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Questão:21. Quais são as considerações do cliente com relação ao AMBIENTE SOCIAL/PSICOLÓGICO a ser providenciado?
Resposta:O AMBIENTE de aprendizagem comportamental, geralmente, é guiado pelo professor que transfere, através da exposição oral, o conhecimento para o aluno. O aluno é passivo pois não se encoraja interações. O objetivo é que o aluno reafirme a informação apresentada pelo professor. Assim, a configuração de uma sala de aula comportamentista é sociofugal, ou seja, os alunos sentam de filas de costas um para o outro, dificultando a interação entre os alunos.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:41. Qual é a relação entre aluno/m² ideal (PARÂMETRO DE ÁREA) para as principais atividades pedagógicas?
Resposta:1. Exposição oral Sala de aula (atividade individual) - 1,5 a 2,00 m² para cada aluno. 2. Socialização Espaço externo - variável 3. Aperfeiçoamento e reuniões: Sala do professor - 3,32 m²/pessoa.
Referência1:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Referência2:NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/adequacao-do-espaco/
Resposta:A escola deve encorajar as crianças a terem uma vida saudável através da prática de diferentes atividades físicas. Para ver orientações projetuais para espaços destinados a atividade física, acesse o link abaixo.
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/espacos-para-esportes/
Referência1:GORMAN, N. LACKNEY, J. A.; ROLLINGS, K.; HUANG, T.T. Designer schools: the role of school space and architecture in obesity prevention. Obesity (Silver Spring, Md.), v. 15, n. 11, p. 2521–2530, nov. 2007. - Disponivel em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18070739 - Acessado em 06/06/2015
Referência2:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Referência3:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência4:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência5:O'Donnell Wicklund Pigozzi and Peterson, Architects Inc, VS Furniture, and Bruce Mau Design. The Third Teacher: 79 Ways You Can Use Design to Transform Teaching & Learning. New York: Abrams, 2010.254p.
Referência6:NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/adequacao-do-espaco/
Resposta:Sala de aula para EXPOSIÇÃO ORAL para abrigar entre 25 a 35 alunos. O Ambiente de Aprendizagem adequado para apresentações orais dá a oportunidade para praticar, dividir habilidades e adquirir conhecimento com aprendizes e/ou grupos e receber feedback.
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/sala-para-exposicao-oral-e-palestras/
Referência1:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/adequacao-do-espaco/
Resposta:É importante que o aluno tenha um lugar seguro para guardar seus pertences. Para consultar orientações de projeto para ESPAÇO PARA GUARDAR PERTENCES, acesse o link abaixo.
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/espaco-para-pertences/
Referência1:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Referência2:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/adequacao-do-espaco/
Resposta:REFEITÓRIO Deve-se providenciar para os alunos ambientes encorajem a alimentação saudável. Para ver mais orientações de projeto para ESPAÇO PARA ALIMENTAÇÃO, acesse o link abaixo.
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/espacos-para-alimentacao/
Referência1:HUANG, T. T.-K.; SORENSEN, D.; DAVIS, S.; FRERICHS, L.; BRITTIN, J.; CELENTANO, J. CALLAHANK.; TROWBRIDGE, M. J. Healthy Eating Design Guidelines for School Architecture. Preventing Chronic Disease, v. 10, p. E27, 2013. - Disponivel em http://www.cdc.gov/pcd/issues/2013/12_0084.htm - Acessado em 12/02/2015
Referência2:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência3:GORMAN, N. LACKNEY, J. A.; ROLLINGS, K.; HUANG, T.T. Designer schools: the role of school space and architecture in obesity prevention. Obesity (Silver Spring, Md.), v. 15, n. 11, p. 2521–2530, nov. 2007. - Disponivel em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18070739 - Acessado em 06/06/2015
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/adequacao-do-espaco/
Resposta:SALA DOS PROFESSORES Espaço para trabalhar em grupo ou individual destinada a equipe de professores. Preferencialmente, deve ficar próximo a área destinada preparação do material e espaços de encontro. Para ver mais orientações de projeto para SALA DO PROFESSOR, acesse o link abaixo
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/sala-dos-professores/
Referência1:LACKNEY. Thirty Three Educational Design Principles for Schools & Community. National Cleanringhouse for Educational Facilities, 2000. - Disponivel em http://eric.ed.gov/?id=ED450544 - Acessado em 25/05/2014
Referência2:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Referência3:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência4:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Questão:62. Qual é o efeito da EFICIÊNCIA do LAYOUT na qualidade da edificação?
Resposta:O LAYOUT da sala de aula, geralmente, é tal qual a organização da abordagem tradicional. Mas, o ensino fundamentado nessa abordagem pode oferecer outras formas de organização dentro da sala de aula. Isso porque esta abordagem inclui a aplicação de tecnologia educacional e estratégia de ensino, bem como formas de reforço na relação professor e aluno.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência2:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Questão:63. Qual é o efeito dos EQUIPAMENTOS na QUALIDADE do espaço projetado?
Resposta:A busca pela racionalidade e eficiência no processo de ensino e aprendizagem traz a necessidade do uso de tecnologia e diferentes EQUIPAMENTOS, tais como computadores e televisão.
Referência1:SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011
Questão:74. Quais são os PARÂMETROS de ESPAÇO para atividades específicas e o número de participantes?
Resposta:Cálculo para 25 alunos por ambiente de aprendizagem: Sala de aula para exposição oral: 40 a 50m² para abrigar 25 alunos (1,5m² a 2,00m² por aluno).
Referência1:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência2:NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p.
Referência3:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Questão:87. Existe a necessidade de um espaço comum MULTIPROPÓSITO ou com TRÁFEGO MULTIDIRECIONAL com a intenção de PROMOVER ENCONTROS combinados ou eventuais?
Resposta:O pátio é o espaço destinado a PROMOÇÃO de ENCONTROS na abordagem comportamentalista
Questão:96. Existe a necessidade NICHOS INDIVIDUAIS ou TERRITORIALIDADE de estudantes e professores?
Resposta:Uma sala de aula de abordagem Comportamentalista traz a necessidade de NICHOS INDIVIDUAIS (carteiras e cadeiras individuais).
Referência1:AKINSANMI, B. The Optimal Learning Environment: Learning Theories. DESIGN SHARE. Designing for the Future of Learning, p.1–4, out. 2008. - Disponivel em http://www.designshare.com/index.php/articles/the-optimal-learning-environment-learning-theories - Acessado em 25/03/2013
Questão:103. É possível combinar várias funções em um ESPAÇO VERSÁTIL e MULTIFUNCIONAL?
Resposta:Embora a literatura não mencione nada com relação a espaços multifuncionais na Abordagem Comportamentalista, a utilização de tecnologia na educação exige um espaço flexível para receber a tecnologia, bem como para adaptar-se as inovações da mesma.
Questão:116. Existe a necessidade de ESTACIONAMENTO e ÁREA EXTERNA?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:133. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO para acomodar as principais ATIVIDADES pedagógicas do projeto?
Resposta:Para acomodar um processo de ensino e aprendizado pautado na transmissão de conhecimento para o desenvolvimento de habilidades, a prática mais utilizada é a exposição oral. Assim, é importante que as salas de aulas sejam projetadas para maximizar a eficiência na atividade de exposição oral apoiada pelas tecnologias de informação e comunicação.
Questão:134. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO criadas pelas RELAÇÕES entre as atividades?
Resposta:Para ampliar a eficiência nas atividades, buscou-se o agrupamento das salas de aula em alas, distribuídas ao longo de corredores.