁFICO DA DISPOSIÇÃO DAS PESSOAS
Referência1:LANZ, R. Noções Básicas de Antroposofia. 6. Ed. São Paulo: Antroposófica, 1998.
Referência2:STEINER, R. A educação da criança segundo a ciência espiritual. São Paulo: Antroposófica, 2007. 56p.
Referência3:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:81. Existe a necessidade de INTEGRAÇÃO OU PRIVACIDADE (audiovisual) entre as atividades pedagógicas? Em caso de privacidade, o grau de isolamento deve ser mínimo ou máximo?.
Resposta:Estudos observaram dois tipos de organização espacial. 1. Três grupos: salas de aula agrupadas, formando alas; o jardim da infância separado; as áreas de convivência associadas com ambientes para atividades de artes. 2. Três grupos: agrupamentos de salas de aula, formando alas; área de convívio social e administração associadas com as salas de artes. Para ver o gráfico da INTEGRAÇÃO OU SEPARAÇÃO das atividades, acesse o link abaixo.
Link:ATIVIDADES: INTEGRAÇÃO E/OU SEPRAÇÃO.
Referência1:ALVARES, S. L. Traduzindo em formas a pedagogia Waldorf. 2010. 139f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) — Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. - Disponivel em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000782262 - Acessado em 20/01/2011
Questão:82. Qual é a PRIORIDADE dos conceitos que surgiram? Quais são os mais valorizados e os que afetam o tamanho, a qualidade e as posições relativas?
Resposta:1. Hierarquia - Os alunos são a meta e a razão de ser das escolas Waldorf, ou seja, estão no centro do processo educativo. 2. Atividades - Várias são as atividades propostas por essa pedagogia: música, pintura, escultura, teatro, artesanato, predominando as atividades práticas. 3. Segurança - as formas arquitetônicas são concebidas para proporcionar ao aluno a sensação de segurança. Por exemplo, a organização dos prédios em semi círculo delimita um espaço que envolve a criança e dá a sensação de segurança. Esse princípio chama-se "o gesto". 4. Comportamento - a escola Waldorf se dedica a fazer com que seus alunos sintam-se como membros de uma comunidade. Para ver o gráfico das PRIORIDADES, acesse o link abaixo.
Link:PRIORIDADES
Referência1:ADAMS, D. Organic Functionalism: Important Principle of the Visual Arts in Waldorf School Crafts and Architecture. The Research Institute for Waldorf Education. Research Bulletin, v. X, n. 1, p. 23–38, jan. 2005. - Disponivel em http://www.waldorfresearchinstitute.org/pdf/BACraftsArchtRev.pdf - Acessado em 23/03/2009
Referência2:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência3:LANZ, R. Noções Básicas de Antroposofia. 6. Ed. São Paulo: Antroposófica, 1998.
Questão:83. Como expressar os SÍMBOLOS DE AUTORIDADE a partir da relação conceito de hierarquia e seus objetivos?
Resposta:Refletindo sua organização em comunidade, geralmente, as salas de aula são agrupadas em pequenos conjuntos de acordo com os diferentes períodos de desenvolvimento da criança que, por sua vez, formam vilas em torno de um grande espaço de vivência (praça, auditório, jardim de inverno, hall de entrada). Para ver o gráfico do SÍMBOLO DE AUTORIDADE, acesse o link abaixo.
Link:SÍMBOLO DE AUTORIDADE
Referência1:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:84. Como os CONTROLES de SEGURANÇA são usados para proteger adequadamente e controlar o movimento das pessoas?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:85. Como pode ser avaliado o fluxo relativo ao MOVIMENTO sequencial de pessoas, veículos, serviços, produtos e informação?
Resposta:Fluxo sequencial de pessoas, acesse o link abaixo.
Link:FLUXO DE PESSOAS
Referência1:ZIMMER, J. Freie Waldorfschule Backnang. Einzügige Schule mit Ganztags-bereich und erweiterbarem Mehr-zwecksaal. Mensch + Architektur, n. 69/70, p. 131, out. 2009.
Referência2:RAAB, R.; KLINGBORG, A. Die Waldorfschule Baut: 60 Jahre Architektur der Waldorfschule. Stuttgart: Verlag Freies Geistesleben, 1982.
Referência3:STEINERSKOLEN I STAVANGER. - Disponivel em http://www.arbeidsgruppenhus.no/index.php/10-ahus/50-steinerskolen-stv-1og2 - Acessado em 10/02/ 2009.
Questão:86. Quais são as faixas de TRÁFEGO que devem ser separadas totalmente para segregar diferentes tipos de pessoas, diferentes tipos de veículos e pedestres de veículos?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:87. Existe a necessidade de um espaço comum MULTIPROPÓSITO ou com TRÁFEGO MULTIDIRECIONAL com a intenção de PROMOVER ENCONTROS combinados ou eventuais?
Resposta:Como uma grande comunidade são comuns em escolas Waldorf espaços MULTIPROPÓSITOS na intenção de PROMOVER ENCONTROS. Foram identificados halls de entrada, praças internas e/ou externas, espaços para apresentações. Sem uma área livre comunitária um sistema social não sobrevive.
Link:MULTIPROPÓSITO E MULTIDIRECIONAL
Referência1:ALEXANDER, C.; ISHIKAWA, S.; SILVERSTEIN, M. A Pattern Language: Towns, Buildings, Construction. New York. Oxford University Press. USA, 1977.
Referência2:ALVARES, S. L. Traduzindo em formas a pedagogia Waldorf. 2010. 139f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) — Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. - Disponivel em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000782262 - Acessado em 20/01/2011
Questão:88. Quais são os conceitos de ORGANIZAÇÃO ESPACIAL e de RELAÇÕES FUNCIONAIS?
Resposta:As alas de sala de aula são ORGANIZADAS ESPACIALMENTE ao longo de eixos retilíneos, curvos ou circulares delimitando espaços que dão origem aos espaços que estimulam a vida em comunidade. Essa característica da arquitetura das escolas Waldorf é denominada de ""Gesto do Abraço"" que proporciona a criança a sensação de proteção e segurança à criança. Para ver o gráfico ORGANIZAÇÃO ESPACIAL, acesse o link abaixo.
Link:ORGANIZAÇÃO ESPACIAL
Referência1:ALVARES, S. L. Traduzindo em formas a pedagogia Waldorf. 2010. 139f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) — Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. - Disponivel em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000782262 - Acessado em 20/01/2011
Questão:89. Como deve ser organizado o uso de redes ou parâmetros de comunicação para promover a TROCA DE INFORMAÇÃO (fluxo de informação)?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:90. Quais são as CARACTERÍSTICAS LOCAIS locais do local que deverão ser PRESERVADAS e/ou REFORÇADAS?
Resposta:Estudar as características naturais do terreno e identificar o que se pretende manter ou reforçar.
Questão:91. O que as análises de clima indicaram e o que deve ser feito para o CONTROLE do mesmo no Interior da edificação?
Resposta:Estudar as análises de clima realizadas e determinar as implicações para a edificação no controle do clima.
Questão:92. Quais são as implicações dos códigos pesquisados para forma? Com base nessa informação, quais devem ser as precauções que se deve tomar com relação a SEGURANÇA?
Resposta:Avaliar as a forma da edificação com base nos códigos pesquisados e identificar as precauções que se deve tomar com a segurança dos usuários.
Questão:93. Com base na análise do solo realizado, é necessário fundação especial e qual seu CUSTO?
Resposta:Estude a análise de solo realizada e verifique quais são as possibilidades de fundações e quais são os CUSTOS.
Questão:94. Quais são os modelos de DENSIDADE padrões que são possíveis de se estabelecer com base nos estudos de clima, os dados demográficos, condições locais e o valor do terreno?
Resposta:Analise os dados climáticos, demográficos, as condições locais e o valor do terreno para estabelecer um número máximo e mínimo de usuário para a edificação.
Questão:95. O que diz a política da VIZINHANÇA? Com base nela, descubra o conceito de segregação ou inter-relação.
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:96. Existe a necessidade NICHOS INDIVIDUAIS ou TERRITORIALIDADE de estudantes e professores?
Resposta:O arranjo da sala de aula Waldorf varia com a série com que o aluno está cursando. Assim, a necessidade de NICHOS INDIVIDUAIS vai variar de sala para sala.
Referência1:ADAMS, D. Organic Functionalism: Important Principle of the Visual Arts in Waldorf School Crafts and Architecture. The Research Institute for Waldorf Education. Research Bulletin, v. X, n. 1, p. 23–38, jan. 2005. - Disponivel em http://www.waldorfresearchinstitute.org/pdf/BACraftsArchtRev.pdf - Acessado em 23/03/2009
Referência2:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:97. Como os usuários podem ter boa orientação e a mantenham o SENSO de DIREÇÃO através da edificação?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:98. Existe a necessidade do conceito de acessibilidade para promover o SENSO de ENTRADA e CHEGADA, bem como o ACESSO DIRETO às informações de ORIENTAÇÃO ao público?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:99. Qual é o caráter geral da FORMA ARQUITETÔNICA que se pretende projetar como IMAGEM da instituição escolar?
Resposta:A arquitetura da escola Waldorf é baseada no conceito da comunidade e se molda dentro dessa ideia, expressando-a em suas formas.
Referência1:ALVARES, S. L. Traduzindo em formas a pedagogia Waldorf. 2010. 139f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) — Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. - Disponivel em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000782262 - Acessado em 20/01/2011
Questão:100. O que se deve considerar para providenciar o mais alto nível de qualidade após o balanço entre os fatores de CUSTO e BENEFÍCIO?.
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:101. Qual é a previsão realista de prováveis CUSTOS depois de avaliar os fatos pertinentes, considerando o controle de custos?
Resposta:Relacionar tudo o que deve ser considerado no levantamento de custos e fazer uma previsão realista.
Questão:102. Como deve ser alocado o DINHEIRO da OBRA para que seja organizada uma distribuição imparcial do espaço e dinheiro ?
Resposta:Organize o dinheiro disponível de maneira que ele seja distribuído de maneira igualitária em todas as fases do projeto e obra.
Questão:103. É possível combinar várias funções em um ESPAÇO VERSÁTIL e MULTIFUNCIONAL?
Resposta:A Pedagogia Waldorf busca trabalhar com espaços multifuncionais uma vez que desenvolve com seus alunos uma grande variedade de atividades didáticas e artísticas.
Referência1:ALVARES, S. L. Traduzindo em formas a pedagogia Waldorf. 2010. 139f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) — Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. - Disponivel em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000782262 - Acessado em 20/01/2011
Questão:104. Existe a necessidade do CONCEITO DE MERCHANDISING para promover atividades comerciais?
Resposta:Descobrir se há necessidade do conceito de merchandising ser utilizado para promover atividades comerciais.
Questão:105. Quais são as implicações de incorporar o conceito de CONSERVAÇÃO DE ENERGIA para o projeto e o custo?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:106. Existe a possibilidade de REDUZIR CUSTOS providenciando soluções efetivas?
Resposta:Pesquise e analise soluções projetuais que possam reduzir o custo da obra e futuras manutenções.
Questão:107. Existe maneiras de reutilizar os RECURSOS RENOVÁVEIS para atingir um ambiente sustentável?
Resposta:Verifique a possibilidade de reutilizar os recursos naturais consumidos pelos usuários do edifício. Ex.: água, lixo orgânico,etc
Questão:108. Caso seja edifício já existente (histórico), existe a possibilidade de ADAPTAR a construção as novas atividades e funções?
Resposta:Caso seja um edifício já existente, verifique a possibilidade de adaptá-lo a nova realidade da escola
Questão:109. Os espaços devem ser projetados de maneira mais específica para abrigar determinada função (ESTÁTICA) ou devem ser concebidos de forma mais ampla, flexível (DINÂMICA)?
Resposta:A realizada sobre a Pedagogia Waldorf mostrou que os ambientes de aprendizagem apresentam tanto espaços com funções bem estabelecidas (salas de aula) como espaços flexíveis (espaços para arte).
Questão:110. Os ambientes de aprendizagem devem acomodar MUDANÇAS FUTURAS nas atividades (CONCEITO DE CONVERTIBILIDADE)?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:111. As metas estabelecidas pela Instituição escolar inclui CRESCIMENTO futuro (CONCEITO de EXPANSÃO)?
Resposta:As expectativas de crescimento futuro deve ser descrito nas metas a serem alcançadas pela Instituição escolar e previstas no projeto do edifício escolar. Consulte as metas no Projeto Político pedagógico da Instituição escolar
Questão:112. Qual a DATA REAL de entrega do edifício, cumprindo toda a programação estabelecida?.
Resposta:Analise os tempos dos procedimentos mais eficientes e os convencionais com relação a data de entrega esperada para estabelecer uma data de entrega factível.
Questão:113. Qual é a fase mais provável de implementar restrições de CUSTO e TEMPO do projeto?
Resposta:Analise todas as fases do projeto e identifique a que é mais compatível para realizar corte no tempo de execução e nos custos.
Questão:114. Quais são os MÉTODOS de MEDIÇÃO apropriados - net, usável, rentável e área inteira?
Resposta:Pesquisar o melhor método de medição.
Questão:115. Quais são as áreas destinadas cada ATIVIDADE e como se organizam: locação, tipo de espaço e tempo?
Resposta:Organização: 1. Conjunto pedagógico: salas de aula, laboratórios, ateliês, biblioteca. 2. Conjunto vivência e assistência: pátio interno e externo, refeitório, anfiteatro e quadra. 3. Conjunto administrativo e apoio pedagógico: sala do professor e administração. 4. Conjunto de serviços: cozinha. Atividades 1. Salas de aula: exposição oral, resolução de problemas, pesquisa. 2. Administração: atividades burocráticas. 3. Pátio interno: socialização. 4. Pátio externo: socialização e pesquisa. 5. Refeitório: alimentar-se. 6. Cozinha: preparo do alimento. 7. Quadra: atividade física e socialização. 8. Laboratórios: aula prática. 9. Ateliês: aula prática. 10. Anfiteatro: cantar, dançar, dramatização. 11. Biblioteca: pesquisa, leitura, estudo, socialização. Para ver o gráfico da LOCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, acesse o link abaixo.
Link:LOCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
Referência1:RAAB, R.; KLINGBORG, A. Die Waldorfschule Baut: 60 Jahre Architektur der Waldorfschule. Stuttgart: Verlag Freies Geistesleben, 1982.
Referência2:ZIMMER, J. Freie Waldorfschule Backnang. Einzügige Schule mit Ganztags-bereich und erweiterbarem Mehr-zwecksaal. Mensch + Architektur, n. 69/70, p. 131, out. 2009.
Referência3:STEINERSKOLEN I STAVANGER. - Disponivel em http://www.arbeidsgruppenhus.no/index.php/10-ahus/50-steinerskolen-stv-1og2 - Acessado em 10/02/ 2009.
Questão:116. Existe a necessidade de ESTACIONAMENTO e ÁREA EXTERNA?
Resposta:Devem ser reservadas áreas reservadas dentro da escola para as crianças trabalharem com a terra, brincarem com jardins naturais e florestas. Algumas escolas Waldorf também reservam áreas para a criação de animais.
Referência1:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:117. Quais são as consequências para o CUSTO das alternativas funcionais (instalações, construção ou soluções locais)?
Resposta:Estude as alternativas funcionais e verifique o quanto cada uma delas interfere no custo da obra.
Questão:118. A obra pode provocar alguma consequência negativa para o DESENVOLVIMENTO LOCAL?
Resposta:Identifique se a obra pode ter algum custo do DESENVOLVIMENTO LOCAL.
Questão:119. Os fatores do AMBIENTE FÍSICO e PSICOLÓGICO, bem como as CONDIÇÕES LOCAIS podem influenciar a elaboração do ORÇAMENTO?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:120. Que o acordo foi feito com o cliente com relação a QUALIDADE da construção? Relate o acordo para cada atividade em relação a organização, localização, tipo de espaço e tempo.
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:121. Qual é o FATOR de EFICIÊNCIA usado para determinar a possibilidade de uso, a rentabilidade ou as necessidades de áreas brutas?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:122. Qual é o CUSTO estimado da obra?
Resposta:Analise o custo estimado, não deixando dúvidas quanto ao valor da obra.
Questão:123. Qual é o ponto de equilíbrio na relação entre as NECESSIDADES ESPACIAIS, o ORÇAMENTO e a QUALIDADE?
Resposta:Procure estabelecer um balanço entre REQUERIMENTOS de ESPAÇO, ORÇAMENTO E QUALIDADE.
Questão:124. Qual é o FLUXO de CAIXA durante o período da obra?.
Resposta:Estude e detalhe o FLUXO DE CAIXA.
Questão:125. Qual o ORÇAMENTO relacionado as instalações de energia da edificação?
Resposta:Apresente o ORÇAMENTO das instalações de energia separado.
Questão:126. Quais são os CUSTOS de operação?
Resposta:Expresse os CUSTOS da obra através de gráficos.
Questão:127. Quais são as informações relativas ao CICLO DE VIDA do edifício?
Resposta:Avalie as informações sobre o CICLO DE VIDA da edificação.
Questão:128. Qual é o nível de SUSTENTABILIDADE desejado para a edificação escolar? Use um sistema de classificação.
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:129. O "FATOR DE EVOLUÇÃO" da obra é factível?
Resposta:Avalie se o "FATOR DE EVOLUÇÃO" da obra é factível.
Questão:130. Qual é o CRONOGRAMA factível para entrega do projeto?
Resposta:Determine um cronograma factível para a entrega do projeto.
Questão:131. Qual é o CRONOGRAMA de CUSTOS da construção? Existe a alternativa para construção do edifício em uma única fase?
Resposta:Elabore um cronograma de custos da construção.
Questão:132. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO para satisfazer as NECESSIDADES pessoais e populares do cliente e usuário?
Resposta:Para cumprir a missão de uma formação holística, é essencial que: 1. O aluno se sinta membro de uma comunidade. Assim, é importante oferecer espaços de socialização tanto para as pequenas comunidades de salas de aula, como também para a comunidade escolar e local. 2. Ofereça ao aluno uma variedade de atividades pedagógicas para que o aluno tenha acesso ao conhecimento das diferentes áreas do conhecimento. Assim, é importante proporcionar uma variedade de ambientes de aprendizagem: laboratórios, ateliês, anfiteatro, etc.
Questão:133. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO para acomodar as principais ATIVIDADES pedagógicas do projeto?
Resposta:1. Além das atividades pedagógicas usuais (matemática, português, ciências), os alunos também vivenciam diversas atividades artísticas: pintura, escultura, dança, música. Assim, são importantes ambientes como ateliês, anfiteatros, auditórios, anfiteatro. 2. A vida em comunidade, geralmente, é abrigada em praças internas e/ou externas, bem como anfiteatros.
Questão:134. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO criadas pelas RELAÇÕES entre as atividades?
Resposta:Os espaços destinados a vida em comunidade, geralmente, é locada no centro do terreno ou do edifício e conecta os demais espaços de aprendizagem.
Questão:135. Quais são as principais influências do LOCAL na concepção da FORMA do edifício?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:136. Como o CLIMA influencia na concepção da FORMA arquitetônica do edifício escolar?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:137. Qual o nível de QUALIDADE do projeto? Quais as implicações para a FORMA do edifício escolar?.
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:138. Como o ORÇAMENTO inicial pode influenciar na construção e na geometria do edifício?
Resposta:Estabeleça quais são as limitações que o ORÇAMENTO pode trazer para a forma arquitetônica.
Questão:139. O CUSTO de operação é crítico? Quais possíveis soluções?
Resposta:Defina quais são os pontos críticos das operações de CUSTO e estabeleça um direcionamento para os pontos críticos.
Questão:140. Existem diferenças entre o ORÇAMENTO inicial e o custo do CICLO DE VIDA da edificação? É possível reconciliá-las?
Resposta:Identifique e concilie as diferenças entre o ORÇAMENTO inicial e custo do CICLO DE VIDA da edificação.
Questão:141. O ENTORNO HISTÓRICO pode exercer influência na futura edificação escolar?
Resposta:Verifique se existe a possibilidade do ENTORNO HISTÓRICO exercer influência na futura edificação escolar. Relate as possíveis influências. Editar
Questão:142. Quais as principais ATIVIDADES que, provavelmente, serão ESTÁTICAS e quais serão mais DINÂMICAS e FLEXÍVEIS?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:143. Quais são as implicações das MUDANÇAS e CRESCIMENTO sobre o desempenho da instituição escolar durante um período longo?
Resposta:Relate as consequências vinculadas a mudanças e ao crescimento sobre o desempenho da instituição escolar durante um longo período.
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