> Perguntas & Respostas




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Questão:1. Qual é a MISSÃO da escola que será construída?
Link:MISSÃO?
Resposta:A pedagogia Montessori tem como MISSÃO despertar a atividade infantil através do estímulo, promovendo a autoeducação da criança.
Referência1:LIMA, E. de. Movimento Montessori Contemporâneo. Conhecendo Fundamentos, derrubando mitos. DIRECIONAL ESCOLAS, n. 27, p. 10–13, 2007. - Disponivel em http://www.direcionaleducador.com.br/edicao-27-abr/07 - Acessado em 15/05/2014
Questão:2. Qual o NÚMERO MÁXIMO de alunos que devem ser acomodados na escola?
Resposta:Ver resposta comum para todas.
Link:Link para resposta comum a todas
Questão:3. Quais são os objetivos de manter a IDENTIDADE do aluno em ambientes com grande número de estudantes?
Link:IDENTIDADE?
Resposta:A IDENTIDADE da criança é respeitada através da liberdade que ela tem de escolher a atividade a qual se IDENTIFICA para realizar. O objetivo é que a atividade seja formadora e imaginativa.
Referência1:GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas. São Paulo: Editora Atica, 1993.
Referência2:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Referência3:LAWSON, B. The Language of Space. Oxford: Architectural Press, 2001.
Questão:4. Quais são os objetivos de preservar a PRIVACIDADE do aluno e/ou de incentivar a INTEGRAÇÃO entre os estudantes?
Link:PRIVACIDADE?
Resposta:Na escola Montessori, as salas de aula são formadas por crianças com idades que variam de três em três anos. Para Maria Montessori a INTEGRAÇÃO entre crianças de idades diferentes favorece a construção do conhecimento, a disciplina do ambiente, como também minimiza a competição entre os estudantes.
Referência1:RINKE, C. R.; GIMBEL, S. J.; HASKELL, S. Opportunities for Inquiry Science in Montessori Classrooms: Learning from a Culture of Interest, Communication, and Explanation. Research in Science Education, v. 43, n. 4, p. 1517–1533, ago. 2013. - Disponivel em http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11165-012-9319-9 - Acessado em 20/02/2015
Referência2:GIFFORD, R. Environmental psychology: principles and practice. 2ed . Boston: Allyn & Bacon, 1997.
Questão:5. Qual é a HIERARQUIA de valores da escola?
Link:HIERARQUIA DE VALORES?
Resposta:A HIERARQUIA de valores na Pedagogia Montessori se apresenta da seguinte maneira: 1. O aluno é o elemento central. 2. O ensino é uma ação compartilhada entre o mestre e o ambiente físico. Dentro desse contexto, o processo de ensino e aprendizagem tem a intenção é disciplinar a atividade do estudante, sem mobilizá-lo nem torná-lo passivo.
Referência1:MONTESSORI, M. Pedagogia Científica. A descoberta da criança. Tradução de Aury Azelio Brunetti. São Paulo: FLAMBOYANT, 1965.
Referência2:GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas. São Paulo: Editora Atica, 1993.
Questão:6. Quais são os objetivos das ATIVIDADES PRIORITÁRIAS e o nível de qualidade delas?
Link:PRIORIDADES?
Resposta:Na pedagogia Montessori a ATIVIDADE PRIORITÁRIA é a resolução de problemas. Esta favorece o desenvolvimento das capacidades criadoras, reflexivas e críticas, bem como encoraja a participação do aluno em problemas que afeta a vida coletiva e estimula o comportamento crítico perante os fatos da realidade. A atividade em grupo tem como finalidade obter a cooperação dos alunos entre si na realização de uma tarefa."
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência2:ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de Ensinagem. In: ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5ºed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2006. p. 66-100.
Questão:7. Quais são os objetivos de cada tipo de SEGURANÇA desejada na escola?
Resposta:Ver a resposta comum a todas.
Questão:8. Quais são os objetivos da CIRCULAÇÃO de alunos, professores e objetos no espaço físico?
Link:CIRCULAÇÃO?
Resposta:O espaço físico construído deve ser projetado para acolher, não só as atividades, mas também a a liberdade de ação e a autoeducação. Assim, as classes devem ser planejadas para que as atividades "fluam" entre os espaços das salas de aula e entre os espaços internos e externos, permitindo a livre CIRCULAÇÃO entre o interior e exterior.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência2:AL, S.; SARI, R. M.; KAHYA, N. C. A Different Perspective on Education: Montessori and Montessori School Architecture. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 46, p. 1866–1871, jan. 2012. - Disponivel em http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042812015224 - Acessado em 20/02/2014
Questão:8. Quais são os objetivos da CIRCULAÇÃO de alunos, professores e objetos no espaço físico?
Link:CIRCULAÇÃO?
Resposta:A CIRCULAÇÃO no ambiente de aprendizagem Montessoriano é concebida para proporcionar a criança total independência dos movimentos da criança, fundamental para a autoeducação. Assim, os espaços físicos devem ser adaptados às necessidades, capacidades e possibilidades da criança, proporcionando total liberdade de movimento.
Referência1:RINKE, C. R.; GIMBEL, S. J.; HASKELL, S. Opportunities for Inquiry Science in Montessori Classrooms: Learning from a Culture of Interest, Communication, and Explanation. Research in Science Education, v. 43, n. 4, p. 1517–1533, ago. 2013. - Disponivel em http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11165-012-9319-9 - Acessado em 20/02/2015
Referência2:RÖHRS, H. Maria Montessori. Tradução: Danilo Di Manno de Almeida; Maria Leola Alves. Recife: Editora Massangana, 2010. 142p. (Coleção Educadores). - Disponivel em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4679.pdf - Acessado em 06/05/2013
Questão:9. Qual é a recomendação com relação a SEPARAÇÃO de indivíduos, veículos e objetos?
Resposta:SEPARAÇÃO entre indivíduos: Na pedagogia Montessori, as classes são estruturadas com crianças de diferentes idades, agrupadas de três em três anos - 1. Salas do primário são formadas por crianças entre 3 e 6 anos. 2. As salas do elementar são formadas por crianças entre 6 e 9 anos. 3. As salas do avançado são formadas por crianças entre 9 e 12 anos. 4. As salas do ensino médio são formadas por adolescentes entre 12 e 15 anos.
Referência1:RINKE, C. R.; GIMBEL, S. J.; HASKELL, S. Opportunities for Inquiry Science in Montessori Classrooms: Learning from a Culture of Interest, Communication, and Explanation. Research in Science Education, v. 43, n. 4, p. 1517–1533, ago. 2013. - Disponivel em http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11165-012-9319-9 - Acessado em 20/02/2015
Referência2:HOFSTATTER, C. R. Espaço escolar como “forma silenciosa de ensino” Análise do centro educacional Menino Jesus Em Florianópolis (1973-2006). 2012. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação). FAED. Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis. - Disponivel em http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/151/carla_regina_hofstatter.pdf - Acessado em 21/03/2014
Referência3:BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes curriculares nacionais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. - Disponivel em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192
Questão:10. Quais são os objetivos de promover ENCONTROS planejados ou eventuais entre alunos e estes e os professores?
Resposta:O ENCONTRO entre aluno e professor na sala de aula Montessoriana tem como objetivo oferecer meios para a autoeducação da criança, desenvolver sua capacidade de resolver problemas, suas habilidades, confiança e responsabilidade. As atividades em grupo com alunos de diferentes idades buscam estimular atitudes de colaboração e minimizar a competição entre os estudantes.
Referência1:RINKE, C. R.; GIMBEL, S. J.; HASKELL, S. Opportunities for Inquiry Science in Montessori Classrooms: Learning from a Culture of Interest, Communication, and Explanation. Research in Science Education, v. 43, n. 4, p. 1517–1533, ago. 2013. - Disponivel em http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11165-012-9319-9 - Acessado em 20/02/2015
Referência2:HOFSTATTER, C. R. Espaço escolar como “forma silenciosa de ensino” Análise do centro educacional Menino Jesus Em Florianópolis (1973-2006). 2012. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação). FAED. Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis. - Disponivel em http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/151/carla_regina_hofstatter.pdf - Acessado em 21/03/2014
Referência3:MONTESSORI, M. Pedagogia Científica. A descoberta da criança. Tradução de Aury Azelio Brunetti. São Paulo: FLAMBOYANT, 1965.
Referência4:GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas. São Paulo: Editora Atica, 1993.
Questão:11. Quais são as exigências relacionadas ao ESTACIONAMENTO de veículos automotivos?
Resposta:Relatar as exigências legais com relação ao projeto de estacionamento dentro ou próximo das instituições escolares.
Questão:12. Quais são as implicações de um objetivo para que resulte na EFICIÊNCIA FUNCIONAL do edifício escolar?
Link:EFICIÊNCIA FUNCIONAL?
Resposta:A EFICIÊNCIA FUNCIONAL do edifício escolar montessoriano está na sua capacidade de proporcionar ao aluno a liberdade para desenvolver suas habilidades naturais em interação direta com o ambiente. O objetivo é promover a autoeducação e a liberdade de escolha que traz a necessidade de um ambiente apropriado onde o aluno possa viver e trabalhar, agindo por si próprio, recebendo estímulos do ambiente e não do adulto.
Referência1:RINKE, C. R.; GIMBEL, S. J.; HASKELL, S. Opportunities for Inquiry Science in Montessori Classrooms: Learning from a Culture of Interest, Communication, and Explanation. Research in Science Education, v. 43, n. 4, p. 1517–1533, ago. 2013. - Disponivel em http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11165-012-9319-9 - Acessado em 20/02/2015
Referência2:RÖHRS, H. Maria Montessori. Tradução: Danilo Di Manno de Almeida; Maria Leola Alves. Recife: Editora Massangana, 2010. 142p. (Coleção Educadores). - Disponivel em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4679.pdf - Acessado em 06/05/2013
Referência3:CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1999.
Referência4:SLIWKA, A. The Contribution of Alternative Education. In: OECD. Innovating to Learn, Learning to Innovate. Paris: OECD Publishing, 2008. p 93–112 - Disponivel em http://www.oecd-ilibrary.org/education/innovating-to-learn-learning-to-innovate/the-contribution-of-alternative-education_9789264047983-6-en - Acessado em 20/02/2014
Referência5:HOFSTATTER, C. R. Espaço escolar como “forma silenciosa de ensino” Análise do centro educacional Menino Jesus Em Florianópolis (1973-2006). 2012. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação). FAED. Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis. - Disponivel em http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/151/carla_regina_hofstatter.pdf - Acessado em 21/03/2014
Questão:13. Quais são os objetivos relacionados às RELAÇÕES PRIORITÁRIAS (pessoas, atividades e relações)?
Resposta: RELAÇÕES PRIORITÁRIAS 1. Aluno e professor tem como objetivo de promover a autoeducação da criança. 2. Atividades prioritárias como atividades da vida cotidiana, que estimulam os sentidos (visão, olfato, tato e a audição), bem como a investigação e solução de problemas tem como objetivos: o aperfeiçoamento dos sentidos para desenvolver comunicação direta com o mundo exterior, desenvolver o pensamento crítico e criativo em situações da vida cotidiana.
Referência1:LIBÂNEO, J. C. Os métodos de Ensino. In: LIBÂNEO, J. C. Didática. 9º. Ed. São Paulo: Cortez, 1994. p.149-173.
Referência2:VALLET, M. Ambiente de auto-aprendizagem. In: SILVA, V.B.M.da. Pedagogias do século XX. Tradução Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2003. 160p.
Referência3:CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1999.
Referência4:SLIWKA, A. The Contribution of Alternative Education. In: OECD. Innovating to Learn, Learning to Innovate. Paris: OECD Publishing, 2008. p 93–112 - Disponivel em http://www.oecd-ilibrary.org/education/innovating-to-learn-learning-to-innovate/the-contribution-of-alternative-education_9789264047983-6-en - Acessado em 20/02/2014
Referência5:ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de Ensinagem. In: ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5ºed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2006. p. 66-100.
Questão:14. Qual é a opinião do cliente com relação aos ELEMENTOS (árvores, água, espaços abertos e instalações) DO TERRENO?
Resposta:Relatar o que o cliente tem a dizer sobre elementos existem no terreno para identificar os melhores pontos de referência, sentimento de pertencimento e segurança.
Questão:15. Qual é a opinião do cliente sobre o retorno que as instalações proporcionarão ao AMBIENTE que as receber?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:16. O que determinam as políticas de uso da terra com relação a EFICIÊNCIA e ao caráter AMBIENTAL?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:17. O que determinam as políticas relacionadas ao planejamento e relações com a COMUNIDADE vizinha?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:18. O que determinam as políticas relacionadas aos INVESTIMENTOS ou MELHORIAS para a COMUNIDADE?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:19. O que se sabe sobre o CONFORTO FÍSICO do edifício escolar?
Resposta: As classes devem ter abundância de luz natural e as janelas devem ter o peitoril baixo o suficiente para que as crianças possam ver o exterior.
Referência1:SELDIN, T. A Sense of Timeless Beauty. Designing Facilities for Montessori Programs. Sarasota: The Montessori Foundation Press. 2001. 76p.
Questão:20. Quais são as considerações relativas a SEGURANÇA física (preservação da vida) do indivíduo que devem ser observadas no edifício escolar?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:21. Quais são as considerações do cliente com relação ao AMBIENTE SOCIAL/PSICOLÓGICO a ser providenciado?
Resposta:O AMBIENTE de sala de aula na pedagogia Montessori deve: 1. Proporcionar espaço suficiente para acomodar, confortavelmente, todos os alunos juntamente com os materiais didáticos. 2. A sala de aula deve ser atrativa e organizada para que a criança conduza seu trabalho, despertando seu interesse para explorá-lo até sentir-se satisfeita. 3. Os ambientes de aprendizagem devem ser aconchegantes, confortáveis, convidativos e desafiador. 4. Proporcional ao tamanho da criança. 5. Limitado, evitando estímulos aos quais a criança não possa responder de maneira válida. 6. Simples, eliminando tudo aquilo que possa confundir o aprendiz. 7. Flexível para que se ajuste aos interesses do momento. 8. Ordenado, informando a criança sobre o local exato de cada objeto.
Referência1:MORAES, M. S. L. Escola Montessori: um espaço de conquistas e descobertas. 2009. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro Universitário La Salle. Canoas. - Disponivel em http://biblioteca.unilasalle.edu.br/docs_online/tcc/mestrado/educacao/2009/mslmoraes.pdf - Acessado em 01/03/2014
Referência2:WALDEN, R. (ED.). Schools for the future: design proposals from architectural psychology. Cambridge, MA: Hogrefe, 2009. 261p.
Referência3:RINKE, C. R.; GIMBEL, S. J.; HASKELL, S. Opportunities for Inquiry Science in Montessori Classrooms: Learning from a Culture of Interest, Communication, and Explanation. Research in Science Education, v. 43, n. 4, p. 1517–1533, ago. 2013. - Disponivel em http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11165-012-9319-9 - Acessado em 20/02/2015
Referência4:SELDIN, T. A Sense of Timeless Beauty. Designing Facilities for Montessori Programs. Sarasota: The Montessori Foundation Press. 2001. 76p.
Questão:22. Quais são os objetivos relacionados à promoção da INDIVIDUALIDADE do usuário no ambiente escolar?
Resposta:A Pedagogia Montessori promove a INDIVIDUALIDADE da criança através de salas de aula flexíveis com móveis adequados ao tamanho da criança, possibilitando que ela altere o layout sempre que desejar e circule livremente. O objetivo é proporcionar a criança a liberdade de escolha e de movimentos.
Referência1:DE JESUS, R. Design Guidelines for Montessori Schools. Milwaukee Center for Architecture and Urban Planning Research, University of Wisconsin-Milwaukee. 1987. - Disponivel em http://dc.uwm.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1000&context=caupr_mono - Acessado em 28/04/2015
Questão:23. Quais são os objetivos da CIRCULAÇÃO de pessoas e veículos para que proporcione aos usuários boa orientação, senso de direção e fácil localização da entrada?
Resposta:A arquitetura da escola Montessori deve proporcionar ao estudante uma CIRCULAÇÃO que permita a liberdade de escolha e de movimento do aluno, condição necessária a autoeducação. Para a circulação entre interior e exterior recomenda-se que cada sala de aula tenha pelo menos uma porta do ambiente de aprendizagem que dê acessos ao exterior (jardins, campos, etc.), permitindo ao estudante entrar e sair livremente.
Referência1:SELDIN, T. A Sense of Timeless Beauty. Designing Facilities for Montessori Programs. Sarasota: The Montessori Foundation Press. 2001. 76p.
Questão:24. Qual deve ser a IMAGEM da instituição escolar a ser projetada?
Resposta:A IMAGEM de uma escola Montessori deve evitar tudo que lembre uma escola tradicional.
Referência1:SELDIN, T. A Sense of Timeless Beauty. Designing Facilities for Montessori Programs. Sarasota: The Montessori Foundation Press. 2001. 76p.
Questão:25. Quais são as considerações do cliente com relação à QUALIDADE do ambiente físico, bem como o balanço do ambiente físico e qualidade?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:26. Qual o valor do RECURSO FINANCEIRO disponível para investir na construção da escola?
Resposta:Relatar o valor em reais do recurso financeiro a ser investido na obra.
Questão:27. Qual é o objetivo do CUSTO FINAL da escola a ser construída?
Resposta:Relatar a escola que se espera construir com o total do recurso disponível.
Questão:28. Quais são os objetivos do retorno máximo do INVESTIMENTO?
Resposta:Relatar os objetivos de se atingir o retorno máximo do investimento.
Questão:29. Quais são os objetivos do retorno do INVESTIMENTO para que gere renda?
Resposta:Relatar os objetivos do retorno financeiro para que gere lucro.
Questão:30. Quais são os objetivos de se minimizar os CUSTOS operacionais da instalação física?
Resposta:Relatar os objetivos de se reduzir os custos operacionais da instalação da escola.
Questão:31. Quais são os objetivos de se minimizar os CUSTOS DE MANUTENÇÃO do edifício escolar.
Resposta:Relatar os objetivos de se minimizar a manutenção e custos do edifício escolar.
Questão:32. Qual é o objetivo de se estabelecer prioridade nos custos do CICLO DE VIDA ou custos iniciais?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:33. Quais são os objetivos de se projetar um edifício escolar SUSTENTÁVEL?
Resposta:A pedagogia Montessori considera de extrema importância o contato do aluno com a natureza, pois contribui com a aprendizagem através da observação dos ciclos de vida; desenvolvimento do senso de responsabilidade, cuidado, amor e respeito pela natureza. Uma escola SUSTENTÁVEL proporciona aos alunos um ambiente de aprendizagem que pode ser utilizado como ferramenta para esse aprendizado.
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência2:SELDIN, T. A Sense of Timeless Beauty. Designing Facilities for Montessori Programs. Sarasota: The Montessori Foundation Press. 2001. 76p.
Referência3:DE JESUS, R. Design Guidelines for Montessori Schools. Milwaukee Center for Architecture and Urban Planning Research, University of Wisconsin-Milwaukee. 1987. - Disponivel em http://dc.uwm.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1000&context=caupr_mono - Acessado em 28/04/2015
Questão:34. Qual é opinião do cliente no que diz respeito a PRESERVAÇÃO HISTÓRICA do edifício escolar ou da vizinhança?
Resposta:Relatar as considerações do cliente com relação ao espírito e expressão de um tempo.
Questão:35. Qual a opinião do cliente quanto a ser ESTÁTICA ou DINÂMICA tal qual uma instituição social ou funcional?
Resposta:Com a proposta de despertar a atividade infantil através do estímulo e promover a autoeducação da criança, a pedagogia Montessori tem como principal atividade a resolução de problemas. Esta, por sua vez, é atividade DINÂMICA que necessita de espaços flexíveis para mudanças na sua função.
Referência1:GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas. São Paulo: Editora Atica, 1993.
Questão:36. Quais são os planos do cliente com relação a MUDANÇAS previstas?
Resposta:Relatar os planos do cliente com relação às mudanças futuras.
Questão:37. Quais são as expectativas do cliente com relação ao CRESCIMENTO da escola?
Resposta:Relatar quais são as expectativas do cliente com relação ao crescimento da escola.
Questão:38. Qual é a DATA DE OCUPAÇÃO desejada pelos futuros usuários?
Resposta:Perguntar qual é a data de ocupação desejada pelo cliente.
Questão:39. Quais são os objetivos do cliente com relação aos RECURSOS FINANCEIROS disponíveis ao longo do tempo?
Resposta:Questionar o cliente quanto a disponibilidade dos recursos financeiros e os objetivos a serem atingidos com o mesmo.
Questão:40. Existem DADOS ESTATÍSTICOS brutos que podem ser transformados em informações úteis para o projeto?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:41. Qual é a relação entre aluno/m² ideal (PARÂMETRO DE ÁREA) para as principais atividades pedagógicas?
Resposta:1. Resolução de problemas: Atividade em grupo (ensino informal) - 3,25 m²/pessoa; Atividade individual - 1,5 a 2,00 m²/pessoa 2. Desenvolvimento de projetos: Sala de projeto - 6,50 m²/pessoa 3. Experimentos: Laboratórios - variável 4. Artes: Ateliê - variável; Anfiteatro - 0.55 a 0.70 m²/assento 5. Apresentações orais: Auditório - 1,07 m²/pessoa 6. Socialização: Áreas comuns - 6.80 m²/ pessoa 7. Reunião: Sala do professor - 3,32 m²/pessoa
Referência1:SOLER, C.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; PINA, S. A. M. G. Conforto em auditórios: uma proposta de procedimento para o projeto. In: Encontro Nacional e Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído. VIII e VI. 2005. Maceió. Anais...Maceió: Antac. 2005. - Disponivel em http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Arquitetura%20teatral/Artigos/conforto_em_auditorios_proposta_de_procedimento_para_o_projeto.pdf - Acessado em 30/09/2014
Referência2:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Referência3:NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p.
Questão:42. Qual é o NÚMERO de pessoas em cada etapa do processo de ensino e aprendizagem e o TEMPO de permanência de cada uma delas na escola?
Resposta:A legislação brasileira estabelece que o número máximo de estudantes em sala de aula do ensino fundamental deve ser 35 alunos. No que diz respeito a carga horária, as diretrizes curriculares Nacionais determina para o ensino fundamental regular uma carga horária mínima de 800 horas, distribuídas em 200 dias letivos (4 horas/dia). No entanto, é recomendada a ampliação para o ensino em tempo integral, com 7 horas diárias. Dentro do contexto das escolas Montessori, recomenda-se que o número de estudantes varie entre 25 e 35 alunos no ensino fundamental.
Referência1:SELDIN, T. A Sense of Timeless Beauty. Designing Facilities for Montessori Programs. Sarasota: The Montessori Foundation Press. 2001. 76p.
Referência2:BRASIL. PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 504, de 2011. Estabelece o número máximo de alunos por turma na pré-escola e no ensino fundamental. - Disponivel em http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/101713 - Acessado em 26/05/2014
Referência3:BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes curriculares nacionais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. - Disponivel em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192
Questão:43. Quais são as CARACTERÍSTICAS físicas, sociais e emocionais e intelectuais dos estudantes a serem atendidos?
Resposta:Com relação as CARACTERÍSTICAS intelectuais, a pedagogia Montessori divide o desenvolvimento da criança nas seguintes fases: Fase 1: Está relacionada aos seis primeiros anos da criança. Nesta fase, os sentidos das criança estão em constante contato com o ambiente, em que a sua exploração real abre caminho para o conhecimento. Fase 2: Estende-se dos 3 aos 6 anos e é denominada de Mente Absorvente Consciente. Nesse período, a criança exerce sua vontade "pegando nas mãos o mundo", aperfeiçoando e enriquecendo as conquistas já feitas através de uma experiencia ativa. Fase 3: Diz respeito ao período que vai dos 6 aos 12 anos e é uma fase de crescimento e relacionamento direto com o mundo concreto, com aquilo que vê, ouve ou sente. Ou seja, é capaz de fazer relação com os fatos que acontecem ao redor, reflete e questiona sobre o mundo. É a entrada da criança no mundo das abstrações e da aquisição da cultura. Fase 4: Vai dos 12 aos 18 anos o estudante interessa-se de forma mais aberta pelas causas e efeitos dos problemas que lhe são apresentados. Os fatos da vida são entendidos como consequência das ações e atitudes que pratica; há um grande desejo de mudança e a sensação de que tudo é possível; a capacidade de abstração já está totalmente desenvolvida.
Referência1:MORAES, M. S. L. Escola Montessori: um espaço de conquistas e descobertas. 2009. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro Universitário La Salle. Canoas. - Disponivel em http://biblioteca.unilasalle.edu.br/docs_online/tcc/mestrado/educacao/2009/mslmoraes.pdf - Acessado em 01/03/2014
Questão:44. Quais são as características da COMUNIDADE escolar envolvida?
Resposta:A compreensão do conceito de COMUNIDADE para o sistema Montessori abrange professores, diretores, coordenadores, funcionários, crianças e adolescentes. A intenção é que toda a comunidade aprenda a conviver com diferenças explicitas e implícitas, enfrentando e minimizando suas próprias diferenças. A escola é considerada um espaço aberto à integração, onde todos contribuem com o melhor de si e podem usufruir das conquistas comuns.
Referência1:LIMA, E. de. Movimento Montessori Contemporâneo. Conhecendo Fundamentos, derrubando mitos. DIRECIONAL ESCOLAS, n. 27, p. 10–13, 2007. - Disponivel em http://www.direcionaleducador.com.br/edicao-27-abr/07 - Acessado em 15/05/2014
Questão:45. Como pode ser entendida a ESTRUTURA ORGANIZACIONAL da instituição escolar?
Resposta:A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL da educação montessoriana é constituída por três elementos principais: o aluno, o educador e o ambiente. A educação é uma ação compartilhada entre o educador e o ambiente, sendo que o professor é considerado o elo de união entre o material e a criança. Esta, que está no centro do processo educativo, deve receber estímulos e solicitações do ambiente, também denominado de "meio educador".
Link:Gráfico da Estrutura Organizacional
Referência1:SLIWKA, A. The Contribution of Alternative Education. In: OECD. Innovating to Learn, Learning to Innovate. Paris: OECD Publishing, 2008. p 93–112 - Disponivel em http://www.oecd-ilibrary.org/education/innovating-to-learn-learning-to-innovate/the-contribution-of-alternative-education_9789264047983-6-en - Acessado em 20/02/2014
Referência2:CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1999.
Referência3:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência4:GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas. São Paulo: Editora Atica, 1993.
Referência5:MONTESSORI, M. Pedagogia Científica. A descoberta da criança. Tradução de Aury Azelio Brunetti. São Paulo: FLAMBOYANT, 1965.
Questão:46. Quais são as áreas cujo potencial de perda é maior para que seja determinado o grau de controles de SEGURANÇA necessários?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:47. Qual o TEMPO DE DESLOCAMENTO de alunos e materiais dentro do edifício escolar?
Resposta:Faça uma estimativa do tempo de deslocamento do aluno entre os ambientes escolares.
Questão:48. Quais são as pistas de tráfego necessárias para a CIRCULAÇÃO de pedestres e veículos do edifício?
Resposta:Os corredores devem ser projetados para abrigar, além da CIRCULAÇÃO de pessoas, atividades pedagógicas, ou seja, os corredores devem ser considerados como corredores de aprendizagem.
Referência1:AL, S.; SARI, R. M.; KAHYA, N. C. A Different Perspective on Education: Montessori and Montessori School Architecture. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 46, p. 1866–1871, jan. 2012. - Disponivel em http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042812015224 - Acessado em 20/02/2014
Questão:49. Quais são os padrões de COMPORTAMENTO observados nos usuários?
Resposta:O processo de ensino e aprendizagem da pedagogia Montessori exige do aluno um COMPORTAMENTO ativo frente ao seu aprendizado, a autoeducação. Dentro desse contexto, o professor deve orientar a criança pacientemente, sempre pronto para guiá-la em seu aprendizado, mantendo o entusiasmo pela aprendizagem, sem interferir no seu esforço para aprender.
Referência1:MONTESSORI, M. Pedagogia Científica. A descoberta da criança. Tradução de Aury Azelio Brunetti. São Paulo: FLAMBOYANT, 1965.
Referência2:HOFSTATTER, C. R. Espaço escolar como “forma silenciosa de ensino” Análise do centro educacional Menino Jesus Em Florianópolis (1973-2006). 2012. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação). FAED. Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis. - Disponivel em http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/151/carla_regina_hofstatter.pdf - Acessado em 21/03/2014
Referência3:MORAES, M. S. L. Escola Montessori: um espaço de conquistas e descobertas. 2009. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro Universitário La Salle. Canoas. - Disponivel em http://biblioteca.unilasalle.edu.br/docs_online/tcc/mestrado/educacao/2009/mslmoraes.pdf - Acessado em 01/03/2014
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:BASE PARA ESTUDO INDIVIDUAL espaço para o estudante estudar individualmente, com possibilidade de personalizar o local. Proporciona um espaço para o estudante iniciar seu estudo, pesquisar um assunto, dividir ideias e se envolver em grupos de discussão. Este espaço ajuda o estudante a desenvolver o sentimento de pertencimento, bem como a responsabilidade pelo seu estudo.
Referência1:DOVEY, K.; FISHER, K. Designing for adaptation: the school as socio-spatial assemblage. The Journal of Architecture, v. 19, n. 1, p. 43–63, 2 jan. 2014. - Disponivel em http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13602365.2014.882376 - Acessado em 23/04/2015
Referência2:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:LABORATÓRIO para abrigar entre 30 a 35 alunos com idade que varia de três em três anos. Destinados a abrigar atividades que requer móveis e/ou equipamentos espacializados, devem proporcionar espaço e infraestrutura para praticar habilidades especiais. Local onde são realizadas atividades interativas, com ênfase no aprendizado pelo fazer. Para ver orientações de projeto para LABORATÓRIO, acesse o link abaixo.
Link:LABORATÓRIO
Referência1:THE ASSOCIATION FOR SCIENCE EDUCATION. School Science Accomodation. An overview of design for architects, designers and schools. Hertfordshire: [s.n.]2015. - Disponivel em http://www.ase.org.uk/resources/lab-design/ - Acessado em 15/04/2015
Referência2:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência3:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência4:DOVEY, K.; FISHER, K. Designing for adaptation: the school as socio-spatial assemblage. The Journal of Architecture, v. 19, n. 1, p. 43–63, 2 jan. 2014. - Disponivel em http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13602365.2014.882376 - Acessado em 23/04/2015
Referência5:HICKMAN, R. Art Rooms and Art Teaching. Art Education, v. 54, n. 1, p. 6–11, 1 jan. 2001. - Disponivel em http://aorakiehsas.wikispaces.com/file/view/art+rooms+and+art+teaching.pdf - Acessado em 19/10/2015
Referência6:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:SALA DE PROJETO para abrigar entre 30 a 35 alunos com idade que varia de 3 a 3 anos. Espaço que proporciona uma variedade de superfícies de trabalho, espaço para guardar material, área para guardar projetos em desenvolvimento, ferramentas e tecnologia. Esse ambiente acolhe atividades interativas que enfatizam o aprendizado através do "fazer com as mãos". Para ver orientações de projeto para SALA DE PROJETO, acesse o link abaixo.
Link:SALA DE PROJETO
Referência1:LIPPMAN, P. C. The L-Shaped Classroom: A Pattern for Promoting Learning. [s.l.] DesignShare, 2006. - Disponivel em http://www.designshare.com/index.php/articles/the-l-shaped-classroom/ - Acessado em 18/03/2014
Referência2:DOVEY, K.; FISHER, K. Designing for adaptation: the school as socio-spatial assemblage. The Journal of Architecture, v. 19, n. 1, p. 43–63, 2 jan. 2014. - Disponivel em http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13602365.2014.882376 - Acessado em 23/04/2015
Referência3:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência4:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:O ambiente de aprendizagem FLEXÍVEL para abrigar entre 30 a 35 alunos com idade que variam de três em três anos. Este ambiente deve proporcionar ao aprendiz a possibilidade de modificar o ambiente para demandas de trabalho em grupo e/ou individual, bem como acomodar diferentes modalidades de aprendizagem, permitindo ao usuário mudar a configuração do espaço sempre que necessário. Para saber mais sobre orientações de projeto para o ambiente de aprendizagem FLEXÍVEL acesse o link abaixo.
Link:SALA DE AULA FLEXÍVEL
Referência1:LOPATA, C.; WALLACE, N. V.; FINN, K. V. Comparison of academic achievement between Montessori and traditional education programs. Journal of research in childhood education, v. 20, n. 1, p. 5–13, 2005. - Disponivel em http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02568540509594546 - Acessado em 20/10/2013.
Referência2:LIPPMAN, P. C. The L-Shaped Classroom: A Pattern for Promoting Learning. [s.l.] DesignShare, 2006. - Disponivel em http://www.designshare.com/index.php/articles/the-l-shaped-classroom/ - Acessado em 18/03/2014
Referência3:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Referência4:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência5:LALOUEYAN, M.; SOBOUTI, H. Seating Arrangement Impact on the Students’Learning in Educational Spaces. International Journal of Basic Sciences & Applied Research, v. 3, p. 170–179, 2014. - Disponivel em http://isicenter.org/fulltext2/paper-28022015094826.pdf - Acessado em 24/06/2015
Referência6:MONAHAN, T. Flexible Space & Built Pedagogy: emerging IT Embodiments. Inventio, v. 4, n. 1, p. 1–19, 2002. - Disponivel em http://www.torinmonahan.com/#!papers-on-education-and-technology/cmhy - Acessado em 26/05/2014
Referência7:VAN DER VOORDT, T. J. M.; VAN WEGEN, H. B. R. Arquitetura sob o olhar do usuário. Tradução de Maria Beatriz de Medina. São Paulo: Oficina de Textos, 2013. 237p.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:A escola deve encorajar as crianças a terem uma vida saudável através da prática de diferentes atividades físicas. Para ver orientações projetuais para espaços destinados a atividade física, acesse o link abaixo.
Link:ESPAÇOS PARA PRATICAR ESPORTES
Referência1:GORMAN, N. LACKNEY, J. A.; ROLLINGS, K.; HUANG, T.T. Designer schools: the role of school space and architecture in obesity prevention. Obesity (Silver Spring, Md.), v. 15, n. 11, p. 2521–2530, nov. 2007. - Disponivel em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18070739 - Acessado em 06/06/2015
Referência2:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Referência3:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência4:O'Donnell Wicklund Pigozzi and Peterson, Architects Inc, VS Furniture, and Bruce Mau Design. The Third Teacher: 79 Ways You Can Use Design to Transform Teaching & Learning. New York: Abrams, 2010.254p.
Referência5:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência6:NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:BIBLIOTECA A biblioteca tem um importante papel no aprendizado dos alunos, pois é um lugar onde os estudantes podem se engajar com seus próprios projetos, explorar novos temas e textos sozinhos de acordo com seu interesse e desejo. Esse espaço pode também promover encontros entre os estudantes. Para ver mais orientações de projeto para BIBLIOTECA, acesse o link abaixo.
Link:BIBLIOTECA
Referência1:DEAN, E.; DEMMERS, L. Universal Access in Libraries. Califórnia: Institute of Museum and Library Services, 2004. - Disponivel em http://www.compassionatelibrarian.net/uploads/1/2/8/0/12807133/universalaccesslibraries.pdf - Acessado em 13/12/2015
Referência2:OKAMOTO, J. Percepção Ambiental e Comportamento. São Paulo: Plêiade, 1996. 200p.
Referência3:KAYA, N.; BURGESS, B. Territoriality: Seat Preferences in Different Types of Classroom Arrangements. Environment and Behavior, v. 39, n. 6, p. 859–876, 10 jul. 2007. - Disponivel em http://eab.sagepub.com/content/39/6/859.abstract - Acessado em 14/08/2015
Referência4:SOUSA, M. N. P. de O e. Padrões em projetos arquitetônicos de bibliotecas públicas. 2012. 237f. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Unicamp. Campinas. - Disponivel em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000896577 - Acessado em 12/01/2016
Referência5:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência6:Whole Building Design Guide - Disponivel em https://www.wbdg.org/ - Acessado em 05/03/2014
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:ESPAÇOS PARA ARTE. Destinados para atividades relacionadas à arte, esses espaços devem ser planejados para que as pessoas sejam vistas e escudas, bem como ter potencial para ser o centro cultural ou o coração da escola. Para ver mais orientações de projeto para ESPAÇOS PARA ARTE, acesse o link abaixo.
Link:ESPAÇOS PARA ARTE
Referência1:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência2:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência3:BERGSAGEL, V. Architecture for achievement: building patterns for small school learning. Mercer Island, Wash.: Eagle Chatter Press, 2007.
Referência4:SOLER, C.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; PINA, S. A. M. G. Conforto em auditórios: uma proposta de procedimento para o projeto. In: Encontro Nacional e Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído. VIII e VI. 2005. Maceió. Anais...Maceió: Antac. 2005. - Disponivel em http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Arquitetura%20teatral/Artigos/conforto_em_auditorios_proposta_de_procedimento_para_o_projeto.pdf - Acessado em 30/09/2014
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:SALA DOS PROFESSORES Espaço para trabalhar em grupo ou individual destinada a equipe de professores. Preferencialmente, deve ficar próximo a área destinada preparação do material e espaços de encontro. Para ver mais orientações de projeto para SALA DO PROFESSOR, acesse o link abaixo.
Link:SALA DO PROFESSOR
Referência1:LACKNEY. Thirty Three Educational Design Principles for Schools & Community. National Cleanringhouse for Educational Facilities, 2000. - Disponivel em http://eric.ed.gov/?id=ED450544 - Acessado em 25/05/2014
Referência2:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência3:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. High School Building Design in Relation ti New and Changing Teaching Methods and Their Goals. 1970. 139p. Thesis (Master of Architecture).University of California. Berkeley.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:REFEITÓRIO Deve-se providenciar para os alunos ambientes encorajem a alimentação saudável. Para ver mais orientações de projeto para ESPAÇO PARA ALIMENTAÇÃO, acesse o link abaixo.
Link:ESPAÇO PARA ALIMENTAÇÃO
Referência1:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência2:HUANG, T. T.-K.; SORENSEN, D.; DAVIS, S.; FRERICHS, L.; BRITTIN, J.; CELENTANO, J. CALLAHANK.; TROWBRIDGE, M. J. Healthy Eating Design Guidelines for School Architecture. Preventing Chronic Disease, v. 10, p. E27, 2013. - Disponivel em http://www.cdc.gov/pcd/issues/2013/12_0084.htm - Acessado em 12/02/2015
Referência3:GORMAN, N. LACKNEY, J. A.; ROLLINGS, K.; HUANG, T.T. Designer schools: the role of school space and architecture in obesity prevention. Obesity (Silver Spring, Md.), v. 15, n. 11, p. 2521–2530, nov. 2007. - Disponivel em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18070739 - Acessado em 06/06/2015
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:ÁREA DE APRENDIZADO INFORMAL Áreas amplas destinadas não só para encontros casuais, mas também para o aprendizado informal em grupo ou individual, reflexões individuais e discussões informais. A atmosfera informal desse espaço permite ao aluno um descanso dos ambientes de ensino formal. Para ver orientações de projeto para ÁREAS DE APRENDIZADO INFORMAL, acesse o link abaixo.
Link:ÁREAS DE APRENDIZADO INFORMAL
Referência1:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência2:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:É importante que o aluno tenha um lugar seguro para guardar seus pertences. Para consultar orientações de projeto para ESPAÇO PARA GUARDAR PERTENCES, acesse o link abaixo
Link:ESPAÇO PARA GUARDAR PERTENCES
Referência1:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência2:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Questão:50. Como ADEQUAR o espaço escolar para abrigar devidamente os estudantes e as atividades pedagógicas?
Link:ADEQUAR O ESPAÇO?
Resposta:O contato com a natureza traz muitos benefícios para a criança. Para ver orientações de projeto para áreas externas, acesse o link abaixo.
Link:ÁREAS EXTERNAS
Referência1:FEDRIZZI, B. Subsídios para projetos de pátios escolares públicos em Porto Alegre. ARQTEXTO, Porto Alegre. Nº8. p. 96–101, 2006. - Disponivel em http://www.ufrgs.br/propar/publicacoes/ARQtextos/PDFs_revista_8/8_Beatriz%20Fedrizzi.pdf - Acessado em 23/02/2015
Referência2:LACKNEY. Thirty Three Educational Design Principles for Schools & Community. National Cleanringhouse for Educational Facilities, 2000. - Disponivel em http://eric.ed.gov/?id=ED450544 - Acessado em 25/05/2014
Referência3:MOZAFFAR, F.; SOMAYEH MIRMORADI, S.. Effective Use of Nature in Educational Spaces Design. Organization, Technology & Management in Construction: An International Journal, v. 4, n. 1, p. 381-392, 2012. - Disponivel em http://www.grad.hr/otmcj/clanci/vol4_is1/vol4_is1_3.html - Acessado em 21/05/2014
Referência4:RUSSELL, M. H. Conecting Children to Nature in a Montessori Primary Environment. Master of Science in Education. 2014. 64p. Thesis (Master of Science in Education - Montessori ). University of Wisconsin. Wisconsin. - Disponivel em https://minds.wisconsin.edu/handle/1793/69013 - Acessado em 13/02/2015
Referência5:SANOFF, H.; WALDEN, R. School Environments. In: The Oxford handbook of environmental and conservation psychology. New York: Oxford University Press, 2012. p. 276-294.
Referência6:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Questão:51. Qual o tipo e a intensidade das RELAÇÕES FUNCIONAIS?
Resposta:Para ver as relações funcionais de uma escola Montessori, acesse o link abaixo.
Link:RELAÇÕES FUNCIONAIS MONTESSORI
Referência1:COMPASS MONTESSORI SCHOOL. - Disponivel em http://www.ewersarchitecture.com/commercial/school_1123.html - Acessado em 08/01/2015
Referência2:Escola Montessoriana Waalsdorp - Disponivel em http://www.archdaily.com.br/br/759921/escola-montessoriana-waalsdorp-de-zwarte-hond - Acessado em 02/10/2015.
Referência3:Escola Primária em Karlsruhe - Disponivel em http://www.archdaily.com.br/br/01-138519/escola-primaria-em-karlsruhe-slash-wulf-architekten - Acessado em 02/10/2015
Questão:52. Quais são os grupos de pessoas com DEFICIÊNCIA e os obstáculos do espaço físico a serem vencidos?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:53. Quais são as condições do TERRENO existente?
Resposta:Observar as condições do terreno, relatando pontos favoráveis para vistas externas, a construção, acessos e egressos, tamanho do terreno, capacidade, bem como áreas propícias a acidentes naturais.
Questão:54. Após avaliar os resultados dos testes de solo, quais são suas implicações para os CUSTOS e para o PROJETO?
Resposta:Analisar os testes de solo e relatar suas consequências para os custos e para o projeto.
Questão:55. Quais são as RELAÇÕES DE ÁREA? Por exemplo: área de cobertura, a quantidade de pessoas por m² e outras medidas de comparação de densidade?.
Resposta:A escola montessoriana deve considerar no ensino fundamental Superfície de aula: 3,25m² por aluno matriculado (mínimo); 6,96m² para cada aluno matriculado (ideal). Número ideal de alunos em sala de aula: entre 30 a 35 alunos."
Referência1:SELDIN, T. A Sense of Timeless Beauty. Designing Facilities for Montessori Programs. Sarasota: The Montessori Foundation Press. 2001. 76p.
Questão:56. Quais são os DADOS CLIMÁTICOS que podem influenciar o projeto do edifício escolar? Por exemplo: temperaturas sazonais, precipitações, neve, ângulos solares e direção do vento.
Resposta:Pesquisar e relacionar dados do clima importantes para o projeto do edifício escolar.
Questão:57. Quais são as orientações da LEI DE ZONEAMENTO?
Resposta:Relatar as orientações da lei de zoneamento e as considerações sobre a forma.
Questão:58. Quais são as características do ENTORNO imediato e os MATERIAIS LOCAIS que podem influenciar a definição do projeto do edifício?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:59. Quais são as implicações PSICOLÓGICAS da forma na TERRITORIALIDADE e MOVIMENTO das pessoas e veículos?
Resposta:As salas de aula não devem ser confinadas em corredores, mas devem possuir sempre, pelo menos, duas das paredes fazendo fronteira com o exterior.
Link:PAREDES EXTERNAS
Referência1:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:59. Quais são as implicações PSICOLÓGICAS da forma na TERRITORIALIDADE e MOVIMENTO das pessoas e veículos?
Resposta:As salas de aula devem ser articuladas para dar suporte a trabalhos individuais e em pequenos grupos.
Referência1:AL, S.; SARI, R. M.; KAHYA, N. C. A Different Perspective on Education: Montessori and Montessori School Architecture. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 46, p. 1866–1871, jan. 2012. - Disponivel em http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042812015224 - Acessado em 20/02/2014
Questão:59. Quais são as implicações PSICOLÓGICAS da forma na TERRITORIALIDADE e MOVIMENTO das pessoas e veículos?
Resposta:O planejamento do ambiente de aprendizagem é muito importante para a pedagogia Montessori. Os objetos devem ser dispostos e organizados no recinto para que a criança, por si mesma, escolha um e utilize-o segundo seus interesses e rítmo, aprendendo através da ativa descoberta do ambiente.
Referência1:LANCILLOTTI, S. S. P. Pedagogia Montessoriana: ensaio de individualização do ensino. Histedbr, p. 164–173, maio 2010. - Disponivel em http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/37e/art11_37e.pdf - Acessado em 27/06/2013
Questão:60. Onde localizar pontos de REFERÊNCIA e a ENTRADA no edifício escolar?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:61. Qual é a relação estabelecida entre a QUALIDADE da construção e o CUSTO por m²?
Resposta:Estabelecer uma relação entre o qualidade da construção e o custo/m².
Questão:62. Qual é o efeito da EFICIÊNCIA do LAYOUT na qualidade da edificação?
Resposta:Montessori destaca a importância do ambiente preparado para se obter um efetivo ensino e aprendizagem. Assim, o LAYOUT é articulado para: 1. Ajudar a criança a crescer. 2. Ajudar a criança a crescer fisicamente independente. 3. Satisfazer suas necessidades básicas e aptidão. 4. Ajuda a criança a se tornar autosuficiente. 5. Disciplinar a criança.
Referência1:DE JESUS, R. Design Guidelines for Montessori Schools. Milwaukee Center for Architecture and Urban Planning Research, University of Wisconsin-Milwaukee. 1987. - Disponivel em http://dc.uwm.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1000&context=caupr_mono - Acessado em 28/04/2015
Questão:63. Qual é o efeito dos EQUIPAMENTOS na QUALIDADE do espaço projetado?
Resposta:Para a pedagogia Montessori, o ambiente de aprendizagem, objetos e EQUIPAMENTOS dispostos no mesmo, devem possuir as seguintes características: 1. Isolamento de uma qualidade no material: o material deve evidenciar uma única qualidade, ou seja, para distinguir um objeto pela sua cor é necessário construir vários com a mesma substância, formato e dimensões, diferenciando-os somente pela cor. 2. Controle do erro: é necessário que o material ofereça o controle de erro. Por exemplo, no caso de encaixes sólidos de blocos de madeira, que se a criança cometer um erro não será mais possível colocar os blocos em seus devidos lugares. 3. Estética: o material e tudo mais que rodeia a criança deve ser planejado e organizado para atraí-la. 4. Possibilidade de auto atividade: é necessário que o material didático e o ambiente de aprendizagem ofereçam várias possibilidades de atividades. Não basta que o material ou ambiente seja bonito, deve também apresentar situações onde haja a possibilidade de apalpar, remover, deslocar, etc. 5. Limites: o material deve ser limitado em quantidade, pois Maria Montessori acreditava que a criança é uma exploradora nata do mundo que a rodeia e necessita de um caminho limitado e direto, que a conduza a sua missão. Os meios destinados a auxiliar a criança a compreender as inúmeras coisas que a rodeia devem ser limitados ao mínimo necessário para poupar e fazê-la avançar com segurança pelo árduo cominho do desenvolvimento.
Referência1:MONTESSORI, M. Pedagogia Científica. A descoberta da criança. Tradução de Aury Azelio Brunetti. São Paulo: FLAMBOYANT, 1965.
Questão:64. Como deve ser ADEQUAÇÃO FUNCIONAL dos ambientes de aprendizagem para que possam ser considerados como ESPAÇOS DE QUALIDADE?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:65. Qual deve ser CUSTO/M², considerando
Resposta:Estabelecer um custo/m² considerando considerando fatores ordenadores da evolução da obra, parâmetros de custo local e o nível de qualidade da construção.
Questão:66. Qual é o ORÇAMENTO MÁXIMO possível?
Resposta:Faça uma avaliação para estabelecer o ORÇAMENTO MÁXIMO possível.
Questão:67. Quais são as possíveis combinações entre os FATORES DE TEMPO e USO para as diferentes funções?.
Resposta:Analisar os FATORES DE TEMPO e USO para as diferentes funções e estabeleça combinações.
Questão:68. Como o MERCADO pode interferir no projeto?
Resposta:Avalie análises de mercado e determine quais são implicações para o projeto.
Questão:69. Quais são os custos para as diferentes alternativas de FONTES DE ENERGIA?
Resposta:Relacione as diferentes FONTES DE ENERGIA possíveis e analise os custos.
Questão:70. Quais são as implicações que os fatores climáticos e os níveis de desgastes das atividades podem trazer para os MATERIAIS DO EDIFÍCIO?
Resposta:Analisar os fatores climáticos, os níveis de desgastes das atividades e as suas implicações nos materiais dos edifícios.
Questão:71. Quais informações pode-se abstrair da relação: CUSTO INICIAL x CUSTO do CICLO DE VIDA?
Resposta:Analisar dados econômicos relacionados ao CUSTO INICIAL X CUSTO do CICLO DE VIDA.
Questão:72. É possível aplicar o SISTEMA LEED?
Resposta:Analisar a aplicação do SISTEMA LEED.
Questão:73. É possível identificar VALORES históricos, sentimentais e estéticos, bem como o SIGNIFICADO das construções existentes e da vizinhança?
Resposta:Identifique e estabeleça o SIGNIFICADO das construções existentes e da vizinhança, bem como os VALORES históricos, sentimentais e estéticos.
Questão:74. Quais são os PARÂMETROS de ESPAÇO para atividades específicas e o número de participantes?
Resposta:Cálculo para 30 a 35 alunos por ambiente de aprendizagem 1. Sala de aula flexível para trabalho individual ou pequenos grupos: 97,50m² a 113,75m² para 35 alunos (3,25m² por aluno). 2. Sala de projeto (pintar, trabalhos manuais) - recomenda-se entre 195m² a 227,5m² para 30 a 35 alunos (consultar Menu Conceitos da Psicologia Ambiental, submenu Densidade Humana). 3. Área externa: variado. 4. Laboratório especializado – consultar Menu Arquitetura escolar, submenu Ambientes de Aprendizagem - Laboratórios
Referência1:NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p.
Referência2:FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011
Referência3:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Questão:75. Quais são as ATIVIDADES EXISTENTES e as MUDANÇAS PROVÁVEIS?.
Resposta:Por ser uma pedagogia centrada no aluno, predominam ATIVIDADES baseadas na pesquisa, solução de problemas, estudo do meio social e cultural, bem como atividades da vida cotidiana para desenvolver os sentidos.
Referência1:TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p.
Referência2:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Referência3:SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011
Questão:76. As PROJEÇÕES FUNCIONAIS funcionais a longo prazo indicando crescimento ou não?
Resposta:Faça projeções funcionais a longo prazo indicando crescimento ou não.
Questão:77. Qual é o CRONOGRAMA real de duração do projeto?
Resposta:Organize um cronograma real para a obra.
Questão:78. Quais são as implicações do "FATOR de EVOLUÇÃO" da obra?
Resposta:Relate as implicações dos fatores que ordenam a evolução da obra.
Questão:79. Os serviços oferecidos funcionam melhor CENTRALIZADOS ou DESCENTRALIZADOS?
Resposta:As salas de aula são agrupadas (no mesmo edifício ou edifícios separados) de acordo com a etapa do processo de ensino-aprendizagem: Jardim da Infância, Ensino Fundamental, Ensino Médio. Todas dão acesso a áreas de convívio (geralmente, corredores ampliados para abrigar atividades pedagógicas - corredores de aprendizagem). Para ver o gráfico do agrupamento de serviços, acesse o link abaixo.
Link:GRÁFICO DO AGRUPAMENTO DE SERVIÇOS
Referência1:Escola Montessoriana Waalsdorp - Disponivel em http://www.archdaily.com.br/br/759921/escola-montessoriana-waalsdorp-de-zwarte-hond - Acessado em 02/10/2015.
Referência2:COMPASS MONTESSORI SCHOOL. - Disponivel em http://www.ewersarchitecture.com/commercial/school_1123.html - Acessado em 08/01/2015
Referência3:Escola Primária em Karlsruhe - Disponivel em http://www.archdaily.com.br/br/01-138519/escola-primaria-em-karlsruhe-slash-wulf-architekten - Acessado em 02/10/2015
Questão:80. Quais são os tamanhos e tipos de GRUPOS de ESTUDANTES a serem abrigados, agora e no futuro? Relate também as características físicas, sociais e emocionais das pessoas.
Resposta:Número de alunos em sala de aula varia entre 30 a 35 alunos. Estes são agrupados de acordo com a faixa etária que varia de 3 a 3 anos. Dentro da sala de aula, a formação dos grupos depende da vontade da criança que tem a liberdade de escolher se quer trabalhar em grupo ou sozinha. Para ver o gráfico da DISPOSIÇÃO DAS PESSOAS, acesse o link abaixo.
Link:GRÁFICO DA DISPOSIÇÃO DAS PESSOAS
Referência1:CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1999.
Referência2:MORAES, M. S. L. Escola Montessori: um espaço de conquistas e descobertas. 2009. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro Universitário La Salle. Canoas. - Disponivel em http://biblioteca.unilasalle.edu.br/docs_online/tcc/mestrado/educacao/2009/mslmoraes.pdf - Acessado em 01/03/2014
Questão:81. Existe a necessidade de INTEGRAÇÃO OU PRIVACIDADE (audiovisual) entre as atividades pedagógicas? Em caso de privacidade, o grau de isolamento deve ser mínimo ou máximo?.
Resposta:"Os ambientes de aprendizagem das escolas Montessori devem permitir a realização de várias atividades de diferentes disciplinas, incluindo os da vida cotidiana. Assim, uma sala de aula montessoriana oferece a oportunidade do aluno trabalhar com diferentes temas científicos. Dentro desse contexto, o ambiente de aprendizagem deve oferecer espaços para INTEGRAÇÃO dos trabalhos em grupo, bem como a PRIVACIDADE do trabalho individual. Para ver o gráfico da INTEGRAÇÃO E/OU SEPARAÇÃO das atividades, acesse o link abaixo.
Link:ATIVIDADES: INTEGRAÇÃO E/OU SEPRAÇÃO.
Referência1:KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
Referência2:RINKE, C. R.; GIMBEL, S. J.; HASKELL, S. Opportunities for Inquiry Science in Montessori Classrooms: Learning from a Culture of Interest, Communication, and Explanation. Research in Science Education, v. 43, n. 4, p. 1517–1533, ago. 2013. - Disponivel em http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11165-012-9319-9 - Acessado em 20/02/2015
Questão:82. Qual é a PRIORIDADE dos conceitos que surgiram? Quais são os mais valorizados e os que afetam o tamanho, a qualidade e as posições relativas?
Resposta:1. Hierarquia - O ensino é centralizado na criança, promovendo a autoeducação. 2. Atividades - oferece meios para autoeducação, encorajando a criança a desenvolver sua capacidade de resolver problemas. 3. Segurança - denominado de meio educador é fundamental que seja adaptado para às necessidades, capacidades e possibilidades da criança, permitindo a total independência dos movimentos. 4. Comportamento - liberdade de escolha das atividades que deseja realizar. Para ver o gráfico das PRIORIDADES, acesse o link abaixo.
Link:PRIORIDADES
Referência1:WALDEN, R. (ED.). Schools for the future: design proposals from architectural psychology. Cambridge, MA: Hogrefe, 2009. 261p.
Referência2:MONTESSORI, M. Pedagogia Científica. A descoberta da criança. Tradução de Aury Azelio Brunetti. São Paulo: FLAMBOYANT, 1965.
Referência3:GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas. São Paulo: Editora Atica, 1993.
Referência4:LIMA, E. de. Movimento Montessori Contemporâneo. Conhecendo Fundamentos, derrubando mitos. DIRECIONAL ESCOLAS, n. 27, p. 10–13, 2007. - Disponivel em http://www.direcionaleducador.com.br/edicao-27-abr/07 - Acessado em 15/05/2014
Questão:83. Como expressar os SÍMBOLOS DE AUTORIDADE a partir da relação conceito de hierarquia e seus objetivos?
Resposta:Com o ensino centrado na criança, a pedagogia Montessori tem como objetivo ajudar a criança a se desenvolver normalmente. Para tanto, Maria Montessori defende a adequação do ambiente às necessidades e a possibilidades da criança, onde a vigilância e os ensinamentos do adulto sejam reduzidos ao mínimo necessário. Para ver o gráfico do SÍMBOLO DE AUTORIDADE, acesse o link abaixo.
Link:SÍMBOLO DE AUTORIDADE
Referência1:LANCILLOTTI, S. S. P. Pedagogia Montessoriana: ensaio de individualização do ensino. Histedbr, p. 164–173, maio 2010. - Disponivel em http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/37e/art11_37e.pdf - Acessado em 27/06/2013
Questão:84. Como os CONTROLES de SEGURANÇA são usados para proteger adequadamente e controlar o movimento das pessoas?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:85. Como pode ser avaliado o fluxo relativo ao MOVIMENTO sequencial de pessoas, veículos, serviços, produtos e informação?
Resposta:Fluxo sequencial de pessoas, acesse o link abaixo. O fluxo de carros é externo ao prédio.
Link:FLUXO DE PESSOAS
Referência1:Escola Primária em Karlsruhe - Disponivel em http://www.archdaily.com.br/br/01-138519/escola-primaria-em-karlsruhe-slash-wulf-architekten - Acessado em 02/10/2015
Referência2:COMPASS MONTESSORI SCHOOL. - Disponivel em http://www.ewersarchitecture.com/commercial/school_1123.html - Acessado em 08/01/2015
Referência3:Escola Montessoriana Waalsdorp - Disponivel em http://www.archdaily.com.br/br/759921/escola-montessoriana-waalsdorp-de-zwarte-hond - Acessado em 02/10/2015.
Questão:86. Quais são as faixas de TRÁFEGO que devem ser separadas totalmente para segregar diferentes tipos de pessoas, diferentes tipos de veículos e pedestres de veículos?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:87. Existe a necessidade de um espaço comum MULTIPROPÓSITO ou com TRÁFEGO MULTIDIRECIONAL com a intenção de PROMOVER ENCONTROS combinados ou eventuais?
Resposta:Na pedagogia Montessori, espaços MULTIPROPÓSITOS e a PROMOÇÃO DE ENCONTROS é característico de vários espaços de aprendizagem. 1. Salas de aulas articuladas para abrigar atividades variadas, realizadas em grupo ou individual. 2. Corredores de aprendizagem projetados para funcionarem, também, como ambientes de aprendizagem. 3. Espaços internos e externos conectados para proporcionar ao aluno a oportunidade de estudar e caminhar rodeado pela natureza. 4. Proporcionar espaços sociais convidativos que PROMOVA ENCONTROS. Para ver o gráfico dos espaços MULTIPROPÓSITO E MULTIDIRECIONAL, acesse o link abaixo.
Link:MULTIPROPÓSITO E MULTIDIRECIONAL
Referência1:AL, S.; SARI, R. M.; KAHYA, N. C. A Different Perspective on Education: Montessori and Montessori School Architecture. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 46, p. 1866–1871, jan. 2012. - Disponivel em http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042812015224 - Acessado em 20/02/2014
Referência2:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Referência3:SELDIN, T. A Sense of Timeless Beauty. Designing Facilities for Montessori Programs. Sarasota: The Montessori Foundation Press. 2001. 76p.
Questão:88. Quais são os conceitos de ORGANIZAÇÃO ESPACIAL e de RELAÇÕES FUNCIONAIS?
Resposta: A ORGANIZAÇÃO ESPACIAL das salas de aula devem ser ordenadas de maneira que deem origem a "corredores de aprendizagem" do lado de dentro da edificação. A sala de aula deve também ter acesso a áreas externas. Para ver o gráfico ORGANIZAÇÃO ESPACIAL, acesse o link abaixo.
Link:ORGANIZAÇÃO ESPACIAL
Referência1:AL, S.; SARI, R. M.; KAHYA, N. C. A Different Perspective on Education: Montessori and Montessori School Architecture. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 46, p. 1866–1871, jan. 2012. - Disponivel em http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042812015224 - Acessado em 20/02/2014
Questão:89. Como deve ser organizado o uso de redes ou parâmetros de comunicação para promover a TROCA DE INFORMAÇÃO (fluxo de informação)?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:90. Quais são as CARACTERÍSTICAS LOCAIS locais do local que deverão ser PRESERVADAS e/ou REFORÇADAS?
Resposta:Estudar as características naturais do terreno e identificar o que se pretende manter ou reforçar.
Questão:91. O que as análises de clima indicaram e o que deve ser feito para o CONTROLE do mesmo no Interior da edificação?
Resposta:Estudar as análises de clima realizadas e determinar as implicações para a edificação no controle do clima.
Questão:92. Quais são as implicações dos códigos pesquisados para forma? Com base nessa informação, quais devem ser as precauções que se deve tomar com relação a SEGURANÇA?
Resposta:Avaliar as a forma da edificação com base nos códigos pesquisados e identificar as precauções que se deve tomar com a segurança dos usuários.
Questão:93. Com base na análise do solo realizado, é necessário fundação especial e qual seu CUSTO?
Resposta:Estude a análise de solo realizada e verifique quais são as possibilidades de fundações e quais são os CUSTOS.
Questão:94. Quais são os modelos de DENSIDADE padrões que são possíveis de se estabelecer com base nos estudos de clima, os dados demográficos, condições locais e o valor do terreno?
Resposta:Analise os dados climáticos, demográficos, as condições locais e o valor do terreno para estabelecer um número máximo e mínimo de usuário para a edificação.
Questão:95. O que diz a política da VIZINHANÇA? Com base nela, descubra o conceito de segregação ou inter-relação.
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:96. Existe a necessidade NICHOS INDIVIDUAIS ou TERRITORIALIDADE de estudantes e professores?
Resposta:A escola Montessori ao desenvolver o autoaprendizado do aluno, valoriza o trabalho em grupo, mas também dá ao aluno a liberdade de escolher se quer trabalhar sozinho ou em grupo. Assim, no ambiente de aprendizagem Montessoriano é necessário o prever NICHOS INDIVIDUAIS.
Referência1:MONTESSORI, M. Pedagogia Científica. A descoberta da criança. Tradução de Aury Azelio Brunetti. São Paulo: FLAMBOYANT, 1965.
Questão:97. Como os usuários podem ter boa orientação e a mantenham o SENSO de DIREÇÃO através da edificação?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:98. Existe a necessidade do conceito de acessibilidade para promover o SENSO de ENTRADA e CHEGADA, bem como o ACESSO DIRETO às informações de ORIENTAÇÃO ao público?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:99. Qual é o caráter geral da FORMA ARQUITETÔNICA que se pretende projetar como IMAGEM da instituição escolar?
Resposta:Evite tudo que lembrar uma escola tradicional. A Imagem da escola Montessoriana deve remeter ao lar.
Referência1:SELDIN, T. A Sense of Timeless Beauty. Designing Facilities for Montessori Programs. Sarasota: The Montessori Foundation Press. 2001. 76p.
Questão:100. O que se deve considerar para providenciar o mais alto nível de qualidade após o balanço entre os fatores de CUSTO e BENEFÍCIO?.
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:101. Qual é a previsão realista de prováveis CUSTOS depois de avaliar os fatos pertinentes, considerando o controle de custos?
Resposta:Relacionar tudo o que deve ser considerado no levantamento de custos e fazer uma previsão realista.
Questão:102. Como deve ser alocado o DINHEIRO da OBRA para que seja organizada uma distribuição imparcial do espaço e dinheiro ?
Resposta:Organize o dinheiro disponível de maneira que ele seja distribuído de maneira igualitária em todas as fases do projeto e obra.
Questão:103. É possível combinar várias funções em um ESPAÇO VERSÁTIL e MULTIFUNCIONAL?
Resposta:A sala de aula deve possuir vários temas científicos integrados.
Referência1:RINKE, C. R.; GIMBEL, S. J.; HASKELL, S. Opportunities for Inquiry Science in Montessori Classrooms: Learning from a Culture of Interest, Communication, and Explanation. Research in Science Education, v. 43, n. 4, p. 1517–1533, ago. 2013. - Disponivel em http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11165-012-9319-9 - Acessado em 20/02/2015
Questão:104. Existe a necessidade do CONCEITO DE MERCHANDISING para promover atividades comerciais?
Resposta:Descobrir se há necessidade do conceito de merchandising ser utilizado para promover atividades comerciais.
Questão:105. Quais são as implicações de incorporar o conceito de CONSERVAÇÃO DE ENERGIA para o projeto e o custo?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:106. Existe a possibilidade de REDUZIR CUSTOS providenciando soluções efetivas?
Resposta:Pesquise e analise soluções projetuais que possam reduzir o custo da obra e futuras manutenções.
Questão:107. Existe maneiras de reutilizar os RECURSOS RENOVÁVEIS para atingir um ambiente sustentável?
Resposta:Verifique a possibilidade de reutilizar os recursos naturais consumidos pelos usuários do edifício. Ex.: água, lixo orgânico,etc
Questão:108. Caso seja edifício já existente (histórico), existe a possibilidade de ADAPTAR a construção as novas atividades e funções?
Resposta:Caso seja um edifício já existente, verifique a possibilidade de adaptá-lo a nova realidade da escola
Questão:109. Os espaços devem ser projetados de maneira mais específica para abrigar determinada função (ESTÁTICA) ou devem ser concebidos de forma mais ampla, flexível (DINÂMICA)?
Resposta:A pesquisa realizada sobre a pedagogia Montessori mostrou que os ambientes de aprendizagem devem ser projetados de maneira mais ampla e flexível, qualidade importante do espaço físico para dar suporte a autoeducação da criança.
Questão:110. Os ambientes de aprendizagem devem acomodar MUDANÇAS FUTURAS nas atividades (CONCEITO DE CONVERTIBILIDADE)?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:111. As metas estabelecidas pela Instituição escolar inclui CRESCIMENTO futuro (CONCEITO de EXPANSÃO)?
Resposta:As expectativas de crescimento futuro deve ser descrito nas metas a serem alcançadas pela Instituição escolar e previstas no projeto do edifício escolar. Consulte as metas no Projeto Político pedagógico da Instituição escolar
Questão:112. Qual a DATA REAL de entrega do edifício, cumprindo toda a programação estabelecida?.
Resposta:Analise os tempos dos procedimentos mais eficientes e os convencionais com relação a data de entrega esperada para estabelecer uma data de entrega factível.
Questão:113. Qual é a fase mais provável de implementar restrições de CUSTO e TEMPO do projeto?
Resposta:Analise todas as fases do projeto e identifique a que é mais compatível para realizar corte no tempo de execução e nos custos.
Questão:114. Quais são os MÉTODOS de MEDIÇÃO apropriados - net, usável, rentável e área inteira?
Resposta:Pesquisar o melhor método de medição.
Questão:115. Quais são as áreas destinadas cada ATIVIDADE e como se organizam: locação, tipo de espaço e tempo?
Resposta:Organização: 1. Conjunto pedagógico: área comum, salas de aula, laboratórios, ateliês, biblioteca. 2. Conjunto de vivência e assistência: pátio interno e externo, refeitório, quadra. 3. Conjunto administração e apoio pedagógico: administração e salas dos professores. 4. Conjunto de serviços: cozinha. Atividades: 1. Sala de aula: pesquisa, resolução de problemas, desenvolvimento de projeto. 2. Administração: atividades burocráticas. 3. Sala do professor: aperfeiçoamento profissional e reuniões. 4. Pátio interno: socialização. 5. Pátio externo: socialização, estudo em grupo ou individual. 6. Biblioteca: pesquisa, leitura, estudo e socialização. 7. Ateliê: atividade prática. 8. Laboratório: atividade prática. 9. Refeitório: Alimentar-se. 10. Cozinha: preparo dos alimentos. 11. Quadra: atividade física. Para ver o gráfico da LOCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, acesse o link abaixo.
Link:LOCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
Referência1:Escola Montessoriana Waalsdorp - Disponivel em http://www.archdaily.com.br/br/759921/escola-montessoriana-waalsdorp-de-zwarte-hond - Acessado em 02/10/2015.
Referência2:COMPASS MONTESSORI SCHOOL. - Disponivel em http://www.ewersarchitecture.com/commercial/school_1123.html - Acessado em 08/01/2015
Referência3:Escola Primária em Karlsruhe - Disponivel em http://www.archdaily.com.br/br/01-138519/escola-primaria-em-karlsruhe-slash-wulf-architekten - Acessado em 02/10/2015
Questão:116. Existe a necessidade de ESTACIONAMENTO e ÁREA EXTERNA?
Resposta:O contato dos alunos com a natureza é muito importante para a pedagogia Montessori. Assim, o espaço escolar necessita proporcionar à criança a possibilidade de interagir com a natureza. Por isso, as áreas externas de uma escola Montessori deve oferecer a oportunidade para o estudante estudar ou caminhar rodeado pela natureza, encorajando o amor e o respeito pela mesma.
Referência1:SELDIN, T. A Sense of Timeless Beauty. Designing Facilities for Montessori Programs. Sarasota: The Montessori Foundation Press. 2001. 76p.
Referência2:LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010.
Questão:117. Quais são as consequências para o CUSTO das alternativas funcionais (instalações, construção ou soluções locais)?
Resposta:Estude as alternativas funcionais e verifique o quanto cada uma delas interfere no custo da obra.
Questão:118. A obra pode provocar alguma consequência negativa para o DESENVOLVIMENTO LOCAL?
Resposta:Identifique se a obra pode ter algum custo do DESENVOLVIMENTO LOCAL.
Questão:119. Os fatores do AMBIENTE FÍSICO e PSICOLÓGICO, bem como as CONDIÇÕES LOCAIS podem influenciar a elaboração do ORÇAMENTO?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:120. Que o acordo foi feito com o cliente com relação a QUALIDADE da construção? Relate o acordo para cada atividade em relação a organização, localização, tipo de espaço e tempo.
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:121. Qual é o FATOR de EFICIÊNCIA usado para determinar a possibilidade de uso, a rentabilidade ou as necessidades de áreas brutas?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:122. Qual é o CUSTO estimado da obra?
Resposta:Analise o custo estimado, não deixando dúvidas quanto ao valor da obra.
Questão:123. Qual é o ponto de equilíbrio na relação entre as NECESSIDADES ESPACIAIS, o ORÇAMENTO e a QUALIDADE?
Resposta:Procure estabelecer um balanço entre REQUERIMENTOS de ESPAÇO, ORÇAMENTO E QUALIDADE.
Questão:124. Qual é o FLUXO de CAIXA durante o período da obra?.
Resposta:Estude e detalhe o FLUXO DE CAIXA.
Questão:125. Qual o ORÇAMENTO relacionado as instalações de energia da edificação?
Resposta:Apresente o ORÇAMENTO das instalações de energia separado.
Questão:126. Quais são os CUSTOS de operação?
Resposta:Expresse os CUSTOS da obra através de gráficos.
Questão:127. Quais são as informações relativas ao CICLO DE VIDA do edifício?
Resposta:Avalie as informações sobre o CICLO DE VIDA da edificação.
Questão:128. Qual é o nível de SUSTENTABILIDADE desejado para a edificação escolar? Use um sistema de classificação.
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:129. O "FATOR DE EVOLUÇÃO" da obra é factível?
Resposta:Avalie se o "FATOR DE EVOLUÇÃO" da obra é factível.
Questão:130. Qual é o CRONOGRAMA factível para entrega do projeto?
Resposta:Determine um cronograma factível para a entrega do projeto.
Questão:131. Qual é o CRONOGRAMA de CUSTOS da construção? Existe a alternativa para construção do edifício em uma única fase?
Resposta:Elabore um cronograma de custos da construção.
Questão:132. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO para satisfazer as NECESSIDADES pessoais e populares do cliente e usuário?
Resposta:Ao ter como objetivo a autoeducação do indivíduo é fundamental que lhe seja oferecido a liberdade de escolha. Assim, o espaço físico deve possibilitar a liberdade de ação e de movimento. Assim sendo, o projeto do edifício escolar deve ser adaptado as necessidades e possibilidades dos usuários.
Questão:133. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO para acomodar as principais ATIVIDADES pedagógicas do projeto?
Resposta:1. Um projeto subsidiado pela ergonomia resulta em um espaço de aprendizado apropriado à faixa etária da criança. 2. A liberdade de escolha traz a necessidade do ambiente de aprendizagem oferecer diferentes temas da ciência para que o aluno possa decidir qual disciplina deseja trabalhar. 3. A organização do interior da sala de aula - layout, cor, material didático - é importante para estimular no seu aprendizado.
Questão:134. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO criadas pelas RELAÇÕES entre as atividades?
Resposta:1. Na organização espacial do edifício escolar, as salas de aula devem ser distribuídas de acordo com a faixa etária da criança. 2. Os espaços internos (corredores de aprendizagem, interior da sala de aula) e externos devem se conectar.
Questão:135. Quais são as principais influências do LOCAL na concepção da FORMA do edifício?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:136. Como o CLIMA influencia na concepção da FORMA arquitetônica do edifício escolar?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:137. Qual o nível de QUALIDADE do projeto? Quais as implicações para a FORMA do edifício escolar?.
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:138. Como o ORÇAMENTO inicial pode influenciar na construção e na geometria do edifício?
Resposta:Estabeleça quais são as limitações que o ORÇAMENTO pode trazer para a forma arquitetônica.
Questão:139. O CUSTO de operação é crítico? Quais possíveis soluções?
Resposta:Defina quais são os pontos críticos das operações de CUSTO e estabeleça um direcionamento para os pontos críticos.
Questão:140. Existem diferenças entre o ORÇAMENTO inicial e o custo do CICLO DE VIDA da edificação? É possível reconciliá-las?
Resposta:Identifique e concilie as diferenças entre o ORÇAMENTO inicial e custo do CICLO DE VIDA da edificação.
Questão:141. O ENTORNO HISTÓRICO pode exercer influência na futura edificação escolar?
Resposta:Verifique se existe a possibilidade do ENTORNO HISTÓRICO exercer influência na futura edificação escolar. Relate as possíveis influências. Editar
Questão:142. Quais as principais ATIVIDADES que, provavelmente, serão ESTÁTICAS e quais serão mais DINÂMICAS e FLEXÍVEIS?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:143. Quais são as implicações das MUDANÇAS e CRESCIMENTO sobre o desempenho da instituição escolar durante um período longo?
Resposta:Relate as consequências vinculadas a mudanças e ao crescimento sobre o desempenho da instituição escolar durante um longo período.
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