Busca de Referências
Imprimir
ADAMS, D. Organic Functionalism: Important Principle of the Visual Arts in Waldorf School Crafts and Architecture. The Research Institute for Waldorf Education. Research Bulletin, v. X, n. 1, p. 23–38, jan. 2005. - Disponivel em http://www.waldorfresearchinstitute.org/pdf/BACraftsArchtRev.pdf - Acessado em 23/03/2009 |
ADNAN, F.; YUNUS, R. M. The Influence of Curvilinear Architectural Forms on Environment-Behaviour. Procedia - Social and Behavioral Sciences, Proceedings of the 1st National Conference on Environment-Behaviour Studies, 1nCEBS, FAPS, UiTM, Shah Alam, Malay - Disponivel em http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S187704281203128X - Acessado em 20/05/2013 |
AKINSANMI, B. The Optimal Learning Environment: Learning Theories. DESIGN SHARE. Designing for the Future of Learning, p.1–4, out. 2008. - Disponivel em http://www.designshare.com/index.php/articles/the-optimal-learning-environment-learning-theories - Acessado em 25/03/2013 |
AL, S.; SARI, R. M.; KAHYA, N. C. A Different Perspective on Education: Montessori and Montessori School Architecture. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 46, p. 1866–1871, jan. 2012. - Disponivel em http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042812015224 - Acessado em 20/02/2014 |
ALEXANDER, C.; ISHIKAWA, S.; SILVERSTEIN, M. A Pattern Language: Towns, Buildings, Construction. New York. Oxford University Press. USA, 1977. |
ALVARES, S. L. Traduzindo em formas a pedagogia Waldorf. 2010. 139f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) — Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. - Disponivel em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000782262 - Acessado em 20/01/2011 |
ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de Ensinagem. In: ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5ºed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2006. p. 66-100. |
ANDRADE, R.; GUERRA, M. E. Múltiplas percepções para ensino. Projeto, p. 41-43, mar. 1994. |
BARACHO, N. V. de P. A documentação na abordagem de Reggio Emilia para a Educação Infantil e suas contribuições para as práticas pedagógicas. 2012. 236f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26032012-161504/pt-br.php - Acessado em 23/03/2014 |
BARRETT, P.; ZHANG, Y. Optimal Learning Spaces. Design Implications for Primary Schools. Salford, England: University of Salford, 2009. - Disponivel em http://usir.salford.ac.uk/18471/1/SCRI_Report_2_school_design.pdf - Acessado em 15/03/2013 |
BERGSAGEL, V. Architecture for achievement: building patterns for small school learning. Mercer Island, Wash.: Eagle Chatter Press, 2007. |
BERNARDI, N, KOWALTOWSKI, D.C.C.K. Environmental Comfort in School Buildings: A Case Study of Awareness and Participation of Users. Environment and Behavior, v. 38, n. 2, p. 155–172, 1 mar. 2006. - Disponivel em http://eab.sagepub.com/content/38/2/155.abstract - Acessado em 01/10/2015 |
BERTRAM, K. The cultural architecture of schools: a study of the relationship between school design, the learning environment and learning communities in new schools. 2012. 304f. Thesis (Doctor of Education). University of Wollongong. - Disponivel em http://ro.uow.edu.au/theses/3705/ - Acessado em 12/02/2015 |
BEYNON, J. Physical facilities for education: what planners need to know. Paris: Unesco, International Institute for Educational Planning, 1997. - Disponivel em http://unesdoc.unesco.org/images/0011/001184/118467e.pdf - Acessado em 11/08/2014 |
BJØRNHOLT, M. Room for Thinking—The Spatial Dimension of Waldorf Education. Research on Steiner Education, v. 5, n. 1, p. 115–130, jul. 2014. - Disponivel em http://www.rosejourn.com/index.php/rose/article/view/190 - Acessado em 09/11/2014 |
BLUNDELL, J. The Steiner system of education offers many lessons to society in general. Peter Hübner crystallizes. The Architectural Review, v. CCXV, n. 1284, p. 44–51, fev. 2004. |
BRASIL, Ministério. da Educação. O Plano Municipal de Educação Caderno de Orientações. [s.l]2014. - Disponivel em http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_pme_caderno_de_orientacoes.pdf - Acessado em 26/02/2014 |
BRASIL, Secretaria de Ensino. Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997d - Disponivel em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf - Acessado em 10/10/2014 |
BRASIL. 9394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. - Disponivel em http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L9394.htm - Acessado em 10/09/2014 |
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes curriculares nacionais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. - Disponivel em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192 |
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais da educação básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes curriculares nacionais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. - Disponivel em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192 - Acessado em 19/11/2014 |
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais. História e Geografia. Brasília Secretaria de Educação Fundamental, 1997e. - Disponivel em http://portal.mec.gov.br/busca-geral/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12657-parametros-curriculares-nacionais-5o-a-8o-series - Acessado em 10/10/2014 |
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais. Língua Portuguesa. Brasília Secretaria de Educação Fundamental, 1997c. - Disponivel em http://portal.mec.gov.br/busca-geral/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12640-parametros-curriculares-nacionais-1o-a-4o-series - Acessado em 10/10/2014 |
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais. Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Geografia. Brasília Secretaria de Educação Fundamental, 1998e. - Disponivel em http://portal.mec.gov.br/busca-geral/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12657-parametros-curriculares-nacionais-5o-a-8o-series - Acessado em 10/10/2014 |
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais. Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: História. Brasília Secretaria de Educação Fundamental, 1998d. - Disponivel em http://portal.mec.gov.br/busca-geral/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12657-parametros-curriculares-nacionais-5o-a-8o-series - Acessado em 10/10/2014 |
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997d. - Disponivel em http://portal.mec.gov.br/busca-geral/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12640-parametros-curriculares-nacionais-1o-a-4o-series - Acessado em 10/10/2014 |
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997a. - Disponivel em http://portal.mec.gov.br/busca-geral/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12640-parametros-curriculares-nacionais-1o-a-4o-series - Acessado em 10/10/2014 |
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Ciências Naturais. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998c. - Disponivel em http://portal.mec.gov.br/busca-geral/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12657-parametros-curriculares-nacionais-5o-a-8o-series - Acessado em 10/10/2014 |
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998b. - Disponivel em http://portal.mec.gov.br/busca-geral/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12657-parametros-curriculares-nacionais-5o-a-8o-series - Acessado em 10/10/2014 |
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: matemática. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998a. - Disponivel em http://portal.mec.gov.br/busca-geral/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12657-parametros-curriculares-nacionais-5o-a-8o-series - Acessado em 10/10/2014 |
BRASIL. PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 504, de 2011. Estabelece o número máximo de alunos por turma na pré-escola e no ensino fundamental. - Disponivel em http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/101713 - Acessado em 26/05/2014 |
BRKOVIC, M. Sustainable schools as the “third teacher”: Creating a design framework for sustainable schools in Serbia, learning from practices in England,Germany, and Spain. Thesis (doctor of Philosophy)—Sheffield. University of Sheffield, set. 2013. - Disponivel em http://etheses.whiterose.ac.uk/4513/ - Acessado em 23/10/2014 |
CABE - COMMISSION FOR ARCHITECTURE AND THE BUILD ENVIRONMENT. Being involved in school design. London, 2004. - Disponivel em http://webarchive.nationalarchives.gov.uk/20110118095356/http:/www.cabe.org.uk/files/being-involved-in-school-design.pdf - Acessado em 05/03/2015 |
CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1999. |
CARVALHO, G. O. M. DE; JÁCOME, M. DE F. T. Duas Diferentes Concepções Arquitetônicas para Escola: Uma no Brasil, Outra na Holanda. In: SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO E PESQUISA EM PROJETO DE ARQUITETURA - Projetar, IV. 2013. Salvador. Anais... Salvador: - Disponivel em http://projedata.grupoprojetar.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1785 |
CARVALHO, T. C. P. DE. Arquitetura escolar inclusiva: construindo espaço para educação infantil. 2008. 344f. Tese (Doutorado). Escola de Engenharia de São Carlos. USP. São Carlos. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18141/tde-06022009-150902/pt-br.php |
CASTAÑON, G. A. Construtivismo, Inatismo e Realismo: compatíveis e complementares. Ciências & Cognição, [S.l.], v. 10, Mar. 2007 - Disponivel em http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/629 - Acessado em 10/03/2014 |
CEPPI, G.; ZINI, M. Children, spaces, relations: metaproject for an environment for young children. Italy: Reggio Children, 1998. |
CHING, F.D.F. Arquitetura: forma, espaço e ordem. Tradução: Alexandre Salvaterra. 3ºEd., Porto Alegre: Bookman, 2013. 438p. |
CLEVELAND, B. W. Engaging spaces: Innovative learning environments, pedagogies and student engagement in the middle years of school. 2011. 275f. Thesis (Doctor of philosophy). University of Melbourne, Melbourne. - Disponivel em https://minerva-access.unimelb.edu.au/handle/11343/36515 - Acessado em 23/08/2013 |
COMPASS MONTESSORI SCHOOL. - Disponivel em http://www.ewersarchitecture.com/commercial/school_1123.html - Acessado em 08/01/2015 |
DE JESUS, R. Design Guidelines for Montessori Schools. Milwaukee Center for Architecture and Urban Planning Research, University of Wisconsin-Milwaukee. 1987. - Disponivel em http://dc.uwm.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1000&context=caupr_mono - Acessado em 28/04/2015 |
DEAN, E.; DEMMERS, L. Universal Access in Libraries. Califórnia: Institute of Museum and Library Services, 2004. - Disponivel em http://www.compassionatelibrarian.net/uploads/1/2/8/0/12807133/universalaccesslibraries.pdf - Acessado em 13/12/2015 |
DEPARTMANT OF EDUCATION AND EARLY CHILDHOOD DEVELOPMENT. Pedagogy and Space Transforming Learning through InnovationPedagogy. Melbourne: Leading Practice and Design Innovation & Next Practice Division Department of Education and Early Childhood Developmen - Disponivel em http://www.flemingtonps.vic.edu.au/uploaded_files/media/pedagogy_and_flexible_learning_environments.pdf - Acessado em 10/02/2013 |
Department of Education and Early Childhood Development. Victoria School Design. Melbourne. 2008. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/principals/infrastructure/vsdintro.pdf - Acessado em 20/08/2013 |
DISCHINGER, M.; ELY, V. H. M. B.; BORGES, M. M. F. da C..Manual de acessibilidade espacial para escolas: o direito à escola acessível. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2009. - Disponivel em http://www.assistiva.org.br/infoteca/manual-de-acessibilidade-espacial-para-escolas - Acessado em 01/11/2015 |
DOVEY, K.; FISHER, K. Designing for adaptation: the school as socio-spatial assemblage. The Journal of Architecture, v. 19, n. 1, p. 43–63, 2 jan. 2014. - Disponivel em http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13602365.2014.882376 - Acessado em 23/04/2015 |
EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre. Artmed, 1999. 319p. |
El Guadual Children Center - Disponivel em http://www.archdaily.com/534059/centro-de-desarrollo-infantil-el-guadual-daniel-joseph-feldman-mowerman-ivan-dario-quinones-sanchez/ - Acessado em 02/10/2015 |
ELALI, G. A. Do Intramuros ao Extramuros: comentários sobre a Apropriação dos Espaços livre da Escola e pela Escola. In: O lugar do pátio escolar no sistema de espaços livres: uso, forma e apropriação. Rio de Janeiro: UFRJ/FAU/PROARQ. 2011. 203p. |
Escola Montessoriana Waalsdorp - Disponivel em http://www.archdaily.com.br/br/759921/escola-montessoriana-waalsdorp-de-zwarte-hond - Acessado em 02/10/2015. |
Escola Primária em Karlsruhe - Disponivel em http://www.archdaily.com.br/br/01-138519/escola-primaria-em-karlsruhe-slash-wulf-architekten - Acessado em 02/10/2015 |
FALOUT, J. Circular seating arrangements: Approaching the social crux in language classrooms. Studies in Second Language Learning and Teaching, v. 2, p. 275–300, 2014. - Disponivel em http://www.ssllt.amu.edu.pl/index.php?option=com_content&view=article&id=32:vol-4-no-1-march-2014&catid=4:volumes&Itemid=3 - Acessado em 04/03/2015 |
FEDRIZZI, B. Subsídios para projetos de pátios escolares públicos em Porto Alegre. ARQTEXTO, Porto Alegre. Nº8. p. 96–101, 2006. - Disponivel em http://www.ufrgs.br/propar/publicacoes/ARQtextos/PDFs_revista_8/8_Beatriz%20Fedrizzi.pdf - Acessado em 23/02/2015 |
FELIPPE, M. L. Contribuições do Ambiente Físico e Psicossocial da Escola para o cuidado com a Edificação. 2010. 242f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)— Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. - Disponivel em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/93842 - Acessado em 26/09/2013 |
FIGUEIREDO, F. G. DE; SILVA, V. G. DA. Processo de Projeto Integrado e desempenho ambiental de edificações: os casos do SAP Labs Brazil e do Cenpes II Petrobras. Ambiente Construído, v. 12, n. 2, p. 97–119, 28 maio 2012. - Disponivel em http://www.seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/12879/18758 - Acessado em 16/03/2016 |
FILIPPINI, T. O papel do Pedagogo. In: As Cem Linguagens da Criança. A Abordagem de Reggio Emilia na Educação da Primeira Infância. Porto Alegre: Artmed, 1999. p. 319. |
FIRLIK, R. Promoting development through constructing appropriate environments: Preschools in Reggio Emilia, Italy. Day Care and Early Education, v. 22, n. 1, p. 12–20, 1 set. 1994. - Disponivel em http://link.springer.com/article/10.1007%2FBF02361422 - Acessado em 22/04/2014 |
FISHER, K. Linking Pedagogy and space. Melbourne, Victoria, Austrália: Department of Education and Training, 2005. - Disponivel em http://www.education.vic.gov.au/Documents/school/teachers/teachingresources/interdisciplinary/ict/pedagspace.pdf - Acessado em 30/04/2011 |
FISHER, K. Building Better Outcomes: The Impact of School Infrastructure on Student Outcomes and Behaviour. Schooling Issues Digest. jan. 2001. - Disponivel em http://eric.ed.gov/?id=ED455672 - Acessado em 01/05/2014 |
FORD, A. B. Designing the Sustainable School. Australia: Images Publishing. 2007. 255p. |
FRAGO, A. V.; ESCOLANO, A.; VEIGA-NETO, A. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. 2ºEd. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. |
GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas. São Paulo: Editora Atica, 1993. |
GEE, L. Human-Centered Design Guidelines. In: OBLINGER, D.G. Leaning Spaces. [s.l.] Educause, 2006. p. 10.1-10.3. - Disponivel em http://www.educause.edu/research-and-publications/books/learning-spaces - Acessado em 06/10/2015 |
GIFFORD, R. Environmental psychology: principles and practice. 2ed . Boston: Allyn & Bacon, 1997. |
Gjerdrum Secondary School - Disponivel em http://www.archdaily.com/37416/gjerdrum-secondary-school-kristin-jarmund-architects/ - Acessado em 20/10/2015 |
GORMAN, N. LACKNEY, J. A.; ROLLINGS, K.; HUANG, T.T. Designer schools: the role of school space and architecture in obesity prevention. Obesity (Silver Spring, Md.), v. 15, n. 11, p. 2521–2530, nov. 2007. - Disponivel em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18070739 - Acessado em 06/06/2015 |
GÜNTHER, H. Mobilidade e affordance como cerne dos Estudos Pessoa-Ambiente. Estudos de Psicologia, v. 8, n. 2, p. 273–280, 2003. - Disponivel em http://www.scielo.br/pdf/epsic/v8n2/19043.pdf - Acessado em 03/06/2014 |
HAUCK, H. Handwork and handcrafts from indications by Rudolf Steiner. London: Steiner Press, 2008. - Disponivel em http://www.waldorfresearchinstitute.org/pdf/Handwork-8-26.pdf - Acessado em 13/04/2008 |
HELVACIOG˘LU, E.; OLGUNTÜRK, N. Colour contribution to children’s wayfinding in school environments. Optics & Laser Technology, Colour and Design II: Colour in plants and animals - Inspiration for Design. V. 43, n. 2, p. 410–419, mar. 2011. - Disponivel em http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0030399209001273 - Acessado em 03/01/2016 |
HERTZBERGER, H. Lições de Arquitetura. 3º Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015. |
HEWETT, V. M. Examining the Reggio Emilia Approach to Early Childhood Education. Early Childhood Education Journal, v. 29, n. 2, p. 95–100, 1 dez. 2001. - Disponivel em http://link.springer.com/article/10.1023/A:1012520828095 - Acessado em 20/09/2015 |
HICKMAN, R. Art Rooms and Art Teaching. Art Education, v. 54, n. 1, p. 6–11, 1 jan. 2001. - Disponivel em http://aorakiehsas.wikispaces.com/file/view/art+rooms+and+art+teaching.pdf - Acessado em 19/10/2015 |
HOFSTATTER, C. R. Espaço escolar como “forma silenciosa de ensino” Análise do centro educacional Menino Jesus Em Florianópolis (1973-2006). 2012. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação). FAED. Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis. - Disponivel em http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/151/carla_regina_hofstatter.pdf - Acessado em 21/03/2014 |
HUANG, T. T.-K.; SORENSEN, D.; DAVIS, S.; FRERICHS, L.; BRITTIN, J.; CELENTANO, J. CALLAHANK.; TROWBRIDGE, M. J. Healthy Eating Design Guidelines for School Architecture. Preventing Chronic Disease, v. 10, p. E27, 2013. - Disponivel em http://www.cdc.gov/pcd/issues/2013/12_0084.htm - Acessado em 12/02/2015 |
KASPER, A. D. A.; PEREIRA, V. L. D. DO V.; LOCH, M. D. V. P. Acessibilidade espacial escolar em pátios para alunos com restrições visuais: a construção de um instrumento de avaliação. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da - Disponivel em http://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/43621 Acesso em: 16/12/2015 |
KAYA, N.; BURGESS, B. Territoriality: Seat Preferences in Different Types of Classroom Arrangements. Environment and Behavior, v. 39, n. 6, p. 859–876, 10 jul. 2007. - Disponivel em http://eab.sagepub.com/content/39/6/859.abstract - Acessado em 14/08/2015 |
KLATTE, M.; HELLBRÜCK, J; SEIDEL, J.; LEISTNER, P. Effects of Classroom Acoustics on Performance and Well-Being in Elementary School Children: A Field Study. Environment and Behavior, v. 42, n. 5, p. 659–692, 1 set. 2010. - Disponivel em http://eab.sagepub.com/content/42/5/659.short - Acessado em 29/01/2014 |
KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. |
KOWALTOWSKI, D. C. C. K. High School Building Design in Relation ti New and Changing Teaching Methods and Their Goals. 1970. 139p. Thesis (Master of Architecture).University of California. Berkeley. |
KOWALTOWSKI, D. C.C.K.; MOREIRA, D.C.M.; DELIBERADOR, M.S.D.; PEREIRA, P. R. P. PROGRAMMING FOR BEHAVIOR IN EDUCATIONAL ENVIRONMENT. IN: Bridging the Boundaries, Edgerton, E.; Romice, O. & Thwaites, K. Editors Advances in People-Environment Studies. v5. - Disponivel em http://www.dkowaltowski.net/wp-content/uploads/2014/07/IAPS-2012-programming.pdf - Acessado em 25/01/2015 |
KOWALTOWSKI, D.C.C.K. Humanization in Architecture: analysis of Themes through High School Building Problems. 1980. 152p. Theses (Doctor of Philosophy). Berkeley. University of California. California - Disponivel em http://www.dkowaltowski.net/676.pdf - Acessado em 02/10/2012 |
KUHNEN, A.; FELIPPE, M.L.; LUFT C. D. B.; FARIA, J.G. A importância da organização dos ambientes para a saúde humana. Psicologia & Sociedade, v. 23, n. 3, p. 538–547, 2010. - Disponivel em http://www.scielo.br/pdf/psoc/v22n3/v22n3a14.pdf - Acessado em 11/11/2013 |
KUMAR, R.; O’MALLEY, P. M.; JOHNSTON, L. D. Association Between Physical Environment of Secondary Schools and Student Problem Behavior: A National Study, 2000-2003. Environment and Behavior, v. 40, n. 4, p. 455–486, 17 jan. 2008. - Disponivel em http://eab.sagepub.com/content/40/4/455.abstract - Acessado em 15/10/2015 |
LACKNEY. Thirty Three Educational Design Principles for Schools & Community. National Cleanringhouse for Educational Facilities, 2000. - Disponivel em http://eric.ed.gov/?id=ED450544 - Acessado em 25/05/2014 |
LALOUEYAN, M.; SOBOUTI, H. Seating Arrangement Impact on the Students’Learning in Educational Spaces. International Journal of Basic Sciences & Applied Research, v. 3, p. 170–179, 2014. - Disponivel em http://isicenter.org/fulltext2/paper-28022015094826.pdf - Acessado em 24/06/2015 |
LANCILLOTTI, S. S. P. Pedagogia Montessoriana: ensaio de individualização do ensino. Histedbr, p. 164–173, maio 2010. - Disponivel em http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/37e/art11_37e.pdf - Acessado em 27/06/2013 |
LANZ, R. Noções Básicas de Antroposofia. 6. Ed. São Paulo: Antroposófica, 1998. |
LAWSON, B. The Language of Space. Oxford: Architectural Press, 2001. |
LEITE, C. A. R.; LEITE, E. C. R. A; PRANDI, L. R. Aprendizagem na concepção histórico cultural. Akrópolis – Revista de Ciências Humanas da Unipar. v. 17, n. 4, p. 203–210, out./dez 2009. - Disponivel em http://revistas.unipar.br/?journal=akropolis&page=article&op=view&path%5B%5D=2900 - Acessado em 09/02/2014 |
LIBÂNEO, J. C. Os métodos de Ensino. In: LIBÂNEO, J. C. Didática. 9º. Ed. São Paulo: Cortez, 1994. p.149-173. |
LIMA, E. de. Movimento Montessori Contemporâneo. Conhecendo Fundamentos, derrubando mitos. DIRECIONAL ESCOLAS, n. 27, p. 10–13, 2007. - Disponivel em http://www.direcionaleducador.com.br/edicao-27-abr/07 - Acessado em 15/05/2014 |
LIPPMAN, P. C. Advancing Concepts about Activity Settings within Learning Environments. 2004. CAE Net Quarterly Newaletter, 2004b. - Disponivel em http://www.schoolfacilities.com/pdf/Advanced%20Concepts.pdf - Acessado em 22/02/2014 |
LIPPMAN, P. C. Evidence-based design of elementary and secondary schools. Hoboken, N.J: J. Wiley, 2010. |
LIPPMAN, P. C. The L-Shaped Classroom: A Pattern for Promoting Learning. [s.l.] DesignShare, 2006. - Disponivel em http://www.designshare.com/index.php/articles/the-l-shaped-classroom/ - Acessado em 18/03/2014 |
LLOYD, P. Creative Space. EVCO SCIENTIFIC, p. 1-13, 2009. http://www.catalystranchmeetings.com/Thinking-Docs/Creative-Space-by-Peter-Lloyd.pdf - Disponivel em http://www.catalystranchmeetings.com/Thinking-Docs/Creative-Space-by-Peter-Lloyd.pdf - Acessado em 14/02/2015 |
LOCH, M. do V. P. Convergência entre Acessibilidade Espacial Escolar, Pedagogia Construtivista e Escola Inclusiva. 2007. 244f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). Faculdade de Engenharia de Produção. UFSC. Florianópolis. - Disponivel em https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/90601/242897.pdf?sequence=1 - Acessado em 25/03/2014 |
LOPATA, C.; WALLACE, N. V.; FINN, K. V. Comparison of academic achievement between Montessori and traditional education programs. Journal of research in childhood education, v. 20, n. 1, p. 5–13, 2005. - Disponivel em http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02568540509594546 - Acessado em 20/10/2013. |
LOYENS, S. M. M.; GIJBELS, D. Understanding the effects of constructivist learning environments: introducing a multi-directional approach. Instructional Science, v. 36, n. 5-6, p. 351–357, 2008. - Disponivel em http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11251-008-9059-4 - Acessado em 30/05/2013 |
MACADAR, R. O espaço físico do construtivismo. In: Paixão de aprender. Petrópolis: Vozes, 1992. p. 197- 206. |
MACHADO, T. G. AMBIENTE ESCOLAR INFANTIL. 2008. 221f. Dissertação (Mestrado - área de concentração projeto espaço e cultura). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-25032010-141702/pt-br.php - Acessado em 21/05/2014 |
MARTIN, S. H. Environment-Behaviour Studies in the Classroom. The Journal of Design and Technology Education, v. 9, n. 2, p. 77–89, 2004. - Disponivel em http://ojs.lboro.ac.uk/ojs/index.php/JDTE/article/view/677 - Acessado em 20/09/2011 |
MARTIN, S. H. THE CLASSROOM ENVIRONMENT AND ITS EFFECTS ON THE PRACTICE OF TEACHERS. Journal of Environmental Psychology, v. 22, n. 1–2, p. 139–156, mar. 2002. - Disponivel em http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0272494401902397 - Acessado em 10/09/2011 |
MARTINS, V. R. O lugar do pátio escolar: reunindo descobertas produzidas na observação de quatro escolas públicas do município do Rio de Janeiro. 2013. 176f. Mestrado (Dissertação). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. UFRJ. Rio de Janeiro - Disponivel em http://www.gae.fau.ufrj.br/assets/dissertacao_valeria_roma_2013.pdf - Acessado em 10/02/2016 |
MAXWELL, L. E. Home and School Density Effects on Elementary School Children: The Role of Spatial Density. Environment & Behavior, v. 35, n. 4, p. 566–578, 1 jul. 2003. - Disponivel em http://eab.sagepub.com/content/35/4/566.abstract - Acessado em 30/10/2015 |
MCALLISTER, K.; HADJRI, K. Inclusion and the special educational needs (SEN) resource base in mainstream schools: physical factors to maximise effectiveness. Support for Learning, v. 28, n. 2, p. 57–65, 1 may 2013. - Disponivel em http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1467-9604.12019/abstract - Acessado em 16/01/2016 |
MCGREGOR, J. Understanding and managing classroom space. Curriculum Briefing, v. 5, n. 2, p. 16–19, 2007. - Disponivel em http://www.scsk12.org/uf/TalentManagement/vlp/wp-content/uploads/2014/02/Classroom-space.pdf - Acessado em 20/10/2015 |
MIZUKAMI, M. DA G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. |
MONAHAN, T. Flexible Space & Built Pedagogy: emerging IT Embodiments. Inventio, v. 4, n. 1, p. 1–19, 2002. - Disponivel em http://www.torinmonahan.com/#!papers-on-education-and-technology/cmhy - Acessado em 26/05/2014 |
MONTESSORI, M. Pedagogia Científica. A descoberta da criança. Tradução de Aury Azelio Brunetti. São Paulo: FLAMBOYANT, 1965. |
MORAES, M. S. L. Escola Montessori: um espaço de conquistas e descobertas. 2009. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro Universitário La Salle. Canoas. - Disponivel em http://biblioteca.unilasalle.edu.br/docs_online/tcc/mestrado/educacao/2009/mslmoraes.pdf - Acessado em 01/03/2014 |
MORALES, A. de P.; DELAI, J. M.; OLIVEIRA, W. G.de. A construção das concepções de homem nas teorias pedagógicas de Dermeval Saviani. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PESQUISA E GESTÃO, 5, 2013. Ponta Grossa. Educação inclusiva: desafios e possib - Disponivel em http://www.isapg.com.br/2013/ciepg/selecionados.php - Acessado em 24/04/2013 |
MOZAFFAR, F.; SOMAYEH MIRMORADI, S.. Effective Use of Nature in Educational Spaces Design. Organization, Technology & Management in Construction: An International Journal, v. 4, n. 1, p. 381-392, 2012. - Disponivel em http://www.grad.hr/otmcj/clanci/vol4_is1/vol4_is1_3.html - Acessado em 21/05/2014 |
MUELLER, C.M. Espaços de ensino-aprendizagem com qualidade ambiental: o processo metodológico para elaboração de um anteprojeto. 2007. 258f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Arquitetura). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. USP - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-19092007-142731/pt-br.php - Acessado em 19/09/2013 |
NAIR, F. Exploring Six Principles of sustainable School Design. DESIGNSHARE, 2012 - Disponivel em http://www.designshare.com/articles/1/133/Fielding_WISE_2012.pdf - Acessado em 12/04/2015 |
NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2º. ed. EUA: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2009. |
NASCIMENTO, M. F. P. do. Arquitetura para a Educação: a contribuição do espaço para a formação do estudante. 2012. 154f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. USP. São Paulo, 2012. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-19062012-122428/pt-br.php - Acessado em 25/02/2014 |
NEUFERT, E. Arte de projetar em arquitetura. Tradução da 21ed. alemã. 5ºed. São Paulo: Gustavo Gili do Brasil, 1976, 431p. |
NORTH CAROLINA STATE DEPT. OF PUBLIC INSTRUCTION. Safe Schools Facilities Planner. Improving School Climate and Order through Facilities Design. 2013. - Disponivel em http://www.schoolclearinghouse.org/ - Acessado em 08/10/2015 |
Nursery School in Berriozar - Disponivel em http://www.archdaily.com/321819/nursery-school-in-berriozar-javier-larraz-inigo-beguiristain-inaki-bergera/ - Acessado em 02/10/2015 |
O'Donnell Wicklund Pigozzi and Peterson, Architects Inc, VS Furniture, and Bruce Mau Design. The Third Teacher: 79 Ways You Can Use Design to Transform Teaching & Learning. New York: Abrams, 2010.254p. |
OECD. Designing for education: compendium of exemplary educational facilities 2011. Paris: OECD, 2011. - Disponivel em http://www.oecd-ilibrary.org/education/designing-for-education_9789264112308-en - Acessado em 11/08/2014 |
OECD. PEB Compendium of Exemplary Educational Facilities. 3rd Edition. Paris: OECD Publishing. 2006. - Disponivel em http://www.oecd-ilibrary.org/education/peb-compendium-of-exemplary-educational-facilities_9789264014923-en - Acessado em 24/04/2014 |
OKAMOTO, J. Percepção Ambiental e Comportamento. São Paulo: Plêiade, 1996. 200p. |
OSTERMANN, F.; CAVALCANTI, C. J. DE H. Teorias de Aprendizagem. Porto Alegre: UFRGS, 2010. - Disponivel em http://www.ufrgs.br/sead/servicos-ead/publicacoes-1/pdf/Teorias_de_Aprendizagem.pdf - Acessado em 04/04/2014 |
O’DONNELL, S. The Design of Elementary Schools. In: MEETING OF THE IDB EDUCATION NETWORK. 1º , Santiago, 2012. Anais...Santiago, 2012: Publications.IADB.org. 2012. p.35-47 - Disponivel em https://publications.iadb.org/handle/11319/414?locale-attribute=en - Acessado em 20/03/2013 |
PENÃ, W.M.; PARSHALL, S.A. Problem Seeking: na Architectural Programming Primer. 4ºEd. New york: John Wiley & Sons, 2001. |
PERES, C. M.; VIEIRA, M.N.C.M.; ALTAFIM, E. R. P.; MELLO, M. B.M; SUEN, K.S. Abordagens pedagógicas e sua relação com as teorias de aprendizagem. Revista da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e do Hospital das Clínicas da FMRP, v47, n3, p249–255. - Disponivel em http://revista.fmrp.usp.br/2014/vol47n3/1_Abordagens%20pedag%F3gicas%20e%20sua%20rela%E7%E3o%20com%20as%20teorias%20de%20aprendizagem.pdf - Acessado em 04/08/2015 |
POWELL, K. C.; KALINA, C. J. COGNITIVE AND SOCIAL CONSTRUCTIVISM: DEVELOPING TOOLS FOR AN EFFECTIVE CLASSROOM. v. 130, n. 2, p. 241–250, 2009. - Disponivel em http://search.proquest.com/openview/4104a728f3f4a3ec594553ef871dbd54/1?pq-origsite=gscholar - Acessado em 16/02/2015 |
PRADO, C. A. DO; MIGUEL, M. A Proposta Pedagógica de Loris Malaguzzi: Registros no Cotidiano da Educação Infantil EDUCERE. 2013. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE - SIPD/CÁTEDRA UNESCO IV E SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇ - Disponivel em http://educere.bruc.com.br/anais/p1/trabalhos.html?q=+Proposta+Pedag%C3%B3gica+de+Loris+Malaguzzi%3A+Registros+no+Cotidiano+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+Infantil - Acessado em 11/06/2015 |
PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 504, de 2011. Altera o parágrafo único do art. 25 da Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), para estabelecer o número máximo de alunos por turma na pré-escola e no ensino fundamental e - Disponivel em http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/101713 - Acessado em 20/10/2015. |
PROTETTI, F. H. Afinal, existe algum aspecto positivo no modelo da Escola Tradicional? Revista Espaço Acadêmico, n. 106, p. 75–83, mar. 2010. - Disponivel em http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/8885 - Acessado em 08/08/2013 |
RAAB, R.; KLINGBORG, A. Die Waldorfschule Baut: 60 Jahre Architektur der Waldorfschule. Stuttgart: Verlag Freies Geistesleben, 1982. |
RIGOLON, A. European Design Types for 21st Century Schools: An Overview - Disponivel em http://www.oecd-ilibrary.org/education/european-design-types-for-21st-century-schools_5kmh36gpvmbx-en - Acessado em 20/03/2013 |
RINKE, C. R.; GIMBEL, S. J.; HASKELL, S. Opportunities for Inquiry Science in Montessori Classrooms: Learning from a Culture of Interest, Communication, and Explanation. Research in Science Education, v. 43, n. 4, p. 1517–1533, ago. 2013. - Disponivel em http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11165-012-9319-9 - Acessado em 20/02/2015 |
RÖHRS, H. Maria Montessori. Tradução: Danilo Di Manno de Almeida; Maria Leola Alves. Recife: Editora Massangana, 2010. 142p. (Coleção Educadores). - Disponivel em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4679.pdf - Acessado em 06/05/2013 |
ROMANELI, R. A. . A arte e o desenvolvimento cognitivo. Um estudo sobre os procedimentos artísticos aplicados ao ensino em uma escola Waldorf. 2008. 274f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo. - Disponivel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12032009-152112/pt-br.php - Acessado em 08/02/2014 |
RUSSELL, M. H. Conecting Children to Nature in a Montessori Primary Environment. Master of Science in Education. 2014. 64p. Thesis (Master of Science in Education - Montessori ). University of Wisconsin. Wisconsin. - Disponivel em https://minds.wisconsin.edu/handle/1793/69013 - Acessado em 13/02/2015 |
RWANDA MINISTRY OF EDUCATION. Child Friendly Schools Infrastructure Standards and Guidelines. Primary and Tronc Communs Schools. August, 2009. - Disponivel em http://www.unicef.org/education/files/Rwanda_CFS_guidelines.pdf - Acessado em 26/02/2016 |
SÁ, A. L. de. Um olhar sobre a abordagem educacional de Reggio Emilia. Revista Paidéia, v. 7, n. 08, 2010. - Disponivel em http://www.fumec.br/revistas/paideia/article/view/1281 - Acessado em 19/10/2015 |
SAGER, F. O significado do espaço físico da Escola Infantil: uma abordagem das representações sociais do lugar. 2002. 139f. Tese (Doutorado em Psicologia). Instituto de Psicologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. - Disponivel em http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/3079 - Acessado em 20/03/2014 |
SANOFF, H. School building assessment methods. Washington: National Cleanringhouse for Educacional Facilities, 2001. - Disponivel em http://www4.ncsu.edu/unity/users/s/sanoff/www/schooldesign/cd.html - Acessado em 23/02/2010 |
SANOFF, H.; WALDEN, R. School Environments. In: The Oxford handbook of environmental and conservation psychology. New York: Oxford University Press, 2012. p. 276-294. |
SANTOS, A. Teorias e Métodos Pedagógicos sob a Ótica do Pensamento Complexo. In: LIBÂNEO, J. C.; SANTOS, A. (org.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas, SP: Alínea, 2005b. p. 59–78. |
SANTOS, R. V. dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40o, p. 19–31, Jan./Fev./Mai.2005a. - Disponivel em http://www.campusbreves.ufpa.br/ARQUIVOS/FACLETRAS/SANDRAJOB/abordagens_processo_ensinoaprendizagem.pdf - Acessado em 20/03/2011 |
SAVIANI, D. As concepções Pedagógicas na História da Educação Brasileira. Revista Histedbr. Campinas. p. 1–38, 2005. - Disponivel em http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos_pdf/Dermeval_Saviani_artigo.pdf - Acessado em 12/05/2014 |
SAVIANI, D. As teorias da ducação e o problema da marginalidade na América Latina. Cadernos Pesquisa, n. 42, p. 8–12, Agosto 1982. - Disponivel em http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/609.pdf - Acessado em 02/08/2013 |
SCHNEIDER, T. WALKER, H. SPRAGUE, J. Safe School Design: A handbook for Educational Leaders Applying the Principles of Crime Prevention through Environmental Design. Washington: ERIC Clearingghouse on Educational Management. 2000.123p. - Disponivel em http://eric.ed.gov/?id=ED449541 - Acessado em 10/01/2016 |
SCOTT-WEBBER, L. The story of verb: innovative design fit for education’s 21st century learning needs. International Journal of Designs for Learning, v. 4, n. 2, p. 30–40, 2013. - Disponivel em https://scholarworks.iu.edu/journals/index.php/ijdl/article/view/3964 - Acessado em 14/03/2014 |
SCOTT-WEBBER. In Sync. Environmental Behavior Research and the Design of Learning Spaces. Michigan: The Society for College and University Planning, 2009. |
SEBARROJA, J. C.; MURAD, F.; DA SILVA, V. B. M. Pedagogias do século XX. Tradução Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2003. 160p. |
SELDIN, T. A Sense of Timeless Beauty. Designing Facilities for Montessori Programs. Sarasota: The Montessori Foundation Press. 2001. 76p. |
SERAPIÃO, F. Projeto transforma esquinas em locais de convivência. ProjetoDesign, n. 296, p. 72–75, outubro de 2004. |
SERAPIÃO, F. Térreo coberto é extensão da área de recreação externa. ProjetoDesign, n. 296, p. 60–63, outubro 2004. |
SILVA, E. L. DA; GIORDANI, E. M.; MENITTI, C. R. As tendências Pedagógicas e a utilização dos materiais didáticos no processo de ensino e aprendizagem. Histedbr, p. 1–22, 2009. - Disponivel em http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario8/_files/qMP2rpp.pdf - Acessado em 20/07/2014 |
SILVA, E. L. DA; GIORDANI, E. M.; MENITTI, C. R. As tendências Pedagógicas e a utilização dos materiais didáticos no processo de ensino e aprendizagem. Revista Histedbr. Campinas, p. 1–22, 2009. - Disponivel em http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario8/_files/qMP2rpp.pdf - Acessado em 02/08/2013 |
SIMS, J. K. The safer School Design Initiative. School Designer, 2006. - Disponivel em http://sdpl.coe.uga.edu/HTML/school_security_newsletter.pdf - Acessado em 08/11/2015 |
SLIWKA, A. The Contribution of Alternativa Education. In: OECD. Innovating to Learn, Learning to Innovate. Paris: OECD Publishing, p.93-112. 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.1787/9789264047983-6-en - Disponivel em http://www.oecd-ilibrary.org/education/innovating-to-learn-learning-to-innovate/the-contribution-of-alternative-education_9789264047983-6-en - Acessado em 29/02/2014 |
SLIWKA, A. The Contribution of Alternative Education. In: OECD. Innovating to Learn, Learning to Innovate. Paris: OECD Publishing, 2008. p 93–112 - Disponivel em http://www.oecd-ilibrary.org/education/innovating-to-learn-learning-to-innovate/the-contribution-of-alternative-education_9789264047983-6-en - Acessado em 20/02/2014 |
SOLER, C.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; PINA, S. A. M. G. Conforto em auditórios: uma proposta de procedimento para o projeto. In: Encontro Nacional e Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído. VIII e VI. 2005. Maceió. Anais...Maceió: Antac. 2005. - Disponivel em http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Arquitetura%20teatral/Artigos/conforto_em_auditorios_proposta_de_procedimento_para_o_projeto.pdf - Acessado em 30/09/2014 |
SOUSA, M. N. P. de O e. Padrões em projetos arquitetônicos de bibliotecas públicas. 2012. 237f. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Unicamp. Campinas. - Disponivel em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000896577 - Acessado em 12/01/2016 |
St Mary of the Cross Primary School - Disponivel em http://www.archdaily.com/632550/st-mary-of-the-cross-primary-school-baldasso-cortese-architects/ - Acessado em 20/10/2015. |
STEINER, R. A educação da criança segundo a ciência espiritual. São Paulo: Antroposófica, 2007. 56p. |
STEINERSKOLEN I STAVANGER. - Disponivel em http://www.arbeidsgruppenhus.no/index.php/10-ahus/50-steinerskolen-stv-1og2 - Acessado em 10/02/ 2009. |
STRONG-WILSON, T.; ELLIS, J. Children and Place: Reggio Emilia’s Environment as Third Teacher. Theory Into Practice, v. 46, n. 1, p. 40–47, mar. 2007. - Disponivel em http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00405840709336547 - Acessado em 07/08/2015 |
TAYLOR, A. P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009. 472p. |
Tellus Nursery School - Disponivel em http://www.archdaily.com/98163/tellus-nursery-school-tham-videgard-arkitekter/ - Acessado em 02/10/2015 |
THE ASSOCIATION FOR SCIENCE EDUCATION. School Science Accommodation: An overview of design for architects, designers and schools,2015. - Disponivel em http://www.gratnells.com/Media/Images/fileupload/2578.pdf - Acessado em 14/05/2015 |
THE ASSOCIATION FOR SCIENCE EDUCATION. School Science Accomodation. An overview of design for architects, designers and schools. Hertfordshire: [s.n.]2015. - Disponivel em http://www.ase.org.uk/resources/lab-design/ - Acessado em 15/04/2015 |
The Romain Rolland Elementary School - Disponivel em http://www.archdaily.com/531351/the-romain-rolland-elementary-school-babled-nouvet-reynaud-architectes/ - Acessado em 01/10/ 2015. |
UNWIN, S. A análise da Arquitetura. Tradução de Alexandre Salvaterra. 3º Ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. 276p. |
VALLET, M. Ambiente de auto-aprendizagem. In: SILVA, V.B.M.da. Pedagogias do século XX. Tradução Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2003. 160p. |
VAN DER VOORDT, T. J. M.; VAN WEGEN, H. B. R. Arquitetura sob o olhar do usuário. Tradução de Maria Beatriz de Medina. São Paulo: Oficina de Textos, 2013. 237p. |
VASCONCELOS, C.; PRAIA, J. F.; ALMEIDA, L. S. Teorias de Aprendizagem e o Ensino/Aprendizagem das Ciências: da Instrução à Aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, v. 7, n. 1, p. 11–19, jun. 2003. - Disponivel em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-85572003000100002&script=sci_arttext - Acessado em 20/03/2013 |
WALDEN, R. (ED.). Schools for the future: design proposals from architectural psychology. Cambridge, MA: Hogrefe, 2009. 261p. |
WARNER, S. A.; MYERS, K. L. The Creative Classroom: The Role of space and Place Toward Facilitating Creativity. The Technology Teacher, p. 28– 34, jan. 2010. - Disponivel em https://www.researchgate.net/publication/234560419_The_Creative_Classroom_The_Role_of_Space_and_Place_toward_Facilitating_Creativity - Acessado em 28/04/2014 |
Whole Building Design Guide - Disponivel em https://www.wbdg.org/ - Acessado em 05/03/2014 |
WONG, L. W. Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy Of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. 1987. 154f. Thesis (Master of Architecture) University of Washington. Washington. |
WOODS, P; ASHLEY, M.;WOODS, G. Steiner schools in England. London: DfES, 2005. - Disponivel em http://webarchive.nationalarchives.gov.uk/20130401151715/http://www.education.gov.uk/publications/eOrderingDownload/RR645.pdf - Acessado em 20/05/2014 |
WOOLNER, P. Building Schools for the Future through a participatory design process: exploring the issues and investigating ways forward. In: CONF. of the BRITSH EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION, 2009, Manchester. Proceedings ... London: BERA, 2009, p. 1-1 - Disponivel em http://www.ncl.ac.uk/cflat/news/documents/WoolnerBSFberapaper.pdf - Acessado em 29/01/2013 |
WOOLNER, P. Building Schools for the Future through a participatory design process: exploring the issues and investigating ways. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE BRITSH EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION, 2009, Manchester. Proceedings ... London: BERA, 2009, - Disponivel em http://www.ncl.ac.uk/cflat/news/documents/WoolnerBSFberapaper.pdf - Acessado em 26/01/2015 |
Xiaoquan Elementary School - Disponivel em http://www.archdaily.com/205454/xiaoquan-elementary-school-tao/ - Acessado em 01/10/ 2015. |
ZARANKIN, A. Paredes que domesticam: arqueologia da arquitetura escolar capitalista; o caso de Buenos Aires. Campinas, SP; São Paulo, SP: Centro de Historia da Arte e Arqueologia: FAPESP, 2002. 182 p |
ZIMMER, J. Freie Waldorfschule Backnang. Einzügige Schule mit Ganztags-bereich und erweiterbarem Mehr-zwecksaal. Mensch + Architektur, n. 69/70, p. 131, out. 2009. |