> Perguntas & Respostas


Questão:1. Qual é a MISSÃO da escola que será construída?
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/missao-da-escola/
Resposta:A MISSÃO da Comunidade de Aprendizagem é preparar o jovem para as incertezas e mudanças que estão por vir, bem como para viver em uma sociedade que está em constante transformação. Dessa forma, deve-se desenvolver no jovem a capacidade de se adaptar rapidamente, de ser criativo, colaborativo, responsável, autônomo e com competência para administrar os recursos existentes.
Referência1:OECD. Designing for education: compendium of exemplary educational facilities 2011. Paris: OECD, 2011. - Disponivel em http://www.oecd-ilibrary.org/education/designing-for-education_9789264112308-en - Acessado em 11/08/2014
Questão:2. Qual o NÚMERO MÁXIMO de alunos que devem ser acomodados na escola?
Resposta:Ver resposta comum para todas.
Questão:3. Quais são os objetivos de manter a IDENTIDADE do aluno em ambientes com grande número de estudantes?
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/senso-de-identidade-pg/
Resposta:O ensino na Comunidade de Aprendizagem respeita a IDENTIDADE da criança pois, veem como crucial para o aprendizado tanto o contexto em que o aprendizado ocorre, como também o contexto social que os aprendizes trazem para a sala de aula.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:4. Quais são os objetivos de preservar a PRIVACIDADE do aluno e/ou de incentivar a INTEGRAÇÃO entre os estudantes?
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/privacidade-pg/
Resposta:Na Comunidade de Aprendizagem existe um forte sentimento de INTEGRAÇÃO na comunidade que abrange não só as pequenas comunidades de aprendizagem, mas também a vizinhança. O objetivo é despertar em todos o senso de comunidade e ampliar oportunidades de aprendizagem.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência2:OECD. Designing for education: compendium of exemplary educational facilities 2011. Paris: OECD, 2011. - Disponivel em http://www.oecd-ilibrary.org/education/designing-for-education_9789264112308-en - Acessado em 11/08/2014
Questão:5. Qual é a HIERARQUIA de valores da escola?
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/conceito-de-hierarquia/
Resposta:A HIERARQUIA de valores da Comunidade de Aprendizagem coloca professor e aluno igualmente inseridos ocupando, porém, posições distintas. Nesse espaço deve-se promover oportunidades semelhantes para os estudantes e professores de se envolver com suas próprias identidades, permitindo outros desenvolvimentos para si mesmos e de seu ambiente social.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:6. Quais são os objetivos das ATIVIDADES PRIORITÁRIAS e o nível de qualidade delas?
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/prioridades-q6/
Resposta:A Comunidade de Aprendizagem tem como ATIVIDADE PRIORITÁRIA o desenvolvimento de projetos. O objetivo é que o aluno desenvolva o pensamento crítico, a comunicação, a colaboração e criatividade. Para tanto, o aluno deve ter um comportamento ativo frente ao ambiente que o circunda e ser estimulado pelo mesmo.
Referência1:OECD. Designing for education: compendium of exemplary educational facilities 2011. Paris: OECD, 2011. - Disponivel em http://www.oecd-ilibrary.org/education/designing-for-education_9789264112308-en - Acessado em 11/08/2014
Referência2:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:7. Quais são os objetivos de cada tipo de SEGURANÇA desejada na escola?
Resposta:Ver a resposta comum a todas.
Questão:8. Quais são os objetivos da CIRCULAÇÃO de alunos, professores e objetos no espaço físico?
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/circulacao-q8/
Resposta:Na comunidade de aprendizagem o aprendizado e o ensino devem ser compreendidos como algo dinâmico. Por esta razão, todas as instalações escolares devem ser programadas e planejadas como uma oportunidade para estender o ensino e aprendizado para além das áreas de instrução formais, ocupando inclusive as áreas de CIRCULAÇÃO.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:9. Qual é a recomendação com relação a SEPARAÇÃO de indivíduos, veículos e objetos?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:10. Quais são os objetivos de promover ENCONTROS planejados ou eventuais entre alunos e estes e os professores?
Resposta:O ENCONTRO entre aluno e professor nas Comunidades de Aprendizagem tem como objetivo o trabalho colaborativo em projetos que promove oportunidades de desenvolvimento para ambos.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:11. Quais são as exigências relacionadas ao ESTACIONAMENTO de veículos automotivos?
Resposta:Relatar as exigências legais com relação ao projeto de estacionamento dentro ou próximo das instituições escolares.
Questão:12. Quais são as implicações de um objetivo para que resulte na EFICIÊNCIA FUNCIONAL do edifício escolar?
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/eficiencia-funcional-q12/
Resposta:A EFICIÊNCIA FUNCIONAL da Comunidade de Aprendizagem está na sua capacidade de oferecer um ambiente de aprendizagem que estimule o aprendizado do aluno e apoie as atividades pedagógicas propostas. O objetivo é que o ambiente de aprendizagem contribua positivamente para o aprendizado do aluno, "trabalhando" como o Terceiro Professor.
Referência1:SANOFF, H. School building assessment methods. Washington: National Cleanringhouse for Educacional Facilities, 2001. - Disponivel em http://www4.ncsu.edu/unity/users/s/sanoff/www/schooldesign/cd.html - Acessado em 23/02/2010
Referência2:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência3:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Questão:13. Quais são os objetivos relacionados às RELAÇÕES PRIORITÁRIAS (pessoas, atividades e relações)?
Resposta:RELAÇÕES PRIORITÁRIAS 1. Aluno e professor têm como objetivo promover a participação de todos, o trabalho colaborativo e o foco na aprendizagem. 2. Atividades como o trabalho em grupo, a comunicação oral e escrita, o uso de tecnologia, a investigação e a solução de problemas tem como objetivo desenvolver no estudante a criatividade, a responsabilidade, a autonomia, a ética, bem como a sua capacidade de se adaptar rapidamente novas situações e administrar recursos tecnológicos.
Referência1:BERTRAM, K. The cultural architecture of schools: a study of the relationship between school design, the learning environment and learning communities in new schools. 2012. 304f. Thesis (Doctor of Education). University of Wollongong. - Disponivel em http://ro.uow.edu.au/theses/3705/ - Acessado em 12/02/2015
Referência2:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência3:OECD. Designing for education: compendium of exemplary educational facilities 2011. Paris: OECD, 2011. - Disponivel em http://www.oecd-ilibrary.org/education/designing-for-education_9789264112308-en - Acessado em 11/08/2014
Questão:14. Qual é a opinião do cliente com relação aos ELEMENTOS (árvores, água, espaços abertos e instalações) DO TERRENO?
Resposta:Relatar o que o cliente tem a dizer sobre elementos existem no terreno para identificar os melhores pontos de referência, sentimento de pertencimento e segurança.
Questão:15. Qual é a opinião do cliente sobre o retorno que as instalações proporcionarão ao AMBIENTE que as receber?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:16. O que determinam as políticas de uso da terra com relação a EFICIÊNCIA e ao caráter AMBIENTAL?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:17. O que determinam as políticas relacionadas ao planejamento e relações com a COMUNIDADE vizinha?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:18. O que determinam as políticas relacionadas aos INVESTIMENTOS ou MELHORIAS para a COMUNIDADE?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:20. Quais são as considerações relativas a SEGURANÇA física (preservação da vida) do indivíduo que devem ser observadas no edifício escolar?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:21. Quais são as considerações do cliente com relação ao AMBIENTE SOCIAL/PSICOLÓGICO a ser providenciado?
Resposta:O aluno deve ter um comportamento ativo frente ao ambiente que o circunda e ser estimuado pelo mesmo. Os ambientes devem ser criados para promover diferentes caminhos para as pessoas adquirirem conhecimento e aprimorar habilidades.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:22. Quais são os objetivos relacionados à promoção da INDIVIDUALIDADE do usuário no ambiente escolar?
Resposta:A Comunidade de Aprendizagem a INDIVIDUALIDADE do aluno por meio do ambiente de aprendizagem que deve estimular o aprendizado do aluno, já que este deve ter um comportamento ativo frente ao ambiente que o circunda. Dentro desse contexto, o espaço escolar deve apresentar distintas maneiras pelas quais o estudante possa aprender, com o objetivo de que o mesmo possa escolher a mais apropriada para si.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:23. Quais são os objetivos da CIRCULAÇÃO de pessoas e veículos para que proporcione aos usuários boa orientação, senso de direção e fácil localização da entrada?
Resposta:Na Comunidade de Aprendizagem é comum ambientes denominados de "Corredores de Aprendizagem" (ver menu tipos de ambientes). Podem ser considerados como espaços que, além de promover a CIRCULAÇÃO de pessoas e proporcionar acesso a diferentes espaços, tem como objetivo encorajar a socialização entre a comunidade escolar e a aprendizagem informal.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:24. Qual deve ser a IMAGEM da instituição escolar a ser projetada?
Resposta:Projetadas para encorajar o aluno a ser ativo e a socializar-se, bem como permitir transformações constantes nos espaço físico, estas escolas incorporaram a IMAGEM de Comunidades de Aprendizagem.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:25. Quais são as considerações do cliente com relação à QUALIDADE do ambiente físico, bem como o balanço do ambiente físico e qualidade?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:26. Qual o valor do RECURSO FINANCEIRO disponível para investir na construção da escola?
Resposta:Relatar o valor em reais do recurso financeiro a ser investido na obra.
Questão:27. Qual é o objetivo do CUSTO FINAL da escola a ser construída?
Resposta:Relatar a escola que se espera construir com o total do recurso disponível.
Questão:28. Quais são os objetivos do retorno máximo do INVESTIMENTO?
Resposta:Relatar os objetivos de se atingir o retorno máximo do investimento.
Questão:29. Quais são os objetivos do retorno do INVESTIMENTO para que gere renda?
Resposta:Relatar os objetivos do retorno financeiro para que gere lucro.
Questão:30. Quais são os objetivos de se minimizar os CUSTOS operacionais da instalação física?
Resposta:Relatar os objetivos de se reduzir os custos operacionais da instalação da escola.
Questão:31. Quais são os objetivos de se minimizar os CUSTOS DE MANUTENÇÃO do edifício escolar.
Resposta:Relatar os objetivos de se minimizar a manutenção e custos do edifício escolar.
Questão:32. Qual é o objetivo de se estabelecer prioridade nos custos do CICLO DE VIDA ou custos iniciais?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:33. Quais são os objetivos de se projetar um edifício escolar SUSTENTÁVEL?
Resposta:A escola SUSTENTÁVEL é uma das chaves para projetos de alto desempenho, podendo se explorada também como uma ferramenta de ensino e para a conscientização da importância dessa prática para o planeta.
Referência1:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Questão:34. Qual é opinião do cliente no que diz respeito a PRESERVAÇÃO HISTÓRICA do edifício escolar ou da vizinhança?
Resposta:Relatar as considerações do cliente com relação ao espírito e expressão de um tempo.
Questão:35. Qual a opinião do cliente quanto a ser ESTÁTICA ou DINÂMICA tal qual uma instituição social ou funcional?
Resposta:A Comunidade de Aprendizagem tem o ensino baseado no projeto com o objetivo de desenvolver na criança o pensamento crítico, a comunicação, a colaboração e a criatividade. Para tanto, predominam espaços de aprendizagem com atividades DINÂMICAS acomodadas em espaços conversíveis para que possibilite mudanças na função.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:36. Quais são os planos do cliente com relação a MUDANÇAS previstas?
Resposta:Relatar os planos do cliente com relação às mudanças futuras.
Questão:37. Quais são as expectativas do cliente com relação ao CRESCIMENTO da escola?
Resposta:Relatar quais são as expectativas do cliente com relação ao crescimento da escola.
Questão:38. Qual é a DATA DE OCUPAÇÃO desejada pelos futuros usuários?
Resposta:Perguntar qual é a data de ocupação desejada pelo cliente.
Questão:39. Quais são os objetivos do cliente com relação aos RECURSOS FINANCEIROS disponíveis ao longo do tempo?
Resposta:Questionar o cliente quanto a disponibilidade dos recursos financeiros e os objetivos a serem atingidos com o mesmo.
Questão:40. Existem DADOS ESTATÍSTICOS brutos que podem ser transformados em informações úteis para o projeto?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:41. Qual é a relação entre aluno/m² ideal (PARÂMETRO DE ÁREA) para as principais atividades pedagógicas?
Resposta:1. Desenvolvimento de projetos: variedade de espaços. Atividade em grupo (ensino informal) - 3.25 m²/pessoa; Atividade individual - 1,5 a 2,00 m²/pessoa Sala de projeto - 6.50 m²/pessoa Laboratórios - variável Ateliê - variável Anfiteatro - 0,55 a 0,70 m²/assento; Auditório - 1,00 m²/pessoa; Áreas comuns - 6.81 m²/pessoa; Sala dos professores - 3,32 m²/pessoa.
Referência1:SOLER, C.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; PINA, S. A. M. G. Conforto em auditórios: uma proposta de procedimento para o projeto. In: Encontro Nacional e Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído. VIII e VI. 2005. Maceió. Anais...Maceió: Antac. 2005. - Disponivel em http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Arquitetura%20teatral/Artigos/conforto_em_auditorios_proposta_de_procedimento_para_o_projeto.pdf - Acessado em 30/09/2014
Referência2:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Referência3:NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p.
Questão:42. Qual é o NÚMERO de pessoas em cada etapa do processo de ensino e aprendizagem e o TEMPO de permanência de cada uma delas na escola?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:43. Quais são as CARACTERÍSTICAS físicas, sociais e emocionais e intelectuais dos estudantes a serem atendidos?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:44. Quais são as características da COMUNIDADE escolar envolvida?
Resposta:A ideia de COMUNIDADES é muito forte nas COMUNIDADES de aprendizagem. Esta ideia prevê a construção de escolas onde alunos e professores possam se conhecer, se sentir seguros, terem a sensação de pertencer a uma COMUNIDADE e estarem preparados para ajudarem uns aos outros. Ao mesmo tempo existe um sentimento forte de integração na COMUNIDADE que abrange tanto as pequenas comunidades existentes dentro da própria escola como entre esta e a vizinhança local.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:45. Como pode ser entendida a ESTRUTURA ORGANIZACIONAL da instituição escolar?
Resposta:A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL da Comunidade de Aprendizagem tem o ensino centralizado no aluno e o professor tem o papel de facilitar e orientar o processo de aprendizagem. Este pode ser conduzido através de vários caminhos possíveis (atividades diferenciadas) que requerem ambientes de aprendizagem que suportem diferentes experiências educacionais.
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/estrutura-organizacional/estrutura-organizacional-da-comunidade-de-aprendizagem/
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:46. Quais são as áreas cujo potencial de perda é maior para que seja determinado o grau de controles de SEGURANÇA necessários?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:47. Qual o TEMPO DE DESLOCAMENTO de alunos e materiais dentro do edifício escolar?
Resposta:Faça uma estimativa do tempo de deslocamento do aluno entre os ambientes escolares.
Questão:48. Quais são as pistas de tráfego necessárias para a CIRCULAÇÃO de pedestres e veículos do edifício?
Resposta:Para acomodar a CIRCULAÇÃO e a interação social em um ambiente que tem o papel de mediar o processo de aprendizagem, os espaços se abrem encorajar o aprendizado baseado na colaboração. Como resposta projetual, as salas de aula podem apresentar de três diferentes maneiras: 1. Salas de aula flexíveis têm a capacidade de se expandir unindo duas ou mais, transformando-se em um amplo espaço comum; 2. As salas de aula podem juntar-se a outras áreas comuns (street space); 3. Espaço de aprendizagem incorporam amplos planos abertos que não podem ser convertidos em salas de aula fechadas.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:49. Quais são os padrões de COMPORTAMENTO observados nos usuários?
Resposta:A Comunidade de Aprendizagem empenha-se em despertar no aluno um COMPORTAMENTO ativo frente ao seu próprio processo de ensino e aprendizagem. Dentro desse contexto, o professor tem a função de apresentar a temática ao aluno e estimulá-lo a se engajar nas atividades propostas. Dentro desse contexto, o engajamento do aluno no projeto proposto é o que encoraja, inspira e motiva a apropriação do conhecimento.
Referência1:CLEVELAND, B. W. Engaging spaces: Innovative learning environments, pedagogies and student engagement in the middle years of school. 2011. 275f. Thesis (Doctor of philosophy). University of Melbourne, Melbourne. - Disponivel em https://minerva-access.unimelb.edu.au/handle/11343/36515 - Acessado em 23/08/2013
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/adequacao-do-espaco/
Resposta:A escola deve encorajar as crianças a terem uma vida saudável através da prática de diferentes atividades físicas. Para ver orientações projetuais para espaços destinados a atividade física, acesse o link abaixo.
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/espacos-para-esportes/
Referência1:GORMAN, N. LACKNEY, J. A.; ROLLINGS, K.; HUANG, T.T. Designer schools: the role of school space and architecture in obesity prevention. Obesity (Silver Spring, Md.), v. 15, n. 11, p. 2521–2530, nov. 2007. - Disponivel em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18070739 - Acessado em 06/06/2015
Referência2:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Referência3:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência4:O'Donnell Wicklund Pigozzi and Peterson, Architects Inc, VS Furniture, and Bruce Mau Design. The Third Teacher: 79 Ways You Can Use Design to Transform Teaching & Learning. New York: Abrams, 2010.254p.
Referência5:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência6:NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/adequacao-do-espaco/
Resposta:DISPLAY SPACE Próprio para expor ideias, esse espaço é composto de móveis para expor trabalho dos alunos em desenvolvimento ou já finalizado. Pode estar localizado a entrada, nos espaços de circulação ou salas de aula. Deve dar suporte o processo de aprendizado através das atividades de aprendizagem, desenvolvimento do processo e finalização do produto.
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/espacos-para-exposicao/
Referência1:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência2:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Referência3:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência4:MCGREGOR, J. Understanding and managing classroom space. Curriculum Briefing, v. 5, n. 2, p. 16–19, 2007. - Disponivel em http://www.scsk12.org/uf/TalentManagement/vlp/wp-content/uploads/2014/02/Classroom-space.pdf - Acessado em 20/10/2015
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/adequacao-do-espaco/
Resposta:Espaço para REFLETIR e DESCANSAR Espaços silenciosos para acomodar pessoas sozinhas ou pequenos grupos. Devem suportar espaços silenciosos para trabalho, estudo, reflexão ou descanso. Para ver orientações de projeto para espaço para REFLETIR e DESCANSAR, acesse o link abaixo.
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/espaco-para-descansar/
Referência1:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/adequacao-do-espaco/
Resposta:ESPAÇOS PARA ARTE Espaços destinados a apresentações musicais, dramatizações, exposições, entre outras devem estar integrados aos demais ambientes da escola. As diferentes formas de expressão artística são parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. Para ver orientações de projeto para ESPAÇOS PARA ARTE, acesse o link abaixo.
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/espaco-para-artes/
Referência1:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência2:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência3:BERGSAGEL, V. Architecture for achievement: building patterns for small school learning. Mercer Island, Wash.: Eagle Chatter Press, 2007.
Referência4:SOLER, C.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; PINA, S. A. M. G. Conforto em auditórios: uma proposta de procedimento para o projeto. In: Encontro Nacional e Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído. VIII e VI. 2005. Maceió. Anais...Maceió: Antac. 2005. - Disponivel em http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Arquitetura%20teatral/Artigos/conforto_em_auditorios_proposta_de_procedimento_para_o_projeto.pdf - Acessado em 30/09/2014
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/adequacao-do-espaco/
Resposta:BIBLIOTECA A biblioteca tem um importante papel no aprendizado dos alunos, pois é um lugar onde os estudantes podem se engajar com seus próprios projetos, explorar novos temas e textos sozinhos de acordo com seu interesse e desejo. Esse espaço pode também promover encontros entre os estudantes. Para ver mais orientações de projeto para BIBLIOTECA, acesse o link abaixo
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/biblioteca-3/
Referência1:Whole Building Design Guide - Disponivel em https://www.wbdg.org/ - Acessado em 05/03/2014
Referência2:SOUSA, M. N. P. de O e. Padrões em projetos arquitetônicos de bibliotecas públicas. 2012. 237f. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Unicamp. Campinas. - Disponivel em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000896577 - Acessado em 12/01/2016
Referência3:KAYA, N.; BURGESS, B. Territoriality: Seat Preferences in Different Types of Classroom Arrangements. Environment and Behavior, v. 39, n. 6, p. 859–876, 10 jul. 2007. - Disponivel em http://eab.sagepub.com/content/39/6/859.abstract - Acessado em 14/08/2015
Referência4:OKAMOTO, J. Percepção Ambiental e Comportamento. São Paulo: Plêiade, 1996. 200p.
Referência5:DEAN, E.; DEMMERS, L. Universal Access in Libraries. Califórnia: Institute of Museum and Library Services, 2004. - Disponivel em http://www.compassionatelibrarian.net/uploads/1/2/8/0/12807133/universalaccesslibraries.pdf - Acessado em 13/12/2015
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/adequacao-do-espaco/
Resposta:O ambiente de aprendizagem FLEXÍVEL deve proporcionar ao aprendiz a possibilidade de modificar o ambiente para demandas de trabalho em grupo e/ou individual, bem como acomodar diferentes modalidades de aprendizagem, permitindo ao usuário mudar a configuração do espaço sempre que necessário. Para ver orientações de projeto para salas FLEXÍVEIS, acesse o link abaixo.
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/sala-de-aula-flexivel/
Referência1:MONAHAN, T. Flexible Space & Built Pedagogy: emerging IT Embodiments. Inventio, v. 4, n. 1, p. 1–19, 2002. - Disponivel em http://www.torinmonahan.com/#!papers-on-education-and-technology/cmhy - Acessado em 26/05/2014
Referência2:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência3:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Referência4:VAN DER VOORDT, T. J. M.; VAN WEGEN, H. B. R. Arquitetura sob o olhar do usuário. Tradução de Maria Beatriz de Medina. São Paulo: Oficina de Textos, 2013. 237p.
Referência5:LALOUEYAN, M.; SOBOUTI, H. Seating Arrangement Impact on the Students’Learning in Educational Spaces. International Journal of Basic Sciences & Applied Research, v. 3, p. 170–179, 2014. - Disponivel em http://isicenter.org/fulltext2/paper-28022015094826.pdf - Acessado em 24/06/2015
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/adequacao-do-espaco/
Resposta:SALA DE PROJETO: Espaço que proporciona uma variedade de superfícies de trabalho, espaço para guardar material, área para guardar projetos em desenvolvimento, ferramentas e tecnologia. Esse ambiente acolhe atividades interativas que enfatizam o aprendizado através do "fazer com as mãos". Para ver orientações de projeto para SALA DE PROJETO, acesse o link abaixo.
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/sala-de-projetos/
Referência1:LIPPMAN, P. C. The L-Shaped Classroom: A Pattern for Promoting Learning. [s.l.] DesignShare, 2006. - Disponivel em http://www.designshare.com/index.php/articles/the-l-shaped-classroom/ - Acessado em 18/03/2014
Referência2:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Referência3:DOVEY, K.; FISHER, K. Designing for adaptation: the school as socio-spatial assemblage. The Journal of Architecture, v. 19, n. 1, p. 43–63, 2 jan. 2014. - Disponivel em http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13602365.2014.882376 - Acessado em 23/04/2015
Referência4:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
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Resposta:LABORATÓRIO: Destinados a abrigar atividades que requer móveis e/ou equipamentos espacializados, estes espaços devem proporcionar espaço e infraestrutura para praticar habilidades especiais. Local onde são realizadas atividades interativas, com ênfase no aprendizado pelo fazer. Para ver orientações de projeto para LABORATÓRIO, acesse o link abaixo.
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/laboratorios/
Referência1:DOVEY, K.; FISHER, K. Designing for adaptation: the school as socio-spatial assemblage. The Journal of Architecture, v. 19, n. 1, p. 43–63, 2 jan. 2014. - Disponivel em http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13602365.2014.882376 - Acessado em 23/04/2015
Referência2:THE ASSOCIATION FOR SCIENCE EDUCATION. School Science Accomodation. An overview of design for architects, designers and schools. Hertfordshire: [s.n.]2015. - Disponivel em http://www.ase.org.uk/resources/lab-design/ - Acessado em 15/04/2015
Referência3:HICKMAN, R. Art Rooms and Art Teaching. Art Education, v. 54, n. 1, p. 6–11, 1 jan. 2001. - Disponivel em http://aorakiehsas.wikispaces.com/file/view/art+rooms+and+art+teaching.pdf - Acessado em 19/10/2015
Referência4:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência5:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Referência6:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
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Resposta:SALA DOS PROFESSORES Espaço para trabalhar em grupo ou individual destinada a equipe de professores. Preferencialmente, deve ficar próximo a área destinada preparação do material e espaços de encontro. Para ver mais orientações de projeto para SALA DO PROFESSOR, acesse o link abaixo
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/sala-dos-professores/
Referência1:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência2:LACKNEY. Thirty Three Educational Design Principles for Schools & Community. National Cleanringhouse for Educational Facilities, 2000. - Disponivel em http://eric.ed.gov/?id=ED450544 - Acessado em 25/05/2014
Referência3:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. High School Building Design in Relation ti New and Changing Teaching Methods and Their Goals. 1970. 139p. Thesis (Master of Architecture).University of California. Berkeley.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
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Resposta:REFEITÓRIO Deve-se providenciar para os alunos ambientes encorajem a alimentação saudável. Para ver mais orientações de projeto para ESPAÇO PARA ALIMENTAÇÃO, acesse o link abaixo.
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/espacos-para-alimentacao/
Referência1:HUANG, T. T.-K.; SORENSEN, D.; DAVIS, S.; FRERICHS, L.; BRITTIN, J.; CELENTANO, J. CALLAHANK.; TROWBRIDGE, M. J. Healthy Eating Design Guidelines for School Architecture. Preventing Chronic Disease, v. 10, p. E27, 2013. - Disponivel em http://www.cdc.gov/pcd/issues/2013/12_0084.htm - Acessado em 12/02/2015
Referência2:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência3:GORMAN, N. LACKNEY, J. A.; ROLLINGS, K.; HUANG, T.T. Designer schools: the role of school space and architecture in obesity prevention. Obesity (Silver Spring, Md.), v. 15, n. 11, p. 2521–2530, nov. 2007. - Disponivel em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18070739 - Acessado em 06/06/2015
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
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Resposta:ÁREA DE APRENDIZADO INFORMAL Áreas amplas destinadas não só para encontros casuais, mas também para o aprendizado informal em grupo ou individual, reflexões individuais e discussões informais. A atmosfera informal desse espaço permite ao aluno um descanso dos ambientes de ensino formal. Para ver orientações de projeto para ÁREAS DE APRENDIZADO INFORMAL, acesse o link abaixo.
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/area-de-aprendizado-informal/
Referência1:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/adequacao-do-espaco/
Resposta:ESPAÇO PARA CRIAÇÃO Espaço para estimular a geração de ideias. Acomoda o trabalho colaborativo, espaço para exposição de projetos, o acesso a tecnologia e outras fontes. Deve encorajar o envolvimento da equipe no trabalho em que estão desenvolvendo. Para ver orientações de projeto para ESPAÇO PARA CRIAÇÃO, acesse o link abaixo.
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/espaco-para-criacao/
Referência1:LLOYD, P. Creative Space. EVCO SCIENTIFIC, p. 1-13, 2009. http://www.catalystranchmeetings.com/Thinking-Docs/Creative-Space-by-Peter-Lloyd.pdf - Disponivel em http://www.catalystranchmeetings.com/Thinking-Docs/Creative-Space-by-Peter-Lloyd.pdf - Acessado em 14/02/2015
Referência2:WARNER, S. A.; MYERS, K. L. The Creative Classroom: The Role of space and Place Toward Facilitating Creativity. The Technology Teacher, p. 28– 34, jan. 2010. - Disponivel em https://www.researchgate.net/publication/234560419_The_Creative_Classroom_The_Role_of_Space_and_Place_toward_Facilitating_Creativity - Acessado em 28/04/2014
Referência3:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/adequacao-do-espaco/
Resposta:É importante que o aluno tenha um lugar seguro para guardar seus pertences. Para consultar orientações de projeto para ESPAÇO PARA GUARDAR PERTENCES, acesse o link abaixo.
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/espaco-para-pertences/
Referência1:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Referência2:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/adequacao-do-espaco/
Resposta:O contato com a natureza traz muitos benefícios para a criança. Para ver orientações de projeto para áreas externas, acesse o link abaixo.
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/arquitetura-escolar/ambientes-de-aprendizagem/areas-externas/
Referência1:FEDRIZZI, B. Subsídios para projetos de pátios escolares públicos em Porto Alegre. ARQTEXTO, Porto Alegre. Nº8. p. 96–101, 2006. - Disponivel em http://www.ufrgs.br/propar/publicacoes/ARQtextos/PDFs_revista_8/8_Beatriz%20Fedrizzi.pdf - Acessado em 23/02/2015
Referência2:LACKNEY. Thirty Three Educational Design Principles for Schools & Community. National Cleanringhouse for Educational Facilities, 2000. - Disponivel em http://eric.ed.gov/?id=ED450544 - Acessado em 25/05/2014
Referência3:MOZAFFAR, F.; SOMAYEH MIRMORADI, S.. Effective Use of Nature in Educational Spaces Design. Organization, Technology & Management in Construction: An International Journal, v. 4, n. 1, p. 381-392, 2012. - Disponivel em http://www.grad.hr/otmcj/clanci/vol4_is1/vol4_is1_3.html - Acessado em 21/05/2014
Referência4:RUSSELL, M. H. Conecting Children to Nature in a Montessori Primary Environment. Master of Science in Education. 2014. 64p. Thesis (Master of Science in Education - Montessori ). University of Wisconsin. Wisconsin. - Disponivel em https://minds.wisconsin.edu/handle/1793/69013 - Acessado em 13/02/2015
Referência5:SANOFF, H.; WALDEN, R. School Environments. In: The Oxford handbook of environmental and conservation psychology. New York: Oxford University Press, 2012. p. 276-294.
Referência6:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Questão:51. Qual o tipo e a intensidade das RELAÇÕES FUNCIONAIS?
Resposta:Para ver as relações funcionais de uma Comunidade de Aprendizagem, acesse o link abaixo.
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/relacoes-funcionais/relacoes-funcionais-comunidade-de-aprendizagem/
Referência1:Gjerdrum Secondary School - Disponivel em http://www.archdaily.com/37416/gjerdrum-secondary-school-kristin-jarmund-architects/ - Acessado em 20/10/2015
Referência2:St Mary of the Cross Primary School - Disponivel em http://www.archdaily.com/632550/st-mary-of-the-cross-primary-school-baldasso-cortese-architects/ - Acessado em 20/10/2015.
Referência3:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:52. Quais são os grupos de pessoas com DEFICIÊNCIA e os obstáculos do espaço físico a serem vencidos?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:53. Quais são as condições do TERRENO existente?
Resposta:Observar as condições do terreno, relatando pontos favoráveis para vistas externas, a construção, acessos e egressos, tamanho do terreno, capacidade, bem como áreas propícias a acidentes naturais.
Questão:54. Após avaliar os resultados dos testes de solo, quais são suas implicações para os CUSTOS e para o PROJETO?
Resposta:Analisar os testes de solo e relatar suas consequências para os custos e para o projeto.
Questão:55. Quais são as RELAÇÕES DE ÁREA? Por exemplo: área de cobertura, a quantidade de pessoas por m² e outras medidas de comparação de densidade?.
Resposta:Não foi encontrada nenhuma referência para a Comunidade de Aprendizagem. Consultar a resposta comum a todas.
Questão:56. Quais são os DADOS CLIMÁTICOS que podem influenciar o projeto do edifício escolar? Por exemplo: temperaturas sazonais, precipitações, neve, ângulos solares e direção do vento.
Resposta:Pesquisar e relacionar dados do clima importantes para o projeto do edifício escolar.
Questão:57. Quais são as orientações da LEI DE ZONEAMENTO?
Resposta:Relatar as orientações da lei de zoneamento e as considerações sobre a forma.
Questão:58. Quais são as características do ENTORNO imediato e os MATERIAIS LOCAIS que podem influenciar a definição do projeto do edifício?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:59. Quais são as implicações PSICOLÓGICAS da forma na TERRITORIALIDADE e MOVIMENTO das pessoas e veículos?
Resposta:O espaço físico deve estimular o engajamento do aluno nas atividades pedagógicas propostas. Para tanto, o projeto do edifício escolar deve propor uma variedade de espaços físicos atraentes, que estimule os sentidos da criança proporcionando a oportunidade de um engajamento divertido na realização das atividades pedagógicas. A arquitetura deve realçar os conceitos que serão aprendidos nas disciplinas, tornando-se um currículo invisível.
Referência1:WALDEN, R. (ED.). Schools for the future: design proposals from architectural psychology. Cambridge, MA: Hogrefe, 2009. 261p.
Referência2:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Questão:60. Onde localizar pontos de REFERÊNCIA e a ENTRADA no edifício escolar?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:61. Qual é a relação estabelecida entre a QUALIDADE da construção e o CUSTO por m²?
Resposta:Estabelecer uma relação entre o qualidade da construção e o custo/m².
Questão:62. Qual é o efeito da EFICIÊNCIA do LAYOUT na qualidade da edificação?
Resposta:A variedade de ambientes que essa abordagem requer, conduz a necessidade de diferentes LAYOUTS. Estes devem ser projetados para abrigar tanto varias práticas pedagógicas como uma variedade de agrupamentos de alunos.
Referência1:CLEVELAND, B. W. Engaging spaces: Innovative learning environments, pedagogies and student engagement in the middle years of school. 2011. 275f. Thesis (Doctor of philosophy). University of Melbourne, Melbourne. - Disponivel em https://minerva-access.unimelb.edu.au/handle/11343/36515 - Acessado em 23/08/2013
Referência2:SANOFF, H. School building assessment methods. Washington: National Cleanringhouse for Educacional Facilities, 2001. - Disponivel em http://www4.ncsu.edu/unity/users/s/sanoff/www/schooldesign/cd.html - Acessado em 23/02/2010
Questão:63. Qual é o efeito dos EQUIPAMENTOS na QUALIDADE do espaço projetado?
Resposta:O ambiente da Comunidade de Aprendizagem tem a necessidade de acomodar uma variedade de experiências pedagógicas que podem envolver, impulsionar e sustentar alunos de diferentes capacidades e interesses. Isso traz a necessidade dos espaços serem EQUIPADO com tecnologia de comunicação e informação wireless bem como móveis que permita a flexibilidade dos espaços.
Referência1:CLEVELAND, B. W. Engaging spaces: Innovative learning environments, pedagogies and student engagement in the middle years of school. 2011. 275f. Thesis (Doctor of philosophy). University of Melbourne, Melbourne. - Disponivel em https://minerva-access.unimelb.edu.au/handle/11343/36515 - Acessado em 23/08/2013
Questão:64. Como deve ser ADEQUAÇÃO FUNCIONAL dos ambientes de aprendizagem para que possam ser considerados como ESPAÇOS DE QUALIDADE?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:65. Qual deve ser CUSTO/M², considerando
Resposta:Estabelecer um custo/m² considerando considerando fatores ordenadores da evolução da obra, parâmetros de custo local e o nível de qualidade da construção.
Questão:66. Qual é o ORÇAMENTO MÁXIMO possível?
Resposta:Faça uma avaliação para estabelecer o ORÇAMENTO MÁXIMO possível.
Questão:67. Quais são as possíveis combinações entre os FATORES DE TEMPO e USO para as diferentes funções?.
Resposta:Analisar os FATORES DE TEMPO e USO para as diferentes funções e estabeleça combinações.
Questão:68. Como o MERCADO pode interferir no projeto?
Resposta:Avalie análises de mercado e determine quais são implicações para o projeto.
Questão:69. Quais são os custos para as diferentes alternativas de FONTES DE ENERGIA?
Resposta:Relacione as diferentes FONTES DE ENERGIA possíveis e analise os custos.
Questão:70. Quais são as implicações que os fatores climáticos e os níveis de desgastes das atividades podem trazer para os MATERIAIS DO EDIFÍCIO?
Resposta:Analisar os fatores climáticos, os níveis de desgastes das atividades e as suas implicações nos materiais dos edifícios.
Questão:71. Quais informações pode-se abstrair da relação: CUSTO INICIAL x CUSTO do CICLO DE VIDA?
Resposta:Analisar dados econômicos relacionados ao CUSTO INICIAL X CUSTO do CICLO DE VIDA.
Questão:72. É possível aplicar o SISTEMA LEED?
Resposta:Analisar a aplicação do SISTEMA LEED.
Questão:73. É possível identificar VALORES históricos, sentimentais e estéticos, bem como o SIGNIFICADO das construções existentes e da vizinhança?
Resposta:Identifique e estabeleça o SIGNIFICADO das construções existentes e da vizinhança, bem como os VALORES históricos, sentimentais e estéticos.
Questão:74. Quais são os PARÂMETROS de ESPAÇO para atividades específicas e o número de participantes?
Resposta:Cálculo para 25 alunos por ambiente de aprendizagem: 1. Sala de aula flexível para trabalho individual ou pequenos grupos: 40m² a 50m² para 25 alunos (1,5 a 2,00m² por aluno). 2. Sala de projeto - recomenda-se 162,50m² para 25 alunos (consultar Menu Conceitos da Psicologia Ambiental, submenu Densidade Humana). 3. Área externa: variado. 4. Laboratório especializado – consultar Menu Arquitetura escolar, submenu Ambientes de Aprendizagem - Laboratórios 5. Biblioteca - não foi encontrado valor referencial. 6. Espaço para descanso - 10m² 7. Espaço para artes - não foi encontrado valor referencial 8. Espaço para exposição - 20m² 9. Anfiteatro (representar, dançar, cantar) - 0,55 a 0,7 m² por assento 10. Auditório (ouvir histórias, palestras) e/ou sala de exposição oral - recomenda-se 40 a 50m² para 25 alunos (1,5 a 2,00m² por aluno).
Referência1:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência2:NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p.
Referência3:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Questão:75. Quais são as ATIVIDADES EXISTENTES e as MUDANÇAS PROVÁVEIS?.
Resposta:Esta abordagem se caracteriza pelo ensino baseado em projeto, o que a vincula a várias possibilidades de práticas e experiências didáticas. Portanto, considera-se que MUDANÇAS nas atividades são bastante prováveis.
Referência1:CLEVELAND, B. W. Engaging spaces: Innovative learning environments, pedagogies and student engagement in the middle years of school. 2011. 275f. Thesis (Doctor of philosophy). University of Melbourne, Melbourne. - Disponivel em https://minerva-access.unimelb.edu.au/handle/11343/36515 - Acessado em 23/08/2013
Questão:76. As PROJEÇÕES FUNCIONAIS funcionais a longo prazo indicando crescimento ou não?
Resposta:Faça projeções funcionais a longo prazo indicando crescimento ou não.
Questão:77. Qual é o CRONOGRAMA real de duração do projeto?
Resposta:Organize um cronograma real para a obra.
Questão:78. Quais são as implicações do "FATOR de EVOLUÇÃO" da obra?
Resposta:Relate as implicações dos fatores que ordenam a evolução da obra.
Questão:79. Os serviços oferecidos funcionam melhor CENTRALIZADOS ou DESCENTRALIZADOS?
Resposta:O agrupamento das salas de aula, pequenas áreas comuns e área externa que está em contato com um espaço maior de vivência traz a configuração de pequenas comunidades, onde se busca intensificar a interação entre os membros da comunidade. Observou-se, também, o agrupamento das sala de aprendizado especializado para uso de toda a comunidade. Para acessar o gráfico do Agrupamento de Serviços, acesse o link abaixo.
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/agrupamento-de-servicos/agrupamento-de-servicos-comunidade-de-aprendizagem/
Referência1:Gjerdrum Secondary School - Disponivel em http://www.archdaily.com/37416/gjerdrum-secondary-school-kristin-jarmund-architects/ - Acessado em 20/10/2015
Referência2:St Mary of the Cross Primary School - Disponivel em http://www.archdaily.com/632550/st-mary-of-the-cross-primary-school-baldasso-cortese-architects/ - Acessado em 20/10/2015.
Referência3:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:80. Quais são os tamanhos e tipos de GRUPOS de ESTUDANTES a serem abrigados, agora e no futuro? Relate também as características físicas, sociais e emocionais das pessoas.
Resposta:Não foi encontrado orientações sobre a organização das classes. Ver resposta comum a todas.
Questão:81. Existe a necessidade de INTEGRAÇÃO OU PRIVACIDADE (audiovisual) entre as atividades pedagógicas? Em caso de privacidade, o grau de isolamento deve ser mínimo ou máximo?.
Resposta:Na Comunidade de Aprendizagem o ensino e aprendizagem deve ser compreendido como um processo dinâmico. Por esta razão, todas as instalações da escola deve ser programada e planejada para que ensino e a aprendizagem flua por entre os ambientes de aprendizagem. Para ver o gráfico INTEGRAÇÃO E/OU SEPARAÇÃO das atividades, acesse o link abaixo.
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/atividades-integracao-eou-separacao/atividades-comunidades-integracao-eou-separacao/
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:82. Qual é a PRIORIDADE dos conceitos que surgiram? Quais são os mais valorizados e os que afetam o tamanho, a qualidade e as posições relativas?
Resposta:1. Hierarquia - O ensino é centralizado no aluno, tendo o professor como facilitador na aprendizagem. 2. Atividades - Ensino baseado em desenvolvimento projetos, ou seja, envolve uma grande diversidade de atividades. 3. Segurança - Os espaços de aprendizagem são planejados para permitir a supervisão passiva por professores, funcionários e pelos próprios alunos. 4. Comportamento - O aluno deve ser ativo perante seu aprendizado. Para ver o gráfico das PRIORIDADES, acesse o link abaixo.
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/prioridades/prioridade-comunidade-de-aprendizagem/
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência2:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Questão:83. Como expressar os SÍMBOLOS DE AUTORIDADE a partir da relação conceito de hierarquia e seus objetivos?
Resposta:A Comunidade de Aprendizagem tem o professor e o aluno em posições de igualdade. Nesse contexto, nasce a ideia de comunidade de aprendizagem que prevê o espaço organizado para suportar e estimular o aprendizado através de diferentes práticas pedagógicas, do uso de tecnologia de comunicação e informação. Os espaços dessas comunidades deve também despertar em seus usuários o sentimento de pertencer a uma comunidade. Para ver o gráfico do SÍMBOLO DE AUTORIDADE, acesse o link abaixo.
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/simbolo-de-autoridade/simbolo-de-autoridade-comunidade-de-aprendizagem/
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência2:OECD. Designing for education: compendium of exemplary educational facilities 2011. Paris: OECD, 2011. - Disponivel em http://www.oecd-ilibrary.org/education/designing-for-education_9789264112308-en - Acessado em 11/08/2014
Questão:84. Como os CONTROLES de SEGURANÇA são usados para proteger adequadamente e controlar o movimento das pessoas?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:85. Como pode ser avaliado o fluxo relativo ao MOVIMENTO sequencial de pessoas, veículos, serviços, produtos e informação?
Resposta:Fluxo sequencial de pessoas, acesse o link abaixo. O fluxo de carros é externo ao prédio.
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/fluxo-de-pessoas/fluxo-de-pessoas-comunidade-de-aprendizagem/
Referência1:St Mary of the Cross Primary School - Disponivel em http://www.archdaily.com/632550/st-mary-of-the-cross-primary-school-baldasso-cortese-architects/ - Acessado em 20/10/2015.
Referência2:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência3:Gjerdrum Secondary School - Disponivel em http://www.archdaily.com/37416/gjerdrum-secondary-school-kristin-jarmund-architects/ - Acessado em 20/10/2015
Questão:86. Quais são as faixas de TRÁFEGO que devem ser separadas totalmente para segregar diferentes tipos de pessoas, diferentes tipos de veículos e pedestres de veículos?
Resposta:Ver resposta comum a todas
Questão:87. Existe a necessidade de um espaço comum MULTIPROPÓSITO ou com TRÁFEGO MULTIDIRECIONAL com a intenção de PROMOVER ENCONTROS combinados ou eventuais?
Resposta:Devido a valorização que essa abordagem dá a interação social, são comuns espaços QUE PROMOVEM ENCONTROS, como corredor de aprendizagem, watering hole space, cafeteria, espaços de aprendizagem externos. Para ver o gráfico dos espaços MULTIPROPÓSITO e MULTIDIRECIONAL, acesse o link abaixo.
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/espacos-de-interacao-e-multiproposito/espacos-de-interacao-e-multiproposito-comunidade-de-aprendizagem/
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:88. Quais são os conceitos de ORGANIZAÇÃO ESPACIAL e de RELAÇÕES FUNCIONAIS?
Resposta:O espaço escolar se organiza para suportar várias práticas pedagógicas, tais como o ensino baseado em projeto, trabalho em equipe, apresentações, aulas para pequenos e grandes grupos, áreas de descanso, estúdios, etc. Para tanto, o espaço se organiza de diferentes maneiras. Para ver o gráfico ORGANIZAÇÃO ESPACIAL, acesse o link abaixo.
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/organizacao-espacial/organizacao-espacial/
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência2:RIGOLON, A. European Design Types for 21st Century Schools: An Overview - Disponivel em http://www.oecd-ilibrary.org/education/european-design-types-for-21st-century-schools_5kmh36gpvmbx-en - Acessado em 20/03/2013
Questão:89. Como deve ser organizado o uso de redes ou parâmetros de comunicação para promover a TROCA DE INFORMAÇÃO (fluxo de informação)?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:90. Quais são as CARACTERÍSTICAS LOCAIS locais do local que deverão ser PRESERVADAS e/ou REFORÇADAS?
Resposta:Estudar as características naturais do terreno e identificar o que se pretende manter ou reforçar.
Questão:91. O que as análises de clima indicaram e o que deve ser feito para o CONTROLE do mesmo no Interior da edificação?
Resposta:Estudar as análises de clima realizadas e determinar as implicações para a edificação no controle do clima.
Questão:92. Quais são as implicações dos códigos pesquisados para forma? Com base nessa informação, quais devem ser as precauções que se deve tomar com relação a SEGURANÇA?
Resposta:Avaliar as a forma da edificação com base nos códigos pesquisados e identificar as precauções que se deve tomar com a segurança dos usuários.
Questão:93. Com base na análise do solo realizado, é necessário fundação especial e qual seu CUSTO?
Resposta:Estude a análise de solo realizada e verifique quais são as possibilidades de fundações e quais são os CUSTOS.
Questão:94. Quais são os modelos de DENSIDADE padrões que são possíveis de se estabelecer com base nos estudos de clima, os dados demográficos, condições locais e o valor do terreno?
Resposta:Analise os dados climáticos, demográficos, as condições locais e o valor do terreno para estabelecer um número máximo e mínimo de usuário para a edificação.
Questão:95. O que diz a política da VIZINHANÇA? Com base nela, descubra o conceito de segregação ou inter-relação.
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:96. Existe a necessidade NICHOS INDIVIDUAIS ou TERRITORIALIDADE de estudantes e professores?
Resposta:Uma Comunidade de Aprendizagem precisa de variedade de ambientes de aprendizagem para que os alunos possam desenvolver diversas atividades. Assim, são necessários tanto ambientes para suportar atividades em grupos como individuais. Ex.: Campfire space, base de estudo individual e espaços para descanso
Referência1:CLEVELAND, B. W. Engaging spaces: Innovative learning environments, pedagogies and student engagement in the middle years of school. 2011. 275f. Thesis (Doctor of philosophy). University of Melbourne, Melbourne. - Disponivel em https://minerva-access.unimelb.edu.au/handle/11343/36515 - Acessado em 23/08/2013
Referência2:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:97. Como os usuários podem ter boa orientação e a mantenham o SENSO de DIREÇÃO através da edificação?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:98. Existe a necessidade do conceito de acessibilidade para promover o SENSO de ENTRADA e CHEGADA, bem como o ACESSO DIRETO às informações de ORIENTAÇÃO ao público?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:99. Qual é o caráter geral da FORMA ARQUITETÔNICA que se pretende projetar como IMAGEM da instituição escolar?
Resposta:A arquitetura deve lembrar os estudantes da sua liberdade de escolha que deve ser mediada pela responsabilidade. Projetistas devem se inspirar em galerias de arte, teatros, lugares que desafiem a tradição e a autoridade.Os objetos do ambiente devem dar suporte a escolha individual, a criatividade e possuírem qualidades expressivas.
Referência1:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Questão:100. O que se deve considerar para providenciar o mais alto nível de qualidade após o balanço entre os fatores de CUSTO e BENEFÍCIO?.
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:101. Qual é a previsão realista de prováveis CUSTOS depois de avaliar os fatos pertinentes, considerando o controle de custos?
Resposta:Relacionar tudo o que deve ser considerado no levantamento de custos e fazer uma previsão realista.
Questão:102. Como deve ser alocado o DINHEIRO da OBRA para que seja organizada uma distribuição imparcial do espaço e dinheiro ?
Resposta:Organize o dinheiro disponível de maneira que ele seja distribuído de maneira igualitária em todas as fases do projeto e obra.
Questão:103. É possível combinar várias funções em um ESPAÇO VERSÁTIL e MULTIFUNCIONAL?
Resposta:A Comunidade de Aprendizagem tem a necessidade de espaços multifuncionais e versáteis que acolham diferentes maneiras de ensinar e aprender, bem como tecnologias de ensino e aprendizagem.
Referência1:SCOTT-WEBBER, L. The story of verb: innovative design fit for education’s 21st century learning needs. International Journal of Designs for Learning, v. 4, n. 2, p. 30–40, 2013. - Disponivel em https://scholarworks.iu.edu/journals/index.php/ijdl/article/view/3964 - Acessado em 14/03/2014
Referência2:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência3:SANOFF, H.; WALDEN, R. School Environments. In: The Oxford handbook of environmental and conservation psychology. New York: Oxford University Press, 2012. p. 276-294.
Referência4:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Questão:104. Existe a necessidade do CONCEITO DE MERCHANDISING para promover atividades comerciais?
Resposta:Descobrir se há necessidade do conceito de merchandising ser utilizado para promover atividades comerciais.
Questão:105. Quais são as implicações de incorporar o conceito de CONSERVAÇÃO DE ENERGIA para o projeto e o custo?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:106. Existe a possibilidade de REDUZIR CUSTOS providenciando soluções efetivas?
Resposta:Pesquise e analise soluções projetuais que possam reduzir o custo da obra e futuras manutenções.
Questão:107. Existe maneiras de reutilizar os RECURSOS RENOVÁVEIS para atingir um ambiente sustentável?
Resposta:Verifique a possibilidade de reutilizar os recursos naturais consumidos pelos usuários do edifício. Ex.: água, lixo orgânico,etc
Questão:108. Caso seja edifício já existente (histórico), existe a possibilidade de ADAPTAR a construção as novas atividades e funções?
Resposta:Caso seja um edifício já existente, verifique a possibilidade de adaptá-lo a nova realidade da escola
Questão:109. Os espaços devem ser projetados de maneira mais específica para abrigar determinada função (ESTÁTICA) ou devem ser concebidos de forma mais ampla, flexível (DINÂMICA)?
Resposta:A pesquisa realizada sobre a Comunidade de Aprendizagem mostrou que o processo de ensino e aprendizagem baseado em projetos, o uso da tecnologia e a busca por um ambiente ativo traz a necessidade da constante adaptações no ambiente de aprendizagem. Assim, o ambiente deve ser concebido de maneira mais ampla e flexível.
Questão:110. Os ambientes de aprendizagem devem acomodar MUDANÇAS FUTURAS nas atividades (CONCEITO DE CONVERTIBILIDADE)?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:111. As metas estabelecidas pela Instituição escolar inclui CRESCIMENTO futuro (CONCEITO de EXPANSÃO)?
Resposta:As expectativas de crescimento futuro deve ser descrito nas metas a serem alcançadas pela Instituição escolar e previstas no projeto do edifício escolar. Consulte as metas no Projeto Político pedagógico da Instituição escolar
Questão:112. Qual a DATA REAL de entrega do edifício, cumprindo toda a programação estabelecida?.
Resposta:Analise os tempos dos procedimentos mais eficientes e os convencionais com relação a data de entrega esperada para estabelecer uma data de entrega factível.
Questão:113. Qual é a fase mais provável de implementar restrições de CUSTO e TEMPO do projeto?
Resposta:Analise todas as fases do projeto e identifique a que é mais compatível para realizar corte no tempo de execução e nos custos.
Questão:114. Quais são os MÉTODOS de MEDIÇÃO apropriados - net, usável, rentável e área inteira?
Resposta:Pesquisar o melhor método de medição.
Questão:115. Quais são as áreas destinadas cada ATIVIDADE e como se organizam: locação, tipo de espaço e tempo?
Resposta:Organização 1. Conjunto pedagógico: salas de aula,laboratórios, ateliês, biblioteca. 2. Conjunto vivência e assitência: pátio interno e externo, área comum, refeitório, anfiteatro/auditório. 3. Conjunto Administrativo e apoio pedagógico: administração e sala de professores. 4. Serviços: cozinha. Atividade 1. Sala de aula: pesquisa, resolução de problema, desenvolvimento de projeto, estudos em grupo e individual. 2. Área comum: socialização, estudos em grupo ou individual. 3. Administração: atividades burocráticas. 4. Sala dos professores: aperfeiçoamento profissional e reuniões. 5. Pátio interno: socialização. 6. Pátio externo: socialização, pesquisa, estudo em grupo ou individual. 7. Biblioteca: pesquisa, leitura, estudo em grupo ou individual, socialização. 8. Ateliê: atividade prática. 9. Laboratório: atividade prática. 10. Anfiteatro/ auditório: cantar, dançar e dramatização. 11. Refeitório: alimentar-se. 12. Cozinha: preparo dos alimentos. Para ver o gráfico da LOCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, acesse o link abaixo.
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/localizacao-das-atividades/localizacao-das-atividades-comunidades-de-aprendizagem/
Referência1:Gjerdrum Secondary School - Disponivel em http://www.archdaily.com/37416/gjerdrum-secondary-school-kristin-jarmund-architects/ - Acessado em 20/10/2015
Referência2:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência3:St Mary of the Cross Primary School - Disponivel em http://www.archdaily.com/632550/st-mary-of-the-cross-primary-school-baldasso-cortese-architects/ - Acessado em 20/10/2015.
Questão:116. Existe a necessidade de ESTACIONAMENTO e ÁREA EXTERNA?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:117. Quais são as consequências para o CUSTO das alternativas funcionais (instalações, construção ou soluções locais)?
Resposta:Estude as alternativas funcionais e verifique o quanto cada uma delas interfere no custo da obra.
Questão:118. A obra pode provocar alguma consequência negativa para o DESENVOLVIMENTO LOCAL?
Resposta:Identifique se a obra pode ter algum custo do DESENVOLVIMENTO LOCAL.
Questão:119. Os fatores do AMBIENTE FÍSICO e PSICOLÓGICO, bem como as CONDIÇÕES LOCAIS podem influenciar a elaboração do ORÇAMENTO?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:120. Que o acordo foi feito com o cliente com relação a QUALIDADE da construção? Relate o acordo para cada atividade em relação a organização, localização, tipo de espaço e tempo.
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:121. Qual é o FATOR de EFICIÊNCIA usado para determinar a possibilidade de uso, a rentabilidade ou as necessidades de áreas brutas?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:122. Qual é o CUSTO estimado da obra?
Resposta:Analise o custo estimado, não deixando dúvidas quanto ao valor da obra.
Questão:123. Qual é o ponto de equilíbrio na relação entre as NECESSIDADES ESPACIAIS, o ORÇAMENTO e a QUALIDADE?
Resposta:Procure estabelecer um balanço entre REQUERIMENTOS de ESPAÇO, ORÇAMENTO E QUALIDADE.
Questão:124. Qual é o FLUXO de CAIXA durante o período da obra?.
Resposta:Estude e detalhe o FLUXO DE CAIXA.
Questão:125. Qual o ORÇAMENTO relacionado as instalações de energia da edificação?
Resposta:Apresente o ORÇAMENTO das instalações de energia separado.
Questão:126. Quais são os CUSTOS de operação?
Resposta:Expresse os CUSTOS da obra através de gráficos.
Questão:127. Quais são as informações relativas ao CICLO DE VIDA do edifício?
Resposta:Avalie as informações sobre o CICLO DE VIDA da edificação.
Questão:128. Qual é o nível de SUSTENTABILIDADE desejado para a edificação escolar? Use um sistema de classificação.
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:129. O "FATOR DE EVOLUÇÃO" da obra é factível?
Resposta:Avalie se o "FATOR DE EVOLUÇÃO" da obra é factível.
Questão:130. Qual é o CRONOGRAMA factível para entrega do projeto?
Resposta:Determine um cronograma factível para a entrega do projeto.
Questão:131. Qual é o CRONOGRAMA de CUSTOS da construção? Existe a alternativa para construção do edifício em uma única fase?
Resposta:Elabore um cronograma de custos da construção.
Questão:132. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO para satisfazer as NECESSIDADES pessoais e populares do cliente e usuário?
Resposta:1. Graças a importância da interação social e cooperação para o aprendizado, os espaços de trabalho em grupo e a socialização ganha grande importância. Assim, deve-se privilegiar espaços que promovam as interações sociais. 2. A proposta de comunidades de aprendizagem traz a necessidade dos usuários se sentirem pertencentes a sua comunidade. Assim, a personalização dos espaços, subsidiado pelo projeto participativo, se torna um aspecto importante no espaço dessas escolas
Questão:133. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO para acomodar as principais ATIVIDADES pedagógicas do projeto?
Resposta:1. Ao ter como principal atividade o ensino baseado no desenvolvimento de projetos, é necessário oferecer aos usuários uma grande variedade de ambientes de aprendizagem. 2. A tecnologia dispersa no espaço de aprendizagem apoia a flexibilidade do espaço e diversidade de atividades pedagógicas. 3. O ambiente é considerado elemento ativo dentro desse contexto, estimulando o engajamento do aluno nas atividades propostas.
Questão:134. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO criadas pelas RELAÇÕES entre as atividades?
Resposta:As pequenas comunidades estão conectadas a um espaço de vivência único, onde se encontram.
Questão:135. Quais são as principais influências do LOCAL na concepção da FORMA do edifício?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:136. Como o CLIMA influencia na concepção da FORMA arquitetônica do edifício escolar?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:137. Qual o nível de QUALIDADE do projeto? Quais as implicações para a FORMA do edifício escolar?.
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:138. Como o ORÇAMENTO inicial pode influenciar na construção e na geometria do edifício?
Resposta:Estabeleça quais são as limitações que o ORÇAMENTO pode trazer para a forma arquitetônica.
Questão:139. O CUSTO de operação é crítico? Quais possíveis soluções?
Resposta:Defina quais são os pontos críticos das operações de CUSTO e estabeleça um direcionamento para os pontos críticos.
Questão:140. Existem diferenças entre o ORÇAMENTO inicial e o custo do CICLO DE VIDA da edificação? É possível reconciliá-las?
Resposta:Identifique e concilie as diferenças entre o ORÇAMENTO inicial e custo do CICLO DE VIDA da edificação.
Questão:141. O ENTORNO HISTÓRICO pode exercer influência na futura edificação escolar?
Resposta:Verifique se existe a possibilidade do ENTORNO HISTÓRICO exercer influência na futura edificação escolar. Relate as possíveis influências. Editar
Questão:142. Quais as principais ATIVIDADES que, provavelmente, serão ESTÁTICAS e quais serão mais DINÂMICAS e FLEXÍVEIS?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:143. Quais são as implicações das MUDANÇAS e CRESCIMENTO sobre o desempenho da instituição escolar durante um período longo?
Resposta:Relate as consequências vinculadas a mudanças e ao crescimento sobre o desempenho da instituição escolar durante um longo período.