> Busca por Tema > Ambiente de Aprendizagem




Imprimir
Questão:19. O que se sabe sobre o CONFORTO FÍSICO do edifício escolar?
Resposta: O conjunto composto pela cor, pela iluminação natural e textura dos materiais utilizados na construção e na organização interna dos ambientes de aprendizagem são de extrema importância para envolver os sentimentos, a imaginação, o espírito e o intelecto da criança.
Referência1:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:21. Quais são as considerações do cliente com relação ao AMBIENTE SOCIAL/PSICOLÓGICO a ser providenciado?
Resposta:A escolha da cor das paredes no AMBIENTE das salas de aula está vinculada a ideia do desenvolvimento da criança ao longo de seu crescimento. Assim, as cores são utilizadas seguinte a seguinte orientação: 1. Cores quentes (tons avermelhados e laranja) os primeiros anos pois estão associados as atividades festivas presentes na rotina das crianças mais novas. 2. Tons que variam entre do rosa e o pêssego para o azul esverdeado são utilizados nos anos intermediários. 3. As core frias (tons verdes e azuis) estão frequentes nos anos mais avançados, pois os azuis estão mais associados a concentração da mente.
Referência1:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Referência2:BJØRNHOLT, M. Room for Thinking—The Spatial Dimension of Waldorf Education. Research on Steiner Education, v. 5, n. 1, p. 115–130, jul. 2014. - Disponivel em http://www.rosejourn.com/index.php/rose/article/view/190 - Acessado em 09/11/2014
Referência3:HAUCK, H. Handwork and handcrafts from indications by Rudolf Steiner. London: Steiner Press, 2008. - Disponivel em http://www.waldorfresearchinstitute.org/pdf/Handwork-8-26.pdf - Acessado em 13/04/2008
Questão:21. Quais são as considerações do cliente com relação ao AMBIENTE SOCIAL/PSICOLÓGICO a ser providenciado?
Resposta:A atmosfera predominante no AMBIENTE de aprendizagem varia de acordo com a faixa etária da criança e série escolar. No Jardim da Infância, o ambiente físico que circunda a criança deve ser semelhante ao do lar na organização, nas qualidades visuais e na atmosfera que deve ser acolhedora e aconchegante. Nos anos mais avançados, a sala de aula vai se tornando, gradativamente, semelhante as salas de aula de uma escola tradicional, com o foco no professor. Nos anos que abrangem o ensino médio, o ambiente de aprendizagem é preparado para abrigar grupos de discussão.
Referência1:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:41. Qual é a relação entre aluno/m² ideal (PARÂMETRO DE ÁREA) para as principais atividades pedagógicas?
Resposta:1. Pintar, desenhar,trabalhos manuais: Sala de projeto - 6.50 m²/pessoa 2. Representar, dançar, cantar: Anfiteatro - 0,55 a 0,7 m²/assento. 3. Ouvir histórias: Sala para palestras - 1.26 m²/pessoa. 4. Cozinhar: Laboratório especializado - variável 5. Aula tradicional: Atividade individual - 1,5 a 2,00 m²/aluno 6. Socialização: espaços externos - variável. 7. Aperfeiçoamento e reuniões: Sala do professor - 3,32 m²/pessoa.
Referência1:SOLER, C.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; PINA, S. A. M. G. Conforto em auditórios: uma proposta de procedimento para o projeto. In: Encontro Nacional e Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído. VIII e VI. 2005. Maceió. Anais...Maceió: Antac. 2005. - Disponivel em http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Arquitetura%20teatral/Artigos/conforto_em_auditorios_proposta_de_procedimento_para_o_projeto.pdf - Acessado em 30/09/2014
Referência2:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Referência3:NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p.
Questão:48. Quais são as pistas de tráfego necessárias para a CIRCULAÇÃO de pedestres e veículos do edifício?
Resposta:Caminhos paisagisticamente projetados são necessários não só para permitir a CIRCULAÇÃO de pessoas, mas também integrar as pequenas comunidades escolares (agrupamentos de sala de aula).
Referência1:ALVARES, S. L. Traduzindo em formas a pedagogia Waldorf. 2010. 139f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) — Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. - Disponivel em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000782262 - Acessado em 20/01/2011
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:SALA DE PROJETO para abrigar 28 alunos. Espaço que proporciona uma variedade de superfícies de trabalho, espaço para guardar material, área para guardar projetos em desenvolvimento, ferramentas e tecnologia. Esse ambiente acolhe atividades interativas que enfatizam o aprendizado através do "fazer com as mãos". Para ver orientações de projeto para SALA DE PROJETO, acesse o link abaixo.
Link:SALA DE PROJETO
Referência1:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Referência2:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência3:DOVEY, K.; FISHER, K. Designing for adaptation: the school as socio-spatial assemblage. The Journal of Architecture, v. 19, n. 1, p. 43–63, 2 jan. 2014. - Disponivel em http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13602365.2014.882376 - Acessado em 23/04/2015
Referência4:LIPPMAN, P. C. The L-Shaped Classroom: A Pattern for Promoting Learning. [s.l.] DesignShare, 2006. - Disponivel em http://www.designshare.com/index.php/articles/the-l-shaped-classroom/ - Acessado em 18/03/2014
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:ESPAÇOS PARA A ARTE. Destinados para atividades relacionadas à arte, esses espaços devem ser planejados para que as pessoas sejam vistas e escudas, bem como ter potencial para ser o centro cultural ou o coração da escola.
Link:ESPAÇOS PARA ARTE
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência2:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência3:BERGSAGEL, V. Architecture for achievement: building patterns for small school learning. Mercer Island, Wash.: Eagle Chatter Press, 2007.
Referência4:SOLER, C.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; PINA, S. A. M. G. Conforto em auditórios: uma proposta de procedimento para o projeto. In: Encontro Nacional e Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído. VIII e VI. 2005. Maceió. Anais...Maceió: Antac. 2005. - Disponivel em http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Arquitetura%20teatral/Artigos/conforto_em_auditorios_proposta_de_procedimento_para_o_projeto.pdf - Acessado em 30/09/2014
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:A sala para EXPOSIÇÃO ORAL e PALESTRAS para abrigar 28 alunos. O Ambiente de Aprendizagem adequado para apresentações orais dá a oportunidade para praticar, dividir habilidades e adquirir conhecimento com aprendizes e/ou grupos e receber feedback. Possibilidade de Layout em informação gráfica. Para ver orientações de projeto para sala de EXPOSIÇÃO ORAL, acesse o link abaixo.
Link:SALA DE EXPOSIÇÃO ORAL
Referência1:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Referência2:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência3:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:LABORATÓRIO para abrigar 28 alunos. Destinados a abrigar atividades que requer móveis e/ou equipamentos espacializados, estes espaços devem proporcionar espaço e infraestrutura para praticar habilidades especiais. Local onde são realizadas atividades interativas, com ênfase no aprendizado pelo fazer.
Link:LABORATÓRIO
Referência1:THE ASSOCIATION FOR SCIENCE EDUCATION. School Science Accomodation. An overview of design for architects, designers and schools. Hertfordshire: [s.n.]2015. - Disponivel em http://www.ase.org.uk/resources/lab-design/ - Acessado em 15/04/2015
Referência2:DOVEY, K.; FISHER, K. Designing for adaptation: the school as socio-spatial assemblage. The Journal of Architecture, v. 19, n. 1, p. 43–63, 2 jan. 2014. - Disponivel em http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13602365.2014.882376 - Acessado em 23/04/2015
Referência3:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência4:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Referência5:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência6:HICKMAN, R. Art Rooms and Art Teaching. Art Education, v. 54, n. 1, p. 6–11, 1 jan. 2001. - Disponivel em http://aorakiehsas.wikispaces.com/file/view/art+rooms+and+art+teaching.pdf - Acessado em 19/10/2015
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:SALA DOS PROFESSORES Espaço para trabalhar em grupo ou individual destinada a equipe de professores. Preferencialmente, deve ficar próximo a área destinada preparação do material e espaços de encontro. Para ver mais orientações de projeto para SALA DO PROFESSOR, acesse o link abaixo
Link:SALA DO PROFESSOR
Referência1:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência2:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência3:LACKNEY. Thirty Three Educational Design Principles for Schools & Community. National Cleanringhouse for Educational Facilities, 2000. - Disponivel em http://eric.ed.gov/?id=ED450544 - Acessado em 25/05/2014
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:BIBLIOTECA A biblioteca tem um importante papel no aprendizado dos alunos, pois é um lugar onde os estudantes podem se engajar com seus próprios projetos, explorar novos temas e textos sozinhos de acordo com seu interesse e desejo. Esse espaço pode também promover encontros entre os estudantes. Para ver mais orientações de projeto para BIBLIOTECA, acesse o link abaixo.
Link:BIBLIOTECA
Referência1:DEAN, E.; DEMMERS, L. Universal Access in Libraries. Califórnia: Institute of Museum and Library Services, 2004. - Disponivel em http://www.compassionatelibrarian.net/uploads/1/2/8/0/12807133/universalaccesslibraries.pdf - Acessado em 13/12/2015
Referência2:OKAMOTO, J. Percepção Ambiental e Comportamento. São Paulo: Plêiade, 1996. 200p.
Referência3:KAYA, N.; BURGESS, B. Territoriality: Seat Preferences in Different Types of Classroom Arrangements. Environment and Behavior, v. 39, n. 6, p. 859–876, 10 jul. 2007. - Disponivel em http://eab.sagepub.com/content/39/6/859.abstract - Acessado em 14/08/2015
Referência4:SOUSA, M. N. P. de O e. Padrões em projetos arquitetônicos de bibliotecas públicas. 2012. 237f. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Unicamp. Campinas. - Disponivel em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000896577 - Acessado em 12/01/2016
Referência5:Whole Building Design Guide - Disponivel em https://www.wbdg.org/ - Acessado em 05/03/2014
Referência6:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:REFEITÓRIO Deve-se providenciar para os alunos ambientes encorajem a alimentação saudável. Para ver as orientações de projeto do ESPAÇO PARA ALIMENTAÇÃO, acesse o link abaixo.
Link:ESPAÇO PARA ALIMENTAÇÃO
Referência1:HUANG, T. T.-K.; SORENSEN, D.; DAVIS, S.; FRERICHS, L.; BRITTIN, J.; CELENTANO, J. CALLAHANK.; TROWBRIDGE, M. J. Healthy Eating Design Guidelines for School Architecture. Preventing Chronic Disease, v. 10, p. E27, 2013. - Disponivel em http://www.cdc.gov/pcd/issues/2013/12_0084.htm - Acessado em 12/02/2015
Referência2:GORMAN, N. LACKNEY, J. A.; ROLLINGS, K.; HUANG, T.T. Designer schools: the role of school space and architecture in obesity prevention. Obesity (Silver Spring, Md.), v. 15, n. 11, p. 2521–2530, nov. 2007. - Disponivel em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18070739 - Acessado em 06/06/2015
Referência3:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:ÁREA DE APRENDIZADO INFORMAL Áreas amplas destinadas não só para encontros casuais, mas também para o aprendizado informal em grupo ou individual, reflexões individuais e discussões informais. A atmosfera informal desse espaço permite ao aluno um descanso dos ambientes de ensino formal. Para ver orientações de projeto para ÁREAS DE APRENDIZADO INFORMAL, acesse o link abaixo.
Link:ÁREAS DE APRENDIZADO INFORMAL
Referência1:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência2:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:É importante que o aluno tenha um lugar seguro para guardar seus pertences. Para consultar orientações de projeto para ESPAÇO PARA GUARDAR PERTENCES, acesse o link abaixo.
Link:ESPAÇO PARA GUARDAR PERTENCES
Referência1:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Referência2:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:A escola deve encorajar as crianças a terem uma vida saudável através da prática de diferentes atividades físicas. Para ver orientações projetuais para espaços destinados a atividade física, acesse o link abaixo.
Link:ESPAÇOS PARA PRATICAR ESPORTES
Referência1:GORMAN, N. LACKNEY, J. A.; ROLLINGS, K.; HUANG, T.T. Designer schools: the role of school space and architecture in obesity prevention. Obesity (Silver Spring, Md.), v. 15, n. 11, p. 2521–2530, nov. 2007. - Disponivel em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18070739 - Acessado em 06/06/2015
Referência2:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Referência3:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência4:O'Donnell Wicklund Pigozzi and Peterson, Architects Inc, VS Furniture, and Bruce Mau Design. The Third Teacher: 79 Ways You Can Use Design to Transform Teaching & Learning. New York: Abrams, 2010.254p.
Referência5:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência6:NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:O contato com a natureza traz muitos benefícios para a criança. Para ver orientações de projeto para áreas externas, acesse o link abaixo.
Link:ÁREAS EXTERNAS
Referência1:FEDRIZZI, B. Subsídios para projetos de pátios escolares públicos em Porto Alegre. ARQTEXTO, Porto Alegre. Nº8. p. 96–101, 2006. - Disponivel em http://www.ufrgs.br/propar/publicacoes/ARQtextos/PDFs_revista_8/8_Beatriz%20Fedrizzi.pdf - Acessado em 23/02/2015
Referência2:LACKNEY. Thirty Three Educational Design Principles for Schools & Community. National Cleanringhouse for Educational Facilities, 2000. - Disponivel em http://eric.ed.gov/?id=ED450544 - Acessado em 25/05/2014
Referência3:MOZAFFAR, F.; SOMAYEH MIRMORADI, S.. Effective Use of Nature in Educational Spaces Design. Organization, Technology & Management in Construction: An International Journal, v. 4, n. 1, p. 381-392, 2012. - Disponivel em http://www.grad.hr/otmcj/clanci/vol4_is1/vol4_is1_3.html - Acessado em 21/05/2014
Referência4:RUSSELL, M. H. Conecting Children to Nature in a Montessori Primary Environment. Master of Science in Education. 2014. 64p. Thesis (Master of Science in Education - Montessori ). University of Wisconsin. Wisconsin. - Disponivel em https://minds.wisconsin.edu/handle/1793/69013 - Acessado em 13/02/2015
Referência5:SANOFF, H.; WALDEN, R. School Environments. In: The Oxford handbook of environmental and conservation psychology. New York: Oxford University Press, 2012. p. 276-294.
Referência6:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Questão:55. Quais são as RELAÇÕES DE ÁREA? Por exemplo: área de cobertura, a quantidade de pessoas por m² e outras medidas de comparação de densidade?.
Resposta:Superfície de construção: 20 a 25m² por aluno. Superfície de aula: 1,5m² por estudante (mínimo); 2,0m² a 6,0m² (ideal). Número ideal de alunos em sala de aula é 28.
Referência1:NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p.
Questão:59. Quais são as implicações PSICOLÓGICAS da forma na TERRITORIALIDADE e MOVIMENTO das pessoas e veículos?
Resposta:O princípio da correlação establece que o ambiente de aprendizagem tem que ser coerente com o natural desenvolvimento da criança e a experiência sensorial do ambiente deve corresponde ao conteúdo que está sendo apresentado a criança. Assim, a progressão no formato das salas de aula começa, no Jardim da Infância, com a forma arredondada. Ela reflete o símbolo da união e está presente nas janelas, nas portas, nos telhados, nos móveis. Acompanhando a evolução do processo de aprendizagem, progressivamente, os ambientes de aprendizagem se alongam tornando-se semelhantes a uma sala de aula tradicional. A organização dos alunos dentro da sala de aula acompanha a transformação da forma das salas de aula. Finalmente, no ensino médio, as classes adquirem formas abstratas e sugerem uma organização social dos alunos para discussões.
Referência1:ADAMS, D. Organic Functionalism: Important Principle of the Visual Arts in Waldorf School Crafts and Architecture. The Research Institute for Waldorf Education. Research Bulletin, v. X, n. 1, p. 23–38, jan. 2005. - Disponivel em http://www.waldorfresearchinstitute.org/pdf/BACraftsArchtRev.pdf - Acessado em 23/03/2009
Referência2:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:62. Qual é o efeito da EFICIÊNCIA do LAYOUT na qualidade da edificação?
Resposta:A transformação da forma dos ambientes de aprendizagem deve refletir a organização social dos alunos dentro da sala de aula. Assim, o LAYOUT muda de acordo com o período escolar. No Jardim da Infância a organização dos alunos dentro da sala de aula não tem modelo nenhum. Já no primeiro ano as crianças começa ser organizadas em circulo, refletindo a reunião. Progressivamente, as classes adquirem foco e a organização vai se assemelhando ao modelo tradicional. No ensino médio a forma da sala de aula vai se tornando mais abstrata para abrigar as discussões.
Referência1:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Referência2:ADAMS, D. Organic Functionalism: Important Principle of the Visual Arts in Waldorf School Crafts and Architecture. The Research Institute for Waldorf Education. Research Bulletin, v. X, n. 1, p. 23–38, jan. 2005. - Disponivel em http://www.waldorfresearchinstitute.org/pdf/BACraftsArchtRev.pdf - Acessado em 23/03/2009
Questão:63. Qual é o efeito dos EQUIPAMENTOS na QUALIDADE do espaço projetado?
Resposta:Deve-se dar preferência à cadeiras, carteiras e EQUIPAMENTOS (prateleiras, armários, etc) feitos de diferentes materiais naturais para compor os objetos da sala de aula. Com contato constante com objetos feitos com material natural busca-se ensinar a criança a respeitar e cuidar dos recursos naturais.
Referência1:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:74. Quais são os PARÂMETROS de ESPAÇO para atividades específicas e o número de participantes?
Resposta:Cálculo para 28 alunos por ambiente de aprendizagem: 1. Sala de projeto (pintar, trabalhos manuais) - recomenda-se 182m² para 28 alunos (consultar Menu Conceitos da Psicologia Ambiental, submenu Densidade Humana). 2. Anfiteatro (representar, dançar, cantar) - 0,55 a 0,7 m² por assento. 3. Auditório (ouvir histórias, palestras) e/ou sala de exposição oral - recomenda-se 42m² a 56m² para 28 alunos. 4. Área externa: variado. 5. Laboratório especializado - consultar Menu Arquitetura escolar, submenu Ambientes de Aprendizagem – Laboratórios.
Referência1:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Referência2:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência3:NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p.
Questão:81. Existe a necessidade de INTEGRAÇÃO OU PRIVACIDADE (audiovisual) entre as atividades pedagógicas? Em caso de privacidade, o grau de isolamento deve ser mínimo ou máximo?.
Resposta:Estudos observaram dois tipos de organização espacial. 1. Três grupos: salas de aula agrupadas, formando alas; o jardim da infância separado; as áreas de convivência associadas com ambientes para atividades de artes. 2. Três grupos: agrupamentos de salas de aula, formando alas; área de convívio social e administração associadas com as salas de artes. Para ver o gráfico da INTEGRAÇÃO OU SEPARAÇÃO das atividades, acesse o link abaixo.
Link:ATIVIDADES: INTEGRAÇÃO E/OU SEPRAÇÃO.
Referência1:ALVARES, S. L. Traduzindo em formas a pedagogia Waldorf. 2010. 139f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) — Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. - Disponivel em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000782262 - Acessado em 20/01/2011
Questão:87. Existe a necessidade de um espaço comum MULTIPROPÓSITO ou com TRÁFEGO MULTIDIRECIONAL com a intenção de PROMOVER ENCONTROS combinados ou eventuais?
Resposta:Como uma grande comunidade são comuns em escolas Waldorf espaços MULTIPROPÓSITOS na intenção de PROMOVER ENCONTROS. Foram identificados halls de entrada, praças internas e/ou externas, espaços para apresentações. Sem uma área livre comunitária um sistema social não sobrevive.
Link:MULTIPROPÓSITO E MULTIDIRECIONAL
Referência1:ALEXANDER, C.; ISHIKAWA, S.; SILVERSTEIN, M. A Pattern Language: Towns, Buildings, Construction. New York. Oxford University Press. USA, 1977.
Referência2:ALVARES, S. L. Traduzindo em formas a pedagogia Waldorf. 2010. 139f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) — Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. - Disponivel em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000782262 - Acessado em 20/01/2011
Questão:96. Existe a necessidade NICHOS INDIVIDUAIS ou TERRITORIALIDADE de estudantes e professores?
Resposta:O arranjo da sala de aula Waldorf varia com a série com que o aluno está cursando. Assim, a necessidade de NICHOS INDIVIDUAIS vai variar de sala para sala.
Referência1:ADAMS, D. Organic Functionalism: Important Principle of the Visual Arts in Waldorf School Crafts and Architecture. The Research Institute for Waldorf Education. Research Bulletin, v. X, n. 1, p. 23–38, jan. 2005. - Disponivel em http://www.waldorfresearchinstitute.org/pdf/BACraftsArchtRev.pdf - Acessado em 23/03/2009
Referência2:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:103. É possível combinar várias funções em um ESPAÇO VERSÁTIL e MULTIFUNCIONAL?
Resposta:A Pedagogia Waldorf busca trabalhar com espaços multifuncionais uma vez que desenvolve com seus alunos uma grande variedade de atividades didáticas e artísticas.
Referência1:ALVARES, S. L. Traduzindo em formas a pedagogia Waldorf. 2010. 139f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) — Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. - Disponivel em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000782262 - Acessado em 20/01/2011
Questão:115. Quais são as áreas destinadas cada ATIVIDADE e como se organizam: locação, tipo de espaço e tempo?
Resposta:Organização: 1. Conjunto pedagógico: salas de aula, laboratórios, ateliês, biblioteca. 2. Conjunto vivência e assistência: pátio interno e externo, refeitório, anfiteatro e quadra. 3. Conjunto administrativo e apoio pedagógico: sala do professor e administração. 4. Conjunto de serviços: cozinha. Atividades 1. Salas de aula: exposição oral, resolução de problemas, pesquisa. 2. Administração: atividades burocráticas. 3. Pátio interno: socialização. 4. Pátio externo: socialização e pesquisa. 5. Refeitório: alimentar-se. 6. Cozinha: preparo do alimento. 7. Quadra: atividade física e socialização. 8. Laboratórios: aula prática. 9. Ateliês: aula prática. 10. Anfiteatro: cantar, dançar, dramatização. 11. Biblioteca: pesquisa, leitura, estudo, socialização. Para ver o gráfico da LOCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, acesse o link abaixo.
Link:LOCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
Referência1:RAAB, R.; KLINGBORG, A. Die Waldorfschule Baut: 60 Jahre Architektur der Waldorfschule. Stuttgart: Verlag Freies Geistesleben, 1982.
Referência2:ZIMMER, J. Freie Waldorfschule Backnang. Einzügige Schule mit Ganztags-bereich und erweiterbarem Mehr-zwecksaal. Mensch + Architektur, n. 69/70, p. 131, out. 2009.
Referência3:STEINERSKOLEN I STAVANGER. - Disponivel em http://www.arbeidsgruppenhus.no/index.php/10-ahus/50-steinerskolen-stv-1og2 - Acessado em 10/02/ 2009.
Questão:116. Existe a necessidade de ESTACIONAMENTO e ÁREA EXTERNA?
Resposta:Devem ser reservadas áreas reservadas dentro da escola para as crianças trabalharem com a terra, brincarem com jardins naturais e florestas. Algumas escolas Waldorf também reservam áreas para a criação de animais.
Referência1:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:133. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO para acomodar as principais ATIVIDADES pedagógicas do projeto?
Resposta:1. Além das atividades pedagógicas usuais (matemática, português, ciências), os alunos também vivenciam diversas atividades artísticas: pintura, escultura, dança, música. Assim, são importantes ambientes como ateliês, anfiteatros, auditórios, anfiteatro. 2. A vida em comunidade, geralmente, é abrigada em praças internas e/ou externas, bem como anfiteatros.
Questão:134. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO criadas pelas RELAÇÕES entre as atividades?
Resposta:Os espaços destinados a vida em comunidade, geralmente, é locada no centro do terreno ou do edifício e conecta os demais espaços de aprendizagem.
Imprimir