Questão: | 4. Quais são os objetivos de preservar a PRIVACIDADE do aluno e/ou de incentivar a INTEGRAÇÃO entre os estudantes? | |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/privacidade-pg/ |
Resposta: | Na Comunidade de Aprendizagem existe um forte sentimento de INTEGRAÇÃO na comunidade que abrange não só as pequenas comunidades de aprendizagem, mas também a vizinhança. O objetivo é despertar em todos o senso de comunidade e ampliar oportunidades de aprendizagem. |
Referência1: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Referência2: | OECD. Designing for education: compendium of exemplary educational facilities 2011. Paris: OECD, 2011. - Disponivel em http://www.oecd-ilibrary.org/education/designing-for-education_9789264112308-en - Acessado em 11/08/2014 |
Questão: | 6. Quais são os objetivos das ATIVIDADES PRIORITÁRIAS e o nível de qualidade delas? | |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/prioridades-q6/ |
Resposta: | A Comunidade de Aprendizagem tem como ATIVIDADE PRIORITÁRIA o desenvolvimento de projetos. O objetivo é que o aluno desenvolva o pensamento crítico, a comunicação, a colaboração e criatividade. Para tanto, o aluno deve ter um comportamento ativo frente ao ambiente que o circunda e ser estimulado pelo mesmo. |
Referência1: | OECD. Designing for education: compendium of exemplary educational facilities 2011. Paris: OECD, 2011. - Disponivel em http://www.oecd-ilibrary.org/education/designing-for-education_9789264112308-en - Acessado em 11/08/2014 |
Referência2: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Questão: | 12. Quais são as implicações de um objetivo para que resulte na EFICIÊNCIA FUNCIONAL do edifício escolar? | |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/eficiencia-funcional-q12/ |
Resposta: | A EFICIÊNCIA FUNCIONAL da Comunidade de Aprendizagem está na sua capacidade de oferecer um ambiente de aprendizagem que estimule o aprendizado do aluno e apoie as atividades pedagógicas propostas. O objetivo é que o ambiente de aprendizagem contribua positivamente para o aprendizado do aluno, "trabalhando" como o Terceiro Professor. |
Referência1: | SANOFF, H. School building assessment methods. Washington: National Cleanringhouse for Educacional Facilities, 2001. - Disponivel em http://www4.ncsu.edu/unity/users/s/sanoff/www/schooldesign/cd.html - Acessado em 23/02/2010 |
Referência2: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Referência3: | TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p. |
Questão: | 13. Quais são os objetivos relacionados às RELAÇÕES PRIORITÁRIAS (pessoas, atividades e relações)? | |
Resposta: | RELAÇÕES PRIORITÁRIAS
1. Aluno e professor têm como objetivo promover a participação de todos, o trabalho colaborativo e o foco na aprendizagem.
2. Atividades como o trabalho em grupo, a comunicação oral e escrita, o uso de tecnologia, a investigação e a solução de problemas tem como objetivo desenvolver no estudante a criatividade, a responsabilidade, a autonomia, a ética, bem como a sua capacidade de se adaptar rapidamente novas situações e administrar recursos tecnológicos. |
Referência1: | BERTRAM, K. The cultural architecture of schools: a study of the relationship between school design, the learning environment and learning communities in new schools. 2012. 304f. Thesis (Doctor of Education). University of Wollongong. - Disponivel em http://ro.uow.edu.au/theses/3705/ - Acessado em 12/02/2015 |
Referência2: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Referência3: | OECD. Designing for education: compendium of exemplary educational facilities 2011. Paris: OECD, 2011. - Disponivel em http://www.oecd-ilibrary.org/education/designing-for-education_9789264112308-en - Acessado em 11/08/2014 |
Questão: | 41. Qual é a relação entre aluno/m² ideal (PARÂMETRO DE ÁREA) para as principais atividades pedagógicas? | |
Resposta: | 1. Desenvolvimento de projetos: variedade de espaços.
Atividade em grupo (ensino informal) - 3.25 m²/pessoa;
Atividade individual - 1,5 a 2,00 m²/pessoa
Sala de projeto - 6.50 m²/pessoa
Laboratórios - variável
Ateliê - variável
Anfiteatro - 0,55 a 0,70 m²/assento;
Auditório - 1,00 m²/pessoa;
Áreas comuns - 6.81 m²/pessoa;
Sala dos professores - 3,32 m²/pessoa. |
Referência1: | SOLER, C.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; PINA, S. A. M. G. Conforto em auditórios: uma proposta de procedimento para o projeto. In: Encontro Nacional e Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído. VIII e VI. 2005. Maceió. Anais...Maceió: Antac. 2005. - Disponivel em http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Arquitetura%20teatral/Artigos/conforto_em_auditorios_proposta_de_procedimento_para_o_projeto.pdf - Acessado em 30/09/2014 |
Referência2: | SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009. |
Referência3: | NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p. |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/adequacao-do-espaco/ |
Resposta: | A escola deve encorajar as crianças a terem uma vida saudável através da prática de diferentes atividades físicas. Para ver orientações projetuais para espaços destinados a atividade física, acesse o link abaixo. |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/espacos-para-esportes/ |
Referência1: | GORMAN, N. LACKNEY, J. A.; ROLLINGS, K.; HUANG, T.T. Designer schools: the role of school space and architecture in obesity prevention. Obesity (Silver Spring, Md.), v. 15, n. 11, p. 2521–2530, nov. 2007. - Disponivel em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18070739 - Acessado em 06/06/2015 |
Referência2: | KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. |
Referência3: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Referência4: | O'Donnell Wicklund Pigozzi and Peterson, Architects Inc, VS Furniture, and Bruce Mau Design. The Third Teacher: 79 Ways You Can Use Design to Transform Teaching & Learning. New York: Abrams, 2010.254p. |
Referência5: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Referência6: | NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p. |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/adequacao-do-espaco/ |
Resposta: | DISPLAY SPACE
Próprio para expor ideias, esse espaço é composto de móveis para expor trabalho dos alunos em desenvolvimento ou já finalizado. Pode estar localizado a entrada, nos espaços de circulação ou salas de aula.
Deve dar suporte o processo de aprendizado através das atividades de aprendizagem, desenvolvimento do processo e finalização do produto. |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/espacos-para-exposicao/ |
Referência1: | FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011 |
Referência2: | KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. |
Referência3: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Referência4: | MCGREGOR, J. Understanding and managing classroom space. Curriculum Briefing, v. 5, n. 2, p. 16–19, 2007. - Disponivel em http://www.scsk12.org/uf/TalentManagement/vlp/wp-content/uploads/2014/02/Classroom-space.pdf - Acessado em 20/10/2015 |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/adequacao-do-espaco/ |
Resposta: | Espaço para REFLETIR e DESCANSAR
Espaços silenciosos para acomodar pessoas sozinhas ou pequenos grupos.
Devem suportar espaços silenciosos para trabalho, estudo, reflexão ou descanso. Para ver orientações de projeto para espaço para REFLETIR e DESCANSAR, acesse o link abaixo. |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/espaco-para-descansar/ |
Referência1: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/adequacao-do-espaco/ |
Resposta: | ESPAÇOS PARA ARTE
Espaços destinados a apresentações musicais, dramatizações, exposições, entre outras devem estar integrados aos demais ambientes da escola. As diferentes formas de expressão artística são parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. Para ver orientações de projeto para ESPAÇOS PARA ARTE, acesse o link abaixo. |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/espaco-para-artes/ |
Referência1: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Referência2: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Referência3: | BERGSAGEL, V. Architecture for achievement: building patterns for small school learning. Mercer Island, Wash.: Eagle Chatter Press, 2007. |
Referência4: | SOLER, C.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; PINA, S. A. M. G. Conforto em auditórios: uma proposta de procedimento para o projeto. In: Encontro Nacional e Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído. VIII e VI. 2005. Maceió. Anais...Maceió: Antac. 2005. - Disponivel em http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Arquitetura%20teatral/Artigos/conforto_em_auditorios_proposta_de_procedimento_para_o_projeto.pdf - Acessado em 30/09/2014 |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/adequacao-do-espaco/ |
Resposta: | BIBLIOTECA A biblioteca tem um importante papel no aprendizado dos alunos, pois é um lugar onde os estudantes podem se engajar com seus próprios projetos, explorar novos temas e textos sozinhos de acordo com seu interesse e desejo. Esse espaço pode também promover encontros entre os estudantes. Para ver mais orientações de projeto para BIBLIOTECA, acesse o link abaixo |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/biblioteca-3/ |
Referência1: | Whole Building Design Guide - Disponivel em https://www.wbdg.org/ - Acessado em 05/03/2014 |
Referência2: | SOUSA, M. N. P. de O e. Padrões em projetos arquitetônicos de bibliotecas públicas. 2012. 237f. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Unicamp. Campinas. - Disponivel em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000896577 - Acessado em 12/01/2016 |
Referência3: | KAYA, N.; BURGESS, B. Territoriality: Seat Preferences in Different Types of Classroom Arrangements. Environment and Behavior, v. 39, n. 6, p. 859–876, 10 jul. 2007. - Disponivel em http://eab.sagepub.com/content/39/6/859.abstract - Acessado em 14/08/2015 |
Referência4: | OKAMOTO, J. Percepção Ambiental e Comportamento. São Paulo: Plêiade, 1996. 200p. |
Referência5: | DEAN, E.; DEMMERS, L. Universal Access in Libraries. Califórnia: Institute of Museum and Library Services, 2004. - Disponivel em http://www.compassionatelibrarian.net/uploads/1/2/8/0/12807133/universalaccesslibraries.pdf - Acessado em 13/12/2015 |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/adequacao-do-espaco/ |
Resposta: | O ambiente de aprendizagem FLEXÍVEL deve proporcionar ao aprendiz a possibilidade de modificar o ambiente para demandas de trabalho em grupo e/ou individual, bem como acomodar diferentes modalidades de aprendizagem, permitindo ao usuário mudar a configuração do espaço sempre que necessário. Para ver orientações de projeto para salas FLEXÍVEIS, acesse o link abaixo. |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/sala-de-aula-flexivel/ |
Referência1: | MONAHAN, T. Flexible Space & Built Pedagogy: emerging IT Embodiments. Inventio, v. 4, n. 1, p. 1–19, 2002. - Disponivel em http://www.torinmonahan.com/#!papers-on-education-and-technology/cmhy - Acessado em 26/05/2014 |
Referência2: | FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011 |
Referência3: | KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. |
Referência4: | VAN DER VOORDT, T. J. M.; VAN WEGEN, H. B. R. Arquitetura sob o olhar do usuário. Tradução de Maria Beatriz de Medina. São Paulo: Oficina de Textos, 2013. 237p. |
Referência5: | LALOUEYAN, M.; SOBOUTI, H. Seating Arrangement Impact on the Students’Learning in Educational Spaces. International Journal of Basic Sciences & Applied Research, v. 3, p. 170–179, 2014. - Disponivel em http://isicenter.org/fulltext2/paper-28022015094826.pdf - Acessado em 24/06/2015 |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/adequacao-do-espaco/ |
Resposta: | SALA DE PROJETO: Espaço que proporciona uma variedade de superfícies de trabalho, espaço para guardar material, área para guardar projetos em desenvolvimento, ferramentas e tecnologia. Esse ambiente acolhe atividades interativas que enfatizam o aprendizado através do "fazer com as mãos". Para ver orientações de projeto para SALA DE PROJETO, acesse o link abaixo. |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/sala-de-projetos/ |
Referência1: | LIPPMAN, P. C. The L-Shaped Classroom: A Pattern for Promoting Learning. [s.l.] DesignShare, 2006. - Disponivel em http://www.designshare.com/index.php/articles/the-l-shaped-classroom/ - Acessado em 18/03/2014 |
Referência2: | SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009. |
Referência3: | DOVEY, K.; FISHER, K. Designing for adaptation: the school as socio-spatial assemblage. The Journal of Architecture, v. 19, n. 1, p. 43–63, 2 jan. 2014. - Disponivel em http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13602365.2014.882376 - Acessado em 23/04/2015 |
Referência4: | FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011 |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/adequacao-do-espaco/ |
Resposta: | LABORATÓRIO: Destinados a abrigar atividades que requer móveis e/ou equipamentos espacializados, estes espaços devem proporcionar espaço e infraestrutura para praticar habilidades especiais. Local onde são realizadas atividades interativas, com ênfase no aprendizado pelo fazer. Para ver orientações de projeto para LABORATÓRIO, acesse o link abaixo. |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/laboratorios/ |
Referência1: | DOVEY, K.; FISHER, K. Designing for adaptation: the school as socio-spatial assemblage. The Journal of Architecture, v. 19, n. 1, p. 43–63, 2 jan. 2014. - Disponivel em http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13602365.2014.882376 - Acessado em 23/04/2015 |
Referência2: | THE ASSOCIATION FOR SCIENCE EDUCATION. School Science Accomodation. An overview of design for architects, designers and schools. Hertfordshire: [s.n.]2015. - Disponivel em http://www.ase.org.uk/resources/lab-design/ - Acessado em 15/04/2015 |
Referência3: | HICKMAN, R. Art Rooms and Art Teaching. Art Education, v. 54, n. 1, p. 6–11, 1 jan. 2001. - Disponivel em http://aorakiehsas.wikispaces.com/file/view/art+rooms+and+art+teaching.pdf - Acessado em 19/10/2015 |
Referência4: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Referência5: | TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p. |
Referência6: | FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011 |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/adequacao-do-espaco/ |
Resposta: | SALA DOS PROFESSORES Espaço para trabalhar em grupo ou individual destinada a equipe de professores. Preferencialmente, deve ficar próximo a área destinada preparação do material e espaços de encontro. Para ver mais orientações de projeto para SALA DO PROFESSOR, acesse o link abaixo |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/sala-dos-professores/ |
Referência1: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Referência2: | LACKNEY. Thirty Three Educational Design Principles for Schools & Community. National Cleanringhouse for Educational Facilities, 2000. - Disponivel em http://eric.ed.gov/?id=ED450544 - Acessado em 25/05/2014 |
Referência3: | KOWALTOWSKI, D. C. C. K. High School Building Design in Relation ti New and Changing Teaching Methods and Their Goals. 1970. 139p. Thesis (Master of Architecture).University of California. Berkeley. |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/adequacao-do-espaco/ |
Resposta: | REFEITÓRIO Deve-se providenciar para os alunos ambientes encorajem a alimentação saudável. Para ver mais orientações de projeto para ESPAÇO PARA ALIMENTAÇÃO, acesse o link abaixo. |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/espacos-para-alimentacao/ |
Referência1: | HUANG, T. T.-K.; SORENSEN, D.; DAVIS, S.; FRERICHS, L.; BRITTIN, J.; CELENTANO, J. CALLAHANK.; TROWBRIDGE, M. J. Healthy Eating Design Guidelines for School Architecture. Preventing Chronic Disease, v. 10, p. E27, 2013. - Disponivel em http://www.cdc.gov/pcd/issues/2013/12_0084.htm - Acessado em 12/02/2015 |
Referência2: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Referência3: | GORMAN, N. LACKNEY, J. A.; ROLLINGS, K.; HUANG, T.T. Designer schools: the role of school space and architecture in obesity prevention. Obesity (Silver Spring, Md.), v. 15, n. 11, p. 2521–2530, nov. 2007. - Disponivel em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18070739 - Acessado em 06/06/2015 |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/adequacao-do-espaco/ |
Resposta: | ÁREA DE APRENDIZADO INFORMAL Áreas amplas destinadas não só para encontros casuais, mas também para o aprendizado informal em grupo ou individual, reflexões individuais e discussões informais. A atmosfera informal desse espaço permite ao aluno um descanso dos ambientes de ensino formal. Para ver orientações de projeto para ÁREAS DE APRENDIZADO INFORMAL, acesse o link abaixo. |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/area-de-aprendizado-informal/ |
Referência1: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/adequacao-do-espaco/ |
Resposta: | ESPAÇO PARA CRIAÇÃO
Espaço para estimular a geração de ideias. Acomoda o trabalho colaborativo, espaço para exposição de projetos, o acesso a tecnologia e outras fontes. Deve encorajar o envolvimento da equipe no trabalho em que estão desenvolvendo. Para ver orientações de projeto para ESPAÇO PARA CRIAÇÃO, acesse o link abaixo. |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/espaco-para-criacao/ |
Referência1: | LLOYD, P. Creative Space. EVCO SCIENTIFIC, p. 1-13, 2009. http://www.catalystranchmeetings.com/Thinking-Docs/Creative-Space-by-Peter-Lloyd.pdf - Disponivel em http://www.catalystranchmeetings.com/Thinking-Docs/Creative-Space-by-Peter-Lloyd.pdf - Acessado em 14/02/2015 |
Referência2: | WARNER, S. A.; MYERS, K. L. The Creative Classroom: The Role of space and Place Toward Facilitating Creativity. The Technology Teacher, p. 28– 34, jan. 2010. - Disponivel em https://www.researchgate.net/publication/234560419_The_Creative_Classroom_The_Role_of_Space_and_Place_toward_Facilitating_Creativity - Acessado em 28/04/2014 |
Referência3: | FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011 |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/adequacao-do-espaco/ |
Resposta: | É importante que o aluno tenha um lugar seguro para guardar seus pertences. Para consultar orientações de projeto para ESPAÇO PARA GUARDAR PERTENCES, acesse o link abaixo. |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/espaco-para-pertences/ |
Referência1: | KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. |
Referência2: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/adequacao-do-espaco/ |
Resposta: | O contato com a natureza traz muitos benefícios para a criança. Para ver orientações de projeto para áreas externas, acesse o link abaixo. |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/areas-externas/ |
Referência1: | FEDRIZZI, B. Subsídios para projetos de pátios escolares públicos em Porto Alegre. ARQTEXTO, Porto Alegre. Nº8. p. 96–101, 2006. - Disponivel em http://www.ufrgs.br/propar/publicacoes/ARQtextos/PDFs_revista_8/8_Beatriz%20Fedrizzi.pdf - Acessado em 23/02/2015 |
Referência2: | LACKNEY. Thirty Three Educational Design Principles for Schools & Community. National Cleanringhouse for Educational Facilities, 2000. - Disponivel em http://eric.ed.gov/?id=ED450544 - Acessado em 25/05/2014 |
Referência3: | MOZAFFAR, F.; SOMAYEH MIRMORADI, S.. Effective Use of Nature in Educational Spaces Design. Organization, Technology & Management in Construction: An International Journal, v. 4, n. 1, p. 381-392, 2012. - Disponivel em http://www.grad.hr/otmcj/clanci/vol4_is1/vol4_is1_3.html - Acessado em 21/05/2014 |
Referência4: | RUSSELL, M. H. Conecting Children to Nature in a Montessori Primary Environment. Master of Science in Education. 2014. 64p. Thesis (Master of Science in Education - Montessori ). University of Wisconsin. Wisconsin. - Disponivel em https://minds.wisconsin.edu/handle/1793/69013 - Acessado em 13/02/2015 |
Referência5: | SANOFF, H.; WALDEN, R. School Environments. In: The Oxford handbook of environmental and conservation psychology. New York: Oxford University Press, 2012. p. 276-294. |
Referência6: | TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p. |
Questão: | 59. Quais são as implicações PSICOLÓGICAS da forma na TERRITORIALIDADE e MOVIMENTO das pessoas e veículos? | |
Resposta: | O espaço físico deve estimular o engajamento do aluno nas atividades pedagógicas propostas. Para tanto, o projeto do edifício escolar deve propor uma variedade de espaços físicos atraentes, que estimule os sentidos da criança proporcionando a oportunidade de um engajamento divertido na realização das atividades pedagógicas.
A arquitetura deve realçar os conceitos que serão aprendidos nas disciplinas, tornando-se um currículo invisível. |
Referência1: | WALDEN, R. (ED.). Schools for the future: design proposals from architectural psychology. Cambridge, MA: Hogrefe, 2009. 261p. |
Referência2: | TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p. |
Questão: | 74. Quais são os PARÂMETROS de ESPAÇO para atividades específicas e o número de participantes? | |
Resposta: | Cálculo para 25 alunos por ambiente de aprendizagem:
1. Sala de aula flexível para trabalho individual ou pequenos grupos: 40m² a 50m² para 25 alunos (1,5 a 2,00m² por aluno).
2. Sala de projeto - recomenda-se 162,50m² para 25 alunos (consultar Menu Conceitos da Psicologia Ambiental, submenu Densidade Humana).
3. Área externa: variado.
4. Laboratório especializado – consultar Menu Arquitetura escolar, submenu Ambientes de Aprendizagem - Laboratórios
5. Biblioteca - não foi encontrado valor referencial.
6. Espaço para descanso - 10m²
7. Espaço para artes - não foi encontrado valor referencial
8. Espaço para exposição - 20m²
9. Anfiteatro (representar, dançar, cantar) - 0,55 a 0,7 m² por assento
10. Auditório (ouvir histórias, palestras) e/ou sala de exposição oral - recomenda-se 40 a 50m² para 25 alunos (1,5 a 2,00m² por aluno).
|
Referência1: | FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011 |
Referência2: | NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p. |
Referência3: | SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009. |
Questão: | 79. Os serviços oferecidos funcionam melhor CENTRALIZADOS ou DESCENTRALIZADOS? | |
Resposta: | O agrupamento das salas de aula, pequenas áreas comuns e área externa que está em contato com um espaço maior de vivência traz a configuração de pequenas comunidades, onde se busca intensificar a interação entre os membros da comunidade. Observou-se, também, o agrupamento das sala de aprendizado especializado para uso de toda a comunidade. Para acessar o gráfico do Agrupamento de Serviços, acesse o link abaixo. |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/agrupamento-de-servicos/agrupamento-de-servicos-comunidade-de-aprendizagem/ |
Referência1: | Gjerdrum Secondary School - Disponivel em http://www.archdaily.com/37416/gjerdrum-secondary-school-kristin-jarmund-architects/ - Acessado em 20/10/2015 |
Referência2: | St Mary of the Cross Primary School - Disponivel em http://www.archdaily.com/632550/st-mary-of-the-cross-primary-school-baldasso-cortese-architects/ - Acessado em 20/10/2015. |
Referência3: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Questão: | 81. Existe a necessidade de INTEGRAÇÃO OU PRIVACIDADE (audiovisual) entre as atividades pedagógicas? Em caso de privacidade, o grau de isolamento deve ser mínimo ou máximo?. | |
Resposta: | Na Comunidade de Aprendizagem o ensino e aprendizagem deve ser compreendido como um processo dinâmico. Por esta razão, todas as instalações da escola deve ser programada e planejada para que ensino e a aprendizagem flua por entre os ambientes de aprendizagem. Para ver o gráfico INTEGRAÇÃO E/OU SEPARAÇÃO das atividades, acesse o link abaixo. |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/atividades-integracao-eou-separacao/atividades-comunidades-integracao-eou-separacao/ |
Referência1: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Questão: | 82. Qual é a PRIORIDADE dos conceitos que surgiram? Quais são os mais valorizados e os que afetam o tamanho, a qualidade e as posições relativas? | |
Resposta: | 1. Hierarquia - O ensino é centralizado no aluno, tendo o professor como facilitador na aprendizagem.
2. Atividades - Ensino baseado em desenvolvimento projetos, ou seja, envolve uma grande diversidade de atividades.
3. Segurança - Os espaços de aprendizagem são planejados para permitir a supervisão passiva por professores, funcionários e pelos próprios alunos.
4. Comportamento - O aluno deve ser ativo perante seu aprendizado.
Para ver o gráfico das PRIORIDADES, acesse o link abaixo. |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/prioridades/prioridade-comunidade-de-aprendizagem/ |
Referência1: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Referência2: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Questão: | 83. Como expressar os SÍMBOLOS DE AUTORIDADE a partir da relação conceito de hierarquia e seus objetivos? | |
Resposta: | A Comunidade de Aprendizagem tem o professor e o aluno em posições de igualdade. Nesse contexto, nasce a ideia de comunidade de aprendizagem que prevê o espaço organizado para suportar e estimular o aprendizado através de diferentes práticas pedagógicas, do uso de tecnologia de comunicação e informação. Os espaços dessas comunidades deve também despertar em seus usuários o sentimento de pertencer a uma comunidade. Para ver o gráfico do SÍMBOLO DE AUTORIDADE, acesse o link abaixo. |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/simbolo-de-autoridade/simbolo-de-autoridade-comunidade-de-aprendizagem/ |
Referência1: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Referência2: | OECD. Designing for education: compendium of exemplary educational facilities 2011. Paris: OECD, 2011. - Disponivel em http://www.oecd-ilibrary.org/education/designing-for-education_9789264112308-en - Acessado em 11/08/2014 |
Questão: | 87. Existe a necessidade de um espaço comum MULTIPROPÓSITO ou com TRÁFEGO MULTIDIRECIONAL com a intenção de PROMOVER ENCONTROS combinados ou eventuais? | |
Resposta: | Devido a valorização que essa abordagem dá a interação social, são comuns espaços QUE PROMOVEM ENCONTROS, como corredor de aprendizagem, watering hole space, cafeteria, espaços de aprendizagem externos. Para ver o gráfico dos espaços MULTIPROPÓSITO e MULTIDIRECIONAL, acesse o link abaixo. |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/espacos-de-interacao-e-multiproposito/espacos-de-interacao-e-multiproposito-comunidade-de-aprendizagem/ |
Referência1: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Questão: | 88. Quais são os conceitos de ORGANIZAÇÃO ESPACIAL e de RELAÇÕES FUNCIONAIS? | |
Resposta: | O espaço escolar se organiza para suportar várias práticas pedagógicas, tais como o ensino baseado em projeto, trabalho em equipe, apresentações, aulas para pequenos e grandes grupos, áreas de descanso, estúdios, etc. Para tanto, o espaço se organiza de diferentes maneiras. Para ver o gráfico ORGANIZAÇÃO ESPACIAL, acesse o link abaixo. |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/organizacao-espacial/organizacao-espacial/ |
Referência1: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Referência2: | RIGOLON, A. European Design Types for 21st Century Schools: An Overview - Disponivel em http://www.oecd-ilibrary.org/education/european-design-types-for-21st-century-schools_5kmh36gpvmbx-en - Acessado em 20/03/2013 |
Questão: | 96. Existe a necessidade NICHOS INDIVIDUAIS ou TERRITORIALIDADE de estudantes e professores? | |
Resposta: | Uma Comunidade de Aprendizagem precisa de variedade de ambientes de aprendizagem para que os alunos possam desenvolver diversas atividades. Assim, são necessários tanto ambientes para suportar atividades em grupos como individuais. Ex.: Campfire space, base de estudo individual e espaços para descanso |
Referência1: | CLEVELAND, B. W. Engaging spaces: Innovative learning environments, pedagogies and student engagement in the middle years of school. 2011. 275f. Thesis (Doctor of philosophy). University of Melbourne, Melbourne. - Disponivel em https://minerva-access.unimelb.edu.au/handle/11343/36515 - Acessado em 23/08/2013 |
Referência2: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Questão: | 103. É possível combinar várias funções em um ESPAÇO VERSÁTIL e MULTIFUNCIONAL? | |
Resposta: | A Comunidade de Aprendizagem tem a necessidade de espaços multifuncionais e versáteis que acolham diferentes maneiras de ensinar e aprender, bem como tecnologias de ensino e aprendizagem. |
Referência1: | SCOTT-WEBBER, L. The story of verb: innovative design fit for education’s 21st century learning needs. International Journal of Designs for Learning, v. 4, n. 2, p. 30–40, 2013. - Disponivel em https://scholarworks.iu.edu/journals/index.php/ijdl/article/view/3964 - Acessado em 14/03/2014 |
Referência2: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Referência3: | SANOFF, H.; WALDEN, R. School Environments. In: The Oxford handbook of environmental and conservation psychology. New York: Oxford University Press, 2012. p. 276-294. |
Referência4: | FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011 |
Questão: | 115. Quais são as áreas destinadas cada ATIVIDADE e como se organizam: locação, tipo de espaço e tempo? | |
Resposta: | Organização
1. Conjunto pedagógico: salas de aula,laboratórios, ateliês, biblioteca.
2. Conjunto vivência e assitência: pátio interno e externo, área comum, refeitório, anfiteatro/auditório.
3. Conjunto Administrativo e apoio pedagógico: administração e sala de professores.
4. Serviços: cozinha.
Atividade
1. Sala de aula: pesquisa, resolução de problema, desenvolvimento de projeto, estudos em grupo e individual.
2. Área comum: socialização, estudos em grupo ou individual.
3. Administração: atividades burocráticas.
4. Sala dos professores: aperfeiçoamento profissional e reuniões.
5. Pátio interno: socialização.
6. Pátio externo: socialização, pesquisa, estudo em grupo ou individual.
7. Biblioteca: pesquisa, leitura, estudo em grupo ou individual, socialização.
8. Ateliê: atividade prática.
9. Laboratório: atividade prática.
10. Anfiteatro/ auditório: cantar, dançar e dramatização.
11. Refeitório: alimentar-se.
12. Cozinha: preparo dos alimentos.
Para ver o gráfico da LOCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, acesse o link abaixo. |
Link: | https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/localizacao-das-atividades/localizacao-das-atividades-comunidades-de-aprendizagem/ |
Referência1: | Gjerdrum Secondary School - Disponivel em http://www.archdaily.com/37416/gjerdrum-secondary-school-kristin-jarmund-architects/ - Acessado em 20/10/2015 |
Referência2: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Referência3: | St Mary of the Cross Primary School - Disponivel em http://www.archdaily.com/632550/st-mary-of-the-cross-primary-school-baldasso-cortese-architects/ - Acessado em 20/10/2015. |