Programando a Arquitetura Escolar

LOGO3

A pesquisa realizada na área do conhecimento da Pedagogia identificou grande variedade de PROPOSTAS ou ABORDAGENS do PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, bem como PEDAGOGIAS que foram utilizadas nas escolas brasileiras com o propósito comum de preparar os indivíduos para  o exercício da cidadania e qualificá-los para o mercado de trabalho. No entanto, algumas TEORIAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM e determinadas PEDAGOGIAS destacaram-se no cenário da educação brasileira, fazendo-se presente até os dias de hoje nas escolas brasileiras.

Com base na literatura pesquisada foram selecionadas três abordagens do Processo de Ensino e Aprendizagem e duas pedagogias que foram consideradas as mais conhecidas no Brasil para fazer parte do Banco de Dados. A Comunidade de Aprendizagem foi selecionada por ser chamada por pesquisadores de “Escola do Futuro” e a Pedagogia Reggio Emília foi selecionada devido a importância que dá aos seus ambientes de aprendizagem, denominando-os de “Terceiro Professor”.

Dessa forma, o BANCO DE DADOS abriga informações sobre:

Abordagem Tradicional
profcor
Abordagem Comportamentalista compcor
Abordagem Cognitivistacogcor
Comunidade de Aprendizagemcomunidadecor
Pedagogia Montessorimontessoricor
Pedagogia Waldorf

waldorfcor

Pedagogia Reggio Emília.Remiliacor