> Perguntas & Respostas
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Questão: | 1. Qual é a MISSÃO da escola que será construída? | |
Link: | MISSÃO? | |
Resposta: | A abordagem Comportamental preocupa-se em fornecer ao aluno uma tecnologia que seja eficiente na produção de mudanças comportamentais, com a MISSÃO de desenvolver competências. | |
Referência1: | SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011 | |
Referência2: | MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. |
Questão: | 2. Qual o NÚMERO MÁXIMO de alunos que devem ser acomodados na escola? | |
Resposta: | Ver resposta comum para todas. |
Questão: | 3. Quais são os objetivos de manter a IDENTIDADE do aluno em ambientes com grande número de estudantes? | |
Link: | IDENTIDADE? | |
Resposta: | A IDENTIDADE na abordagem comportamental está vinculada a individualização do ensino que é decorrente da coerência teórico-metodológica. Esta implica em: 1. Especificação dos objetivos; 2. Envolvimento do aluno; 3. Controle de eventualidades; 4. Feedback constante, fornecendo elementos que demonstre o domínio do aluno em determinada habilidade; 5. Apresentação do material em pequenos passos; 6. Respeito ao ritmo individual do aluno. | |
Referência1: | MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. |
Questão: | 4. Quais são os objetivos de preservar a PRIVACIDADE do aluno e/ou de incentivar a INTEGRAÇÃO entre os estudantes? | |
Link: | PRIVACIDADE? | |
Resposta: | A organização da sala de aula na abordagem comportamental é similar a tradicional, ou seja, os alunos são dispostos em filas, de maneira que permaneçam de costas um para o outro, em um arranjo sociofugal, inibindo a INTEGRAÇÃO social. A intenção promover a aprendizagem individualizada baseada na reafirmação das informações apresentadas pelo professor. | |
Referência1: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. | |
Referência2: | SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009. | |
Referência3: | AKINSANMI, B. The Optimal Learning Environment: Learning Theories. DESIGN SHARE. Designing for the Future of Learning, p.1–4, out. 2008. - Disponivel em http://www.designshare.com/index.php/articles/the-optimal-learning-environment-learning-theories - Acessado em 25/03/2013 |
Questão: | 5. Qual é a HIERARQUIA de valores da escola? | |
Link: | HIERARQUIA DE VALORES? | |
Resposta: | A HIERARQUIA de valores da abordagem Comportamental tem como elemento central a organização dos meios. Esta determina o que , quando, e como o aluno e professor devem fazer. Dessa forma, esta abordagem não se preocupa em justificar para que o aluno aprende, mas empenha-se a fornecer uma tecnologia que seja eficiente na produção de mudanças comportamentais. | |
Referência1: | SAVIANI, D. As concepções Pedagógicas na História da Educação Brasileira. Revista Histedbr. Campinas. p. 1–38, 2005. - Disponivel em http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos_pdf/Dermeval_Saviani_artigo.pdf - Acessado em 12/05/2014 | |
Referência2: | MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. | |
Referência3: | SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011 |
Questão: | 6. Quais são os objetivos das ATIVIDADES PRIORITÁRIAS e o nível de qualidade delas? | |
Link: | PRIORIDADES? | |
Resposta: | A abordagem Comportamental tem como ATIVIDADE PRIORITÁRIA a exposição oral. Dentro desse contexto, o conteúdo a ser aprendido pelo aluno visa objetivos e habilidades que levam ao desenvolvimento de competências. | |
Referência1: | MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. |
Questão: | 7. Quais são os objetivos de cada tipo de SEGURANÇA desejada na escola? | |
Resposta: | Ver a resposta comum a todas. |
Questão: | 8. Quais são os objetivos da CIRCULAÇÃO de alunos, professores e objetos no espaço físico? | |
Link: | CIRCULAÇÃO? | |
Resposta: | A abordagem comportamental ordena o processo educativo dos alunos de maneira a torná-lo objetivo e operacional, dinamizando a educação. Como reflexo dessa organização, a CIRCULAÇÃO entre os espaços físicos busca a eficiência de corredores lineares resultado da organização espacial das salas de aula em alas. | |
Referência1: | SAVIANI, D. As concepções Pedagógicas na História da Educação Brasileira. Revista Histedbr. Campinas. p. 1–38, 2005. - Disponivel em http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos_pdf/Dermeval_Saviani_artigo.pdf - Acessado em 12/05/2014 | |
Referência2: | SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011 | |
Referência3: | SANTOS, A. Teorias e Métodos Pedagógicos sob a Ótica do Pensamento Complexo. In: LIBÂNEO, J. C.; SANTOS, A. (org.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas, SP: Alínea, 2005b. p. 59–78. |
Questão: | 9. Qual é a recomendação com relação a SEPARAÇÃO de indivíduos, veículos e objetos? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 10. Quais são os objetivos de promover ENCONTROS planejados ou eventuais entre alunos e estes e os professores? | |
Resposta: | O ENCONTRO entre professor e aluno promovido em sala de aula visa apresentar informações selecionadas e organizadas em um curso, para que o estudante desenvolva competências. | |
Referência1: | MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. | |
Referência2: | AKINSANMI, B. The Optimal Learning Environment: Learning Theories. DESIGN SHARE. Designing for the Future of Learning, p.1–4, out. 2008. - Disponivel em http://www.designshare.com/index.php/articles/the-optimal-learning-environment-learning-theories - Acessado em 25/03/2013 |
Questão: | 11. Quais são as exigências relacionadas ao ESTACIONAMENTO de veículos automotivos? | |
Resposta: | Relatar as exigências legais com relação ao projeto de estacionamento dentro ou próximo das instituições escolares. |
Questão: | 12. Quais são as implicações de um objetivo para que resulte na EFICIÊNCIA FUNCIONAL do edifício escolar? | |
Link: | EFICIÊNCIA FUNCIONAL? | |
Resposta: | A EFICIÊNCIA FUNCIONAL da escola comportamentalista está na sua capacidade de dar suporte ao uso da tecnologia: computadores, televisão, tutoriais, instrução programada, etc. O objetivo é tornar a escola mais racionalizada e eficaz. | |
Referência1: | SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011 |
Questão: | 13. Quais são os objetivos relacionados às RELAÇÕES PRIORITÁRIAS (pessoas, atividades e relações)? | |
Resposta: | RELAÇÕES PRIORITÁRIAS 1. Aluno e professor tem como objetivo transmitir o conhecimento ao aluno 2. A exposição oral e o uso de tecnologias, tais como, instrução programada, computadores, manuais, tutoriais - tem como objetivo tornar o ensino mais racionalizado, bem como conduzir o aluno ao desenvolvimento de competências. | |
Referência1: | MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. |
Questão: | 14. Qual é a opinião do cliente com relação aos ELEMENTOS (árvores, água, espaços abertos e instalações) DO TERRENO? | |
Resposta: | Relatar o que o cliente tem a dizer sobre elementos existem no terreno para identificar os melhores pontos de referência, sentimento de pertencimento e segurança. |
Questão: | 15. Qual é a opinião do cliente sobre o retorno que as instalações proporcionarão ao AMBIENTE que as receber? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 16. O que determinam as políticas de uso da terra com relação a EFICIÊNCIA e ao caráter AMBIENTAL? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 17. O que determinam as políticas relacionadas ao planejamento e relações com a COMUNIDADE vizinha? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 18. O que determinam as políticas relacionadas aos INVESTIMENTOS ou MELHORIAS para a COMUNIDADE? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 19. O que se sabe sobre o CONFORTO FÍSICO do edifício escolar? | |
Resposta: | Ver a resposta comum a todas |
Questão: | 20. Quais são as considerações relativas a SEGURANÇA física (preservação da vida) do indivíduo que devem ser observadas no edifício escolar? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 21. Quais são as considerações do cliente com relação ao AMBIENTE SOCIAL/PSICOLÓGICO a ser providenciado? | |
Resposta: | O AMBIENTE de aprendizagem comportamental, geralmente, é guiado pelo professor que transfere, através da exposição oral, o conhecimento para o aluno. O aluno é passivo pois não se encoraja interações. O objetivo é que o aluno reafirme a informação apresentada pelo professor. Assim, a configuração de uma sala de aula comportamentista é sociofugal, ou seja, os alunos sentam de filas de costas um para o outro, dificultando a interação entre os alunos. | |
Referência1: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Questão: | 22. Quais são os objetivos relacionados à promoção da INDIVIDUALIDADE do usuário no ambiente escolar? | |
Resposta: | Na abordagem Comportamentalista prioriza-se a INDIVIDUALIDADE do aluno através da estratégia de ensino que deve ajustar-se as necessidades individuais de cada estudante, objetivando altos níveis de desempenho. O espaço de aprendizagem que abriga tal condição é semelhante ao tradicional, arranjo sociofugal. | |
Referência1: | MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. |
Questão: | 23. Quais são os objetivos da CIRCULAÇÃO de pessoas e veículos para que proporcione aos usuários boa orientação, senso de direção e fácil localização da entrada? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 24. Qual deve ser a IMAGEM da instituição escolar a ser projetada? | |
Resposta: | A instituição escolar comportamentalista incorpora a IMAGEM de uma agência educacional, um modelo empresarial aplicado à escola. | |
Referência1: | SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011 |
Questão: | 25. Quais são as considerações do cliente com relação à QUALIDADE do ambiente físico, bem como o balanço do ambiente físico e qualidade? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 26. Qual o valor do RECURSO FINANCEIRO disponível para investir na construção da escola? | |
Resposta: | Relatar o valor em reais do recurso financeiro a ser investido na obra. |
Questão: | 27. Qual é o objetivo do CUSTO FINAL da escola a ser construída? | |
Resposta: | Relatar a escola que se espera construir com o total do recurso disponível. |
Questão: | 28. Quais são os objetivos do retorno máximo do INVESTIMENTO? | |
Resposta: | Relatar os objetivos de se atingir o retorno máximo do investimento. |
Questão: | 29. Quais são os objetivos do retorno do INVESTIMENTO para que gere renda? | |
Resposta: | Relatar os objetivos do retorno financeiro para que gere lucro. |
Questão: | 30. Quais são os objetivos de se minimizar os CUSTOS operacionais da instalação física? | |
Resposta: | Relatar os objetivos de se reduzir os custos operacionais da instalação da escola. |
Questão: | 31. Quais são os objetivos de se minimizar os CUSTOS DE MANUTENÇÃO do edifício escolar. | |
Resposta: | Relatar os objetivos de se minimizar a manutenção e custos do edifício escolar. |
Questão: | 32. Qual é o objetivo de se estabelecer prioridade nos custos do CICLO DE VIDA ou custos iniciais? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 33. Quais são os objetivos de se projetar um edifício escolar SUSTENTÁVEL? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 34. Qual é opinião do cliente no que diz respeito a PRESERVAÇÃO HISTÓRICA do edifício escolar ou da vizinhança? | |
Resposta: | Relatar as considerações do cliente com relação ao espírito e expressão de um tempo. |
Questão: | 35. Qual a opinião do cliente quanto a ser ESTÁTICA ou DINÂMICA tal qual uma instituição social ou funcional? | |
Resposta: | A abordagem Comportamentalista pode ser comparada a um modelo empresarial aplicado á escola. Com ênfase nos meios, tais como, recursos audiovisuais, instrução programada, tecnologias de ensino, ensino individualizado predominam atividades ESTÁTICAS em espaços fixos para atividades específicas. | |
Referência1: | SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011 |
Questão: | 36. Quais são os planos do cliente com relação a MUDANÇAS previstas? | |
Resposta: | Relatar os planos do cliente com relação às mudanças futuras. |
Questão: | 37. Quais são as expectativas do cliente com relação ao CRESCIMENTO da escola? | |
Resposta: | Relatar quais são as expectativas do cliente com relação ao crescimento da escola. |
Questão: | 38. Qual é a DATA DE OCUPAÇÃO desejada pelos futuros usuários? | |
Resposta: | Perguntar qual é a data de ocupação desejada pelo cliente. |
Questão: | 39. Quais são os objetivos do cliente com relação aos RECURSOS FINANCEIROS disponíveis ao longo do tempo? | |
Resposta: | Questionar o cliente quanto a disponibilidade dos recursos financeiros e os objetivos a serem atingidos com o mesmo. |
Questão: | 40. Existem DADOS ESTATÍSTICOS brutos que podem ser transformados em informações úteis para o projeto? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 41. Qual é a relação entre aluno/m² ideal (PARÂMETRO DE ÁREA) para as principais atividades pedagógicas? | |
Resposta: | 1. Exposição oral Sala de aula (atividade individual) - 1,5 a 2,00 m² para cada aluno. 2. Socialização Espaço externo - variável 3. Aperfeiçoamento e reuniões: Sala do professor - 3,32 m²/pessoa. | |
Referência1: | SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009. | |
Referência2: | NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p. |
Questão: | 42. Qual é o NÚMERO de pessoas em cada etapa do processo de ensino e aprendizagem e o TEMPO de permanência de cada uma delas na escola? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 43. Quais são as CARACTERÍSTICAS físicas, sociais e emocionais e intelectuais dos estudantes a serem atendidos? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 44. Quais são as características da COMUNIDADE escolar envolvida? | |
Resposta: | A COMUNIDADE escolar comportamentalista é vista como uma agência educacional, onde é aplicado o modelo empresarial. Dentro desse contexto, o professor é considerado um planejador e analista de contingências. É considerado um aluno eficiente e produtivo aquele que lida cientificamente com os problemas da realidade. Utiliza-se a tecnologia para atingir a eficiência no ensino: computadores,teleducação, ensino a distância. | |
Referência1: | SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011 |
Questão: | 45. Como pode ser entendida a ESTRUTURA ORGANIZACIONAL da instituição escolar? | |
Resposta: | A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL da abordagem Comportamentalista tem como elemento principal a organização dos meios. Consequentemente, o professor e o aluno passam para posições secundárias. O aluno é passivo e espera-se que ele atinja altos níveis de desempenho. O ensino realça o saber fazer ou aquisição e manutenção de respostas. A aula tem como foco o professor, cuja principal função é aplicar um conjunto de meios que assegure a eficiência do ensino. | |
Link: | Gráfico da Estrutura Organizacional | |
Referência1: | SAVIANI, D. As concepções Pedagógicas na História da Educação Brasileira. Revista Histedbr. Campinas. p. 1–38, 2005. - Disponivel em http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos_pdf/Dermeval_Saviani_artigo.pdf - Acessado em 12/05/2014 |
Questão: | 46. Quais são as áreas cujo potencial de perda é maior para que seja determinado o grau de controles de SEGURANÇA necessários? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 47. Qual o TEMPO DE DESLOCAMENTO de alunos e materiais dentro do edifício escolar? | |
Resposta: | Faça uma estimativa do tempo de deslocamento do aluno entre os ambientes escolares. |
Questão: | 48. Quais são as pistas de tráfego necessárias para a CIRCULAÇÃO de pedestres e veículos do edifício? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas |
Questão: | 49. Quais são os padrões de COMPORTAMENTO observados nos usuários? | |
Resposta: | Em sala de aula, o professor busca, através de estímulos e respostas, ampliar a probabilidade de ocorrência de uma resposta desejada, evitando o erro. O aluno, por sua vez, tem seu COMPORTAMENTO moldado a partir da estimulação externa. | |
Referência1: | MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | ADEQUAR O ESPAÇO? | |
Resposta: | A escola deve encorajar as crianças a terem uma vida saudável através da prática de diferentes atividades físicas. Para ver orientações projetuais para espaços destinados a atividade física, acesse o link abaixo. | |
Link: | ESPAÇOS PARA PRATICAR ESPORTES | |
Referência1: | GORMAN, N. LACKNEY, J. A.; ROLLINGS, K.; HUANG, T.T. Designer schools: the role of school space and architecture in obesity prevention. Obesity (Silver Spring, Md.), v. 15, n. 11, p. 2521–2530, nov. 2007. - Disponivel em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18070739 - Acessado em 06/06/2015 | |
Referência2: | KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. | |
Referência3: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. | |
Referência4: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. | |
Referência5: | O'Donnell Wicklund Pigozzi and Peterson, Architects Inc, VS Furniture, and Bruce Mau Design. The Third Teacher: 79 Ways You Can Use Design to Transform Teaching & Learning. New York: Abrams, 2010.254p. | |
Referência6: | NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p. |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | ADEQUAR O ESPAÇO? | |
Resposta: | Sala de aula para EXPOSIÇÃO ORAL para abrigar entre 25 a 35 alunos. O Ambiente de Aprendizagem adequado para apresentações orais dá a oportunidade para praticar, dividir habilidades e adquirir conhecimento com aprendizes e/ou grupos e receber feedback. | |
Link: | SALA DE EXPOSIÇÃO ORAL | |
Referência1: | FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011 |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | ADEQUAR O ESPAÇO? | |
Resposta: | É importante que o aluno tenha um lugar seguro para guardar seus pertences. Para consultar orientações de projeto para ESPAÇO PARA GUARDAR PERTENCES, acesse o link abaixo. | |
Link: | ESPAÇO PARA GUARDAR PERTENCES | |
Referência1: | KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. | |
Referência2: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | ADEQUAR O ESPAÇO? | |
Resposta: | REFEITÓRIO Deve-se providenciar para os alunos ambientes encorajem a alimentação saudável. Para ver mais orientações de projeto para ESPAÇO PARA ALIMENTAÇÃO, acesse o link abaixo. | |
Link: | ESPAÇO PARA ALIMENTAÇÃO | |
Referência1: | HUANG, T. T.-K.; SORENSEN, D.; DAVIS, S.; FRERICHS, L.; BRITTIN, J.; CELENTANO, J. CALLAHANK.; TROWBRIDGE, M. J. Healthy Eating Design Guidelines for School Architecture. Preventing Chronic Disease, v. 10, p. E27, 2013. - Disponivel em http://www.cdc.gov/pcd/issues/2013/12_0084.htm - Acessado em 12/02/2015 | |
Referência2: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. | |
Referência3: | GORMAN, N. LACKNEY, J. A.; ROLLINGS, K.; HUANG, T.T. Designer schools: the role of school space and architecture in obesity prevention. Obesity (Silver Spring, Md.), v. 15, n. 11, p. 2521–2530, nov. 2007. - Disponivel em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18070739 - Acessado em 06/06/2015 |
Questão: | 50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas? | |
Link: | ADEQUAR O ESPAÇO? | |
Resposta: | SALA DOS PROFESSORES Espaço para trabalhar em grupo ou individual destinada a equipe de professores. Preferencialmente, deve ficar próximo a área destinada preparação do material e espaços de encontro. Para ver mais orientações de projeto para SALA DO PROFESSOR, acesse o link abaixo | |
Link: | SALA DO PROFESSOR | |
Referência1: | LACKNEY. Thirty Three Educational Design Principles for Schools & Community. National Cleanringhouse for Educational Facilities, 2000. - Disponivel em http://eric.ed.gov/?id=ED450544 - Acessado em 25/05/2014 | |
Referência2: | KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. | |
Referência3: | FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011 | |
Referência4: | NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
Questão: | 51. Qual o tipo e a intensidade das RELAÇÕES FUNCIONAIS? | |
Resposta: | Não se encontrou exemplo de edificação arquitetônica para extrair as informações necessárias relativas a RELAÇÃO FUNCIONAL. |
Questão: | 52. Quais são os grupos de pessoas com DEFICIÊNCIA e os obstáculos do espaço físico a serem vencidos? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 53. Quais são as condições do TERRENO existente? | |
Resposta: | Observar as condições do terreno, relatando pontos favoráveis para vistas externas, a construção, acessos e egressos, tamanho do terreno, capacidade, bem como áreas propícias a acidentes naturais. |
Questão: | 54. Após avaliar os resultados dos testes de solo, quais são suas implicações para os CUSTOS e para o PROJETO? | |
Resposta: | Analisar os testes de solo e relatar suas consequências para os custos e para o projeto. |
Questão: | 55. Quais são as RELAÇÕES DE ÁREA? Por exemplo: área de cobertura, a quantidade de pessoas por m² e outras medidas de comparação de densidade?. | |
Resposta: | Não foi encontrada nenhuma referência para a abordagem Comportamentalista. |
Questão: | 56. Quais são os DADOS CLIMÁTICOS que podem influenciar o projeto do edifício escolar? Por exemplo: temperaturas sazonais, precipitações, neve, ângulos solares e direção do vento. | |
Resposta: | Pesquisar e relacionar dados do clima importantes para o projeto do edifício escolar. |
Questão: | 57. Quais são as orientações da LEI DE ZONEAMENTO? | |
Resposta: | Relatar as orientações da lei de zoneamento e as considerações sobre a forma. |
Questão: | 58. Quais são as características do ENTORNO imediato e os MATERIAIS LOCAIS que podem influenciar a definição do projeto do edifício? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 59. Quais são as implicações PSICOLÓGICAS da forma na TERRITORIALIDADE e MOVIMENTO das pessoas e veículos? | |
Resposta: | A busca pela eficiência e racionalidade no ensino se refletiu na arquitetura escolar através do predomínio de formas retilíneas e retangulares. | |
Referência1: | AKINSANMI, B. The Optimal Learning Environment: Learning Theories. DESIGN SHARE. Designing for the Future of Learning, p.1–4, out. 2008. - Disponivel em http://www.designshare.com/index.php/articles/the-optimal-learning-environment-learning-theories - Acessado em 25/03/2013 | |
Referência2: | FRAGO, A. V.; ESCOLANO, A.; VEIGA-NETO, A. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. 2ºEd. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. |
Questão: | 60. Onde localizar pontos de REFERÊNCIA e a ENTRADA no edifício escolar? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 61. Qual é a relação estabelecida entre a QUALIDADE da construção e o CUSTO por m²? | |
Resposta: | Estabelecer uma relação entre o qualidade da construção e o custo/m². |
Questão: | 62. Qual é o efeito da EFICIÊNCIA do LAYOUT na qualidade da edificação? | |
Resposta: | O LAYOUT da sala de aula, geralmente, é tal qual a organização da abordagem tradicional. Mas, o ensino fundamentado nessa abordagem pode oferecer outras formas de organização dentro da sala de aula. Isso porque esta abordagem inclui a aplicação de tecnologia educacional e estratégia de ensino, bem como formas de reforço na relação professor e aluno. | |
Referência1: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. | |
Referência2: | MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. |
Questão: | 63. Qual é o efeito dos EQUIPAMENTOS na QUALIDADE do espaço projetado? | |
Resposta: | A busca pela racionalidade e eficiência no processo de ensino e aprendizagem traz a necessidade do uso de tecnologia e diferentes EQUIPAMENTOS, tais como computadores e televisão. | |
Referência1: | SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011 |
Questão: | 64. Como deve ser ADEQUAÇÃO FUNCIONAL dos ambientes de aprendizagem para que possam ser considerados como ESPAÇOS DE QUALIDADE? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 65. Qual deve ser CUSTO/M², considerando | |
Resposta: | Estabelecer um custo/m² considerando considerando fatores ordenadores da evolução da obra, parâmetros de custo local e o nível de qualidade da construção. |
Questão: | 66. Qual é o ORÇAMENTO MÁXIMO possível? | |
Resposta: | Faça uma avaliação para estabelecer o ORÇAMENTO MÁXIMO possível. |
Questão: | 67. Quais são as possíveis combinações entre os FATORES DE TEMPO e USO para as diferentes funções?. | |
Resposta: | Analisar os FATORES DE TEMPO e USO para as diferentes funções e estabeleça combinações. |
Questão: | 68. Como o MERCADO pode interferir no projeto? | |
Resposta: | Avalie análises de mercado e determine quais são implicações para o projeto. |
Questão: | 69. Quais são os custos para as diferentes alternativas de FONTES DE ENERGIA? | |
Resposta: | Relacione as diferentes FONTES DE ENERGIA possíveis e analise os custos. |
Questão: | 70. Quais são as implicações que os fatores climáticos e os níveis de desgastes das atividades podem trazer para os MATERIAIS DO EDIFÍCIO? | |
Resposta: | Analisar os fatores climáticos, os níveis de desgastes das atividades e as suas implicações nos materiais dos edifícios. |
Questão: | 71. Quais informações pode-se abstrair da relação: CUSTO INICIAL x CUSTO do CICLO DE VIDA? | |
Resposta: | Analisar dados econômicos relacionados ao CUSTO INICIAL X CUSTO do CICLO DE VIDA. |
Questão: | 72. É possível aplicar o SISTEMA LEED? | |
Resposta: | Analisar a aplicação do SISTEMA LEED. |
Questão: | 73. É possível identificar VALORES históricos, sentimentais e estéticos, bem como o SIGNIFICADO das construções existentes e da vizinhança? | |
Resposta: | Identifique e estabeleça o SIGNIFICADO das construções existentes e da vizinhança, bem como os VALORES históricos, sentimentais e estéticos. |
Questão: | 74. Quais são os PARÂMETROS de ESPAÇO para atividades específicas e o número de participantes? | |
Resposta: | Cálculo para 25 alunos por ambiente de aprendizagem: Sala de aula para exposição oral: 40 a 50m² para abrigar 25 alunos (1,5m² a 2,00m² por aluno). | |
Referência1: | FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011 | |
Referência2: | NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p. | |
Referência3: | SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009. |
Questão: | 75. Quais são as ATIVIDADES EXISTENTES e as MUDANÇAS PROVÁVEIS?. | |
Resposta: | A ATIVIDADE pedagógica predominante é a exposição oral, bem como ATIVIDADES associadas ao uso de tecnologia como instrução programada, a televisão, tutoriais e manuais. Como as ATIVIDADES sempre estão conectadas a estrutura de um curso, existe pouco probabilidade de MUDANÇAS. | |
Referência1: | SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011 |
Questão: | 76. As PROJEÇÕES FUNCIONAIS funcionais a longo prazo indicando crescimento ou não? | |
Resposta: | Faça projeções funcionais a longo prazo indicando crescimento ou não. |
Questão: | 77. Qual é o CRONOGRAMA real de duração do projeto? | |
Resposta: | Organize um cronograma real para a obra. |
Questão: | 78. Quais são as implicações do "FATOR de EVOLUÇÃO" da obra? | |
Resposta: | Relate as implicações dos fatores que ordenam a evolução da obra. |
Questão: | 79. Os serviços oferecidos funcionam melhor CENTRALIZADOS ou DESCENTRALIZADOS? | |
Resposta: | As salas de aula são agrupadas linearmente dando origem a grandes corredores (Alas de sala de aula). Para ver o gráfico do Agrupamento de Serviços, acesse o link abaixo. | |
Link: | GRÁFICO DO AGRUPAMENTO DE SERVIÇOS | |
Referência1: | AKINSANMI, B. The Optimal Learning Environment: Learning Theories. DESIGN SHARE. Designing for the Future of Learning, p.1–4, out. 2008. - Disponivel em http://www.designshare.com/index.php/articles/the-optimal-learning-environment-learning-theories - Acessado em 25/03/2013 |
Questão: | 80. Quais são os tamanhos e tipos de GRUPOS de ESTUDANTES a serem abrigados, agora e no futuro? Relate também as características físicas, sociais e emocionais das pessoas. | |
Resposta: | De acordo com a lei, o número máximo de alunos em sala de aula é de 35 alunos. A organização das classes é feira de acordo com a idade. Para ver o gráfico da DISPOSIÇÃO DAS PESSOAS, acesse o link abaixo. | |
Link: | GRÁFICO DA DISPOSIÇÃO DAS PESSOAS | |
Referência1: | PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 504, de 2011. Altera o parágrafo único do art. 25 da Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), para estabelecer o número máximo de alunos por turma na pré-escola e no ensino fundamental e - Disponivel em http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/101713 - Acessado em 20/10/2015. |
Questão: | 82. Qual é a PRIORIDADE dos conceitos que surgiram? Quais são os mais valorizados e os que afetam o tamanho, a qualidade e as posições relativas? | |
Resposta: | 1. Hierarquia - O elemento principal é a organização dos meios ( professor e aluno ocupam posições secundárias) 2. Atividade - A atividade pedagógica mais utilizada é a exposição oral. 3. Comportamento - Fornece uma tecnologia que seja eficiente na mudança de comportamento. Para ver o gráfico das PRIORIDADES, acesse o link abaixo. | |
Link: | PRIORIDADES | |
Referência1: | SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011 | |
Referência2: | MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. |
Questão: | 83. Como expressar os SÍMBOLOS DE AUTORIDADE a partir da relação conceito de hierarquia e seus objetivos? | |
Resposta: | A ênfase na organização dos meios busca uma escola eficiente e racionalizada. Se reflete na sua organização espacial caracterizada por corredores lineares como eixo organizador das salas de aula. Dentro desta, o professor é o elemento central e os alunos são organizados em fileiras. | |
Referência1: | SAVIANI, D. As concepções Pedagógicas na História da Educação Brasileira. Revista Histedbr. Campinas. p. 1–38, 2005. - Disponivel em http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos_pdf/Dermeval_Saviani_artigo.pdf - Acessado em 12/05/2014 | |
Referência2: | MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. |
Questão: | 84. Como os CONTROLES de SEGURANÇA são usados para proteger adequadamente e controlar o movimento das pessoas? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 85. Como pode ser avaliado o fluxo relativo ao MOVIMENTO sequencial de pessoas, veículos, serviços, produtos e informação? | |
Resposta: | Não foi encontrado nenhum exemplo para extração da informação. |
Questão: | 86. Quais são as faixas de TRÁFEGO que devem ser separadas totalmente para segregar diferentes tipos de pessoas, diferentes tipos de veículos e pedestres de veículos? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas |
Questão: | 87. Existe a necessidade de um espaço comum MULTIPROPÓSITO ou com TRÁFEGO MULTIDIRECIONAL com a intenção de PROMOVER ENCONTROS combinados ou eventuais? | |
Resposta: | O pátio é o espaço destinado a PROMOÇÃO de ENCONTROS na abordagem comportamentalista |
Questão: | 88. Quais são os conceitos de ORGANIZAÇÃO ESPACIAL e de RELAÇÕES FUNCIONAIS? | |
Resposta: | Não se encontrou nenhuma referência sobre a organização e relações funcionais. |
Questão: | 89. Como deve ser organizado o uso de redes ou parâmetros de comunicação para promover a TROCA DE INFORMAÇÃO (fluxo de informação)? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 90. Quais são as CARACTERÍSTICAS LOCAIS locais do local que deverão ser PRESERVADAS e/ou REFORÇADAS? | |
Resposta: | Estudar as características naturais do terreno e identificar o que se pretende manter ou reforçar. |
Questão: | 91. O que as análises de clima indicaram e o que deve ser feito para o CONTROLE do mesmo no Interior da edificação? | |
Resposta: | Estudar as análises de clima realizadas e determinar as implicações para a edificação no controle do clima. |
Questão: | 92. Quais são as implicações dos códigos pesquisados para forma? Com base nessa informação, quais devem ser as precauções que se deve tomar com relação a SEGURANÇA? | |
Resposta: | Avaliar as a forma da edificação com base nos códigos pesquisados e identificar as precauções que se deve tomar com a segurança dos usuários. |
Questão: | 93. Com base na análise do solo realizado, é necessário fundação especial e qual seu CUSTO? | |
Resposta: | Estude a análise de solo realizada e verifique quais são as possibilidades de fundações e quais são os CUSTOS. |
Questão: | 94. Quais são os modelos de DENSIDADE padrões que são possíveis de se estabelecer com base nos estudos de clima, os dados demográficos, condições locais e o valor do terreno? | |
Resposta: | Analise os dados climáticos, demográficos, as condições locais e o valor do terreno para estabelecer um número máximo e mínimo de usuário para a edificação. |
Questão: | 95. O que diz a política da VIZINHANÇA? Com base nela, descubra o conceito de segregação ou inter-relação. | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 96. Existe a necessidade NICHOS INDIVIDUAIS ou TERRITORIALIDADE de estudantes e professores? | |
Resposta: | Uma sala de aula de abordagem Comportamentalista traz a necessidade de NICHOS INDIVIDUAIS (carteiras e cadeiras individuais). | |
Referência1: | AKINSANMI, B. The Optimal Learning Environment: Learning Theories. DESIGN SHARE. Designing for the Future of Learning, p.1–4, out. 2008. - Disponivel em http://www.designshare.com/index.php/articles/the-optimal-learning-environment-learning-theories - Acessado em 25/03/2013 |
Questão: | 97. Como os usuários podem ter boa orientação e a mantenham o SENSO de DIREÇÃO através da edificação? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 98. Existe a necessidade do conceito de acessibilidade para promover o SENSO de ENTRADA e CHEGADA, bem como o ACESSO DIRETO às informações de ORIENTAÇÃO ao público? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 99. Qual é o caráter geral da FORMA ARQUITETÔNICA que se pretende projetar como IMAGEM da instituição escolar? | |
Resposta: | O projeto do espaço físico deve refletir a ordem universal do mundo natural. O arquiteto deve se Inspirar em museus da história natural, o mundo natural e seus modelos. O uso de variados materiais devem revelar suas propriedade. | |
Referência1: | TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p. |
Questão: | 100. O que se deve considerar para providenciar o mais alto nível de qualidade após o balanço entre os fatores de CUSTO e BENEFÍCIO?. | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 101. Qual é a previsão realista de prováveis CUSTOS depois de avaliar os fatos pertinentes, considerando o controle de custos? | |
Resposta: | Relacionar tudo o que deve ser considerado no levantamento de custos e fazer uma previsão realista. |
Questão: | 102. Como deve ser alocado o DINHEIRO da OBRA para que seja organizada uma distribuição imparcial do espaço e dinheiro ? | |
Resposta: | Organize o dinheiro disponível de maneira que ele seja distribuído de maneira igualitária em todas as fases do projeto e obra. |
Questão: | 103. É possível combinar várias funções em um ESPAÇO VERSÁTIL e MULTIFUNCIONAL? | |
Resposta: | Embora a literatura não mencione nada com relação a espaços multifuncionais na Abordagem Comportamentalista, a utilização de tecnologia na educação exige um espaço flexível para receber a tecnologia, bem como para adaptar-se as inovações da mesma. |
Questão: | 104. Existe a necessidade do CONCEITO DE MERCHANDISING para promover atividades comerciais? | |
Resposta: | Descobrir se há necessidade do conceito de merchandising ser utilizado para promover atividades comerciais. |
Questão: | 105. Quais são as implicações de incorporar o conceito de CONSERVAÇÃO DE ENERGIA para o projeto e o custo? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 106. Existe a possibilidade de REDUZIR CUSTOS providenciando soluções efetivas? | |
Resposta: | Pesquise e analise soluções projetuais que possam reduzir o custo da obra e futuras manutenções. |
Questão: | 107. Existe maneiras de reutilizar os RECURSOS RENOVÁVEIS para atingir um ambiente sustentável? | |
Resposta: | Verifique a possibilidade de reutilizar os recursos naturais consumidos pelos usuários do edifício. Ex.: água, lixo orgânico,etc |
Questão: | 108. Caso seja edifício já existente (histórico), existe a possibilidade de ADAPTAR a construção as novas atividades e funções? | |
Resposta: | Caso seja um edifício já existente, verifique a possibilidade de adaptá-lo a nova realidade da escola |
Questão: | 109. Os espaços devem ser projetados de maneira mais específica para abrigar determinada função (ESTÁTICA) ou devem ser concebidos de forma mais ampla, flexível (DINÂMICA)? | |
Resposta: | A pesquisa realizada sobre a abordagem Comportamentalista mostrou que os espaços de aprendizagem abrigam atividades específicas (estática). No entanto, deve-se considerar que o uso da tecnologia no ensino exige constante atualização da tecnologia, o que afeta o espaço físico. |
Questão: | 110. Os ambientes de aprendizagem devem acomodar MUDANÇAS FUTURAS nas atividades (CONCEITO DE CONVERTIBILIDADE)? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 111. As metas estabelecidas pela Instituição escolar inclui CRESCIMENTO futuro (CONCEITO de EXPANSÃO)? | |
Resposta: | As expectativas de crescimento futuro deve ser descrito nas metas a serem alcançadas pela Instituição escolar e previstas no projeto do edifício escolar. Consulte as metas no Projeto Político pedagógico da Instituição escolar |
Questão: | 112. Qual a DATA REAL de entrega do edifício, cumprindo toda a programação estabelecida?. | |
Resposta: | Analise os tempos dos procedimentos mais eficientes e os convencionais com relação a data de entrega esperada para estabelecer uma data de entrega factível. |
Questão: | 113. Qual é a fase mais provável de implementar restrições de CUSTO e TEMPO do projeto? | |
Resposta: | Analise todas as fases do projeto e identifique a que é mais compatível para realizar corte no tempo de execução e nos custos. |
Questão: | 114. Quais são os MÉTODOS de MEDIÇÃO apropriados - net, usável, rentável e área inteira? | |
Resposta: | Pesquisar o melhor método de medição. |
Questão: | 116. Existe a necessidade de ESTACIONAMENTO e ÁREA EXTERNA? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 117. Quais são as consequências para o CUSTO das alternativas funcionais (instalações, construção ou soluções locais)? | |
Resposta: | Estude as alternativas funcionais e verifique o quanto cada uma delas interfere no custo da obra. |
Questão: | 118. A obra pode provocar alguma consequência negativa para o DESENVOLVIMENTO LOCAL? | |
Resposta: | Identifique se a obra pode ter algum custo do DESENVOLVIMENTO LOCAL. |
Questão: | 119. Os fatores do AMBIENTE FÍSICO e PSICOLÓGICO, bem como as CONDIÇÕES LOCAIS podem influenciar a elaboração do ORÇAMENTO? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas |
Questão: | 120. Que o acordo foi feito com o cliente com relação a QUALIDADE da construção? Relate o acordo para cada atividade em relação a organização, localização, tipo de espaço e tempo. | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 121. Qual é o FATOR de EFICIÊNCIA usado para determinar a possibilidade de uso, a rentabilidade ou as necessidades de áreas brutas? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 122. Qual é o CUSTO estimado da obra? | |
Resposta: | Analise o custo estimado, não deixando dúvidas quanto ao valor da obra. |
Questão: | 123. Qual é o ponto de equilíbrio na relação entre as NECESSIDADES ESPACIAIS, o ORÇAMENTO e a QUALIDADE? | |
Resposta: | Procure estabelecer um balanço entre REQUERIMENTOS de ESPAÇO, ORÇAMENTO E QUALIDADE. |
Questão: | 124. Qual é o FLUXO de CAIXA durante o período da obra?. | |
Resposta: | Estude e detalhe o FLUXO DE CAIXA. |
Questão: | 125. Qual o ORÇAMENTO relacionado as instalações de energia da edificação? | |
Resposta: | Apresente o ORÇAMENTO das instalações de energia separado. |
Questão: | 126. Quais são os CUSTOS de operação? | |
Resposta: | Expresse os CUSTOS da obra através de gráficos. |
Questão: | 127. Quais são as informações relativas ao CICLO DE VIDA do edifício? | |
Resposta: | Avalie as informações sobre o CICLO DE VIDA da edificação. |
Questão: | 128. Qual é o nível de SUSTENTABILIDADE desejado para a edificação escolar? Use um sistema de classificação. | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 129. O "FATOR DE EVOLUÇÃO" da obra é factível? | |
Resposta: | Avalie se o "FATOR DE EVOLUÇÃO" da obra é factível. |
Questão: | 130. Qual é o CRONOGRAMA factível para entrega do projeto? | |
Resposta: | Determine um cronograma factível para a entrega do projeto. |
Questão: | 131. Qual é o CRONOGRAMA de CUSTOS da construção? Existe a alternativa para construção do edifício em uma única fase? | |
Resposta: | Elabore um cronograma de custos da construção. |
Questão: | 132. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO para satisfazer as NECESSIDADES pessoais e populares do cliente e usuário? | |
Resposta: | Ao ter como intenção principal a organização dos meios, objetiva a eficiência no processo de ensino e aprendizagem. Assim, equipar o ambiente de aprendizagem com tecnologia para subsidiar a eficiência no aprendizado é de extrema importância. A organização espacial do edifício escolar objetivando a eficiência dos processos de ensino e aprendizagem também é importante. |
Questão: | 133. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO para acomodar as principais ATIVIDADES pedagógicas do projeto? | |
Resposta: | Para acomodar um processo de ensino e aprendizado pautado na transmissão de conhecimento para o desenvolvimento de habilidades, a prática mais utilizada é a exposição oral. Assim, é importante que as salas de aulas sejam projetadas para maximizar a eficiência na atividade de exposição oral apoiada pelas tecnologias de informação e comunicação. |
Questão: | 134. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO criadas pelas RELAÇÕES entre as atividades? | |
Resposta: | Para ampliar a eficiência nas atividades, buscou-se o agrupamento das salas de aula em alas, distribuídas ao longo de corredores. |
Questão: | 135. Quais são as principais influências do LOCAL na concepção da FORMA do edifício? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 136. Como o CLIMA influencia na concepção da FORMA arquitetônica do edifício escolar? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 137. Qual o nível de QUALIDADE do projeto? Quais as implicações para a FORMA do edifício escolar?. | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 138. Como o ORÇAMENTO inicial pode influenciar na construção e na geometria do edifício? | |
Resposta: | Estabeleça quais são as limitações que o ORÇAMENTO pode trazer para a forma arquitetônica. |
Questão: | 139. O CUSTO de operação é crítico? Quais possíveis soluções? | |
Resposta: | Defina quais são os pontos críticos das operações de CUSTO e estabeleça um direcionamento para os pontos críticos. |
Questão: | 140. Existem diferenças entre o ORÇAMENTO inicial e o custo do CICLO DE VIDA da edificação? É possível reconciliá-las? | |
Resposta: | Identifique e concilie as diferenças entre o ORÇAMENTO inicial e custo do CICLO DE VIDA da edificação. |
Questão: | 141. O ENTORNO HISTÓRICO pode exercer influência na futura edificação escolar? | |
Resposta: | Verifique se existe a possibilidade do ENTORNO HISTÓRICO exercer influência na futura edificação escolar. Relate as possíveis influências. Editar |
Questão: | 142. Quais as principais ATIVIDADES que, provavelmente, serão ESTÁTICAS e quais serão mais DINÂMICAS e FLEXÍVEIS? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 143. Quais são as implicações das MUDANÇAS e CRESCIMENTO sobre o desempenho da instituição escolar durante um período longo? | |
Resposta: | Relate as consequências vinculadas a mudanças e ao crescimento sobre o desempenho da instituição escolar durante um longo período. |