> Busca por Tema > Ambiente de Aprendizagem
Imprimir
Questão: | 21. Quais são as considerações do cliente com relação ao AMBIENTE SOCIAL/PSICOLÓGICO a ser providenciado? | |
Resposta: | Um AMBIENTE de aprendizagem cognitivista deve proporcionar ao aluno condições para que aprenda por si próprio oferecendo desafios ao aluno, promovendo desequilíbrios e favorecendo a motivação intrínseca do estudante. |
Referência1: | TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p. |
Questão: | 41. Qual é a relação entre aluno/m² ideal (PARÂMETRO DE ÁREA) para as principais atividades pedagógicas? | |
Resposta: | 1. Pesquisa (resolução de problemas, investigação, estudo do meio social e cultural):
Atividade em grupo (ensino informal) - 3.25 m²/pessoa;
Atividade individual - 1,5 a 2,00 m²/pessoa
Laboratório - variável
Sala de projeto - 6.50 m²/pessoa
2. Socialização e Jogos
área externa (pátio) - variável
3. Artes
Ateliê - variável
4. Dançar, cantar, dramatizar.
Anfiteatro - 0,55 a 0,70 m²/assento.
5. Aperfeiçoamento e reuniões
Sala dos professores - 3,32 m²/pessoa. |
Referência1: | SOLER, C.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; PINA, S. A. M. G. Conforto em auditórios: uma proposta de procedimento para o projeto. In: Encontro Nacional e Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído. VIII e VI. 2005. Maceió. Anais...Maceió: Antac. 2005. - Disponivel em http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Arquitetura%20teatral/Artigos/conforto_em_auditorios_proposta_de_procedimento_para_o_projeto.pdf - Acessado em 30/09/2014 |
Referência2: | SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009. |
Referência3: | NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p. |
Questão: | 48. Quais são as pistas de tráfego necessárias para a CIRCULAÇÃO de pedestres e veículos do edifício? | |
Resposta: | Para acomodar multiplas atividades e a interação social, os espaços se abrem para reduzir o isolamento e encorajar o aprendizado multidisciplinar. Como resposta, o corredor linear que permite a CIRCULAÇÃO entre as salas de aula se expande para se tornar espaços de vivência ou de aprendizagem informal (street space). Flexíveis, as salas de aula se abrem para se juntarem aos espaços de vivência, ampliando-os. |
Referência1: | TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p. |
Referência2: | DOVEY, K.; FISHER, K. Designing for adaptation: the school as socio-spatial assemblage. The Journal of Architecture, v. 19, n. 1, p. 43–63, 2 jan. 2014. - Disponivel em http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13602365.2014.882376 - Acessado em 23/04/2015 |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | ADEQUAR O ESPAÇO? |
Resposta: | "BIBLIOTECA
A biblioteca tem um importante papel no aprendizado dos alunos, pois é um lugar onde os estudantes podem se engajar com seus próprios projetos, explorar novos temas e textos sozinhos de acordo com seu interesse e desejo.
Esse espaço pode também promover encontros entre os estudantes.
Boas bibliotecas possuem:
1. Grande variedade de espaços para abrigar grande variedade de atividades. Por isso devem possuir espaços para estudos individuais, trabalhos em grupos e apresentações.
2. Um rico acervo de material (livros, multimídia, periódicos, etc).
3. Mobiliário ergonomicamente bem projetados." |
Link: | BIBLIOTECA |
Referência1: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Referência2: | SOUSA, M. N. P. de O e. Padrões em projetos arquitetônicos de bibliotecas públicas. 2012. 237f. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Unicamp. Campinas. - Disponivel em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000896577 - Acessado em 12/01/2016 |
Referência3: | Whole Building Design Guide - Disponivel em https://www.wbdg.org/ - Acessado em 05/03/2014 |
Referência4: | KAYA, N.; BURGESS, B. Territoriality: Seat Preferences in Different Types of Classroom Arrangements. Environment and Behavior, v. 39, n. 6, p. 859–876, 10 jul. 2007. - Disponivel em http://eab.sagepub.com/content/39/6/859.abstract - Acessado em 14/08/2015 |
Referência5: | OKAMOTO, J. Percepção Ambiental e Comportamento. São Paulo: Plêiade, 1996. 200p. |
Referência6: | DEAN, E.; DEMMERS, L. Universal Access in Libraries. Califórnia: Institute of Museum and Library Services, 2004. - Disponivel em http://www.compassionatelibrarian.net/uploads/1/2/8/0/12807133/universalaccesslibraries.pdf - Acessado em 13/12/2015 |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | ADEQUAR O ESPAÇO? |
Resposta: | O ambiente de aprendizagem FLEXÍVEL deve proporcionar ao aprendiz a possibilidade de modificar o ambiente para demandas de trabalho em grupo e/ou individual, bem como acomodar diferentes modalidades de aprendizagem, permitindo ao usuário mudar a configuração do espaço sempre que necessário. Para ver orientações de projeto para salas FLEXÍVEL, acesse o link abaixo. |
Link: | SALA DE AULA FLEXÍVEL |
Referência1: | KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. |
Referência2: | LALOUEYAN, M.; SOBOUTI, H. Seating Arrangement Impact on the Students’Learning in Educational Spaces. International Journal of Basic Sciences & Applied Research, v. 3, p. 170–179, 2014. - Disponivel em http://isicenter.org/fulltext2/paper-28022015094826.pdf - Acessado em 24/06/2015 |
Referência3: | FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011 |
Referência4: | VAN DER VOORDT, T. J. M.; VAN WEGEN, H. B. R. Arquitetura sob o olhar do usuário. Tradução de Maria Beatriz de Medina. São Paulo: Oficina de Textos, 2013. 237p. |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | ADEQUAR O ESPAÇO? |
Resposta: | LABORATÓRIO: Destinados a abrigar atividades que requer móveis e/ou equipamentos espacializados, estes espaços devem proporcionar espaço e infraestrutura para praticar habilidades especiais. Local onde são realizadas atividades interativas, com ênfase no aprendizado pelo fazer. Para ver orientações de projeto para LABORATÓRIO, acesse o link abaixo. |
Link: | LABORATÓRIO |
Referência1: | TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p. |
Referência2: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Referência3: | HICKMAN, R. Art Rooms and Art Teaching. Art Education, v. 54, n. 1, p. 6–11, 1 jan. 2001. - Disponivel em http://aorakiehsas.wikispaces.com/file/view/art+rooms+and+art+teaching.pdf - Acessado em 19/10/2015 |
Referência4: | DOVEY, K.; FISHER, K. Designing for adaptation: the school as socio-spatial assemblage. The Journal of Architecture, v. 19, n. 1, p. 43–63, 2 jan. 2014. - Disponivel em http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13602365.2014.882376 - Acessado em 23/04/2015 |
Referência5: | FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011 |
Referência6: | THE ASSOCIATION FOR SCIENCE EDUCATION. School Science Accomodation. An overview of design for architects, designers and schools. Hertfordshire: [s.n.]2015. - Disponivel em http://www.ase.org.uk/resources/lab-design/ - Acessado em 15/04/2015 |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | ADEQUAR O ESPAÇO? |
Resposta: | SALA DE PROJETO: Espaço que proporciona uma variedade de superfícies de trabalho, espaço para guardar material, área para guardar projetos em desenvolvimento, ferramentas e tecnologia. Esse ambiente acolhe atividades interativas que enfatizam o aprendizado através do "fazer com as mãos". Para ver orientações de projeto para SALA DE PROJETO, acesse o link abaixo. |
Link: | SALA DE PROJETO |
Referência1: | SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009. |
Referência2: | DOVEY, K.; FISHER, K. Designing for adaptation: the school as socio-spatial assemblage. The Journal of Architecture, v. 19, n. 1, p. 43–63, 2 jan. 2014. - Disponivel em http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13602365.2014.882376 - Acessado em 23/04/2015 |
Referência3: | FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011 |
Referência4: | LIPPMAN, P. C. The L-Shaped Classroom: A Pattern for Promoting Learning. [s.l.] DesignShare, 2006. - Disponivel em http://www.designshare.com/index.php/articles/the-l-shaped-classroom/ - Acessado em 18/03/2014 |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | ADEQUAR O ESPAÇO? |
Resposta: | A escola deve encorajar as crianças a terem uma vida saudável através da prática de diferentes atividades físicas. Para ver orientações projetuais para espaços destinados a atividade física, acesse o link abaixo. |
Link: | ESPAÇOS PARA PRATICAR ESPORTES |
Referência1: | GORMAN, N. LACKNEY, J. A.; ROLLINGS, K.; HUANG, T.T. Designer schools: the role of school space and architecture in obesity prevention. Obesity (Silver Spring, Md.), v. 15, n. 11, p. 2521–2530, nov. 2007. - Disponivel em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18070739 - Acessado em 06/06/2015 |
Referência2: | KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. |
Referência3: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Referência4: | O'Donnell Wicklund Pigozzi and Peterson, Architects Inc, VS Furniture, and Bruce Mau Design. The Third Teacher: 79 Ways You Can Use Design to Transform Teaching & Learning. New York: Abrams, 2010.254p. |
Referência5: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Referência6: | NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p. |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | ADEQUAR O ESPAÇO? |
Resposta: | É importante que o aluno tenha um lugar seguro para guardar seus pertences. Para consultar orientações de projeto para ESPAÇO PARA GUARDAR PERTENCES, acesse o link abaixo. |
Link: | ESPAÇO PARA GUARDAR PERTENCES |
Referência1: | KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. |
Referência2: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | ADEQUAR O ESPAÇO? |
Resposta: | SALA DOS PROFESSORES Espaço para trabalhar em grupo ou individual destinada a equipe de professores. Preferencialmente, deve ficar próximo a área destinada preparação do material e espaços de encontro. Para ver mais orientações de projeto para SALA DO PROFESSOR, acesse o link abaixo |
Link: | SALA DO PROFESSOR |
Referência1: | KOWALTOWSKI, D. C. C. K. High School Building Design in Relation ti New and Changing Teaching Methods and Their Goals. 1970. 139p. Thesis (Master of Architecture).University of California. Berkeley. |
Referência2: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Referência3: | LACKNEY. Thirty Three Educational Design Principles for Schools & Community. National Cleanringhouse for Educational Facilities, 2000. - Disponivel em http://eric.ed.gov/?id=ED450544 - Acessado em 25/05/2014 |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | ADEQUAR O ESPAÇO? |
Resposta: | ESPAÇOS PARA ARTE. Destinados para atividades relacionadas à arte, esses espaços devem ser planejados para que as pessoas sejam vistas e escudas, bem como ter potencial para ser o centro cultural ou o coração da escola. Para ver mais orientações de projeto para ESPAÇOS PARA ARTE, acesse o link abaixo. |
Link: | ESPAÇOS PARA ARTE |
Referência1: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Referência2: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Referência3: | BERGSAGEL, V. Architecture for achievement: building patterns for small school learning. Mercer Island, Wash.: Eagle Chatter Press, 2007. |
Referência4: | SOLER, C.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; PINA, S. A. M. G. Conforto em auditórios: uma proposta de procedimento para o projeto. In: Encontro Nacional e Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído. VIII e VI. 2005. Maceió. Anais...Maceió: Antac. 2005. - Disponivel em http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Arquitetura%20teatral/Artigos/conforto_em_auditorios_proposta_de_procedimento_para_o_projeto.pdf - Acessado em 30/09/2014 |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | ADEQUAR O ESPAÇO? |
Resposta: | REFEITÓRIO Deve-se providenciar para os alunos ambientes encorajem a alimentação saudável. Para ver as orientações de projeto do ESPAÇO PARA ALIMENTAÇÃO, acesse o link abaixo. |
Link: | ESPAÇO PARA ALIMENTAÇÃO |
Referência1: | HUANG, T. T.-K.; SORENSEN, D.; DAVIS, S.; FRERICHS, L.; BRITTIN, J.; CELENTANO, J. CALLAHANK.; TROWBRIDGE, M. J. Healthy Eating Design Guidelines for School Architecture. Preventing Chronic Disease, v. 10, p. E27, 2013. - Disponivel em http://www.cdc.gov/pcd/issues/2013/12_0084.htm - Acessado em 12/02/2015 |
Referência2: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Referência3: | GORMAN, N. LACKNEY, J. A.; ROLLINGS, K.; HUANG, T.T. Designer schools: the role of school space and architecture in obesity prevention. Obesity (Silver Spring, Md.), v. 15, n. 11, p. 2521–2530, nov. 2007. - Disponivel em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18070739 - Acessado em 06/06/2015 |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | ADEQUAR O ESPAÇO? |
Resposta: | ÁREA DE APRENDIZADO INFORMAL Áreas amplas destinadas não só para encontros casuais, mas também para o aprendizado informal em grupo ou individual, reflexões individuais e discussões informais. A atmosfera informal desse espaço permite ao aluno um descanso dos ambientes de ensino formal. Para ver orientações de projeto para ÁREAS DE APRENDIZADO INFORMAL, acesse o link abaixo. |
Link: | ÁREAS DE APRENDIZADO INFORMAL |
Referência1: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | ADEQUAR O ESPAÇO? |
Resposta: | O contato com a natureza traz muitos benefícios para a criança. Para ver orientações de projeto para áreas externas, acesse o link abaixo |
Link: | ÁREAS EXTERNAS |
Referência1: | FEDRIZZI, B. Subsídios para projetos de pátios escolares públicos em Porto Alegre. ARQTEXTO, Porto Alegre. Nº8. p. 96–101, 2006. - Disponivel em http://www.ufrgs.br/propar/publicacoes/ARQtextos/PDFs_revista_8/8_Beatriz%20Fedrizzi.pdf - Acessado em 23/02/2015 |
Referência2: | LACKNEY. Thirty Three Educational Design Principles for Schools & Community. National Cleanringhouse for Educational Facilities, 2000. - Disponivel em http://eric.ed.gov/?id=ED450544 - Acessado em 25/05/2014 |
Referência3: | MOZAFFAR, F.; SOMAYEH MIRMORADI, S.. Effective Use of Nature in Educational Spaces Design. Organization, Technology & Management in Construction: An International Journal, v. 4, n. 1, p. 381-392, 2012. - Disponivel em http://www.grad.hr/otmcj/clanci/vol4_is1/vol4_is1_3.html - Acessado em 21/05/2014 |
Referência4: | RUSSELL, M. H. Conecting Children to Nature in a Montessori Primary Environment. Master of Science in Education. 2014. 64p. Thesis (Master of Science in Education - Montessori ). University of Wisconsin. Wisconsin. - Disponivel em https://minds.wisconsin.edu/handle/1793/69013 - Acessado em 13/02/2015 |
Referência5: | SANOFF, H.; WALDEN, R. School Environments. In: The Oxford handbook of environmental and conservation psychology. New York: Oxford University Press, 2012. p. 276-294. |
Referência6: | TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p. |
Questão: | 55. Quais são as RELAÇÕES DE ÁREA? Por exemplo: área de cobertura, a quantidade de pessoas por m² e outras medidas de comparação de densidade?. | |
Resposta: | Superfície de construção: 20 a 25m² por aluno.
Superfície de aula: 1,5m² por estudante (mínimo); 2,0m² a 6,0m² (ideal).
Número máximo de alunos permitido pela lei brasileira em sala de aula é 35. |
Referência1: | BRASIL. PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 504, de 2011. Estabelece o número máximo de alunos por turma na pré-escola e no ensino fundamental. - Disponivel em http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/101713 - Acessado em 26/05/2014 |
Referência2: | NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p. |
Questão: | 59. Quais são as implicações PSICOLÓGICAS da forma na TERRITORIALIDADE e MOVIMENTO das pessoas e veículos? | |
Resposta: | A escola concebida como lugar onde a criança é estimulada a construir seu próprio conhecimento, deverá organizar seus espaços de tal forma que contribua, facilite e promova a construção do grupo de estudantes, desde a escala micro (em sala de aula) até a escola macro (a comunidade escolar). Tal concepção de escola valoriza tanto a sala de aula organizada em pequenos grupos, estimulando a troca entre os alunos e a interação social, como também espaços de socialização externos como pátios. A necessidade de espaços para diferentes atividades pedagógicas também amplia o número de salas de aula (sala para atividades múltiplas e biblioteca). |
Referência1: | MACADAR, R. O espaço físico do construtivismo. In: Paixão de aprender. Petrópolis: Vozes, 1992. p. 197- 206. |
Questão: | 62. Qual é o efeito da EFICIÊNCIA do LAYOUT na qualidade da edificação? | |
Resposta: | O LAYOUT das salas de aula organizado para o trabalho em pequenos grupos tem como propósito intensificar as relações sociais entre os alunos, uma vez que, a interação social é considerada como elemento importante para a construção do conhecimento. |
Referência1: | LOYENS, S. M. M.; GIJBELS, D. Understanding the effects of constructivist learning environments: introducing a multi-directional approach. Instructional Science, v. 36, n. 5-6, p. 351–357, 2008. - Disponivel em http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11251-008-9059-4 - Acessado em 30/05/2013 |
Referência2: | MACADAR, R. O espaço físico do construtivismo. In: Paixão de aprender. Petrópolis: Vozes, 1992. p. 197- 206. |
Questão: | 63. Qual é o efeito dos EQUIPAMENTOS na QUALIDADE do espaço projetado? | |
Resposta: | Os objetos e EQUIPAMENTOS que compõem o ambiente cognitivista devem ser escolhidos pelo seu potencial em ser manipulado de diferentes maneiras, pela sua eficiência na aplicação no aprendizado e para a sua conexão com o mundo real. |
Referência1: | TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p. |
Questão: | 74. Quais são os PARÂMETROS de ESPAÇO para atividades específicas e o número de participantes? | |
Resposta: | Cálculo para 25 alunos por ambiente de aprendizagem:
1. Sala de aula flexível para trabalho individual ou pequenos grupos: 40m² a 50m² para 25 alunos (1,5 a 2,00m² por aluno).
2. Sala de projeto - recomenda-se 162,50m² para 25 alunos (consultar Menu Conceitos da Psicologia Ambiental, submenu Densidade Humana).
3. Área externa: variado.
4. Laboratório especializado - consultar Menu Arquitetura escolar, submenu Ambientes de Aprendizagem - Laboratórios
5. Biblioteca - não encontrado valor referencial.
|
Referência1: | NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p. |
Referência2: | FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011 |
Referência3: | SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009. |
Questão: | 87. Existe a necessidade de um espaço comum MULTIPROPÓSITO ou com TRÁFEGO MULTIDIRECIONAL com a intenção de PROMOVER ENCONTROS combinados ou eventuais? | |
Resposta: | O desenvolvimento intelectual é influenciado pela interação social, pois facilita a comunicação de ideias, contribuindo para a construção do conhecimento. Por isso são comuns espaços MULTIPROPÓSITOS e que PROMOVAM ENCONTROS, tais como hall de entrada, pátio, bibliotecas com áreas de trabalho para grupos, espaços de vivência internos e externos, salas de aula organizada para abrigar trabalhos em grupos. Para ver o gráfico dos espaços MULTIPROPÓSITO E MULTIDIRECIONAL, acesse o link abaixo. |
Link: | MULTIPROPÓSITO E MULTIDIRECIONAL |
Referência1: | LOYENS, S. M. M.; GIJBELS, D. Understanding the effects of constructivist learning environments: introducing a multi-directional approach. Instructional Science, v. 36, n. 5-6, p. 351–357, 2008. - Disponivel em http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11251-008-9059-4 - Acessado em 30/05/2013 |
Questão: | 96. Existe a necessidade NICHOS INDIVIDUAIS ou TERRITORIALIDADE de estudantes e professores? | |
Resposta: | A configuração de uma escola de abordagem Cognitivista não prioriza nichos individuais, pois valoriza o trabalho em grupo. No entanto, outros espaços como base de trabalho individual e locais para descanso são importantes. |
Referência1: | TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p. |
Questão: | 103. É possível combinar várias funções em um ESPAÇO VERSÁTIL e MULTIFUNCIONAL? | |
Resposta: | A abordagem Cognitivista tem a necessidade de trabalhar com espaços multifuncionais e versáteis proporcionando ao aluno a autonomia do aluno para desenvolver os projetos. |
Referência1: | TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p. |
Questão: | 115. Quais são as áreas destinadas cada ATIVIDADE e como se organizam: locação, tipo de espaço e tempo? | |
Resposta: | Organização
1. Conjunto pedagógico: sala de aula, área comum, laboratórios, ateliês, biblioteca.
2. Conjunto vivência e assistência: corredor pátio, refeitório, quadra, anfiteatro, auditório.
3. Conjunto de administração e apoio pedagógico: administração e sala dos professores.
4. Conjunto de serviços: cozinha.
Atividade
1. Sala de aula: pesquisa, resolução de problema, desenvolvimento de projeto, estudos em grupo e individual.
2. Área comum: socialização, estudos em grupo ou individual.
3. Administração: atividades burocráticas.
4. Sala dos professores: aperfeiçoamento profissional e reuniões.
5. Pátio interno: socialização.
6. Pátio externo: socialização, pesquisa, estudo em grupo ou individual.
7. Biblioteca: pesquisa, leitura, estudo em grupo ou individual, socialização.
8. Ateliê: atividade prática.
9. Laboratório: atividade prática.
10. Anfiteatro/ auditório: cantar, dançar e dramatização.
11. Refeitório: alimentar-se.
12. Cozinha: preparo dos alimentos.
Para ver o gráfico da LOCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, acesse o link abaixo. |
Link: | LOCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES |
Referência1: | Xiaoquan Elementary School - Disponivel em http://www.archdaily.com/205454/xiaoquan-elementary-school-tao/ - Acessado em 01/10/ 2015. |
Referência2: | ANDRADE, R.; GUERRA, M. E. Múltiplas percepções para ensino. Projeto, p. 41-43, mar. 1994. |
Questão: | 116. Existe a necessidade de ESTACIONAMENTO e ÁREA EXTERNA? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 133. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO para acomodar as principais ATIVIDADES pedagógicas do projeto? | |
Resposta: | Ao ter como principais atividades a pesquisa, a resolução de problemas e a socialização, é importante que:
1. A incorporação de espaços como laboratórios, bibliotecas e anfiteatros no edifício escolar.
2. As salas de aula devem acomodar não só o trabalho individual, mas também o trabalho em grupo.
3. A presença de áreas de convivências para grandes ou pequenas comunidades é importante. |
Questão: | 134. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO criadas pelas RELAÇÕES entre as atividades? | |
Resposta: | As salas que compõem o conjunto pedagógico devem sempre estar conectadas a pequenas áreas de convívio (conjunto de vivência). |
Imprimir