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Questão: | 46. Quais são as áreas cujo potencial de perda é maior para que seja determinado o grau de controles de SEGURANÇA necessários? | |
Resposta: | Ver resposta comum a todas. |
Questão: | 51. Qual o tipo e a intensidade das RELAÇÕES FUNCIONAIS? | |
Resposta: | Para ver as relações funcionais de uma Comunidade de Aprendizagem, acesse o link abaixo. | |
Link: | RELAÇÕES FUNCIONAIS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM | |
Referência1: | Gjerdrum Secondary School - Disponivel em http://www.archdaily.com/37416/gjerdrum-secondary-school-kristin-jarmund-architects/ - Acessado em 20/10/2015 | |
Referência2: | St Mary of the Cross Primary School - Disponivel em http://www.archdaily.com/632550/st-mary-of-the-cross-primary-school-baldasso-cortese-architects/ - Acessado em 20/10/2015. | |
Referência3: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Questão: | 79. Os serviços oferecidos funcionam melhor CENTRALIZADOS ou DESCENTRALIZADOS? | |
Resposta: | O agrupamento das salas de aula, pequenas áreas comuns e área externa que está em contato com um espaço maior de vivência traz a configuração de pequenas comunidades, onde se busca intensificar a interação entre os membros da comunidade. Observou-se, também, o agrupamento das sala de aprendizado especializado para uso de toda a comunidade. Para acessar o gráfico do Agrupamento de Serviços, acesse o link abaixo. | |
Link: | GRÁFICO DO AGRUPAMENTO DE SERVIÇOS | |
Referência1: | Gjerdrum Secondary School - Disponivel em http://www.archdaily.com/37416/gjerdrum-secondary-school-kristin-jarmund-architects/ - Acessado em 20/10/2015 | |
Referência2: | St Mary of the Cross Primary School - Disponivel em http://www.archdaily.com/632550/st-mary-of-the-cross-primary-school-baldasso-cortese-architects/ - Acessado em 20/10/2015. | |
Referência3: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Questão: | 85. Como pode ser avaliado o fluxo relativo ao MOVIMENTO sequencial de pessoas, veículos, serviços, produtos e informação? | |
Resposta: | Fluxo sequencial de pessoas, acesse o link abaixo. O fluxo de carros é externo ao prédio. | |
Link: | FLUXO DE PESSOAS | |
Referência1: | St Mary of the Cross Primary School - Disponivel em http://www.archdaily.com/632550/st-mary-of-the-cross-primary-school-baldasso-cortese-architects/ - Acessado em 20/10/2015. | |
Referência2: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. | |
Referência3: | Gjerdrum Secondary School - Disponivel em http://www.archdaily.com/37416/gjerdrum-secondary-school-kristin-jarmund-architects/ - Acessado em 20/10/2015 |
Questão: | 88. Quais são os conceitos de ORGANIZAÇÃO ESPACIAL e de RELAÇÕES FUNCIONAIS? | |
Resposta: | O espaço escolar se organiza para suportar várias práticas pedagógicas, tais como o ensino baseado em projeto, trabalho em equipe, apresentações, aulas para pequenos e grandes grupos, áreas de descanso, estúdios, etc. Para tanto, o espaço se organiza de diferentes maneiras. Para ver o gráfico ORGANIZAÇÃO ESPACIAL, acesse o link abaixo. | |
Link: | ORGANIZAÇÃO ESPACIAL | |
Referência1: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. | |
Referência2: | RIGOLON, A. European Design Types for 21st Century Schools: An Overview - Disponivel em http://www.oecd-ilibrary.org/education/european-design-types-for-21st-century-schools_5kmh36gpvmbx-en - Acessado em 20/03/2013 |
Questão: | 90. Quais são as CARACTERÍSTICAS LOCAIS locais do local que deverão ser PRESERVADAS e/ou REFORÇADAS? | |
Resposta: | Estudar as características naturais do terreno e identificar o que se pretende manter ou reforçar. |
Questão: | 99. Qual é o caráter geral da FORMA ARQUITETÔNICA que se pretende projetar como IMAGEM da instituição escolar? | |
Resposta: | A arquitetura deve lembrar os estudantes da sua liberdade de escolha que deve ser mediada pela responsabilidade. Projetistas devem se inspirar em galerias de arte, teatros, lugares que desafiem a tradição e a autoridade.Os objetos do ambiente devem dar suporte a escolha individual, a criatividade e possuírem qualidades expressivas. | |
Referência1: | TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p. |
Questão: | 109. Os espaços devem ser projetados de maneira mais específica para abrigar determinada função (ESTÁTICA) ou devem ser concebidos de forma mais ampla, flexível (DINÂMICA)? | |
Resposta: | A pesquisa realizada sobre a Comunidade de Aprendizagem mostrou que o processo de ensino e aprendizagem baseado em projetos, o uso da tecnologia e a busca por um ambiente ativo traz a necessidade da constante adaptações no ambiente de aprendizagem. Assim, o ambiente deve ser concebido de maneira mais ampla e flexível. |