> Busca por Tema > Teoria Pedagógica




Imprimir
Questão:1. Qual é a MISSÃO da escola que será construída?
Link:MISSÃO?
Resposta:A pedagogia Waldorf tem como MISSÃO desenvolver a criança de maneira holística - o intelectual, o emocional, o psicológico, o intuitivo e a experiência concreta - despertando todas as suas qualidades e disposições inatas, buscando um desenvolvimento sadio entre indivíduo e sociedade.
Referência1:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Referência2:LANZ, R. Noções Básicas de Antroposofia. 6. Ed. São Paulo: Antroposófica, 1998.
Questão:3. Quais são os objetivos de manter a IDENTIDADE do aluno em ambientes com grande número de estudantes?
Link:IDENTIDADE?
Resposta:A pedagogia Waldorf respeita a IDENTIDADE do indivíduo, uma vez que, esta pedagogia foca no desenvolvimento de cada aluno. O objetivo é desenvolver o talento de cada estudante.
Referência1:BLUNDELL, J. The Steiner system of education offers many lessons to society in general. Peter Hübner crystallizes. The Architectural Review, v. CCXV, n. 1284, p. 44–51, fev. 2004.
Referência2:LAWSON, B. The Language of Space. Oxford: Architectural Press, 2001.
Questão:4. Quais são os objetivos de preservar a PRIVACIDADE do aluno e/ou de incentivar a INTEGRAÇÃO entre os estudantes?
Link:PRIVACIDADE?
Resposta:Na pedagogia Waldorf, a organização dos alunos dentro da classe altera-se de ano para ano. Inicia-se, no jardim da infância, com a forma circular, passa pelo semicírculo até atingir a formação semelhante a de uma sala de aula tradicional - foco no professor com os alunos sentados um de costa para o outro - no ensino fundamental. A intenção é que inicialmente a sala de aula seja associada a casa do aluno e, lentamente, vá se tornando uma sala de aula tradicional. Esse processo de transformação da organização social dentro da sala de aula é considerado importante para a INTEGRAÇÃO da criança à comunidade escolar.
Referência1:ADAMS, D. Organic Functionalism: Important Principle of the Visual Arts in Waldorf School Crafts and Architecture. The Research Institute for Waldorf Education. Research Bulletin, v. X, n. 1, p. 23–38, jan. 2005. - Disponivel em http://www.waldorfresearchinstitute.org/pdf/BACraftsArchtRev.pdf - Acessado em 23/03/2009
Referência2:GIFFORD, R. Environmental psychology: principles and practice. 2ed . Boston: Allyn & Bacon, 1997.
Referência3:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:5. Qual é a HIERARQUIA de valores da escola?
Link:HIERARQUIA DE VALORES?
Resposta:Considerada uma pedagogia centrada no aluno e com foco no desenvolvimento emocional e ético de seus estudantes, a HIERARQUIA de valores da pedagogia Waldorf é fundamentada em três princípios que sustentam o objetivo de proporcionar ao homem uma educação holística: 1. A integração que está vinculada a ideia de vida em comunidade. 2. Correção que estabelece que a educação deve ser coerente com o natural desenvolvimento da criança. 3. Inspiração que procura inspirar a criança na criatividade e harmonia que existe dentro delas.
Referência1:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Referência2:ADAMS, D. Organic Functionalism: Important Principle of the Visual Arts in Waldorf School Crafts and Architecture. The Research Institute for Waldorf Education. Research Bulletin, v. X, n. 1, p. 23–38, jan. 2005. - Disponivel em http://www.waldorfresearchinstitute.org/pdf/BACraftsArchtRev.pdf - Acessado em 23/03/2009
Questão:6. Quais são os objetivos das ATIVIDADES PRIORITÁRIAS e o nível de qualidade delas?
Link:PRIORIDADES?
Resposta:A pedagogia Waldorf considera várias ATIVIDADES PRIORITÁRIAS. Rotineiramente, as crianças são engajadas em atividades como cantar, pintar, cozinhar, ouvir histórias, brincar, dançar, representar, fazer trabalhos manuais. O objetivo é que, a partir de tais atividades, as crianças desenvolvam diferentes habilidades e a concentração, aprendendo de maneira formal e informal.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:8. Quais são os objetivos da CIRCULAÇÃO de alunos, professores e objetos no espaço físico?
Link:CIRCULAÇÃO?
Resposta:A integração da criança à comunidade escolar está associada tanto na experiência social com os amigos e professores, como também a uma intuitiva ideia de comunidade cultivada através da organização espacial do(s) edifício(s) que é baseada no conceito de comunidade. Isso significa que a CIRCULAÇÃO prioriza trajetos que convergem para espaços de encontro.
Referência1:ALVARES, S. L. Traduzindo em formas a pedagogia Waldorf. 2010. 139f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) — Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. - Disponivel em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000782262 - Acessado em 20/01/2011
Referência2:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:9. Qual é a recomendação com relação a SEPARAÇÃO de indivíduos, veículos e objetos?
Resposta:SEPARAÇÃO entre indivíduos: A Pedagogia Waldorf organiza os alunos a partir dos setênios (Rudolf Steiner dividiu o desenvolvimento do ser humano em três fases de sete anos, denominando-os de setênios). O primeiro setênio corresponde ao Jardim da Infância, o segundo setênio está relacionado ao Ensino Fundamental e o terceiro setênio está associado ao Ensino Médio. As Classes são divididas da seguinte maneira: 1. Ensino Infantil: crianças menores de 6 anos. 2. Ensino Fundamental: Classe 1 (6 -7 anos); classe 2 (7-8 anos); classe 3 (8-9 anos); classe 4 (9-10 anos); classe 5 (10 - 11 anos); classe 6 (11-12 anos); classe 7 (12 - 13). 3. Ensino Médio: classe 8 (13-14 anos); classe 9 (14-15 anos); classe 10 (15-16 anos); classe 11 (16-17 anos); classe 12 (17-18 anos).
Referência1:LANZ, R. Noções Básicas de Antroposofia. 6. Ed. São Paulo: Antroposófica, 1998.
Referência2:WOODS, P; ASHLEY, M.;WOODS, G. Steiner schools in England. London: DfES, 2005. - Disponivel em http://webarchive.nationalarchives.gov.uk/20130401151715/http://www.education.gov.uk/publications/eOrderingDownload/RR645.pdf - Acessado em 20/05/2014
Referência3:BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes curriculares nacionais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. - Disponivel em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192
Questão:10. Quais são os objetivos de promover ENCONTROS planejados ou eventuais entre alunos e estes e os professores?
Resposta:O ENCONTRO entre aluno e professor em sala de aula tem objetivos adequados a cada uma das três fases de desenvolvimento do ser humano definido pela pedagogia Waldorf, os setênios. Assim, nos primeiros anos a criança a intenção é que a criança aprenda através da imitação. O Ensino Fundamental o professor tem como objetivo ensinar a partir do desenvolvimento das habilidades práticas, sua intuição e a concreta compreensão do mundo ao seu redor. Finalmente, no Ensino Médio, o princípio pedagógico é o reconhecimento das reais qualidades do educador, sua capacidade intelectual e integridade moral, para transmitir ao estudante os conceitos abstratos e desenvolver sua habilidade para a razão.
Referência1:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:12. Quais são as implicações de um objetivo para que resulte na EFICIÊNCIA FUNCIONAL do edifício escolar?
Link:EFICIÊNCIA FUNCIONAL?
Resposta:A EFICIÊNCIA FUNCIONAL do edifício escolar Waldorf está na sua capacidade de suportar e encorajar a atividade, preparando o indivíduo para se dedicar inteiramente à atividade com o corpo, a mente e o espírito. A intenção é que os espaços físicos escolares funcionem como uma ferramenta de auxílio ao processo de ensino e aprendizagem.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência2:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:13. Quais são os objetivos relacionados às RELAÇÕES PRIORITÁRIAS (pessoas, atividades e relações)?
Resposta:RELAÇÕES PRIORITÁRIAS: 1. Aluno e professor é educar a criança através da imaginação, inspiração e intuição. 2. Atividades artísticas, artesanato e o cultivo da terra tem como objetivo desenvolver a criança de maneira holística (corpo, mente e espírito).
Referência1:LANZ, R. Noções Básicas de Antroposofia. 6. Ed. São Paulo: Antroposófica, 1998.
Referência2:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Referência3:ROMANELI, R. A. . A arte e o desenvolvimento cognitivo. Um estudo sobre os procedimentos artísticos aplicados ao ensino em uma escola Waldorf. 2008. 274f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12032009-152112/pt-br.php - Acessado em 08/02/2014
Referência4:BLUNDELL, J. The Steiner system of education offers many lessons to society in general. Peter Hübner crystallizes. The Architectural Review, v. CCXV, n. 1284, p. 44–51, fev. 2004.
Questão:22. Quais são os objetivos relacionados à promoção da INDIVIDUALIDADE do usuário no ambiente escolar?
Resposta:A pedagogia Waldorf promove a INDIVIDUALIDADE do aluno através do ambiente físico que se molda, de acordo com a fase de desenvolvimento da criança, para estimulá-la por meio de elementos como a organização funcional, a forma, a cor e a conexão com a natureza. O objetivo é inspirar a criança na criatividade e na harmonia que existe dentro de cada uma delas (princípio da inspiração).
Referência1:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:23. Quais são os objetivos da CIRCULAÇÃO de pessoas e veículos para que proporcione aos usuários boa orientação, senso de direção e fácil localização da entrada?
Resposta:A arquitetura das escolas Waldorf, geralmente, agrupa as salas de aula ao redor de um espaço destinado ao encontro da comunidade escolar (auditório, praça, anfiteatro). Este arranjo dá uma origem a uma CIRCULAÇÃO que estimula a interação entre as pessoas. O objetivo dessa organização é que a criança seja vivencie à concreta ideia de comunidade, através da percepção do espaço construído.
Referência1:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:24. Qual deve ser a IMAGEM da instituição escolar a ser projetada?
Resposta:A IMAGEM de uma escola Waldorf deve ser construída a partir dos três princípios que atuam de maneira integrada nas ações pedagógicas e na concepção dos edifícios: 1. Integração - baseada no conceito de comunidade, a arquitetura das escolas moldam-se para expressá-lo em suas formas. 2. Correlação - estabelece que o ambiente de aprendizagem tem que ser coerente com o natural desenvolvimento da criança e a experiência sensorial do ambiente deve corresponder ao conteúdo que está sendo apresentado à criança. Assim, geralmente, é dada às salas de aula um caráter único. 3. Inspiração - estabelece que a inspiração deve ser cultivada nas crianças também através do ambiente escolar. Assim, este deve ser moldado para estimular a criatividade da criança através de elementos como a organização funcional, a forma, a cor, o gesto da arquitetura, a imaginação e a conexão com a natureza.
Referência1:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:33. Quais são os objetivos de se projetar um edifício escolar SUSTENTÁVEL?
Resposta:A ideia de escola SUSTENTÁVEL está implícita na pedagogia Waldorf através do princípio da inspiração que traz para o dia-a-dia das crianças a conexão com a natureza. Através dessa vivência, A pedagogia Waldorf ensina aos seus alunos senso de responsabilidade, respeito para com a natureza, bem como conhecimento prático de cuidar da terra, de plantar para se alimentar e trabalhar com seus recursos.
Referência1:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:35. Qual a opinião do cliente quanto a ser ESTÁTICA ou DINÂMICA tal qual uma instituição social ou funcional?
Resposta:As escolas Waldorf consideram-se como organismos vivos, unidos pelas metas estabelecidas e pela pedagogia que aplicam. Embora se caracterizam pela grande variedade de atividades propostas aos estudantes, predominam atividades ESTÁTICAS em espaços fixos para atividades específicas.
Referência1:LANZ, R. Noções Básicas de Antroposofia. 6. Ed. São Paulo: Antroposófica, 1998.
Questão:43. Quais são as CARACTERÍSTICAS físicas, sociais e emocionais e intelectuais dos estudantes a serem atendidos?
Resposta:Com relação as CARACTERÍSTICAS intelectuais, a pedagogia Waldorf divide os estágio de desenvolvimento da criança em três estágios de sete em sete anos, os setênios: 1º Setênio - inicia-se quando a criança nasce e termina aos sete anos. Esse período está associado a vontade que está ligado ao movimento dos membros. A consciência se manifesta nos membros quando a criança inicia os movimentos. 2º Setênio - compreende o período entre os sete e quatorze anos. Nesse período inicia-se o despertar do sentir, fase em que a fantasia, o sentimento e a imaginação são as forças que atuam na criança. 3º Setênio - período que se estende dos quatorze anos aos vinte e um anos. É nesse período que as forças do intelecto despertam para tudo o que aperfeiçoa as representações abstratas, o juízo e o intelecto autônomo.
Referência1:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Referência2:LANZ, R. Noções Básicas de Antroposofia. 6. Ed. São Paulo: Antroposófica, 1998.
Questão:44. Quais são as características da COMUNIDADE escolar envolvida?
Resposta:Para a COMUNIDADE escolar Waldorf a escola deve estar a serviço da criança. Dessa forma, o sistema de ensino deve ser moldado de maneira que todo indivíduo, até os dezoito anos, tenha a possibilidade de aprender e receber uma formação que vise o pleno desenvolvimento de sua personalidade. Um dos princípios fundamentais é o íntimo relacionamento entre alunos e professor. Este, por sua vez, é a alma viva da escola Waldorf, devendo estar em constante aperfeiçoamento. Os pais dos alunos também devem participar ativamente da educação dos alunos, sendo considerado de extrema importância o engajamento dos mesmo na escola.
Referência1:LANZ, R. Noções Básicas de Antroposofia. 6. Ed. São Paulo: Antroposófica, 1998.
Questão:45. Como pode ser entendida a ESTRUTURA ORGANIZACIONAL da instituição escolar?
Resposta:A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL da escola Waldorf ordena-se a partir do conceito de comunidade, moldando-se dentro dessa ideia. Cada classe é considerada uma pequena comunidade e a sala de aula é vista como a casa. Esta pequena comunidade faz parte de uma maior, a comunidade escolar.
Link:Gráfico da Estrutura Organizacional
Referência1:BJØRNHOLT, M. Room for Thinking—The Spatial Dimension of Waldorf Education. Research on Steiner Education, v. 5, n. 1, p. 115–130, jul. 2014. - Disponivel em http://www.rosejourn.com/index.php/rose/article/view/190 - Acessado em 09/11/2014
Referência2:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:49. Quais são os padrões de COMPORTAMENTO observados nos usuários?
Resposta:A pedagogia Waldorf fundamenta-se nos três setênios para entender o COMPORTAMENTO da criança e conduzir o processo de ensino e aprendizagem: 1º Setênio - a pedagogia Waldorf considera que, nessa fase, a criança aprende pela imitação. Assim, o professor deve utiliza desse fato para conduzir o aprendizado da criança. 2º Setênio - para a pedagogia Waldorf, nesse período o sentimento e a imaginação são as forças que atuam na criança. Para conduzir o processo de ensino e aprendizagem nessa nova condição, o professor recorre a fantasia criadora da criança, através da arte. Esta passa a funcionar como ferramenta de auxilio à transmissão do conhecimento. 3º Setênio - nesse período a pedagogia Waldorf considera que o aluno já tem capacidade de compreender conceitos abstratos e julgamento morais. Assim, o princípio pedagógico que conduz o processo de ensino é o reconhecimento das reais qualidades do educador e em particular de sua capacidade intelectual e integridade moral.
Referência1:LANZ, R. Noções Básicas de Antroposofia. 6. Ed. São Paulo: Antroposófica, 1998.
Questão:75. Quais são as ATIVIDADES EXISTENTES e as MUDANÇAS PROVÁVEIS?.
Resposta:Além das aulas comuns de disciplinas obrigatórias (português, matemática, ciências, língua estrangeira, educação física, etc.), os alunos da escola Waldorf desenvolvem outras ATIVIDADES vinculadas a arte como, por exemplo, música, escultura, pintura, artesanato em madeira e metal, jardinagem, euritmia e teatro.
Referência1:ALVARES, S. L. Traduzindo em formas a pedagogia Waldorf. 2010. 139f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) — Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. - Disponivel em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000782262 - Acessado em 20/01/2011
Referência2:BJØRNHOLT, M. Room for Thinking—The Spatial Dimension of Waldorf Education. Research on Steiner Education, v. 5, n. 1, p. 115–130, jul. 2014. - Disponivel em http://www.rosejourn.com/index.php/rose/article/view/190 - Acessado em 09/11/2014
Questão:82. Qual é a PRIORIDADE dos conceitos que surgiram? Quais são os mais valorizados e os que afetam o tamanho, a qualidade e as posições relativas?
Resposta:1. Hierarquia - Os alunos são a meta e a razão de ser das escolas Waldorf, ou seja, estão no centro do processo educativo. 2. Atividades - Várias são as atividades propostas por essa pedagogia: música, pintura, escultura, teatro, artesanato, predominando as atividades práticas. 3. Segurança - as formas arquitetônicas são concebidas para proporcionar ao aluno a sensação de segurança. Por exemplo, a organização dos prédios em semi círculo delimita um espaço que envolve a criança e dá a sensação de segurança. Esse princípio chama-se "o gesto". 4. Comportamento - a escola Waldorf se dedica a fazer com que seus alunos sintam-se como membros de uma comunidade. Para ver o gráfico das PRIORIDADES, acesse o link abaixo.
Link:PRIORIDADES
Referência1:ADAMS, D. Organic Functionalism: Important Principle of the Visual Arts in Waldorf School Crafts and Architecture. The Research Institute for Waldorf Education. Research Bulletin, v. X, n. 1, p. 23–38, jan. 2005. - Disponivel em http://www.waldorfresearchinstitute.org/pdf/BACraftsArchtRev.pdf - Acessado em 23/03/2009
Referência2:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência3:LANZ, R. Noções Básicas de Antroposofia. 6. Ed. São Paulo: Antroposófica, 1998.
Questão:83. Como expressar os SÍMBOLOS DE AUTORIDADE a partir da relação conceito de hierarquia e seus objetivos?
Resposta:Refletindo sua organização em comunidade, geralmente, as salas de aula são agrupadas em pequenos conjuntos de acordo com os diferentes períodos de desenvolvimento da criança que, por sua vez, formam vilas em torno de um grande espaço de vivência (praça, auditório, jardim de inverno, hall de entrada). Para ver o gráfico do SÍMBOLO DE AUTORIDADE, acesse o link abaixo.
Link:SÍMBOLO DE AUTORIDADE
Referência1:WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington.
Questão:132. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO para satisfazer as NECESSIDADES pessoais e populares do cliente e usuário?
Resposta:Para cumprir a missão de uma formação holística, é essencial que: 1. O aluno se sinta membro de uma comunidade. Assim, é importante oferecer espaços de socialização tanto para as pequenas comunidades de salas de aula, como também para a comunidade escolar e local. 2. Ofereça ao aluno uma variedade de atividades pedagógicas para que o aluno tenha acesso ao conhecimento das diferentes áreas do conhecimento. Assim, é importante proporcionar uma variedade de ambientes de aprendizagem: laboratórios, ateliês, anfiteatro, etc.
Imprimir