> Busca por Tema > Teoria Pedagógica




Imprimir
Questão:1. Qual é a MISSÃO da escola que será construída?
Link:MISSÃO?
Resposta:A MISSÃO da Comunidade de Aprendizagem é preparar o jovem para as incertezas e mudanças que estão por vir, bem como para viver em uma sociedade que está em constante transformação. Dessa forma, deve-se desenvolver no jovem a capacidade de se adaptar rapidamente, de ser criativo, colaborativo, responsável, autônomo e com competência para administrar os recursos existentes.
Referência1:OECD. Designing for education: compendium of exemplary educational facilities 2011. Paris: OECD, 2011. - Disponivel em http://www.oecd-ilibrary.org/education/designing-for-education_9789264112308-en - Acessado em 11/08/2014
Questão:3. Quais são os objetivos de manter a IDENTIDADE do aluno em ambientes com grande número de estudantes?
Link:IDENTIDADE?
Resposta:O ensino na Comunidade de Aprendizagem respeita a IDENTIDADE da criança pois, veem como crucial para o aprendizado tanto o contexto em que o aprendizado ocorre, como também o contexto social que os aprendizes trazem para a sala de aula.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:4. Quais são os objetivos de preservar a PRIVACIDADE do aluno e/ou de incentivar a INTEGRAÇÃO entre os estudantes?
Link:PRIVACIDADE?
Resposta:Na Comunidade de Aprendizagem existe um forte sentimento de INTEGRAÇÃO na comunidade que abrange não só as pequenas comunidades de aprendizagem, mas também a vizinhança. O objetivo é despertar em todos o senso de comunidade e ampliar oportunidades de aprendizagem.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência2:OECD. Designing for education: compendium of exemplary educational facilities 2011. Paris: OECD, 2011. - Disponivel em http://www.oecd-ilibrary.org/education/designing-for-education_9789264112308-en - Acessado em 11/08/2014
Questão:5. Qual é a HIERARQUIA de valores da escola?
Link:HIERARQUIA DE VALORES?
Resposta:A HIERARQUIA de valores da Comunidade de Aprendizagem coloca professor e aluno igualmente inseridos ocupando, porém, posições distintas. Nesse espaço deve-se promover oportunidades semelhantes para os estudantes e professores de se envolver com suas próprias identidades, permitindo outros desenvolvimentos para si mesmos e de seu ambiente social.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:6. Quais são os objetivos das ATIVIDADES PRIORITÁRIAS e o nível de qualidade delas?
Link:PRIORIDADES?
Resposta:A Comunidade de Aprendizagem tem como ATIVIDADE PRIORITÁRIA o desenvolvimento de projetos. O objetivo é que o aluno desenvolva o pensamento crítico, a comunicação, a colaboração e criatividade. Para tanto, o aluno deve ter um comportamento ativo frente ao ambiente que o circunda e ser estimulado pelo mesmo.
Referência1:OECD. Designing for education: compendium of exemplary educational facilities 2011. Paris: OECD, 2011. - Disponivel em http://www.oecd-ilibrary.org/education/designing-for-education_9789264112308-en - Acessado em 11/08/2014
Referência2:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:10. Quais são os objetivos de promover ENCONTROS planejados ou eventuais entre alunos e estes e os professores?
Resposta:O ENCONTRO entre aluno e professor nas Comunidades de Aprendizagem tem como objetivo o trabalho colaborativo em projetos que promove oportunidades de desenvolvimento para ambos.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:12. Quais são as implicações de um objetivo para que resulte na EFICIÊNCIA FUNCIONAL do edifício escolar?
Link:EFICIÊNCIA FUNCIONAL?
Resposta:A EFICIÊNCIA FUNCIONAL da Comunidade de Aprendizagem está na sua capacidade de oferecer um ambiente de aprendizagem que estimule o aprendizado do aluno e apoie as atividades pedagógicas propostas. O objetivo é que o ambiente de aprendizagem contribua positivamente para o aprendizado do aluno, "trabalhando" como o Terceiro Professor.
Referência1:SANOFF, H. School building assessment methods. Washington: National Cleanringhouse for Educacional Facilities, 2001. - Disponivel em http://www4.ncsu.edu/unity/users/s/sanoff/www/schooldesign/cd.html - Acessado em 23/02/2010
Referência2:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência3:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Questão:13. Quais são os objetivos relacionados às RELAÇÕES PRIORITÁRIAS (pessoas, atividades e relações)?
Resposta:RELAÇÕES PRIORITÁRIAS 1. Aluno e professor têm como objetivo promover a participação de todos, o trabalho colaborativo e o foco na aprendizagem. 2. Atividades como o trabalho em grupo, a comunicação oral e escrita, o uso de tecnologia, a investigação e a solução de problemas tem como objetivo desenvolver no estudante a criatividade, a responsabilidade, a autonomia, a ética, bem como a sua capacidade de se adaptar rapidamente novas situações e administrar recursos tecnológicos.
Referência1:BERTRAM, K. The cultural architecture of schools: a study of the relationship between school design, the learning environment and learning communities in new schools. 2012. 304f. Thesis (Doctor of Education). University of Wollongong. - Disponivel em http://ro.uow.edu.au/theses/3705/ - Acessado em 12/02/2015
Referência2:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência3:OECD. Designing for education: compendium of exemplary educational facilities 2011. Paris: OECD, 2011. - Disponivel em http://www.oecd-ilibrary.org/education/designing-for-education_9789264112308-en - Acessado em 11/08/2014
Questão:22. Quais são os objetivos relacionados à promoção da INDIVIDUALIDADE do usuário no ambiente escolar?
Resposta:A Comunidade de Aprendizagem a INDIVIDUALIDADE do aluno por meio do ambiente de aprendizagem que deve estimular o aprendizado do aluno, já que este deve ter um comportamento ativo frente ao ambiente que o circunda. Dentro desse contexto, o espaço escolar deve apresentar distintas maneiras pelas quais o estudante possa aprender, com o objetivo de que o mesmo possa escolher a mais apropriada para si.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:24. Qual deve ser a IMAGEM da instituição escolar a ser projetada?
Resposta:Projetadas para encorajar o aluno a ser ativo e a socializar-se, bem como permitir transformações constantes nos espaço físico, estas escolas incorporaram a IMAGEM de Comunidades de Aprendizagem.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:35. Qual a opinião do cliente quanto a ser ESTÁTICA ou DINÂMICA tal qual uma instituição social ou funcional?
Resposta:A Comunidade de Aprendizagem tem o ensino baseado no projeto com o objetivo de desenvolver na criança o pensamento crítico, a comunicação, a colaboração e a criatividade. Para tanto, predominam espaços de aprendizagem com atividades DINÂMICAS acomodadas em espaços conversíveis para que possibilite mudanças na função.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:44. Quais são as características da COMUNIDADE escolar envolvida?
Resposta:A ideia de COMUNIDADES é muito forte nas COMUNIDADES de aprendizagem. Esta ideia prevê a construção de escolas onde alunos e professores possam se conhecer, se sentir seguros, terem a sensação de pertencer a uma COMUNIDADE e estarem preparados para ajudarem uns aos outros. Ao mesmo tempo existe um sentimento forte de integração na COMUNIDADE que abrange tanto as pequenas comunidades existentes dentro da própria escola como entre esta e a vizinhança local.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:45. Como pode ser entendida a ESTRUTURA ORGANIZACIONAL da instituição escolar?
Resposta:A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL da Comunidade de Aprendizagem tem o ensino centralizado no aluno e o professor tem o papel de facilitar e orientar o processo de aprendizagem. Este pode ser conduzido através de vários caminhos possíveis (atividades diferenciadas) que requerem ambientes de aprendizagem que suportem diferentes experiências educacionais.
Link:Gráfico da Estrutura Organizacional
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:49. Quais são os padrões de COMPORTAMENTO observados nos usuários?
Resposta:A Comunidade de Aprendizagem empenha-se em despertar no aluno um COMPORTAMENTO ativo frente ao seu próprio processo de ensino e aprendizagem. Dentro desse contexto, o professor tem a função de apresentar a temática ao aluno e estimulá-lo a se engajar nas atividades propostas. Dentro desse contexto, o engajamento do aluno no projeto proposto é o que encoraja, inspira e motiva a apropriação do conhecimento.
Referência1:CLEVELAND, B. W. Engaging spaces: Innovative learning environments, pedagogies and student engagement in the middle years of school. 2011. 275f. Thesis (Doctor of philosophy). University of Melbourne, Melbourne. - Disponivel em https://minerva-access.unimelb.edu.au/handle/11343/36515 - Acessado em 23/08/2013
Questão:75. Quais são as ATIVIDADES EXISTENTES e as MUDANÇAS PROVÁVEIS?.
Resposta:Esta abordagem se caracteriza pelo ensino baseado em projeto, o que a vincula a várias possibilidades de práticas e experiências didáticas. Portanto, considera-se que MUDANÇAS nas atividades são bastante prováveis.
Referência1:CLEVELAND, B. W. Engaging spaces: Innovative learning environments, pedagogies and student engagement in the middle years of school. 2011. 275f. Thesis (Doctor of philosophy). University of Melbourne, Melbourne. - Disponivel em https://minerva-access.unimelb.edu.au/handle/11343/36515 - Acessado em 23/08/2013
Questão:82. Qual é a PRIORIDADE dos conceitos que surgiram? Quais são os mais valorizados e os que afetam o tamanho, a qualidade e as posições relativas?
Resposta:1. Hierarquia - O ensino é centralizado no aluno, tendo o professor como facilitador na aprendizagem. 2. Atividades - Ensino baseado em desenvolvimento projetos, ou seja, envolve uma grande diversidade de atividades. 3. Segurança - Os espaços de aprendizagem são planejados para permitir a supervisão passiva por professores, funcionários e pelos próprios alunos. 4. Comportamento - O aluno deve ser ativo perante seu aprendizado. Para ver o gráfico das PRIORIDADES, acesse o link abaixo.
Link:PRIORIDADES
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência2:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Questão:83. Como expressar os SÍMBOLOS DE AUTORIDADE a partir da relação conceito de hierarquia e seus objetivos?
Resposta:A Comunidade de Aprendizagem tem o professor e o aluno em posições de igualdade. Nesse contexto, nasce a ideia de comunidade de aprendizagem que prevê o espaço organizado para suportar e estimular o aprendizado através de diferentes práticas pedagógicas, do uso de tecnologia de comunicação e informação. Os espaços dessas comunidades deve também despertar em seus usuários o sentimento de pertencer a uma comunidade. Para ver o gráfico do SÍMBOLO DE AUTORIDADE, acesse o link abaixo.
Link:SÍMBOLO DE AUTORIDADE
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência2:OECD. Designing for education: compendium of exemplary educational facilities 2011. Paris: OECD, 2011. - Disponivel em http://www.oecd-ilibrary.org/education/designing-for-education_9789264112308-en - Acessado em 11/08/2014
Questão:132. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO para satisfazer as NECESSIDADES pessoais e populares do cliente e usuário?
Resposta:1. Graças a importância da interação social e cooperação para o aprendizado, os espaços de trabalho em grupo e a socialização ganha grande importância. Assim, deve-se privilegiar espaços que promovam as interações sociais. 2. A proposta de comunidades de aprendizagem traz a necessidade dos usuários se sentirem pertencentes a sua comunidade. Assim, a personalização dos espaços, subsidiado pelo projeto participativo, se torna um aspecto importante no espaço dessas escolas
Imprimir