> Busca por Tema > Teoria Pedagógica
Imprimir
Questão: | 1. Qual é a MISSÃO da escola que será construída? | |
Link: | MISSÃO? |
Resposta: | A pedagogia Reggio Emília tem como MISSÃO promover a formação do indivíduo como um todo, buscando o desenvolvimento de um ser humano sensível, observador, responsável, ativo, questionador e criativo. |
Referência1: | BARACHO, N. V. de P. A documentação na abordagem de Reggio Emilia para a Educação Infantil e suas contribuições para as práticas pedagógicas. 2012. 236f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26032012-161504/pt-br.php - Acessado em 23/03/2014 |
Questão: | 3. Quais são os objetivos de manter a IDENTIDADE do aluno em ambientes com grande número de estudantes? | |
Link: | IDENTIDADE? |
Resposta: | Na proposta pedagógica Reggio Emília as crianças são consideradas como um sujeito de direito que deve ser respeitada em sua IDENTIDADE e ritmo de desenvolvimento e crescimento. |
Referência1: | BARACHO, N. V. de P. A documentação na abordagem de Reggio Emilia para a Educação Infantil e suas contribuições para as práticas pedagógicas. 2012. 236f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26032012-161504/pt-br.php - Acessado em 23/03/2014 |
Referência2: | MACHADO, T. G. AMBIENTE ESCOLAR INFANTIL. 2008. 221f. Dissertação (Mestrado - área de concentração projeto espaço e cultura). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-25032010-141702/pt-br.php - Acessado em 21/05/2014 |
Questão: | 4. Quais são os objetivos de preservar a PRIVACIDADE do aluno e/ou de incentivar a INTEGRAÇÃO entre os estudantes? |
|
Link: | PRIVACIDADE? |
Resposta: | A INTEGRAÇÃO entre os estudantes na pedagogia Reggio Emília é de extrema importância. O motivo é que esta pedagogia considera a criança como protagonista ativa em seu aprendizado, que, por meio do diálogo e da interação com os que a rodeiam, buscam construir sua própria cultura, identidade, autonomia e competências. |
Referência1: | BARACHO, N. V. de P. A documentação na abordagem de Reggio Emilia para a Educação Infantil e suas contribuições para as práticas pedagógicas. 2012. 236f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26032012-161504/pt-br.php - Acessado em 23/03/2014 |
Referência2: | MACHADO, T. G. AMBIENTE ESCOLAR INFANTIL. 2008. 221f. Dissertação (Mestrado - área de concentração projeto espaço e cultura). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-25032010-141702/pt-br.php - Acessado em 21/05/2014 |
Questão: | 5. Qual é a HIERARQUIA de valores da escola? | |
Link: | HIERARQUIA DE VALORES? |
Resposta: | Como uma grande comunidade, professores, alunos, pais e administradores da escola trabalham igualmente, participando ativamente no cotidiano da escola e nas decisões importantes relacionadas ao processo pedagógico. Dentro desse contexto, a HIERARQUIA de valores da pedagogia Reggio se organiza como um sistema de relações e comunicação entre crianças, professores, pais e comunidade local. |
Referência1: | BARACHO, N. V. de P. A documentação na abordagem de Reggio Emilia para a Educação Infantil e suas contribuições para as práticas pedagógicas. 2012. 236f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26032012-161504/pt-br.php - Acessado em 23/03/2014 |
Questão: | 6. Quais são os objetivos das ATIVIDADES PRIORITÁRIAS e o nível de qualidade delas? | |
Link: | PRIORIDADES? |
Resposta: | Na pedagogia Reggio Emília a ATIVIDADE PRIORITÁRIA é vivenciar o conhecimento através da prática. Por isso, as escolas Reggio Emília são conhecidas como "escola laboratório" ou "oficinas do saber e do conhecimento", onde as crianças são encorajadas a explorar o ambiente e expressar-se através de todas as suas linguagens e modos de expressão, verbais ou não-verbais. |
Referência1: | MACHADO, T. G. AMBIENTE ESCOLAR INFANTIL. 2008. 221f. Dissertação (Mestrado - área de concentração projeto espaço e cultura). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-25032010-141702/pt-br.php - Acessado em 21/05/2014 |
Questão: | 8. Quais são os objetivos da CIRCULAÇÃO de alunos, professores e objetos no espaço físico? | |
Link: | CIRCULAÇÃO? |
Resposta: | A escola Reggio Emília exige um planejamento cuidadoso relacionado aos procedimentos, motivações e interesses da comunidade escolar. A intenção é incorporar maneiras de intensificar os relacionamentos entre os três protagonistas centrais - pais, alunos e professores - garantindo atenção total aos problemas da educação, assim como estímulo à participação e as pesquisas. Dentro desse contexto, a CIRCULAÇÃO deve dar suporte à promoção da interação social na vida da comunidade escolar. |
Referência1: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Questão: | 9. Qual é a recomendação com relação a SEPARAÇÃO de indivíduos, veículos e objetos? | |
Resposta: | SEPARAÇÃO entre indivíduos:
Na Reggio Emília as crianças são organizadas da seguinte maneira -
1. De 3 meses a 3 anos, divididas em quatro grupos: lactantes, pequenos, médios e grandes.
2. De 3 anos a 6 anos, divididas em três grupos: pequenos, médios e grandes.
Esse período do desenvolvimento da criança no Brasil compreende a Educação Infantil que abrange duas etapas: a creche que abrange desde os primeiros meses de vida até os três anos e onze meses e a Pré-Escola com duração de dois anos." |
Referência1: | SÁ, A. L. de. Um olhar sobre a abordagem educacional de Reggio Emilia. Revista Paidéia, v. 7, n. 08, 2010. - Disponivel em http://www.fumec.br/revistas/paideia/article/view/1281 - Acessado em 19/10/2015 |
Referência2: | BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes curriculares nacionais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. - Disponivel em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192 |
Questão: | 10. Quais são os objetivos de promover ENCONTROS planejados ou eventuais entre alunos e estes e os professores? | |
Resposta: | O ENCONTRO entre alunos e professor no ambiente de aprendizagem tem como objetivo trabalhar com a criança o maior número possível de formas de expressão: oral, simbólica, cognitiva, ética, metafísica, lógica, imaginativa, expressiva e relacional. |
Referência1: | BARACHO, N. V. de P. A documentação na abordagem de Reggio Emilia para a Educação Infantil e suas contribuições para as práticas pedagógicas. 2012. 236f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26032012-161504/pt-br.php - Acessado em 23/03/2014 |
Questão: | 12. Quais são as implicações de um objetivo para que resulte na EFICIÊNCIA FUNCIONAL do edifício escolar? | |
Link: | EFICIÊNCIA FUNCIONAL? |
Resposta: | A EFICIÊNCIA FUNCIONAL do espaço escolar Reggio Emília está na sua capacidade de organizar e promover relacionamentos agradáveis entre pessoas de diferentes idades, ser atraente, promover mudanças, escolhas e atividades, bem como ter potencial para iniciar toda espécie de aprendizagem social, afetiva e cognitiva. Ao mesmo tempo, ele deve refletir as ideias, valores, atitudes e a cultura das pessoas que o utilizam. O objetivo é contribuir para a sensação de bem estar e segurança da criança |
Referência1: | EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre. Artmed, 1999. 319p. |
Questão: | 13. Quais são os objetivos relacionados às RELAÇÕES PRIORITÁRIAS (pessoas, atividades e relações)? | |
Resposta: | RELAÇÕES PRIORITÁRIAS:
1. Professor e aluno tem o objetivo de estimular a aprendizagem através do diálogo, desenvolvendo a habilidade da criança de extrair significados das atividades pelas quais são envolvidas.
2. Atividades como exploração, experimentação e do diálogo tem como objetivo formar o indivíduo sensível, observador, responsável, ativo, questionador e criativo. |
Referência1: | MACHADO, T. G. AMBIENTE ESCOLAR INFANTIL. 2008. 221f. Dissertação (Mestrado - área de concentração projeto espaço e cultura). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-25032010-141702/pt-br.php - Acessado em 21/05/2014 |
Referência2: | BARACHO, N. V. de P. A documentação na abordagem de Reggio Emilia para a Educação Infantil e suas contribuições para as práticas pedagógicas. 2012. 236f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26032012-161504/pt-br.php - Acessado em 23/03/2014 |
Questão: | 22. Quais são os objetivos relacionados à promoção da INDIVIDUALIDADE do usuário no ambiente escolar? | |
Resposta: | A Pedagogia Reggio Emilia promove a INDIVIDUALIDADE do aluno através do ambiente de aprendizagem que deve apresentar a propriedade de permitir a constante modelagem e redesenho do mesmo. O objetivo é permitir que o estudante aprenda e se desenvolva por meio da experimentação e interação com o ambiente que o circunda. |
Referência1: | BARACHO, N. V. de P. A documentação na abordagem de Reggio Emilia para a Educação Infantil e suas contribuições para as práticas pedagógicas. 2012. 236f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26032012-161504/pt-br.php - Acessado em 23/03/2014 |
Referência2: | EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre. Artmed, 1999. 319p. |
Questão: | 24. Qual deve ser a IMAGEM da instituição escolar a ser projetada? | |
Resposta: | O edifício escolar deve ter uma linguagem arquitetônica e uma atmosfera com identidade precisa e própria. Isso não significa simular uma casa ou uma escola tradicional, mas proporcionar a instituição escolar Reggio Emília uma IMAGEM que permita o seu rápido reconhecimento. |
Referência1: | MACHADO, T. G. AMBIENTE ESCOLAR INFANTIL. 2008. 221f. Dissertação (Mestrado - área de concentração projeto espaço e cultura). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-25032010-141702/pt-br.php - Acessado em 21/05/2014 |
Referência2: | CEPPI, G.; ZINI, M. Children, spaces, relations: metaproject for an environment for young children. Italy: Reggio Children, 1998. |
Questão: | 33. Quais são os objetivos de se projetar um edifício escolar SUSTENTÁVEL? | |
Resposta: | É importante que o ambiente de aprendizagem ofereça a criança estimulação das variações sensoriais presentes na natureza. Uma escola SUSTENTÁVEL pode oferecer tal condição para o aprendizado da criança. |
Referência1: | BARACHO, N. V. de P. A documentação na abordagem de Reggio Emilia para a Educação Infantil e suas contribuições para as práticas pedagógicas. 2012. 236f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26032012-161504/pt-br.php - Acessado em 23/03/2014 |
Questão: | 35. Qual a opinião do cliente quanto a ser ESTÁTICA ou DINÂMICA tal qual uma instituição social ou funcional? | |
Resposta: | Com o propósito de formar indivíduos como um todo, sensível, atento, observador, responsável, ativo, questionador e criativo, a pedagogia Reggio Emília desenvolve com seus alunos o ensino baseado em projeto. Para abrigar tal atividade DINÂMICA seus espaços são flexíveis para proporcionar mudança de função. |
Referência1: | MACHADO, T. G. AMBIENTE ESCOLAR INFANTIL. 2008. 221f. Dissertação (Mestrado - área de concentração projeto espaço e cultura). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-25032010-141702/pt-br.php - Acessado em 21/05/2014 |
Questão: | 44. Quais são as características da COMUNIDADE escolar envolvida? | |
Resposta: | A participação COMUNITÁRIA é uma das características marcantes dessa pedagogia, tendo importância central na escola. Existe um forte laço entre escola, pais e COMUNIDADE local. Ao incentivar essa integração, forma-se uma rede de comunicação e colaboração recíproca que abrange todos os envolvidos na educação - criança, pais, professor e COMUNIDADE - promovendo o sentimento de apropriação de todos os envolvidos. |
Referência1: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Questão: | 45. Como pode ser entendida a ESTRUTURA ORGANIZACIONAL da instituição escolar? | |
Resposta: | A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL da pedagogia Reggio Emília tem três protagonistas centrais, as crianças, os professores e os pais. Consideradas como foco no processo de ensino e aprendizagem, as crianças são vistas como produtoras de conhecimento e protagonistas ativas em seu processo de construção do conhecimento. Dentro da sala de aula, o professor tem o papel de estimular a aprendizagem através do diálogo. Inserido em um processo de formação constante, os professores também são considerados aprendizes. Os pais participam no cotidiano da escola. |
Link: | Gráfico da Estrutura Organizacional |
Referência1: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Questão: | 49. Quais são os padrões de COMPORTAMENTO observados nos usuários? | |
Resposta: | Na pedagogia Reggio Emília o aluno deve ter um COMPORTAMENTO ativo em seu processo de aprendizagem. Dentro desse contexto, o professor deve facilitar o aprendizado da criança de acordo com os interesses dela. O processo de ensino e aprendizagem deve envolver provocações, debates, conflitos. Nessa pedagogia o conflito é valorizado como uma forma de atingir um alto nível de compreensão. |
Referência1: | HEWETT, V. M. Examining the Reggio Emilia Approach to Early Childhood Education. Early Childhood Education Journal, v. 29, n. 2, p. 95–100, 1 dez. 2001. - Disponivel em http://link.springer.com/article/10.1023/A:1012520828095 - Acessado em 20/09/2015 |
Questão: | 75. Quais são as ATIVIDADES EXISTENTES e as MUDANÇAS PROVÁVEIS?. | |
Resposta: | Esta pedagogia tem como predominante o ensino baseado em projeto, o que a vincula com várias possibilidades de práticas pedagógicas. Predominam ATIVIDADES pedagógicas que privilegiam a investigação, a comparação e a coparticipação dentro das diversas dimensões do ser humano (lúdica, estética, emocional, relacional e espiritual). Como é uma pedagogia em que os professores está em constante aperfeiçoamento e discussão MUDANÇAS nas atividades são muito prováveis. |
Referência1: | BARACHO, N. V. de P. A documentação na abordagem de Reggio Emilia para a Educação Infantil e suas contribuições para as práticas pedagógicas. 2012. 236f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26032012-161504/pt-br.php - Acessado em 23/03/2014 |
Questão: | 82. Qual é a PRIORIDADE dos conceitos que surgiram? Quais são os mais valorizados e os que afetam o tamanho, a qualidade e as posições relativas? | |
Resposta: | 1. Hierarquia - Consideradas como o centro no processo de ensino e aprendizagem
2. Atividades - As atividades são focadas na atividade prática que envolve o desenvolvimento de diferentes formas de expressão.
3. Segurança - A transparência dos espaços físicos, proporcionados pelo vidro e aberturas, possibilita a vigilância passiva das crianças pelos professores, funcionários e pelas próprias crianças.
4. Comportamento - As crianças são vistas como protagonistas ativas na construção de seu próprio conhecimento.
Para ver o gráfico das PRIORIDADES, acesse o link abaixo |
Link: | PRIORIDADES |
Referência1: | BARACHO, N. V. de P. A documentação na abordagem de Reggio Emilia para a Educação Infantil e suas contribuições para as práticas pedagógicas. 2012. 236f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26032012-161504/pt-br.php - Acessado em 23/03/2014 |
Referência2: | LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
Questão: | 132. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO para satisfazer as NECESSIDADES pessoais e populares do cliente e usuário? | |
Resposta: | Ao ter como princípio básico da educação a comunicação/o diálogo, é importante estimular a interação entre as pessoas. Assim, é importante que o espaço proporcione a interação entre as pessoas. Para tanto, são utilizados transparências (vidro) e aberturas (portas e janelas). Com a mesma finalidade, se dá preferência a edifícios térreos e evita-se o corredor. |
Imprimir