Banco de Dados

O BANCO DE DADOS foi construído para dar apoio ao trabalho do projetista durante o Processo de Projeto do Edifício Escolar, em especial, na elaboração do Programa Arquitetônico. Esta primeira fase do Processo de Projeto é considerada por muitos pesquisadores como a mais importante, pois é o momento em que o arquiteto organiza informações que irão nortear as decisões durante a concepção de um novo edifício.

Organizado com base na estrutura conceitual “Problem Seeking”, o BANCO DE DADOS consiste em perguntas e respostas que abrangem os temas que compõem a estrutura conceitual “Problem Seeking”. São eles: prioridades; hierarquia das relações e espaços; caráter ou imagem da instituição; interação entre as pessoas – conceitos de densidade humana, privacidade, território e personalização -; agrupamento de serviços, atividades e pessoas; relação entre layout x eficiência x qualidade; relações funcionais entre espaços; redes de comunicação; relações com a vizinhança; circulação de pessoas e objetos; orientação (wayfinding) e acessibilidade; flexibilidade do espaço – expansão, conversão e versatilidade -; espaços dinâmicos ou estáticos – crescimento, mudanças, permanência-; segurança física e do patrimônio; conservação de energia e controle do ambiente – sustentabilidade.  

No BANCO DE DADOS foram organizadas informações relacionadas ao ensino fundamental das abordagens Tradicional, Comportamentalista, Cognitivista; das pedagogias Montessori e Waldorf e da Comunidade de Aprendizagem. Para pedagogia Reggio Emília foram estruturadas dados relativos ao ensino infantil. Essa metodologia de ensino foi inserida no banco de dados devido a importância que dá ao seu ambiente de aprendizagem,  denominando-o de “Terceiro Professor”.

O site Arquiteturas & Pedagogias, que dá acesso ao BANCO DE DADOS, foi organizado da seguinte maneira:

O MENU Perguntas & Respostas dá acesso ao BANCO DE DADOS com informações sobre o Ambientes de Aprendizagem, Teorias Pedagógicas e Psicologia Ambiental relacionadas as propostas pedagógicas:

  1. As abordagens Tradicional, Comportamentalista, Cognitivista;
  2. As pedagogias Montessori, Waldorf e Reggio Emília;
  3. Comunidade de Aprendizagem;

As Perguntas & Respostas “Comum a Todas foi acrescentado para abrigar informações relacionadas ao espaço escolar independente da proposta pedagógica da escola, ou seja, as orientações que são comuns a todas as Abordagens/Pedagogias.

O gráfico abaixo, mostra a organização do BANCO DE DADOS.

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As informações de cada teoria pedagógica podem ser acessadas de três maneiras:

  1. Perguntas & Respostas
  2. Temas específicos: Ambientes de aprendizagem, Teoria Pedagógica, Psicologia Ambiental e outros (circulação, segurança, etc.).
  3. Referências da literatura utilizadas para organizar o BANCO DE DADOS. Nessa opção, a referência dá acesso ao texto utilizado na íntegra ou aonde encontrá-lo. Assim, o usuário pode consultar o texto do qual foi extraída a informação, caso seja de seu interesse.

Os MENUS Processos de Ensino e Aprendizagem, Arquitetura Escolar, Conceitos da Psicologia Ambiental dão acesso a coletânea de fichas referentes aos três grandes temas relatados na categoria Comum a Todas. As fichas, elaboradas durante a seleção das informações, foram disponibilizadas em forma de coletânea para dar ao usuário uma segunda opção de acesso as informações. Segue abaixo um exemplo de ficha:

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O MENU Projetos de Referência dá acesso a desenhos de edifícios escolares projetados em concordância com a Teoria Pedagógica da instituição escolar. Segue abaixo um exemplo da organização da ficha desse MENU:

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O MENU Busca de Referências dá acesso a referência de todos os livros, periódicos, sites, dissertações, teses, etc. utilizados para alimentar o BANCO DE DADOS. Todo material que se encontra disponível na internet possui um link que dá acesso ao texto.