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Questão:42. Qual é o NÚMERO de pessoas em cada etapa do processo de ensino e aprendizagem e o TEMPO de permanência de cada uma delas na escola?
Resposta:A legislação brasileira estabelece que o número máximo de estudantes em sala de aula do ensino fundamental deve ser 35 alunos. No que diz respeito a carga horária, as diretrizes curriculares Nacionais determina para o ensino fundamental regular uma carga horária mínima de 800 horas, distribuídas em 200 dias letivos (4 horas/dia). No entanto, é recomendada a ampliação para o ensino em tempo integral, com 7 horas diárias. Dentro do contexto da Pedagogia Reggio Emília, recomenda-se: 1. Entre 3 meses e 3 anos - 70 crianças e 1 adulto para 7 crianças. 2. Entre 3 e 6 meses - 70 crianças e 1 adulto para 13 crianças.
Referência1:SÁ, A. L. de. Um olhar sobre a abordagem educacional de Reggio Emilia. Revista Paidéia, v. 7, n. 08, 2010. - Disponivel em http://www.fumec.br/revistas/paideia/article/view/1281 - Acessado em 19/10/2015
Questão:46. Quais são as áreas cujo potencial de perda é maior para que seja determinado o grau de controles de SEGURANÇA necessários?
Resposta:Ver resposta comum a todas.
Questão:51. Qual o tipo e a intensidade das RELAÇÕES FUNCIONAIS?
Resposta:para ver as relações funcionais de uma escola Reggio Emília, acesse o link abaixo.
Link:RELAÇÕES FUNCIONAIS REGGIO EMÍLIA
Referência1:Nursery School in Berriozar - Disponivel em http://www.archdaily.com/321819/nursery-school-in-berriozar-javier-larraz-inigo-beguiristain-inaki-bergera/ - Acessado em 02/10/2015
Referência2:El Guadual Children Center - Disponivel em http://www.archdaily.com/534059/centro-de-desarrollo-infantil-el-guadual-daniel-joseph-feldman-mowerman-ivan-dario-quinones-sanchez/ - Acessado em 02/10/2015
Referência3:Tellus Nursery School - Disponivel em http://www.archdaily.com/98163/tellus-nursery-school-tham-videgard-arkitekter/ - Acessado em 02/10/2015
Questão:79. Os serviços oferecidos funcionam melhor CENTRALIZADOS ou DESCENTRALIZADOS?
Resposta:Os ambientes de aprendizagem são distribuídos ao redor da "praça central". Em torno desta, as salas de aula são distribuídas por faixa etária. Para ver o gráfico do Agrupamento de Serviços, acesse o link abaixo.
Link:GRÁFICO DO AGRUPAMENTO DE SERVIÇOS
Referência1:CEPPI, G.; ZINI, M. Children, spaces, relations: metaproject for an environment for young children. Italy: Reggio Children, 1998.
Questão:80. Quais são os tamanhos e tipos de GRUPOS de ESTUDANTES a serem abrigados, agora e no futuro? Relate também as características físicas, sociais e emocionais das pessoas.
Resposta:O número máximo de crianças é 70 para a faixa etária entre 3 meses e 3 anos, sendo um professor para cada 7 crianças. Para a faixa etária entre 3 anos a 6 anos, também recomenda-se 70 crianças com 1 professor a cada 13 crianças. A formação dos grupos, dentro da sala de aula, depende da orientação do professor. Para ver o gráfico da DISPOSIÇÃO DAS PESSOAS, acesse o link abaixo.
Link:GRÁFICO DA DISPOSIÇÃO DAS PESSOAS
Referência1:SÁ, A. L. de. Um olhar sobre a abordagem educacional de Reggio Emilia. Revista Paidéia, v. 7, n. 08, 2010. - Disponivel em http://www.fumec.br/revistas/paideia/article/view/1281 - Acessado em 19/10/2015
Questão:85. Como pode ser avaliado o fluxo relativo ao MOVIMENTO sequencial de pessoas, veículos, serviços, produtos e informação?
Resposta:Fluxo sequencial de pessoas ver tabela ao lado. O fluxo de carros é externo ao prédio.
Link:FLUXO DE PESSOAS
Referência1:El Guadual Children Center - Disponivel em http://www.archdaily.com/534059/centro-de-desarrollo-infantil-el-guadual-daniel-joseph-feldman-mowerman-ivan-dario-quinones-sanchez/ - Acessado em 02/10/2015
Referência2:Nursery School in Berriozar - Disponivel em http://www.archdaily.com/321819/nursery-school-in-berriozar-javier-larraz-inigo-beguiristain-inaki-bergera/ - Acessado em 02/10/2015
Referência3:Tellus Nursery School - Disponivel em http://www.archdaily.com/98163/tellus-nursery-school-tham-videgard-arkitekter/ - Acessado em 02/10/2015
Questão:88. Quais são os conceitos de ORGANIZAÇÃO ESPACIAL e de RELAÇÕES FUNCIONAIS?
Resposta:A praça central ORGANIZA ESPACIALMENTE a distribuição dos demais cômodos ao seu redor, exigindo que este ambiente também estabeleça RELAÇÕES FUNCIONAIS com os demais ambientes. Para ver o gráfico da ORGANIZAÇÃO ESPACIAL, acesse o link abaixo.
Link:ORGANIZAÇÃO ESPACIAL
Referência1:CEPPI, G.; ZINI, M. Children, spaces, relations: metaproject for an environment for young children. Italy: Reggio Children, 1998.
Questão:90. Quais são as CARACTERÍSTICAS LOCAIS locais do local que deverão ser PRESERVADAS e/ou REFORÇADAS?
Resposta:Estudar as características naturais do terreno e identificar o que se pretende manter ou reforçar.
Questão:99. Qual é o caráter geral da FORMA ARQUITETÔNICA que se pretende projetar como IMAGEM da instituição escolar?
Resposta:O espaço deve ter uma linguagem arquitetônica e uma atmosfera com identidade precisa e própria de maneira que a escola seja reconhecida pelos membros da comunidade local.
Referência1:CEPPI, G.; ZINI, M. Children, spaces, relations: metaproject for an environment for young children. Italy: Reggio Children, 1998.
Questão:109. Os espaços devem ser projetados de maneira mais específica para abrigar determinada função (ESTÁTICA) ou devem ser concebidos de forma mais ampla, flexível (DINÂMICA)?
Resposta:A pesquisa realizada sobre a pedagogia Reggio Emília mostrou a importância que o ambiente de aprendizagem tem para o processo de ensino e aprendizagem dessa pedagogia. Para que o ambiente de aprendizagem funcione como o terceiro professor, como idealiza a pedagogia Reggio Emília, é importante que ele seja concebido de maneira mais ampla e flexível.
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