> Busca por Tema > Teoria Pedagógica


Questão:1. Qual é a MISSÃO da escola que será construída?
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/missao-da-escola/
Resposta:A abordagem pedagógica Tradicional tem como MISSÃO formar indivíduos que dominem o conteúdo cultural universal.
Referência1:PROTETTI, F. H. Afinal, existe algum aspecto positivo no modelo da Escola Tradicional? Revista Espaço Acadêmico, n. 106, p. 75–83, mar. 2010. - Disponivel em http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/8885 - Acessado em 08/08/2013
Referência2:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Questão:3. Quais são os objetivos de manter a IDENTIDADE do aluno em ambientes com grande número de estudantes?
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/senso-de-identidade-pg/
Resposta:A pedagogia Tradicional não prioriza a IDENTIDADE do aluno, uma vez que, todos os estudantes devem aprender a mesma coisa, no mesmo lugar, a partir do mesmo professor.
Referência1:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência2:LAWSON, B. The Language of Space. Oxford: Architectural Press, 2001.
Questão:4. Quais são os objetivos de preservar a PRIVACIDADE do aluno e/ou de incentivar a INTEGRAÇÃO entre os estudantes?
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/privacidade-pg/
Resposta:As classes são formadas por alunos de mesma idade. A organização destes na sala de aula, de costas uns para os outros dificulta a INTEGRAÇÃO entre os estudantes (arranjo sociofugal). O objetivo é manter a disciplina e evitar distrações.
Referência1:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Referência2:SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011
Referência3:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Referência4:GIFFORD, R. Environmental psychology: principles and practice. 2ed . Boston: Allyn & Bacon, 1997.
Questão:5. Qual é a HIERARQUIA de valores da escola?
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/conceito-de-hierarquia/
Resposta:A HIERARQUIA é uma característica da abordagem Tradicional, podendo ser observada na relação entre professor e aluno que é vertical. Dentro desse contexto: 1. O professor é visto como detentor do conhecimento, autoridade em sala de aula. 2. O aluno é considerado como uma "folha em branco" que tem que ser preenchida.
Referência1:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Referência2:SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011
Questão:6. Quais são os objetivos das ATIVIDADES PRIORITÁRIAS e o nível de qualidade delas?
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/prioridades-q6/
Resposta:A abordagem Tradicional tem como ATIVIDADE PRIORITÁRIA a exposição oral. Essa atividade explica, ao aluno, de modo sistematizado um assunto desconhecido. O objetivo é mobilizar a atividade interna do estudante de se concentrar e de pensar.
Referência1:LIBÂNEO, J. C. Os métodos de Ensino. In: LIBÂNEO, J. C. Didática. 9º. Ed. São Paulo: Cortez, 1994. p.149-173.
Questão:8. Quais são os objetivos da CIRCULAÇÃO de alunos, professores e objetos no espaço físico?
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/circulacao-q8/
Resposta:Para facilitar a supervisão dos alunos pelos adultos, a CIRCULAÇÃO dos usuários se dá através de corredores. Estes são originários da organização das salas de aula em alas (retilíneas).
Referência1:ZARANKIN, A. Paredes que domesticam: arqueologia da arquitetura escolar capitalista; o caso de Buenos Aires. Campinas, SP; São Paulo, SP: Centro de Historia da Arte e Arqueologia: FAPESP, 2002. 182 p
Referência2:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Questão:9. Qual é a recomendação com relação a SEPARAÇÃO de indivíduos, veículos e objetos?
Resposta:SEPARAÇÃO entre indivíduos: A abordagem tradicional - organiza as crianças de acordo com a idade, grau de conhecimento e aplicação nos estudos.
Referência1:ZARANKIN, A. Paredes que domesticam: arqueologia da arquitetura escolar capitalista; o caso de Buenos Aires. Campinas, SP; São Paulo, SP: Centro de Historia da Arte e Arqueologia: FAPESP, 2002. 182 p
Referência2:BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes curriculares nacionais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. - Disponivel em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192
Questão:10. Quais são os objetivos de promover ENCONTROS planejados ou eventuais entre alunos e estes e os professores?
Resposta:O ENCONTRO entre aluno e professor em sala de aula tem como objetivo transmitir o conhecimento aos estudantes, seguindo as etapas: 1. Receber o conhecimento, 2. Realizar exercícios de fixação para assimilar o conteúdo 3. Realizar provas ou exames para comprovar a aquisição do conhecimento. 4. Avançar na aquisição do conhecimento.
Referência1:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Referência2:SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011
Referência3:PROTETTI, F. H. Afinal, existe algum aspecto positivo no modelo da Escola Tradicional? Revista Espaço Acadêmico, n. 106, p. 75–83, mar. 2010. - Disponivel em http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/8885 - Acessado em 08/08/2013
Questão:12. Quais são as implicações de um objetivo para que resulte na EFICIÊNCIA FUNCIONAL do edifício escolar?
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/perguntas/eficiencia-funcional-q12/
Resposta:A EFICIÊNCIA FUNCIONAL do edifício escolar tradicional está na organização salas de aula dispostas linearmente, formando corredores retilíneos. O objetivo dessa configuração espacial é facilitar a vigilância das alunos pelos adultos e, consequentemente, manter a disciplina.
Referência1:PROTETTI, F. H. Afinal, existe algum aspecto positivo no modelo da Escola Tradicional? Revista Espaço Acadêmico, n. 106, p. 75–83, mar. 2010. - Disponivel em http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/8885 - Acessado em 08/08/2013
Referência2:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência3:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Questão:13. Quais são os objetivos relacionados às RELAÇÕES PRIORITÁRIAS (pessoas, atividades e relações)?
Resposta:RELAÇÕES PRIORITÁRIAS: 1. Aluno e professor, tem o objetivo de transmitir o conhecimento universal ao aluno. 2. Atividades de exposição oral, exercícios de fixação e leitura-cópia tem a função transmitir ao aluno, de modo sistematizado, um assunto desconhecido e fazer com que o conhecimento seja memorizado pelo estudante.
Referência1:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Referência2:SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011
Referência3:LIBÂNEO, J. C. Os métodos de Ensino. In: LIBÂNEO, J. C. Didática. 9º. Ed. São Paulo: Cortez, 1994. p.149-173.
Questão:22. Quais são os objetivos relacionados à promoção da INDIVIDUALIDADE do usuário no ambiente escolar?
Resposta:Para manter atenção do aluno, bem como a ordem e a disciplina, o ambiente de sala de aula é organizado para dificultar a interação entre os alunos (arranjo sociofugal) e promover a INDIVIDUALIDADE.
Referência1:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Referência2:SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009.
Questão:23. Quais são os objetivos da CIRCULAÇÃO de pessoas e veículos para que proporcione aos usuários boa orientação, senso de direção e fácil localização da entrada?
Resposta:Dentro do edifício escolar, geralmente, as salas de aula são organizadas linearmente dando origem a corredores retilíneos. Tal organização espacial proporciona aos usuários uma CIRCULAÇÃO que favorece a visibilidade, o controle e a supervisão dos alunos pelos adultos.
Referência1:NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009.
Referência2:FRAGO, A. V.; ESCOLANO, A.; VEIGA-NETO, A. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. 2ºEd. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
Questão:35. Qual a opinião do cliente quanto a ser ESTÁTICA ou DINÂMICA tal qual uma instituição social ou funcional?
Resposta:A abordagem Tradicional é uma concepção e prática educacional que persiste ao tempo. Caracterizada pela transmissão do conhecimento através da exposição oral, predominam atividades ESTÁTICAS em espaços fixos para atividades específicas.
Referência1:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Questão:44. Quais são as características da COMUNIDADE escolar envolvida?
Resposta:A COMUNIDADE escolar tradicional é hierárquica, onde o professor é a autoridade intelectual e moral para o aluno. As possibilidades de cooperação entre os pares são reduzidas, uma vez que grande parte das tarefas destinadas aos alunos exige participação individual de cada um deles.
Referência1:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Questão:45. Como pode ser entendida a ESTRUTURA ORGANIZACIONAL da instituição escolar?
Resposta:A escola é o local da apropriação do conhecimento que se dá através da transmissão oral. A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL é hierárquica com ênfase na intervenção do professor, autoridade, para que a transmissão do conhecimento se realize, efetivamente. O aluno, passivo, é considerado como um receptáculo de conhecimento escolhidos e elaborados por outros para que ele se aproprie.
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/estrutura-organizacional/estrutura-organizacional-tradicional/
Referência1:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Questão:49. Quais são os padrões de COMPORTAMENTO observados nos usuários?
Resposta:O processo de ensino e aprendizagem na abordagem Tradicional tem como principal característica um COMPORTAMENTO passivo do aluno que assiste a exposição oral do professor, faz exercícios de fixação, leituras e cópias, para, finalmente, realiza a avaliação para comprovar a aquisição do conhecimento.
Referência1:SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011
Referência2:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Questão:75. Quais são as ATIVIDADES EXISTENTES e as MUDANÇAS PROVÁVEIS?.
Resposta:A ATIVIDADE pedagógica predominante é a exposição oral, com exercícios de fixação e leitura-cópia. Por ser uma abordagem que persiste ao tempo, MUDANÇAS são pouco prováveis.
Referência1:SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011
Questão:81. Existe a necessidade de INTEGRAÇÃO OU PRIVACIDADE (audiovisual) entre as atividades pedagógicas? Em caso de privacidade, o grau de isolamento deve ser mínimo ou máximo?.
Resposta:A abordagem Tradicional conduz as atividades pedagógicas em salas de aulas organizadas sequencialmente em corredores. Dentro delas os alunos trabalham individualmente. A atividade de exposição oral, leitura e exercícios de memorização traz a necessidade tanto da SEPARAÇÃO das salas de aula e da PRIVACIDADE do trabalho individual. Para ver o gráfico INTEGRAÇÃO E/OU SEPARAÇÃO da atividade, acesse o link abaixo.
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/atividades-integracao-eou-separacao/atividades-tradicional-integracao-eou-separacao/
Referência1:MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Questão:82. Qual é a PRIORIDADE dos conceitos que surgiram? Quais são os mais valorizados e os que afetam o tamanho, a qualidade e as posições relativas?
Resposta:1. Hierarquia - Professor como autoridade. 2. Atividades - aulas expositivas. seguido de exercícios de fixação (individual) e avaliação (individual) 3. Segurança - vigilância constante. 4. Comportamento - disciplina rígida. Para ver o gráfico das PRIORIDADES, acesse o link abaixo
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/prioridades/prioridades-tradicional/
Referência1:ZARANKIN, A. Paredes que domesticam: arqueologia da arquitetura escolar capitalista; o caso de Buenos Aires. Campinas, SP; São Paulo, SP: Centro de Historia da Arte e Arqueologia: FAPESP, 2002. 182 p
Referência2:SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011
Questão:83. Como expressar os SÍMBOLOS DE AUTORIDADE a partir da relação conceito de hierarquia e seus objetivos?
Resposta:O papel da escola é difundir a instrução, transmitir os conhecimentos acumulados pela humanidade e sistematizados logicamente. Dentro desse contexto, o professor será o artífice dessa grande obra. Assim, a escola é organizada como uma agência centrada no professor, que deve transmitir o acervo cultural ao aluno. Para ver o gráfico de SÍMBOLO DE AUTORIDADE, acesse o link abaixo.
Link:https://www.arquiteturasepedagogias.com.br/simbolo-de-autoridade/simbolo-de-autoridade-tradicional/
Referência1:SAVIANI, D. As teorias da ducação e o problema da marginalidade na América Latina. Cadernos Pesquisa, n. 42, p. 8–12, Agosto 1982. - Disponivel em http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/609.pdf - Acessado em 02/08/2013
Questão:132. Quais são as necessidades únicas de DESEMPENHO para satisfazer as NECESSIDADES pessoais e populares do cliente e usuário?
Resposta:1. Ao ter como objetivo a transmissão do conhecimento é importante que se mantenha a disciplina entre os alunos. Assim, o ambiente de aprendizagem deve ser austero para que o aluno não se distraia. 2. Para que a disciplina seja mantida, é necessário constante vigilância. Assim, as salas de aula são organizadas (do lado de dentro e de fora) de maneira que favoreça a vigilância dos alunos pelos adultos. 3. A hierarquia é representada dentro da sala de aula pela organização que tem como foco o professor.